Realmente, Raabe mentiu a respeito da estadia dos dois espiões na casa dela (Josué 2:3-6). Porém, o contexto do verso nos ajuda a entender que Deus recompensou Raabe não por causa da mentira e sim pela fé que teve nEle:
“Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo” Josué 2:12.
Quando ela pediu aos espiais que jurassem pelo Senhor demonstrou conhecimento a respeito da natureza comprometedora de uma promessa feita em nome do Deus Eterno.
E os versos 18 e 21 também são esclarecedores. Além da fé em Deus, ela obedeceu à ordem dos espias de pendurar um cordão vermelho na janela para que eles não entrassem na casa dela quando a cidade fosse tomada pelo povo de Israel. Ela creu, simbolicamente, no sangue de Cristo derramado em favor do pecador.
Interessante nessa história é que Deus tem paciência com as limitações das pessoas. Ele sabia que, como pagã, sem ter tido princípios morais, ela não tinha ainda desenvolvido firmeza de caráter para não mentir; mas, por ter tido fé nEle, o Senhor a perdoou pela mentira e a recompensou por acreditar.
Ele não olha para o que somos, mas, especialmente para o que seremos ao lado dEle.
Deus lhe abençoe,
Nenhum comentário:
Postar um comentário