Existem diferentes ensinamentos sobre a “forma de Deus”. Muitos dizem que Ele é simplesmente uma “energia” (ideia mais espiritualista) que comanda o universo; outros, afirmam que Ele existe “dentro de cada um” (panteísmo).
É muito lógico que alguém saiba descrever-se a si mesmo melhor que qualquer um. Portanto, vamos deixar que Deus, através de Sua Palavra, no diga “como” Ele é:
“Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” Gênesis 1:26- primeira parte.
Podemos ver que Escrituras são claras em afirmar que o homem foi feito à “imagem e semelhança de Deus”. Se Deus fosse apenas uma “luz”, nós também teríamos de ser “lusinhas a pairar” no ar. Tenho certeza que, ao se olhar no espelho, nenhuma pessoa (em perfeito estado de saúde mental ou espiritual) não enxerga refletida uma “luz”, mas um ser real.
Detalhe importante: na afirmação de que somos “à imagem dEle”, também estão subentendidas a capacidade de pensar, amar, ter livre-arbítrio, etc.
Precisamos entender que, mesmo sendo à imagem de Deus, a Bíblia não diz que somos “iguais” a Ele. Deus é espírito (João 4:24), e isto quer dizer que Ele é um Ser espiritual (o que não significa impessoalidade). Certo é que Deus não pode ser examinado em laboratório (se o fosse, não seria Deus…) e só O entenderemos melhor na eternidade.
Na Bíblia podemos claramente ver um Deus real e pessoal:
• “Disse Deus” (Gênesis 1:3) – Se Deus disse, é porque Ele Fala; se fala, tem uma boca; se tem uma boca, tem um rosto…
• “Quando ouviram a voz de Deus, que andava…” (Gênesis 3:8). Se Deus andava, é porque Ele tinha pés;
• Deus falava boca a boca com Moisés (Números 12:8);
• A Bíblia diz que Moisés viu a forma corpórea de Deus, sendo que o profeta viu o Eterno pelas “costas”. (Êxodo 33:18-23);
• Isaías viu a forma corpórea do Criador (Isaías 6:1-6) e disse que Ele possuía “vestes compridas” (verso 1);
• Ezequiel viu Deus, e disse que Ele era “semelhante a um homem, sentado em um trono”. (Ezequiel 1:26-28).
Existem muitos outros textos sobre o assunto, mas creio que estes são suficientes para compreendermos que Deus é um ser pessoal que quer se relacionar conosco! (2 Coríntios 13:13).
Nosso Criador é infinitamente mais do que uma “luz” ou “forma de energia”. É um Ser real, pessoal, que criou o homem à Sua imagem e semelhança e que, na eternidade, nos dará a oportunidade de vermos a face dEle! (Apocalipse 22:4).
Não é maravilhoso sabermos que temos um Deus que é um Pai presente, que nos ama (João 16:27), em Quem podemos nos apegar e encontrar a saída para a solução de nossos problemas? (Mateus 11:28-30).
Um abraço,
Leandro Soares de Quadros
Consultor bíblico
Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário