Seguindo uma linha que é tecida por toda a história da estrutura subjacente da maçonaria, vemos que suas pontas têm duas idéias comuns:
1) Incorporação dos elementos das religiões de mistério, especialmente a idéia de um deus-herói que é morto e ressuscitado por um poder oculto e
2) A idéia de uma fraternidade oculta com segredos, desde a antigüidade. Ser membro nessa fraternidade era possível apenas após uma perigosa iniciação.
Quanto à história e às lendas ocultas, o mais nítido sucessor imediato da verdadeira herança dos templários é a fraternidade iniciada por um homem misterioso (mítico?) conhecido como Christian Rosenkreutz (ou CRC).
O primeiro traço da sua fraternidade surge três séculos após a dissolução dos templários. Em 1614, surgiu um tratado chamado "Fama Fraternitatis, a Declaração da Digna Ordem da Rósea Cruz".8 Este tratado narra a história de como Rosenkreutz, um nobre germânico, fundou a Ordem no século quatorze, após viajar e estudar ocultismo no Oriente Médio.9 Com seus primeiros quatro seguidores, CRC fundou a "Fraternidade da Rosa Cruz". Eles construíram uma sede, chamada "A Casa do Espírito Santo", onde todos os membros reuniam-se anualmente."10
Nenhum comentário:
Postar um comentário