Pentecostes Bíblico
A- Atos 2:1-4: “O derramamento pentecostal foi uma comunicação do Céu de que a confirmação do Redentor havia sido feita. O Espírito Santo, assumindo a forma de línguas de fogo, repousou sobre a assembléia. Isto era um emblema do dom então outorgado aos discípulos, o qual os capacitava a falar com fluência línguas com as quais não tinham nunca tomado contato. A aparência de fogo significava o zelo fervente com que os apóstolos trabalhariam, e o poder que assistiria sua obra.” (E, G. White, Atos dos Apóstolos, 22).
- O Pentecostes foi cumprimento da chuva Temporã.
B- At.2:9-11:
- Era um idioma conhecido
- O Dom era de falar.
C- O Dom de línguas de Atos 2 teve como objetivo a pregação do evangelho. Era um idioma conhecido e o Dom era permanente.
- As línguas estranhas hoje são usadas para pregar o evangelho? É um idioma conhecido? É um Dom permanente?
- Conclusão: As línguas estranhas não tem nada haver com o Dom de línguas de Atos 2.
II- O Dom de Línguas Bíblico
A- I Cor.12:4, 10 e 30
– O Dom de línguas estranhas hoje é colocado como evidência da conversão e recebimento do Espírito Santo.
- Os dons da Bíblia são diversos, e não há um Dom específico que todos tenham que ter.
- Jo.1:32: Jesus recebeu o Espírito santo quando foi batizado, e não depois que foi batizado.
- Não existe um segundo momento.
- Quem foi o homem mais cheio do Espírito que já viveu? Jesus nunca falou em línguas estranhas.
- Será que língua estranha é língua de anjos? Quando um anjo falava com um ser humano, como no caso do anjo Gabriel anunciando o nascimento de Cristo, era compreendido?
Dois tipos hoje de Dom de Línguas:
1- Quando a pessoa tem facilidade de aprender um novo idioma: Inglês, Francês, etc.
2- Quando um missionário vai pregar para um povo de língua desconhecida sem nunca ter estudado e Deus de forma sobrenatural concede o Dom, momentâneo ou permanente.
Conclusão: As línguas estranhas de hoje não tem nada haver com o Dom de línguas do pentecostes, não é um Dom e nem é língua de anjo.
Aplicação: Uma vez, em Santos Dumont, M.G., perguntei a uma senhora pentecostal se ela falava em línguas estranhas. Ela respondeu: “Eu ainda tenho pecados, brigo muito e faço muita coisa errada”.
Não nos deixemos enganar.
Os dons são diversos mas o Espírito é o mesmo.
Se o Espírito é o mesmo que concede essas línguas estranhas, porque há a mesma língua nas religiões que consultam os mortos, feitiçarias, adoradores de imagens, etc.
III – Dom de Línguas em I Cor. 14
A- I Cor. 14:10: Paulo fala de idiomas conhecidos nesse capítulo, na verdade, ele nem se refere à línguas estranhas como conhecidas hoje.
- v.2: “mistério”: Este termo hoje é aplicado a algo que não se pode entender. Quando criança eu conheci um mendigo que era chamado Mistério, pois sua identidade e família eram desconhecidos.
Na Bíblia mistério é algo conhecido – ver I Cor. 15:51.
- v.3-6: Se eu estivesse falando agora em grego, não haveria edificação da igreja, pois ninguém entenderia. Ilustrar falando o Pai Nosso em grego...
- v.7 e 8: Se um instrumento toca uma melodia desconhecida, é o mesmo que não tocar nada. Ilustrar tocando gaita.
- v.9-19- As línguas estranhas são compreensivas?
- v.22-23: - O Dom de Línguas verdadeiro é um sinal para os incrédulos, assim como em Atos 2, ou seja, é usado para evangelizar.
- As línguas estranhas são exatamente ao contrário, são usadas como sinal para os crentes.
- v.27-28: O Dom era usado na igreja para evangelizar, e de forma organizada, não todo mundo ao mesmo tempo.
- v.33 e 37: Paulo enfatiza a ordem no culto, e não a confusão e gritaria.
IV – O Que é Então Línguas Estranhas?
Não ocorre só entre cristãos. Já foi manifestada entre: Pagãos adoradores de Amon; feiticeiros; Mulçumanos; Esquimós; Quacres; Shakers; religiões afro-brasileiras místicas; etc.
Explicações: Fenômeno: 1) Físico/Psicológico 2) Artificial 3)Satânico 4) Divino
Obs. E Marcos 16:17: É só pedir para alguém que você conhece que fala línguas estranhas pegar numa serpente ou beber um veneno.
Conclusão:
- Qual é a evidência do Espírito Santo? Gal. 5:22 - 23
- Como atua o Espírito Santo – I Reis 19:12
Existe hoje o verdadeiro Dom de línguas.?
Antes da volta de Cristo Ele novamente vai repetir o Pentecostes, o Espírito Santo será derramado e muitos falarão novas línguas para a pregação do evangelho.
Ilustração: Uma vez minha avó foi convidada para receber as línguas estranhas. Ela não acreditava na época. Um dia um crente a convidou a escutar um programa de rádio, onde todos que ouvissem receberiam as línguas de fogo. Descrente, mas curiosa, ela e mais uma amiga foram escutar. De repente, no meio do programa, uma labareda de fogo cruzou o seu quarto. Assustadas, ficaram sem entender. Mais uma vez o fenômeno aconteceu.
Conhecedora da Bíblia, minha avó compreendeu que era Satanás tentando enganá-la com sinais.
Se você quiser saber se você tem o Espírito Santo saiba que não há um Dom específico que evidencie isso, mas Deus deixou os frutos do espírito, esses todo verdadeiro cristão deve ter.
Lembre-se, o amor é o maior deles.
LÍNGUA CELESTIAL — LÍNGUA SÓ COMUNICÁVEL A DEUS?
A Bíblia não fala dessa “língua” com clareza. Há apenas imagináveis vislumbres, indícios ou relances a respeito, e, em uma igreja, lamentavelmente, bastante problemática – a de Corinto (I Cor. 14: 2). Consequentemente, sua aceitação e compreensão varia de pessoa para pessoa. Apenas temos que ficar atentos para não sermos envolvidos nas malhas de Lúcifer. Reitero com veemência que Paulo não era favorável a divulgação desta língua. Proibiu-a claramente. Ouça:
I Coríntios 14: 27-28
“E se alguém falar língua estranha... haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.”
Efetivamente, “fale consigo mesmo” é uma força de expressão. Na verdade, o que Paulo quis dizer é: “Fique em meditação com Deus”. Qual o valor de, em nossa oração, formular palavras que ninguém entende? – Que benefício trará a quem ouve?
Paulo diz que, temos de orar com inteligência (I Cor. 14: 15). Isto é: Com lucidez e clareza. Portanto, não cabe, na igreja, no lar ou em outro lugar qualquer, o crente abrir a boca e proferir palavras que ninguém e, nem mesmo ele entende, porque só faz isso aquele que é débil mental. (I Coríntios 14: 23).
Portanto, não há “língua celestial” na Bíblia. Língua é uma forma clara de se expressar. Os coríntios é que, contrário a Paulo, “criaram” um som estranho, sem nexo, sem sentido, sem nenhum valor, uma algaravia que contagiava a todos, daí Paulo pôr ordem na igreja, dizendo com firmeza: “Haja intérprete, ou então, cale-se”. I Coríntios 14: 27-28. (Estes sons chegaram até nós hoje, no século vinte, batizados com estes nomes: “língua celestial, estranha e dos anjos”).
Há pessoas hoje que começam a pregar e, de repente, repetem frases feitas de “línguas estranhas”. E os demais ficam embevecidos, entusiasmados, alegres, excitados, se contagiam logo. Mas, irmãos, o que diz Paulo? “Se não houver intérprete, fique calado.” (I .Coríntios 14: 28). Então, pergunto-lhe:
• Aquelas frases de “língua estranha” tem algum valor?
• Não! Não! Não! Não! A Bíblia as codifica de “vã repetição”. (Mateus 6: 7).
Perdão, amado! Reconhecer a verdade não é pecado. Trata-se de puro exibicionismo, manifestação satânica ou descontrole do sistema sensor (mental).
Há outros que começam a orar e, de repente, repetem as frases feitas de “línguas estranhas”. Frases curtas. Sempre frases curtas de “línguas estranhas” proferidas em meio ao sermão ou oração (veja págs. 249-250). É um hábito que não tem nenhum valor, porque ninguém entende, e Paulo é claro, veja:
I Coríntios 14: 16
“...como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o amém, sobre a sua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?”
I Coríntios 14: 9
“Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar.”
Irmão, pode haver clareza maior? Por favor, não recuse a Palavra de Deus!
Não se deixe levar pela persuasão e emoção. Use a verdade de Deus para quebrar os grilhões da corrente magnética, da vibração da multidão criada pelos destros atores carismáticos com suas tonitruantes frases de efeito dentro das casas de culto. Você é muito precioso para Jesus.
Paulo diz que, tais línguas estranhas não tem nenhuma utilidade, “indoutos falando ao ar”. É o mesmo que uma pessoa desmiolada, virando a cabeça para trás, começasse a cuspir para o ar.
Que pena! Milhares de pessoas sinceras estão sendo enganadas. Crendo no erro pensando ser Verdade! Que pena! Que pena! As pessoas que falam “línguas” hoje, sem perceberem, ficam repetindo frases estáticas, observe! Deus condena a “vã repetição” (Mat. 6:7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário