Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Por que existem tantas religiões?

RESPOSTA: Questões de extrema importância estão envolvidas nessa pergunta. Eis alguns fatores para a existência de várias religiões:
(1) O ser humano é religioso por natureza. Estudos o comprovam (na área da Antropologia Descritiva em especial) ao nos mostrarem que o ser humano possui várias crenças e um desejo dentro de si adorar algo superior a ele mesmo. Essa propensão (hoje ela está doente por causa da desobediência humana às leis naturais de Deus) – diríamos assim – leva o ser humano a elaborar crenças e teorias filosóficas para explicar a origem da vida e o final dela.
(2) Não uso de um único critério para a interpretação da Bíblia. O método correto que aprendemos nas próprias Escrituras é analisar o contexto de um verso e o conjunto de versículos que tratam do mesmo assunto (Lucas 24:27, 44) – antes de chegar-se a uma conclusão. Essa falta de critério contribui significativamente para cada pessoa achar-se no direito de ler a Bíblia do jeito que quer.
(3) Falsidade humana. Em muitos casos as pessoas escolhem uma religião não para mudarem de vida e sim para adaptar um sistema religioso ao próprio modo de viver. Seria como eu dizer para mim mesmo: “já que essa igreja não ensina a observância do Sábado como dia sagrado irei para ela, pois, preciso trabalhar nesse dia”. Perceba caro amigo que igreja se torna uma questão de “conveniência”.
Mesmo sabendo que em todas as igrejas há pessoas sinceras e que amam a Deus; e tendo a convicção de que há algo de bom em todas elas, não acredito na existência de várias verdades religiosas pelo fato de, filosoficamente, duas coisas contraditórias não poderem ser verdadeiras ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário