Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Qual a diferença entre orar na igreja e orar em casa?

Achei muito interessante essa pergunta feita pelo Airton que mora em Salvador, BA. A seguir, a resposta dada a ele (adaptada para o blog).
Que diferença há em orar na igreja ou em casa? Para Deus, nenhuma. Isso porque, de acordo com o Salmo 139, o Senhor é Onipresente, o seja: está em todos os lugares ao mesmo tempo – o que Lhe possibilita ouvir a todos, onde quer que estejam. E Jesus, em Mateus 18:20 disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Perceba que ele não se referiu especificamente a um local (só igreja) onde Ele esteja disponível para atender a uma prece, mas, “onde estiverem dois ou três reunidos” em nome dEle!
Todavia, alguns cristãos julgam com isso “não precisar ir à igreja”. É comum receber aqui na rede Novo Tempo as seguintes “desculpas” para não congregar (entre outras):
• “Minha casa é a minha igreja”;
• “Não preciso de uma igreja para seguir a Deus”;
• “Sendo Deus Onipresente, não há necessidade de ir até um lugar para orar”;
• “A TV de minha religião é a minha igreja. Não preciso ir num tempo”;
• “As pessoas são muito falhas. Prefiro ficar sozinho”.
Para esses, a Bíblia responde:
Hebreus 10:25: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” (Nova Versão Internacional).
Ensinamentos do texto: Não devemos deixar de ir à igreja porque nela podemos nos encorajar como irmãos e nos fortalecermos para aguardarmos a volta de Cristo. Como também somos falhos (e não só os outros), juntos podemos exercitar a tolerância (Colossenses 3:13) e aprendermos a ser mais pacientes com as pessoas. Deste modo, aprenderemos muito, na igreja, sobre a arte do relacionamento!
Salmo 84:10: “É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar. Eu gostaria mais de ficar no portão de entrada da casa do meu Deus do que morar nas casas dos maus.”
Ensinamento do verso: O cristão (assim como o Salmista) deve achar mais importante um dia na igreja do que mil em outro lugar – até mesmo em sua própria casa!
Salmo 111:1: “Aleluia! Na reunião do povo eu louvarei a Deus, o SENHOR, com todo o meu coração, junto com os que lhe obedecem.”
Ensinamento do versículo: É importante louvar a Deus reunido com outras pessoas que obedecem ao Criador.
Somos seres relacionais (Gênesis 2:18) e, sem a companhia dos outros, não somos felizes de verdade e não conseguimos repartir o amor para que tenhamos mais amor!
Paulo diz que amar é uma dívida que temos para com os irmãos na fé e, portanto, essa dívida só pode ser paga diretamente a eles! “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” Romanos 13:8. (Conferir 1 Tessalonicenses 4:9).
Eclesiastes 5:1: “Tenha cuidado quando for ao Templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus.”
Ensinamento do texto: Salomão usa o termo “quando for ao Templo” com uma conotação de “santidade” nesse contexto. Sendo a Casa de Adoração (Igreja) sagrada, devemos ir a ela com reverência e dispostos a ouvirmos e aceitarmos a mensagem de Deus que virá por meio do sermão (exposição da Bíblia).
Faça da sua casa uma igreja, mas, não deixe de ir à igreja (templo). Desse modo, estará seguindo o exemplo de Jesus e do apóstolo Paulo (entre outros grandes personagens):
“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.
“Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.” Romanos 1:11-12.
Um abraço,
Leandro Quadros
Jornalista e consultor bíblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário