Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RAÍZES CLÁSSICAS DA MAÇONARIA

A linhagem da maçonaria pode ser traçada até Ninrode. Ele foi o pai de todas as religiões de mistério envolvendo a morte e a ressurreição de um deus sexual. Contudo, de acordo com eruditos maçons, o mais antigo (c. 500 a.C.) surgimento de uma sociedade secreta de construtores verdadeiramente semelhante aos maçons ocorreria com os "Artífices Dionisíacos"1 (artífice é outra palavra para construtor).
Dioniso foi o deus grego chifrudo do vinho e da maluquice, e foi um deus morto e ressuscitado concebido por uma virgem, que foi engravidada por um deus, Zeus.2 Os ritos dionisíacos tinham muito em comum com os sabás das feiticeiras3 e com a maçonaria, incluindo encenação de morte e ressurreição, juramentos e ameaças de morte.
A escola pitagórica também merece ser mencionada. Os rituais maçônicos referem-se ao filósofo e matemático, Pitágoras (582-507 a.C.), como "antigo amigo e irmão"4 dos maçons. Pitágoras foi um gênio, mas também era ocultista, um produto da cultura grega pagã.5 Ele foi o fundador de uma fraternidade que acreditava em reencarnação.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário