Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Se a nação de Israel foi escolhida por Deus, por que pregar o evangelho? Por que há menos evangélicos se Deus escolheu outro povo?

RESPOSTA: A nação de Israel foi escolhida com um propósito de salvar outras pessoas, levando o conhecimento do Deus Verdadeiro aos povos pagãos da época (que sacrificavam até mesmo os próprios filhos a deuses pagãos – ver Jeremias 7:31). Veja esse texto:
“O SENHOR Todo-Poderoso diz: – Vai chegar o dia em que moradores de muitas cidades virão até Jerusalém. Os moradores de uma cidade dirão aos de outra cidade: “Nós vamos adorar o SENHOR Todo-Poderoso e pedir que ele nos abençoe!” E os outros responderão: “Pois nós vamos com vocês!” Muitos povos e nações poderosas virão a Jerusalém para adorar o SENHOR Todo-Poderoso e pedirem que ele os abençoe.” Zacarias 8:20-22 (Versão bíblica: Nova Tradução Na Linguagem de Hoje – NTLH)
O propósito de Deus com Abraão, pai da nação Israelita, (que foi chamado de Ur dos Caldeus) era abençoar não apenas uma nação, mas, o mundo:
“Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:3 (Versão bíblia: Almeida, Revista e Atualizada – ARA. Será a referência padrão da presente resposta)
Com base nisso podemos chegar a duas conclusões:
(1) Deus não faz acepção de pessoas (Romanos 2:11). Ele chamou Abrão (depois, Abraão) por que naquele contexto cultural era o homem com o coração mais susceptível ao chamado Divino;
(2) O número de pessoas que pertencem ao número de evangélicos é mais uma questão do livre-arbítrio (ver Jeremias 21:8) do que de planejamento de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário