Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Top10: Jogos de Natal

Freaking Pause Pra TV: StreetFighter a Batalha Final

FFG: Super Mario Land de Gameboy (Análise)

Freaking Pause pra TV: Super Mario Bros O FILME

FFG: SuperMan 64 (Análise)

Freaking Pause pra TV: Mortal Kombat Animação

FFG: Spelunker - NES (Análise)

FFG: PepsiMan - PS1 (Análise)

FFG: Recca92 - NES (Análise)

Jogos Bons Q VC Não Conhece: Super Smash Land

FFG: World Of iIlusion - MegaDrive (Análise)

FFG: Especial Michael Jackson Reeditado

FFG: Jogos de Zapper (Análise)

FFG: Boogerman SNES (Análise)

FFG: Mickey Castle Of Illusion - Mega Drive (Análise)

FFG: Altered Beast Mega Drive (Análise)

Zangief História e Curiosidades do Ciclone Vermelho do Street Fighter

SnesTalgia Congo's Caper

FORMULA 1 - QU4TRO COISAS WEBSÓDIO #58

Nomes de homens

Deodoro: Significa presente de Zeus e indica uma pessoa determinada, que tem paciência, autoridade e muito senso prático. A soma dessas qualidades lhe permite esperar o momento certo para agir sempre da maneira mais conveniente.

Dilermando: Significa o que tem boa pontaria e indica uma pessoa que tem na franqueza sua maior virtude. Quando precisa dizer algo ou tomar alguma atitude drástica, vai direto ao objetivo, sem rodeios.

Dimas: nome do ladrão crucificado ao lado de Jesus e que se arrependeu dos seus pecados. Indica uma pessoa criteriosa e ponderada, que reflete muito antes de emitir um julgamento. E quando percebe que errou, não hesita em reconhecer e em se corrigir.

Diógenes: Significa gerado por Zeus e indica uma pessoa que cultiva bons hábitos e dirige sua vida para objetivos bem definidos.

Diogo: Significa instruído e indica uma pessoa dotada de forte magnetismo e muita capacidade de liderança. Quem tem esse nome, em geral, se revela um ser humano preocupado com o bem-estar coletivo.

Dionísio: Significa consagrado ao deus Dionísio e indica uma pessoa prática e realista, que faz da inteligência uma ferramenta para conseguir a felicidade. Pensa positivamente e por isso consegue sucesso.

Dirceu: Significa de Dirce (personagem da mitologia grega que foi transformada em fonte). Indica uma pessoa que identifica o perigo como se contasse com um radar, mas às vezes se expõe a ele, pois adora correr riscos e viver de modo emocionante.

Djalma: Significa capacete e indica uma pessoa sensível, romântica e predisposta ao bem. Mas ele nunca perde a noção da realidade, o que lhe permite analisar friamente o que acontece ao seu redor.

Domício: Significa domado, doméstico e indica uma pessoa que dá pouco valor a bens materiais, mas nunca passa apuras financeiros, pois sabe controlar suas despesas

Domingos: Significa o que pertence a Deus e indica uma pessoa muito discreta. Dificilmente alguém a verá fazendo propaganda das suas realizações - que aliás, costumam ser numerosas.

Donaldo: Significa o que governa o mundo e indica uma pessoa expansiva e com grande poder de persuasão. Gosta de obter todo tipo de conhecimento. Precisa aprender a gastar com moderação.

Donato: Significa dado e indica uma pessoa que sempre procura corresponder às expectativas dos outros. Enquanto não aprende a viver de acordo com a sua consciência, e não de acordo com a consciência alheia, fracassa na luta pelo progresso.

Dorival, Dorval, Durval, Durvalino: Significa aquele que veio de Orval e indica uma pessoa de temperamento impetuoso, que muitas vezes se mostra imprudente e agressiva. Seu maior desafio é tornar-se mais tolerante e aprender a agir com diplomacia - algo que os pais devem lhe ensinar já na infância.

Douglas: Significa o que veio do rio de águas escuras e indica uma pessoa que, com seu temperamento impulsivo, consegue resultados rápidos em tudo o que se propõe a fazer. Mas nem sempre esses resultados são satisfatórios, pois o excesso de autoconfiança pode induzi-lo ao erro.

Duílio: Significa rebelde, inimigo e indica uma pessoa muito independente, que não se deixa sugestionar pelos outros. Acredita que sua consciência é o único juiz que ele pode tolerar e faz tudo do seu jeito.

Dulcídio: Significa doce e indica uma pessoa cheia de ternura mas que luta com unhas e dentes para alcançar seus ideais. Tem grande chance de sucesso, inclusive no campo afetivo, pois seu forte apego ao lar e à família faz dele o marido ideal.


Darío: Se deriva de la voz persa darayava-hush, es decir, "el dueño de los bienes"o, según algunos, "protección contra el mal".
Daniel: Nombre derivado del hebreo Dan-i-el: "Mi juez es Dios". Uno de los cuatro grandes profetas hebreos que vivió en el siglo VII a.C. Famosos: los actores Daniela y Daniel Alvarado. Daniel el travieso.
Damián: Proviene del griego Damianos, que significa "el que doma, el domador". Entre las personalidades que llevan este nombre, se encuentra Demian, el niño de la película "La Profecía" y el libro Damian, de Herman Hesse.
Dámaso: Este nombre tiene su origen en la palabra griega dámasos que quiere decir "domador". Entre los conocidos en nuestro país llamados así, se encuentra Dámaso
Blanco, periodista deportivo.
Dacio: De origen latino. Oriundo o natural de Dacia.
Dagoberto: De origen germánico. Que resplandece como el sol.
Dalmacio: De origen latino. Oriundo de Dalmacia (región occidental de los Balcanes).
Dalmiro: De origen germánico. El ilustre por su nobleza.
Dámaso: De origen griego. El hábil domador.
Damián: Se trata de un nombre que proviene de la voz griega Damianós que significa
“domador”, aunque hay quienes aseguran que su verdadero origen se encuentra
en aquellos devotos de Cibeles, diosa de la naturaleza, la fertilidad y la
agricultura. “Damián” es el nombre de un famoso libro de Herman Hesse que relata la
historia de la amistad de dos adolescentes, uno de los cuales cambia la vida
del otro.
Damocles: De origen griego. Da gloria a su pueblo.
Dan: De origen hebreo. El que sabe juzgar.
Daniel: De origen hebreo. Dios es mi juez.
Danilo: Es la forma servocroata de Daniel. Fue hasta hace pocos años que este
nombre comenzó a ser usado en los países hispanos.
Dante: De origen latino. El de carácter firme.
Dardo: De origen griego. Astuto y hábil.
Darío: El origen de este nombre se encuentra en la palabra persa Darayava-hush cuyo
significado es “el que posee los bienes”. Darío fue el nombre de varios reyes de Persia, hoy Irán.
David: Viene del hebreo Dawidh que quiere decir “amado”. El nombre se hizo famoso y
muy usado luego de que David, el segundo rey de Israel, venciera al gigante Goliat. David fue pastor y excelente intérprete del arpa. Uno de los personajes más conocidos con este nombre, es el mago David Copperfield.
Dédalo: De origen griego. El industrioso y hábil artesano.
Delfín: De origen latino. El juguetón.
Demetrio: De origen griego. Forma masculina de Demetria (alude a Deméter, diosa de la tierra y de las cosechas).
Demián: Variante de Damián (ver).
Demócrito: De origen griego. El juez del pueblo.
Demóstenes: De origen griego. La fuerza del pueblo.
Denis: Forma francesa de Dionisio (ver).
Deodato: De origen latino. El que sirve a Dios.
Desiderio / Desiderato: De origen latino. El que es deseado.
Didier: Forma francesa de Desiderio (ver).
Diego: Se deriva del griego didachos, cuyo significado es “instruido”. Hay quienes aseguran que el nombre Diego no es más que una variante de Jaime o, por abreviación, de Santiago (Sant-yago, Tiago, Diego). Muy conocido con este nombre es Don Diego de La Vega quien, vestido como El Zorro, lucha por imponer la justicia.
Dino: De origen hebreo. Representa a la justicia.
Dion: De origen griego. Dedicado a Dios.
Dionisio: De origen griego. El que se consagra a Dios en la adversidad.
Domiciano: Variante de Domicio (ver).
Domingo: De origen latino. Que es del Señor.
Donaldo / Donardo: De origen celta. Que gobierna con audacia.
Donato: De origen latino. Don de Dios.
Doroteo: De origen griego. Regalo de Dios. Forma masculina de Dorotea.
Douglas: De origen celta. Azul oscuro.
Donato: Tiene raíces latinas y su significado es “regalo de Dios”.
Duilio: De origen latino. Listo para combatir.

Nomes de mulheres

Celina: Significa filha do céu e revela alguém que gosta de tranqüilidade. Para viver em paz, evita qualquer atrito, chegando a não brigar nem mesmo pelo o que é seu. Só se realiza quando vence essa tendência.

Cibele: Nome da deusa considerada a mãe de todos os outros deuses. Associa-se a uma ótima conselheira, que sempre usa de honestidade e clareza quando os amigos a procuram em busca de ajuda.

Cinira: Significa harpa de som triste e indica uma pessoa que nunca se fecha em si mesma, pois está sempre em busca de novos desafios. Para ela, morrer não é deixar de viver, mas sim deixar de sonhar.

Cíntia: Nome de uma deusa da mitologia. A menina assim chamada tende a ser muito sincera: chega a dizer o que pensa até quando sabe que isso vai magoar alguém,. Mas, ao amadurecer, se torna mais sociável e se revela romântica, afetuosa e sensual.

Clara: Significa brilhante, ilustre e revela uma pessoa com forte senso crítico e muita racionalidade. Nem sempre os outros entendem seu autocontrole e seu perfeccionismo, mas essa é sua forma de lutar pelo sucesso. Geralmente, progride muito na vida.

Clarissa, Clarisse: Variação de Clara. Indica uma pessoa firme nas suas decisões. Embora vaidosa e bastante voltada para si própria, desde criança ela exibe um comportamento maternal em relação a quem precisa de ajuda.

Conceição: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria da Conceição. Indica uma pessoa racional e objetiva. Em vez de sonhar, ela prefere se manter ligada à realidade, para não se decepcionar depois. Se quiser ser feliz, precisa vencer essa tendência.

Cleusa, Creusa: Significa princesa, rainha, dominadora. Indica uma pessoa que tem grande capacidade de se adaptar a novas situações, pois sabe que sua opinião sempre será muito respeitada e que as outras pessoas acabarão por satisfazer seus desejos.

Cristina: Significa escolhida por Deus e indica uma pessoa positiva, otimista, organizada e com grande capacidade de liderança.



Carmela: Viña, racimo de uvas.
Carlota: Poderosa.
Cándida: Pureza que arde.
Canela: Nombre de una planta aromática.
Candelaria: La que resplandece.
Candela: Variante de Candelaria.
Camila:Es el femenino de Camilo, es decir, aquel o aquella que son mensajeros de Dios. El nombre podría derivarse del hebreo Kadmel (“portador de los mensajes del altísimo”) o del griego Kadmilos que significa “nacido de justas bodas”. En el mundo es muy conocida Camila Parker, aristócrata inglesa de quien se dice es el verdadero amor del príncipe Carlos, viudo de la princesa Diana de Gales.
Carolina: Relativa a lo viril.
Celina: Como el cielo.
Celia: Caida del cielo.
Celestina: Del cielo.
Celeste: Habitante del cielo.
Catalina: Viene del griego Katharos que significa “puro”, aunque su forma inicial se deriva de la palabra Aikatharina que, a su vez, pasó al latín en la forma resumida de Katharina. Este nombre se hizo especialmente popular en Europa en la Edad Media: basta recordar a Catalina de Médicis, la zarina Catalina III de Rusia y Catalina de Aragón.
Casandra: la que protege a todos los hombres.
Cintia: Del lugar de Kinthos Vino de la colina.
Columba: Paloma.
Clío: Famosa, Célebre.
Clemencia: La que equilibra los rigores.
Claudina: Diminutivo de Claudia.
Clarisa: Variante de Clara.
Claudia: Coja, que renguea.
Clarabella: Compuesto de Clara y Bella.
Claribel: Variante de Clarabella.
Cinthia: Variante de Cintia.
Constanza: La que pertenece.
Cori: Oro.
Corina:Este nombre se deriva de la voz latina Corinna y éste a su vez del griego Korrina, posiblemente diminutivo de la palabra Koré que significa “virgen, doncella, muchacha”.
Cora: Muchacha virgen, doncella.
Consuelo: Adivinar con, ó sufrir con.
Cristina: Seguidora de Cristo.
Cruz: Recuerda la Crucifixión de Cristo.
Cleopatra: Es un nombre griego: Kleopatra, de kleos "gloria" y pater "padre, es decir "la gloria del padre". Cleopatra VII, famosa reina de Egipto, última de la dinastía de los Légidas, fue célebre sobretodo por sus amores con César y Marco Antonio.
Chantal: Cantal es una población del departamento de Saone et Loire, en Francia. Este nombre parece proceder de la antigua forma dialectal del accitano Cantal, que quiere decir "piedra, hito".
Camelia: Evoca el nombre de la flor cuyo nombre se deriva de Camelli, que a su vez se desprende de la palabra Camello, en latín camellus.
Caridad: Amor, afecto, ternura hacia los demás. Una de las tres virtudes teologales, del mismo modo que Esperanza y Fe, es empleado por los cristianos como nombre propio femenino.
Carmen: La del campo cultivado. Canción, poema. Alude a la capacidad para dar fruto, tanto del vientre como del alma. El fruto del vientre son los hijos y el fruto del alma es el talento, la bondad y la templanza.
Cecilia: La cieguita. Alude a la sensibilidad y el espíritu creativo. Santa Cecilia era una noble romana martirizada a principios del siglo IV. Es la Patrona de los músicos porque según la leyenda, caminó hacia el martirio cantando.
Clara: La que es transparente y limpia. Ilustre. Santa Clara creó la Orden de las Damas Pobres, más conocidas con el nombre de hermanas "clarisas". Murió en el año 1253.
Concepción: Que concibe. Procreación. Dogma de fe de la Iglesia católica, según el que la Virgen María fue concebida sin pecado original.

Linguagem e Comunicação



A propaganda é uma forma de comunicação. Trata-se de um conceito muito amplo, e para termos uma idéia mais precisa do que nele se inclui, temos que observar algumas atividades que a expressão compreende. Três distinções se destacam:
Comunicação verbal e não verbal
Propaganda Comunicação pública e particular
Comunicação em 1 sentido e em 2 sentidos

O SEGUNDO TRIUNVIRATO




Com a morte de César, seus seguidores Marco Antônio e Lépido controlaram as tropas e impediram qualquer domínio político por parte do senado, que aceitou o acordo proposto por Marco Antônio para garantir todos os atos de César, mas a disputa entre os seguidores deste e a classe senatorial con¬tinuou.
Bruto e Cássio, senadores que lideraram a conspiração contra César, escaparam para o Oriente, onde controlaram parte do exérci¬to sediado na Macedônia, enfraquecendo a posição de Antônio.
Na Itália, Otávio, sobrinho de César, exigiu participação no governo e devolução do dinheiro retirado do espólio de seu tio. Antônio recusou-se a aceitar as exigências impostas e os veteranos de guerra de César fi¬caram com Otávio, que ofereceu seus servi¬ços ao senado, sendo aceito. A maior parte dos soldados do senado passou para o comando de Otávio, que recebeu o título de cônsul e condenou os assassinos de César.
O esperado choque entre Antônio e Otá¬vio não ocorreu. Como nenhum deles conseguiria governar sozinho, acabaram entrando em acordo e formaram, juntamente com Lé¬pido, o segundo triunvirato.
Pelo acordo, dividiram entre si as prin¬cipais províncias ocidentais do império e receberam poder ilimitado, por cinco anos, para reorganizar o Estado. O acordo foi ratificado pela assembléia popular.
Para garantir a "reorganização do Esta¬do" instaurou-se o terror em Roma, com o objetivo de eliminar a oposição e levantar fundos para o pagamento dos soldados.
Antônio e Otávio dirigiram-se para a Macedônia, onde derrotaram o exército de Bruto e Cássio. Antônio foi para o oriente e Otávio retornou à Itália, onde começou a ex¬propriar terras para doá-las a seus soldados.
O governo autocrático, instaurado por Antônio no Oriente, reabilitou Otávio junto à população romana, revoltada com os con¬fiscos de terra. Quando Marco Antônio começou a doar províncias romanas aos herdei¬ros de Cleópatra, sua favorita, Otávio apresentou-o aos romanos como traidor de seus ideais. O senado apoiou Otávio, e toda a aris¬tocracia da Itália e das províncias lhe jurou fidelidade.
Em 34 a.C., na batalha de Áctium, Mar¬co Antônio foi derrotado pelo exército roma¬no e, após sua morte e o suicídio de Cleópa¬tra, o Egito transformou-se em província romana. Começava a nascer a Roma Imperial.

trabalho de biologia celular

BIOLOGIA CELULAR
Introdução a Biologia Celular
A Biologia Celular (antiga Citologia) é a parte da Biologia que estuda todas as organelas celulares e seus comportamentos. Procura diferenciar as células tanto animais como vegetais, observando também as grandes semelhanças.
Histórico
1590: Invenção do microscópio pelos holandeses Francis e Zacarias Janssen, fabricantes de óculos. Seu microscópio aumentava a imagem de 10 a 30 vezes e foi usado pela primeira vez para observar pulgas e insetos.
1665: Robert Hooke, em eseu trabalho Microgafia, relatou pequenas cavidades ("cells") em cortes de cortiça, de onde se originou o termo célula.
1674: Leeuwenhoek observou diversas estruturas unicelulares: espermatozóides de peixes, hemácias. Um dos maiores colecionadores de lentes da época, foi o primeiro a observar os micróbios.
1831: Robert Bown pesquisando células de orquídeas, descreveu o núcleo celular.
1838 - 1839: Schwann emitiram a Teoria Celular: "Todos os seres vivos (animais e vegetais) são formados por células."
1858: Virchow emitiu o aforismo ominis cellula et cellula — toda célula provém de outra preexistente.
1962: Watson e Crick, estabeleceram o modelo da molécula do DNA, recebendo, em função disso, o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.
Tamanho e formas das células
As dimensões das células variam de espécie, contudo a maioria tem tamanho inferior ao do poder de resolução do olho humano. Em geral, as células oscilam entre 0,1 mícron e 1mm.
As células podem ser:
- Microscópicas: a absoluta maioria.
- Macroscópicas: Alga Nitella, fibras de algodão, células de urtiga, fibras de linho. Os exemplos são poucos numerosos. A forma é muito variada.
Leis Celulares
Lei da constância do volume celular ou lei de Driesch
O volume é constante para todas as células de um mesmo tecido, em todos os indivíduos da mesma espécie e mesmo grau de desenvolvimento (ou seja, mesma idade).
De acordo com essa lei, o volume celular independe do tamanho do indivíduo. De fato, analisando-se células hepáticas de um anão e de um gigante, pode-se verificar que, nos dois casos, o volume das células é o mesmo. Isso significa que a diferença no tamanho dos órgãos deve-se ao número de células que, no gigante, é muito maior. A lei de Driesch não se aplica às chamadas células permanentes.
Lei de Spencer
Segundo Spencer, a superfície de uma célula varia de acordo com o quadrado da dimensão linear e o volume com o cubo da mesma.
Sepencer imaginou uma célula cúbica que, inicialmente, possuía areste de 1 mícron. Calculando a superfície e o volume do cubo temos:

I= S = 6a² > 6(1)² = 6 u²
V = a³ > (1)³ = 1u³

Se essa célula crescer e a aresta passar a 2 mícrons, superfície e volume são diferentes.

II= S = 6a² > 6(2)² = 24u²
V = a³ > (2)³ = 8u³

Note-se portanto, que enquanto a superfície aumentou 4 vezes, o voume aumentou 8 vezes. Esse aumento desproporcional do volume faz com que a célula tenha um excesso de citoplasma, que a força a entrar em divisão celular.
A Lei de Spencer é um fator mitógeno (leva a célula à divisão).
Classificação de Bizzozero
Conforme a sua duração no organismo, as células podem ser classificadas em:
Células lábeis: células dotadas de ciclo vital curto. Continuamente porduzidas pelo organismo, permitem o crescimento e a renvação constante dos tecidos onde ocorrem. Exemplos: glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e células epiteliais (revestimento).
Células estáveis: células dotadas de ciclo vital médio ou longo, podendo durar meses ou anos. Produzidas durante o período de crescimento do organismo essas células só voltam a ser formadas em condições excepcionais, como na regenração de tecidos (uma fratura óssea, por exemplo). Dentre as células estáveis, podemos citar: osteócitos (ósseas adultas), hepatócitos (células do fígado), células pancreáticas, musculares lisa etc.
Células permanentes: células de ciclo vital muito longo, coincidindo, geralmente, com o tempo de vida do indivíduo. São produzidas apenas durante o período embrionário. Na eventual morte dessas células, não há reposição, uma vez que o indivíduo nasce com o número completo e necessário de suas células permanentes. Essas células simplesmente aumentam de volume (exceção à lei de Driesch), acompanhando o crescimento do indivíduo. Como permanentes, podemos citar as células nervosas (neurônios) e as células musculares estriadas.
Observação de Células
Os instrumentos que permitem uma visualização da célula são ditos microscópios. Podemos observar as células:
- In vivo: observação de células em seu estado natural.
- Supravital: observação da célula após tratamento com substâncias químicas que não decomponham as células, deixando-as vivas.
- Post-mortem: observação de células fixadas, isto é, substâncias que provocam a morte da célula, sem perda de sua arquitetura normal.
Geralmente, após fixadas, as células são coradas.
- Corantes: substâncias portadoras de grupod químicos coloridos, utilizados somente em microscopia óptica, que identificam determinada estrutura celular.
Principais Corantes
- DNA - Feulgem
- Verde Janus Beta - mitocôndrias
- Hematoxilina - centríolos, retículos endoplasmático
- Sais de Ag+, Os, U - complexo de Golgi
- Reativo de Schiff - polissacarídeos (técnica de PAS)
- Sudam III - gorduras
Níveis de organização celular
O surgimento da célula, como se a conhece, resulta de um processo de transprmação que durou milhões de anos.
No início desse processo,estão os primeiros seres vivos, que passaram a desenvolver emcanismos, cada vez mais eficientes de captação, armazenamento e liberação de energia, para realizar sua atividades. Ainda há seres vivos formados por apenas uma célula e também alguns que não são formados por células, chamados vírus.
Vírus
Não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação.
Não possuem enzimas e, portanto, nem metabolismo próprio, necessário à formação de novos vírus. Então, são parasitas intracelulares obrigatórios, formados apenas por um dos ácidos nucléicos (DNA e RNA), envolvido por um revestimento protéico.
Os vírus que atacam os animais não atacam as células vegetais e vice-versa. Os vírus das bactérias são chamados bacteriófagos ou, simplesmente, fagos.
Vírus (do latim — veneno): identificados em 1892 por Ivanovitch (botâncio russo) quando pesquisava folhas de fumo. Os vírus quando fora de organismos, possuem a forma de crisais (matéria, bruta). Voltam à atividade normal quando introduzidos em organismos.
Protocarontes (Reino Monera)
(Sem envoltório - carioteca)
Pleuropneumonias ou micoplasma (PPLO)
Microogarnismos unicelulares patogênicos são as menores e mais simples células conhecidas atualmente (0,125 a 0,150 mícrons de diâmetro). Apresentam metabolismo próprio e são agentes infecciosos de diversos animais.
Ricketsias
Microorganismos patogênicos e agentes infecciosos intracelulares muito pequenos (0,3 a 0,5 mícrons de diâmetro), são causadores de várias doenças no homem.
Semelhante às bactérias, considerados como intermediários entre os vírus e elas.
Bactérias
Seres unicelulares microscópicos, isolados ou coloniais, envontradas em todos os ambiente: água, solo, ar e orgânico. A maioria de vida libre e heterotrófica, muitas exercem importante papel no ciclo do nitrogênio na natureza.
Outras, no entanto, são agentes patogênicos, causando numerosas infecções no homem, com tuberculose, peneumonia, lepra, meningite, tétano e outras.
Eucariontes
Essas células têm duas partes bem distintas: o citoplasma, envolvido pela membrana plasmática, e o núcleo, envolvido pela carioteca.
Membrana Plasmática
Conceito
É uma fina película, invisível ao microscópio óptico (MO) e visível ao microscópio eletrônico. De contorno irregular, elástica e lipoprotéica, apresenta um caráter seletivo, esto é, atua "selecionando" as substâncias que entram ou saem da célula, de acordo com suas necessidades.
A membrana plasmática é conhecida também como citoplasmática, celular ou plasmalema.
Características
- Ocorre em todas as células animais e vegetais.
- Tem 75 Angstron de espessura.
- Visível apenas ao microscópio eletrônico.
- Tem composição química lipoprotéica (predominante).
- Possui capacidade de regeneração (sofrendo pequena lesão, é capaz de recompor a parte perdida antes qu o citoplasma extravase).
- Permeabilidade seletiva.
Estrutura
Em 1954, Dawson e Danielli criaram um modelo que sugere a existência de quatro camadas moleculares: duas externas, constituídas de proteínas, envolvendo duas camadas iternas, formadas de lipídios.
Em 1972, Singer e Nicholson, baseados em informações acumuladas com as pesquisas de outros cientistas, elaboraram, para a estrutura da membrana, um novo model, chamado mosaico fluido, hoje aceito por todos os autores. Segundo esse modelo, três substâncias participam da estrutura da membrana: lipídios, proteínas e uma pequena fraça de glicídios. Por isso, o nome mosaico. Os lipídios são principalmente fosfolipídios e colesterol; as proteínas são do tipo globular e os glicíios, pequenas cadeias com até quinza unidades de monossacarídeos. Algumas proteínas da membrana teriam papel enzimático, podendo, inclusive, alterar a sua forma e, assim, abrir ou fechar uma determinad passagem, de maneira a permitir ou impedir o fluxo de certas substâncias. Além do papel de "portões", exercido por algumas protéinas, as moléculas presentes na membrana estariam em constante deslocamento, conferindo à estrutura intenso dinmismo. Daí serem chamadas de mosaico fluido.
Observação: os modelos de membranas propostos são panas teóricos; o único fato que se tem certeza é que, ao ME, a membrana celular é trilaminar.
Ao microscópio eletrônico, em cortes extrmamente finos, a membrana plasmática apresenta uma estrutura tríplice, sendo constituída por duas faixas densas, cada qual com aproximadamente 20 angstrons de espessura, e uma faixa central clara com 35 Angstrons de espessura. A essa estrutura tríplice deu-se o nome de unidade de membrana.
Unidade de membrana de Robertson
A membrana celular também reveste estruturas celulares.
- carioteca
- lisossomos
- complexo de golgi
- cloroplasto
- mitocôndria
- retículo endoplasmático
Todas as estruturas acima são formadas por membranas idênticas à membrana plasmática.
Propriedades da membrana
Decorrentes das proteínas:
— baixa tensão superficial;
— resistência mecânica;
— elasticidade
Decorrentes dos lipídios:
— alta resitência elétrica;
— alta permeabilidade a substâncias lipossolúveis.
Especializações da membrana
Na membrana celular existem estruturas especializadas em aumentar a absorção de substância e a aderência entre as células ou para melhorar movimentos celulares. Algumas especializações são microvilosidades, desmossomos, interdigitações, cílios e flagelos.
Microvilosidades — dobrs da membrana plasmática na superfície da célula, voltadas para a cavidade do intestino. Calcula-se que cada célula possua em média 3.000 microvilosidades.
Como conseqüência, há um aumento apreciável da superfície da membrana em contato com o alimento. Isso permite, por exemplo, uma absorção muito mais eficiente do alimento ingerido.
Desmossomas (Macula Adhaerens) — aparecem nas superfícies de contato das células que estão intimamente unidas. Têm a finalidade de aumentar a coesão do tecido, mantendo as células firmemente unidas.
Verificou-se ao microscópio eletrônico que, ao nível dos desmossomos, as membranas aparecem mais espessas, em forma de linhas densas escuras. No local desse espessamento no citoplasma de cada célula, há um acúmulo de material granuloso. Desse local, irradiam-se microfibrilas para o citoplasma, a curta distância. Essas microfibrilas, ou tonofibrilas, são compostas por tonofilamentos. Entre as microfibrilas das duas células. A metade de um desmossomo é chamado hemidesmossomo.
Interdigitações — nas células epiteliais, com as que revestem a nossa pele, a membrana apresenta conjuntos de saliências e reentrâncias, denominadas interdigitações, que possibilitam o encaixe entre elas.
Parede celular
Na célula vegetal, exite, por fora da membrana plasmática, um reforço externo, formado, geralmente, por celulose. A parede celular não existe nas células dos animais. Nos fungos, a parede celular é formada de quitina.
Observação: nas células animais encontramos um envoltório externo chamado glicocálix, formado pela presença de glicídios presos nas proteínas e nos lipídios, que se tornam glicoproteínas e glicolipídios, respectivamente. Essas coberturas recebem o nome de glicocálix e são responsáveis pela união de células e pelo reconhecimento de células estranhas ou microorganismos estranhos.
Transportes pela membrana
Transporte em massa
Endocitose
As endocitoses compreendem os processos através dos quais a célula adquire, do meio externo, partículas grandes ou macromoléculas que, normalmente, não seriam absorvidas através do processo de permeabilidade seletiva, com a seguir:
Nos processos de endocitose, a membrana plasmática deforma-se, projetando-se ou invaginando-se. Há dois tipos de endocitose: fagocitose e pinocitose.
Fagocitose
Do grego phagein = comer e kytos = celula, corresponde à inclusão de partículas sólidas pela célula, através de emissão de pseudópodos.
Esse processo é imprtante, não só para a nutrição da célula, com também para a defesa. Os protozoários, por serem unicelulares, nutrem-se por esse processo. Um exemplo de fagocitose destinada à defesa são os glóbulos brancos (ou leucócitos), que fagocitam bactérias ou elementos prejudiciais ao organismo. Quando os leucócitos ou glóbulos brancos morrem, no local onde combatem as bactérias, forma-se o pus.
Pinocitose
Do grego, pinos = beber ou sorver e kytos = célula, é o processo mais comum de ingestão de de substâncias alimentares muito pequenas ou gotículas de líquidos. Ocorre com invaginação da membrana plasmática de célula. Quando a membrana "estrangula" essa invaginação, forma-se uma vesícula no interior da células chamada pinossomo.
Cromopexia
Fenômeno pelo qual certas células englobam moléculas coloridas, como a hemoglobina, que é vermelha.
Exocitose ou clasmatose
Processo de eliminação de produtos para o esterior da célula. São produtos que estão no nterior de vesículas, que se desfazem na superfície da membrana, por um mecanismo inverso ao da endocitose. Corresponde à defecação celular.
Transportes por permeabilidade
A célula encontra-se em constante troca de substâncias entre o seu meio externo e interno. Apenas as substâncias necessárias devem entrar, enquanto as substâncias necessárias devem entrar, enquanto as substâncias indesejáveis devem sair. Esse controle ou seleção é feiot pela membrana que, dentro de certos limites, colabora para manter constante a composição química da célula. Por isso, costuma-se dizer que a membrana possui permeabilidade seletiva.
As característias da pereabilidade seletiva é:
Não passam através da membrana:
- proteínas
- polissacarídeos
- lipídeos complexos
Passam através da membrana
- água
- sais minerais
- álcool
- glicose
- aminoácidos
- O2 e CO2
As substânicas que passam através da membrana celular sofrem dois tipos principais de passagem: transporte passivo e transporte ativo.
Transporte passivo
O transporte passivo pode ser feito, principalmente, através de duas formas: transpoirte passivo por difusão e transporte passivo por osmose.
Difusão passiva: quando duas soluções que apresentam concentrações diferentes de soluto encontram-se separadas por membrana idêntica à membrana plasmática, observa-se uma passagem de substâncias do meio mais para o menos concentrado, até que as concentrações se igualem. Essa passagem de soluto ou até de solventes no sentido de igualar as concentrações denomina-se difusão. No caso da célula, várias substâncias entram e saem por difusão. A ocncentração de oxigênio no interior da célula, por exemplo, é sempre menor do que no meio externo, pois o oxigênio é continuamente gasto no processo de respiração celular. Esse mesmo processo produz gás carbônico, de forma que a concentração desse gás no interior da célula é maior do que do lado de fora. É fácil concluir que, por difusão, Oxigênio está sempre entrando na célula e Gás Carbônico, saindo. Difusão é o movimento das moléculas do soluto e do sovente a favor de um gradiente de concentração, no sentido de igualar suas concentrações.
Por osmose: a osmose é um caso especial de difusão. Nesse processo, ocorre um fluxo espontâneo apenas de solvente, do meio menos concentrado em soluto (hipotônico) para o meio mais concentrado em soluto (hipertônico).
Portanto, na osmose, o solvente desloca-se de node existe em maior quantidade para onde existe em menor quantidade. Uma vez estabelecido o equilíbrio, passará a mesma quantidade de água nos dois sentidos. Se a membrana for permeável também aos solutos, sua passagem obedecerá ao mesmo princípio.
Classificação das soluções
— Isotônica: a solução tem a mesma concentração que outra.
— Hipotônica: a solução é menos concentrada do que outra.
— Hipertônica: a solução é mais concentrada do que outra.
Efeitos da osmose em células animais e vegetais
Glóbulos vermelhos colocados em solução de baixa concentração (hipotônica) ganham água e acabam por romper a membrana plasmática (hemólise). Se colocada em solução hipertônica, perde água por osmose e murcha, ficando com a superfície enrugada ou crenada: o fenômeno é chamado crenação.
As células vegetais, quando imersas em soluções fortemente hipertônicas, perdem tanta água que a membrana plasmática se afasta da parede celular, acompanhando a redução do volume interno. Esse fenômeno é denominado plasmólise e as células ensse estado são chamadas de plasmolisadas. Se for mergulhada a célula em meio hipotônico, ela volta a absorver água, recuperando, assim a turgescência (torna-se novamente túrgida — cheia de água), fenômeno denominado deplasmólise. A existência da parede celular geralmente impede o rompimento da membrana plasmática da célula.
Transporte ativo
Transporte ativo é o processo pelo qual uma substância desloca-se contra um gradiente, gastando energia da célula. O sódio e o potássio sofrem esse tipo de transporte.
Tipos
Bomba de sódio: nesse tipo de transporte, a célula desloca o sódio do líquido intracelular para o líquido extracelular, no intuito de manter sua integridade. Uma célula normal mantém uma tonicidade compatível com a vida, se tiver energia para bombear o sódio para fora do líquido intracelular. Se faltar energia, a célula acumula sódio no líquido intracelular, há entrada de água e conseqüentemente edema intracelular.
Bomba de potássio: uma célula saida precisa captar potássio parado líquido extracelular para o líquido intracelular e, nesse processo, gasta energia contra o gradiente de concentração.
Hialoplasma ou citoplasma fundamental
Também chamadio de matriz citoplasmática, é um material viscoso, amorfo, no qual estão mergulhados os orgânulos. Quimicamente, o hialoplasma é contituído por água e moléculas de proteína, formando um colóide.
Obeservação: chamamos de citoplasma todo material conpreendido entre a membrana plasmática e a carioteca. A abundância de água no hialoplasma facilita a distribuição de substâncias por difusão, como também a ocorrência de inúmeras reações químicas.
Componentes do Hialoplasma
Em observações ao ME, o hialoplasma é um meio heterogêneo que apresenta filamentos, estruturas granulares e microtúbulos.
Estruturas filamentosas
Tonofilamentos: filamentos constituídos de queratina, participando na formação dos desmossomos.
Miofilamentos: filamentos característicos de células contráteis. Apresentam 60 angstrons de diâmetro, com capacidade contrátil, auxiliando em movimentos ameboidais. Ex.: actina e miosima.
Estruturas granulares
Grânulos de glicogênio e gotículas de gordua são encontrados em células animais.
Microtúbulos
De constituição química protéica. Quando a célula entra em divisão celular, os microtúbulos agrupam-se, formando o fuso mitótico ou acromático, que desloca os cromossomos para os pólos celulares.
Propriedades do Hialoplasma
Sendo um colóide, a consistência do hialoplasma pode variar, passando de gel ou bastante denso a muito fluido ou sol.
Em muitas células, a porção mais periférica do hialoplasma, o ectoplasma, fica no estado gel (plasmagel). Já a porção mais interna, o endoplasma, fica no estado sol (plasmassol).
Tixotropismo - mudança de sol para gel ou vice-versa.
O citoplasma é meio tixotrófico no qual as transformações de sol para gel permitem que determinadas células possuam movimentos conhecidos com ameboidais.
Em certas células, como macrófagos, leucócitos e amebas, observa-se um moviemnto do hialoplasma (plasmassol) em determinada direção; logo em seguida, o ectoplasma, que é gel (plasmagel), muda para plasmassol, dando origem ao pseudópodo. Na seqüência, esse ectoplasma volta ao estado gel, dando consistência ao pseudópodo formado.
Movimento Browniano
Micelas são as partículas coloidais em dimensões entre 0,1 e 0,001 um de diâmetro. Devido a choques com moléculas de água e à própria repulsão provocada por cargas elétricas idênticas, adquirem movimento desordenado, dando estabilidade ao colóide onde estão contidas.
Ciclose
A ciclose é um movimento do hialoplasma, principalmente em estado de sol, de maneira a formar uma corrente que carrega os diversos orgânulos e a distribuir substâncias ao longo do citoplasma. Nesse movimento, são arrastados os cloroplatos para um local de maior intensidade luminosa da célula. A ciclose pode ser bem observada no endoplasma de muitas células vegetais.
Efeito Tyndall
Fazendo-se passar um feixe de luz através do hialoplasma, com a ajuda de um microscópio eletrônico, pode-se observar um desvio dos raios da luz (difração), devido ao batimento dos raios nas partículas de micelas que apresentam movimento desordenado.
Cílios e Flagelos
Cílios e flagelos são estruturas móveis encontradas tanto em unicelulares como em organismos mais complexos (homem). Os cílios são, geralmente, curtos e numerosos; os flagelos, longos, existindo apenas um ou poucos em cada célula. Essas formações vibráteis têm um papel fundamental: permitir a locomoção da célula ou do organismo no meio líquido.
Exemplos: protozoários e larvas de invertebrados movimentam-se através de cílios; espermatozóides, algas unicelulares e alguns protozoários locomovem-se por flagelos.
Proteção
Em determinados órgãos, como a traquéia de mamíferos, existe um epitélio ciliado lubrificado por muco, que é empurrado para a garganta pelos cílios. O muco tem um papel protetor, já que muitas impurezas do ar inspirado ficam aderidas a ele. O batimento ciliar permite, então, aremoção do muco e, com ele, as partículas estranhas.
O uso do cigarro inibe a ação dos cílios do epitélio traqueal, dificultando, assim, a remoção das impurezas do ar.
Estrutura de cílios e flagelados
Em função de sua origem em centríolosos, tais orgânulos apresentam, em certa extensão do seu eixo central, nove conjuntos de trincas de microtúbulos protéicos. Mais adiante, ao longo de seu trajeto, apresenta nove conjuntos de duplos microtúbulos, como um par central.
Na base do cílio ou flagelo, encontra-se a organela que lhes dá origem, denominada corpo basal ou cinetossomo (antigo centríolo)

Reflita

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Frase do dia

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada."
(Gálatas 2:16)

10 nomes de homens


Damião: Significa domador e indica uma pessoa dotada de temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão quando o que está em jogo é a possibilidade de alcançar suas metas.

Daniel, Danilo: Significa Deus é meu juiz indica uma pessoa que não se preocupara exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ele é estar em paz com a própria consciência e com seus princípios morais. Tem uma intuição muito grande e sabe usá-la.

Danton: Significa de Antônio e indica uma pessoa que, devido à sua mania de perfeição, por vezes cria conflitos com aqueles que a rodeiam. Se controlar essa tendência, poderá fazer amizades duradouras.

Darci: Significa nobre de Arcy e indica uma pessoa que analisa tudo muito bem antes de tomar qualquer iniciativa. E como pensa depressa, sempre acha rapidamente uma solução conveniente para os problemas.

Dario: Significa poderoso e salvador e indica uma pessoa que precisa lutar muito até alcançar seus objetivos. Mas isso não o aborrece, pois costuma encarar cada empecilho como uma desafio a ser superado;

Davi: Significa predileto, amado e indica uma pessoa que aproveita todas as oportunidades de sucesso que surgem mostrando competência e dedicação. Sente-se muito atraído pelas aventuras amorosas, mas procura acima de tudo ser um bom chefe de família.

Décio: Significa o décimo (filho). Indica uma pessoa responsável, que encara com seriedade tudo o que faz e gosta de ser elogiada por isso, É tão meticuloso que nenhum detalhe escapa à sua percepção.

Delfim: Significa golfinho e indica uma pessoa que tende a se realizar profissionalmente nas áreas ligadas à comunicação. Em relação ao dinheiro e ao amor, procura ouvir não só o coração mas também a mente.

Demétrio, Demétrius: Significa consagrado à deus Demeter e indica uma pessoa que, embora inteligente e esforçada, encontra dificuldades para vencer na vida tão rapidamente quanto gostaria. O sucesso só vem depois que ele aprende que existe um tempo de plantar e um tempo de colher.

Deodato: Significa dado por Deus e indica uma pessoa que tenta assumir um comportamento liberal mas quase sempre acaba agindo de modo bem conservador, o que deixa os outros muito confusos.

10 nomes de mulheres


Carmen: Significa poema, poesia, versos. Indica uma pessoa que persegue com dedicação e doçura seus elevados ideais. Dotada de muita energia, dificilmente desiste de algo que tenha começado. Vive tudo com muita paixão e às vezes com muito ciúme.

Carmo: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria do Carmo. Indica uma pessoa com grande força espiritual mas deve tomar cuidado com o excesso de sonhos e de idealismo.

Carolina: Variação de Carla, indica uma pessoa voluntariosa, que adora dominar as outras. Chega a ser considerada fria e calculista, mas revela seus nobres sentimentos sempre que alguém precisa dela.

Cássia: Significa pobre. Revela uma pessoa que não troca sua liberdade pela preocupação exagerada com os bens materiais. por isso mesmo, está sempre alegre e se mostra compreensiva e meiga com os outros. Mas precisa ser educada de modo a não desperdiçar o que tem.

Cassiana: Esse nome se associa a justiça e designa uma pessoa amável mas rigorosa nos seus julgamentos. Responsável e muito determindada, ela luta sem medo contra todas as dificuldades e sente prazer em dividir tudo o que conquista com as pessoas as quais ama.

Cassilda: Significa guerreira de lança. Indica uma pessoa que faz questão de se mostrar encantadora, mesmo quando está se sentindo um tanto infeliz. Mas em geral está alegre mesmo e sua simpatia reflete um sincero desejo em dividir sua felicidade com todos.

Catarina, Caterina: Significa pura e revela uma pessoa rigorosa consigo mesma e com as outras. Tende a bancar a moralista e a dominadora, mas seu pioneirismo e sua criatividade compensam este autoritarismo e lhe dão condições de alcançar seus ideais e financeiros.

Cátia: Variação de Catarina. Indica uma pessoa que gosta de obter conhecimentos e de usá-los para convencer os outros a agir como ela deseja. Aventureira, tende a viajar muito e a conhecer muita gente.

Cecília: Esse nome se associa à falta de visão e indica uma pessoa que só toma decisões depois de muito refletir, pois sempre procura ver e analisar cuidadosamente todos os lados da questão.

Célia: Variação de Alice. Indica uma pessoa que, pela sua honestidade, tende a obter sucesso mesmo nas situações mais complicadas, pois assume suas responsabilidades mas não encobre as falhas alheias.

A DITADURA DE CÉSAR




Ao retornar a Roma, César tornou-se o chefe do Estado romano, ocupando, ao mesmo tempo, o cargo de tribuno e de cônsul. Procurou manter o funcionamento formal das instituições republicanas, mas submetendo-as totalmente ao seu controle. Na luta contra o senado, apoiou-se nas camadas mais baixas da assembléia popular e nos veteranos do exército das províncias ocidentais.
César foi assassinado pela facção repu¬blicana do senado, em 44 a.C., mas seu desaparecimento não restituiu o poder ao senado, que, representando a oligarquia, era comba¬tido pelo exército, pela plebe e pelas camadas ricas, que não partilhavam do poder.

Q isso jovem?

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Só pra rir

Frase do dia

"Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."
(Gálatas 6:8,9)

Dalton


Significa aldeia do vale e indica uma pessoa que sempre se mostra muito curiosa e criativa. Para ele, nenhum obstáculo é grande demais, pois sabe que, com algum esforço, consegue resolver tudo.

Carla


Significa fazendeira e indica alguém que, pela aguçada capacidade de observação, consegue descobrir até o lado oculto das outras pessoas. Mas nunca usa esse dom de forma inescrupulosa. Age sempre com polidez e expões suas idéias sem ser autoritária.

O PRIMEIRO TRIUNVIRATO




Em 60 a.C., César, Pompeu e Crasso fir¬maram um pacto secreto para dividir o governo. Esse acordo denominou-se triunvirato (governo de três pessoas). Com a ajuda de Pompeu e Crasso, César conseguiu ser eleito cônsul e tornou-se o elemento encarregado da execução de medidas propostas pelos três. Distribuiu terras da Campânia para os sol¬dados de Pompeu; apoiou os partidários de Crasso na expulsão de Cícero, senador aris¬tocrático contrário às reformas de Roma; fez com que as soluções adotadas por Pompeu, em relação ao Oriente, fossem confirmadas pela assembléia. Para si, garantiu o governo das Gálias cisalpina e transalpina. Toda a Gália foi subjugada por César, o que lhe per¬mitiu conquistar uma reputação militar e re¬cursos materiais ilimitados, que lhe tornaram possível comprar a devoção dos seus solda¬dos. Nessa fase de acirrada disputa política, os soldados mantinham-se fiéis aos seus ge¬nerais, em função dos interesses clientelísti¬cos que estes pudessem lhes garantir.
Durante a campanha da Gália, César procurou manter o triunvirato. Após a morte de Crasso, aumentaram os conflitos entre Cé¬sar e Pompeu. César não respeitava as limi¬tações constitucionais do seu cargo e voltava-se contra o senado, que também o temia.
Com a expiração do mandato de César nas Gálias, o senado propôs-lhe que retornas-se a Roma, onde seria candidato a cônsul, e que dispersasse seu exército, o que ele se recusou a fazer pois sabia que isso significava perder seu poder e ser destruído pelo senado.
César invadiu a Itália e marchou sobre Roma. Os senadores abandonaram a cidade e Pompeu retirou-se para a península Balcá¬nica, onde, pouco tempo depois, foi abatido por César, que também derrotou seus exér¬citos na Espanha.
O Egito, onde havia uma disputa pelo poder entre os herdeiros, também foi alvo de César. Ele colocou a rainha Cleópatra no poder e deixou o Egito em 47 a.C.

Mais sobre agua

A água na natureza
A água existe na natureza nos seus três estados de agregação: sólido, liquido e na forma de vapor d’água. As nuvens são formadas por pequenas gotas d’água, o ar possui grande quantidade de vapor d’água que varia de lugar pra lugar.
O organismo dos animais encerra água em proporções que atingem até 70%; as plantas terrestres até 75%; as plantas aquáticas, até 95%; alguns animais aquáticos até 99% e os corpos aparentemente secos, como os minerais, podem possuir alguma quantidade de H2O. Esse é o caso da soda cristalina, que apresenta até 63% de peso em H2O, e o sulfato de cobre quando azul, que encerra até 36% de H2O.

A legislação brasileira.
A água é um bem de domínio publico, alem de um recurso limitado e dotado de um valor. Essa definição é a base da política nacional de recursos hídricos, instituída pela Lei Federal nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Esta lei trata, dentre outros pontos, da concessão de direitos de uso de recursos hídricos naturais para a realização de atividades econômicas.

Abastecimento
Como a água é indispensável à vida humana e sem ela nenhuma comunidade poderia subsistir, surge a necessidade de cuidar do respectivo abastecimento, tendo em vista as usa diversa finalidades: consumo, usos domésticos e industriais, e serviços públicos - limpeza, combate a incêndio, irrigação etc. Com o aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos, aumentam as exigências quanto às propriedades da água potável. A importância da água fez com que o homem, desde os tempos primitivos, lhe dedicasse os maiores cuidados, que se traduzem nas fases de captação, depósito, preservação, distribuição e tratamento.

Ar e saúde
Comparando o ar que circula em matas, parques e praias com os do centro de uma grande cidade, podemos perceber facilmente como são diferentes.
O ar das cidades grandes é impregnado de gases tóxicos e de fuligem, que saem das chaminés das fabricas e do escapamento de veículos automotores.
Geralmente nos parques, nas matas e em algumas praias não existem fontes poluentes do ar.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Olha q bonitinho

Frase do dia

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas."
(2 Coríntios 4:17,18)

Dagoberto




: Significa brilhante como o dia e indica uma pessoa persistente, decidida e carismática. Sua personalidade firme sempre o leva a tomar decisões acertadas na vida.

Camila:



Significa mensageira e se associa a uma jovem e linda criada que servia os participantes das cerimônias pagãs. Indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor. Com grande senso de observação e justiça, sempre sabe ver os dois lados da situação.

Vicente do Rego Monteiro





Respondendo a um inquérito entre artistas, organizado por Walmir Ayala, Vicente do Rego Monteiro alinhou, como influências que mais fundamente o marcaram. ‘o Futurismo, o Cubismo, a estampa japonesa, a arte negra, a Escola de Paris. nosso Barroco e sobretudo a arte do nosso ameríndio da ilha de Marajó". Nascido em Recife, em 1899, numa família de artistas. já em 1911 Vicente do Rego Monteiro estava em Paris (em companhia da irmã mais velha), cursando, por pouco tempo, a Academia Julian. Talento precoce, cri 1913 participou do Salão dos Independentes, na capital francesa. De volta ao Brasil em 1917, dois anos mais tarde realizou, em Recife, sua primeira mostra individual; em 1920 e 1921, apresentou-se no Rio de Janeiro, em São Paulo e Recife. Em São Paulo entrou em contato com os artistas e intelectuais que desencadeariam a Semana de Arte Moderna da qual participou com dez de pinturas: três retratos, duas O duas Lendas Brasileiras, Baile no e dois quadros intitulados Cubismo. Logo em seguida retornou a Paris, e integrou-se a tal ponto na vida artística e cultural da capital francesa que nos anos 20, era dos pintores estrangeiro mais conceituados na França, com assídua e notável participação em mostras duais e coletivas. Expondo na Galeria Fabre, em 1925, mereceu do critico Maurice Raynal as mais elogiosas referências: "Em vez de se dedicar comodamente caligrafia acadêmica, Rego Monteiro repudiou essa tradição latina, que sufoca geralmente os artistas do seu país, para ressuscitar a influência da tradição indígena, que devia ser a primeira a provocar e inspirar todo artista brasileiro". Em 1928, nova individual, na Galeria Bernheim, Jeune, também em Paris, motivou comentários favoráveis do grande pintor e teórico do Purismo. Amédée Ozenfant. No ano seguinte, o crítico Geo-Charles consagrou-lhe um ensaio dos mais elogiosos. Por essa época,
Vicente integrou-se aos principais grupos de vanguarda artística parisiense, juntando-se a Ozenfant, Metzinger e Herbin no grupo L’Effort Moderne. Quadros de sua autoria eram adquiridos pelo Museu de Arte Moderna e pelo Museu do Jeu de Paume. de Paris, pelo Museu de Grenoble e pelo Palácio dos Congressos Internacionais, de Liège. Alternando praticamente toda a sua existência entre a França e o Brasil, Vicente só pouco antes de falecer desfrutou algum prestigio maior em sua terra natal, onde nunca chegou a receber a consideração que sua importância exigia. Por outro lado, nem sempre ele se manteve fiel à pintura, pois considerava-se pelo menos tão bom poeta quanto pintor. Foi o fundador da revista Renovação, em Recife, e de 1947 a 1956 manteve em Paris La Presse à Bras, editora que lançou várias plaquetas de poesia; com outros poetas, fundou o Mia de Poémes do
Salâo de Maio (1948/52) e organizou o Primeiro Congresso Internacional de Poesia, realizado cm Paris em 1952. Como escritor, mereceu, em 1960,0 Prêmio Apollinaire, por seu Livro de poemas Broussais — La Charité.
Em 1957, fixou-se no Brasil. passando a lecionar sucessivamente na Escola de Belas-Artes de Recife, na de Brasília e de novo na de Recife. Em 1966 o Museu de Arte de São Paulo dedicou-lhe uma retrospectiva, o mesmo tendo feito, após sua morte, em 1970,0 Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Muitas das melhores telas de Rego Monteiro perderam-se num incêndio, no fim da década de 20; anos mais tarde, o artista tentou reproduzi-Ias de memória ou lançando mão de esboços e desenhos preliminares; mas, evidentemente, as obras perderam muito em emoção e sentimento. Em seus melhores momentos, Vicente é pessoal, embora aparentado a outros artistas de seu tempo. Sua peculiaridade é a insistência com que abordou temas nacionais, o que o transforma em precursor de uma tendência artística latino-amencana. Seu mundo de idéias oscilava entre as figuras do panteão americano e a Bíblia, os clássicos e outros temas grandiloqüentes, que tornam sua arte grave e profunda. Mas ele sentiu também, como poucos, a sedução do movimento fascinado que era pela dança e pelo esporte — e, homem de seu tempo, em determinada fase da carreira viu-se empolgado pelo não figurativismo. Características de sua arte são a plasticidade, a sensação volumétrica que se desprende dos planos, a textura quase imaterial, de tão leve, o forte desenho, esquematizado. e a ciência da composição, que o torna um clássico, preocupado com a construção das formas. Vicente do Rego Monteiro foi também escultor, tendo deixado figuras em madeira, articuladas, num espírito afim com o do cubista Léger. Sua influência tendeu a crescer após sua morte: a ele, de certo modo, é que se referem muitos dos melhores artistas contemporâneos do Nordeste, inclusive João Câmara e Gilvan Samico.

A CRISE CONTINUA



As lutas entre as diferentes facções e partidos políticos acirravam-se cada vez mais.
É importante notar que essas lutas eram disputas entre a classe aristocrática romana e as elites provinciais. Mas, na desorganização provocada por essas disputas, setores das ca-madas mais pobres e os próprios escravos também manifestavam sua insatisfação. Foi o que ocorreu, por exemplo, na Campânia, no ano 70 a.C., quando milhares de escravos, li¬derados por Espártaco e ajudados pelos pro¬letários rurais da Itália, se rebelaram. Essa rebelião foi reprimida por Crasso, homem rico, saído da classe dos cavaleiros.
Também no Oriente, Roma conseguiu se impor a Mitridates, vencido por Pompeu, que anexou a Síria e a Palestina.
O partido democrático, liderado por Jú¬lio César e financiado por Crasso, voltou a se manifestar em Roma, para tentar controlar o poder na cidade, aproveitando-se da ausên¬cia de Pompeu, que combatia no Oriente. Seu instrumento foi Catilina, um nobre arruinado e com fama de demagogo e conspirador, com grande influência sobre os desclassificados de Roma, Apoiado por Júlio César e Crasso, ten¬tou várias vezes, inutilmente, ser eleito cônsul. Em 63 a.C., apoiado por soldados que haviam lutado contra Mário e estavam empobrecidos, tentou organizar uma conjuração em Roma. Seu plano foi descoberto e denunciado pelo cônsul Cícero. Catilina foi derrotado e morto pelas forças do senado.

Pseudo-Hermafroditismo Feminino



Tipicamente, esses casos correspondem aos indivíduos que cromossômica e internamente são femininos, mas que exibem graus variados de masculinização da genitália externa.

A masculinização pode ter várias causas:
• produção excessiva de andrógenos pelas supra-renais; é o que se denomina síndrome adrenogenital;
• andrógenos provenientes da placenta ou da mãe;
• andrógenos ingeridos pela gestante para evitar aborto.

A síndrome adrenogenital decorre da produção excessiva de andrógenos pelas supra-renais, os quais têm um efeito virilizante sobre o feto, seja ele masculino ou feminino. O problema deriva da inibição de qualquer uma das enzimas relacionadas com a síntese dos hormônios glicocorticóides das supra-renais, denominados cortisol e corticosterona, que se formam a partir do colesterol, como é ilustrado abaixo.
Em todos os casos, no entanto, a secreção dos glicocorticóides é diminuída, de modo que a hipófise é estimulada a secretar continuamente altas quantidades do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que age sobre as supra-renais estimulando-as a metabolizar mais colesterol.
A causa da virilização é que derivados do colesterol formados antes do bloqueio transformam-se em andrógenos, que são responsáveis pela masculinização do embrião.
Após o nascimento, estes hormônios são responsáveis por uma sexualidade precoce que se manifesta através de crescimento físico acelerado na primeira infância (que, contudo, é logo interrompido pela soldadura dos ossos), pelo crescimento do clitóris nas meninas e do pênis nos meninos, pelo aparecimento em ambos de pilosidade pubiana e axilar, por interesses sexuais incluindo ereção e ejaculação nos meninos e fantasias eróticas nos dois sexos.
Tais desenvolvimentos físico e sexual prematuros freqüentemente causam sentimentos de inferioridade e desajustamento em virtude da incoerência entre a idade cronológica e a física. Assim, os adultos aguardam daquela criança física e sexualmente desenvolvida um comportamento amadurecido, enquanto que entre os demais componentes da sua faixa etária os interesses sexuais prematuros causam desconfiança.
Visando normalizar o desenvolvimento anatômico é indicado o tratamento com glicocorticóides que compensam a deficiência destes hormônios e inibem a secreção de ACTH; desta forma, impede-se a produção anormal de andrógenos, evitando, assim, as alterações físicas. O atendimento psicossexual envolve o aconselhamento psicológico que visa integrar as pessoas afetadas em grupos de idade social superior ao de sua idade cronológica. Não costumam ocorrer, no entanto, desordens no comportamento sexual, tal como maior inclinação para a homossexualidade.
A anomalia é devida a um gene autossômico recessivo e sua incidência é de 1:25.000 nascimentos. (fig)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sombra-Jailson Crepaldi

Sombra
Jailson Crepaldi Inácio

Pare de julgar o seu próprio ser.
Pare de julgar quem tenta lhe dizer
- A verdade não está nos olhos de quem pode ver
A verdade não está ai pra quem quer enxergar.

Pare de me julgar
O passado negro esconde em minha sombra
Não posso te recusar, mas, posso liberar as minhas armas contra ti

Não tente compreender por que os outros se vão.
Não cabe a nós julgar ou entender.
Num mundo cheio de incertezas viverás
Num mundo em conflito e guerras.

Tu perderás tua dignidade em troca de sua vida você verá.

Não cabe ao forte a vitória
Não cabe ao forte a vitória
Mas sim aos puros de coração!
Mas sim aos puros de coração!
Aquele que atravessará a porta.

Não se engane, olhe bem!
Preste atenção!
Saia de uma má filosofia (termine aquela estrada[Trecho incerto])
Abra sua mente pro infinito que te espera.

Varios versiculos Biblicos

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
(Mateus 22:37-40)
"porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis."
(Romanos 1:21-23)
"Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;"
(Romanos 3:21-25)
"De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne, porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai."
(Romanos 8:12-15)
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
(Romanos 12:1,2)
"Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."
(Tiago 4:7)
"Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará."
(Tiago 4:10)
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração."
(Tiago 4:8)
"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos."
(Tiago 1:5-8)
"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."
(Tiago 2:14-17)
"Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem."
(Tiago 2:19)
"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."
(Tiago 1:13,14)
"Nós o amamos porque ele nos amou primeiro."
(1 João 4:19)
"Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos."
(1 Tessalonicenses 5:15)
"Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."
(1 Tessalonicenses 5:16-23)
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."
(Filipenses 4:6,7)
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
(Filipenses 4:8)
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus."
(2 Timóteo 2:1)
"e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura."
(1 Tessalonicenses 1:10)
"Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos."
(1 João 4:9)
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."
(João 3:16-18)
"Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;"
(1 Timóteo 6:11-14)
"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna."
(1 Timóteo 6:17-19)
"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."
(Gálatas 1:6-9)
"Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."
(Isaías 40:8)
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."
(Mateus 11:28)
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."
(João 14:6)
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."
(1 Coríntios 1:18)
"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem"
(1 Timóteo 2:5)
"Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda."
(1 Timóteo 2:8)
"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão."
(Gálatas 5:1)
"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."
(Gálatas 5:13,14)
"Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
(Tiago 5:16)
"Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."
(Jeremias 9:23,24)
"Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes."
(Jeremias 33:3)
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?"
(Romanos 8:35)

Varias perguntas Biblicas com respostas


Onde se lê na Bíblia que as estrelas têm nomes ?
R: Salmo 147-4.

Provérbios

Onde se lê que o coração alegre é bom remédio ?
R: Provérbios 17-22.

Eclesiastes

Onde se lê que a mágoa é melhor que o riso ?
R: Eclesiastes 7-3.

Isaías

Qual rei que teve o seu coração agitado como árvores no bosque ?
R: Rei Acaz. Isaías 7-2.

Onde se lê que o lobo, o cordeiro e o leão comerão palha juntos ?
R: Isaías 65-25.

Jeremias

Qual a mãe animal que abandona suas crias por falta de água ?
R: Veada. Jeremias 14-4,5.

Que falso profeta lutou contra um profeta de Deus e morreu naquele mesmo ano por sua rebeldia contra o Senhor ?
R: Hananias. Jeremias 28-15,16,17.

Qual o profeta mentiroso que Deus disse que não teria mais descendentes e não veriam o bem que Ele iria fazer ?
R: Semaías. Jeremias 29-31,32.

Onde a Bíblia compara o coração dos valentes com o coração da mulher que está com dores de parto ?
R: Jeremias 49-22.

Que profeta escreveu um livro falando dos males que aconteceriam a uma determinada cidade ? Qual o nome da cidade e qual o nome do rio dessa cidade onde o livro deveria ser lançado, após sua leitura em voz alta ?
R: Jeremias. Babilônia e rio Eufrates. Jeremias 51-60,61,62,63,64.

Qual o nome do 1º aposentado da Bíblia ?
R: Rei Joaquim. Jeremias 52-33,34.

Ezequiel

Quem recebeu uma ordem de Deus de usar uma balança para fazer um penteado ?
R: Filho do homem, isto é, Ezequiel. Ezequiel 5-1.

Que profeta a quem Deus determinou que profetizasse contra Israel ?
R: Ezequiel. Ezequiel 21-1,2,3.

Onde se lê na Bíblia que o Senhor ficou a favor da Babilônia e contra o povo do Egito ?
R: Ezequiel 30-25.

Daniel

Qual o rei que teve suas unhas crescidas como as das aves ?
R: Nabucodonosor, rei da Babilônia. Daniel 4-33.

Quem perdeu o sono por causa de um jejum ?
R: Rei Dario. Daniel 6-18.

Que rei mandou matar um servo de Deus e depois não conseguiu comer nem dormir ?
R: Rei Dario. Daniel 6-16 a 19.

Oséias

Qual o povo foi comparado a uma vaca rebelde ?
R: O povo de Israel. Oséias 4-16.

Qual o povo que iria tremer de medo por causa de um simples bezerro ?
R: O povo de Samaria. Oséias 10-5.

Qual o rei que foi comparado a um pedaço de madeira na superfície da água ?
R: O rei de Samaria. Oséias 10-7.

Amós

De onde eram as mulheres que oprimiam pobres e induziam os seus maridos a beberem e a que animal elas foram comparadas ?
R: Basã. Vaca. Amós 4-1.

Quem, em visão, contemplou o Senhor com um instrumento de pedreiro na mão ?
R: Amós. Amós 7-7,8.

Onde lemos na Bíblia que Israel passou 3 meses sem chover ?
R: Amós 4-7.

Miquéias

Onde se lê que os sacerdotes ensinavam por interesse e os profetas adivinhavam por dinheiro ?
R: Miquéias 3-11.

Zacarias

Qual a frase que será gravada nos apetrechos dos cavalos no dia do Senhor ?
R: Santo ao Senhor. Zacarias 14-20.

Mateus

Quais os nomes dos 12 discípulos de Jesus ?
R: Simão Pedro, André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Judas Tadeu, Simão (o Zelote) e Judas Iscariotes. Mateus 10-2,3,4.

Marcos

Quem foi a 1ª pessoa para a qual Jesus apareceu após a sua ressurreição ?
R: Maria Madalena. Marcos 16-9.

Lucas

Quem ficou mudo após falar com um anjo ?
R: Zacarias. Lucas 1-18,19,20.

Quem disse que não morreria sem conhecer o Cristo ?
R: Simeão. Lucas 2-25,26.

Onde se encontram na Bíblia os 4 pontos cardeais ?
R: Lucas 13-29 e Gênesis 13-14.

Qual é a única pessoa de quem diz as Escrituras haver subido em uma árvore ?
R: Zaqueu. Lucas 19-4.

João

Onde se lê na Bíblia que Jesus escreveu ?
R: João 8-6,7,8.

Em quais idiomas foi escrito o título "Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus", colocado em cima da cruz de Cristo ?
R: Hebraico, latim e grego. João 19-19,20.

Atos

Qual acontecimento extraordinário que foi visto por todos os habitantes de Lida e Sarona ?
R: Enéias, homem que era paralítico havia oito anos, foi curado por Pedro. Atos 9-33,34,35.

Onde os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez ?
R: Em Antioquia. Atos 11-26

Qual o profeta que previu uma grande fome nos dias do Imperador Romano Cláudio ?
R: Ágabo. Atos 11-27,28.

Quais os personagens bíblicos que foram chamados por nome de planetas ? Quais os nomes dos planetas ?
R: Barnabé foi chamado de Júpiter e Paulo, de Mercúrio. Atos 14-12.

Quem foi a 1ª mulher convertida na Europa pelo apóstolo Paulo ?
R: Lídia. Atos 16-14.

Qual o profeta que através de um cinto, previu a prisão do dono do cinto?
R: Ágabo. Atos 21-10,11.

Quem foi professor do apóstolo Paulo ?
R: Gamaliel. Atos 22-3.

Onde se lê na Bíblia que mais de 40 homens juraram não comer nem beber até matar uma pessoa e quem era esta pessoa ?
R: Atos 23-12,13,14. Paulo.

Qual dos apóstolos foi mordido por uma cobra, porém não sofreu mal nenhum ?
R: Paulo. Atos 28-3,5.

Romanos

Qual o nome das 3 mulheres, mencionadas pelo apóstolo Paulo, que muito o ajudaram na causa do Senhor ?
R: Trifena, Trifosa e Pérside. Romanos 16-12.

Quem escreveu a carta de Paulo aos Romanos ?
R: Tércio. Romanos 16-22.

I Tessalonicenses

Onde se lê que não se deve apagar a luz do Espírito Santo ?
R: I Tessalonicenses 5-19.

I Timóteo

Quantas vezes na Bíblia é encontrada a palavra imortal ?
R: Uma vez. I Timóteo 1-17.

Quais os nomes dos 2 homens que o apóstolo Paulo entregou a Satanás para serem castigados ?
R: Himeneu e Alexandre. I Timóteo 1-20.

Tiago

Quem foi chamado de "amigo de Deus" ?
R: Abraão. Tiago 2-23.

Apocalipse

Na visão de Jesus glorificado que João teve, o que significavam as 7 estrelas e os 7 candeeiros ?
R: 7 candeeiros = 7 igrejas da Ásia e 7 estrelas = 7 anjos das igrejas. Apocalipse 1-20.

Onde se lê que um homem recebeu ordem para não chorar ?
R: Apocalipse 5-5.

Varios nomes de homem e seus significados




Balduino:De origen germánico. El amigo valiente.
Baltasar:De origen asirio. Protegido por Dios.
Bartolomé: Nombre hebreo compuesto del sustantivo bar, “hijo”, y el patronímico Tolmay. Quiere decir “hijo de Tolmey” o “Ptolomeo”. Entre las personalidades que llevan este nombre se encuentra Bartolomé de las Casas, evangelizador en la época de la conquista..
Baruj: De origen hebreo. El bendito por Dios.
Basilio: De origen griego. Rey, soberano.
Brandon: De origen inglés.
Baudilio: De origen teutón. Es audaz y valeroso.
Bautista: De origen griego. El que bautiza.
Beltrán: De origen germánico. Que lleva un escudo refulgente.
Ben: De origen árabe. El hijo.
Benedicto: De origen latino. El bendito por Dios.
Benildo: De origen teutón. Lucha contra los osos.
Benjamín: De origen hebreo. El hijo preferido.
Benito: Del latín benedictus, que hace referencia a aquel que ha sido bien nombrado por el bautismo. El personaje que más se recuerda con ese nombre es el totalitarista italiano Benito Mussolini, aliado de Alemania en la Segunda Guerra Mundial.
Bernardo: Proviene del nombre germánico Berinhard, que significa "guerrero audaz, como un oso". Personalidades: Bernardo, el compañero de aventuras de Bianca. Bernardo, el compañero de El Zorro.
Benigno: De origen latino. El pródigo, el que hace el bien.
Bernabé: De origen hebreo. Hijo de la profecía.
Bernardino: Variante de Bernardo.
Bernardo: Proviene del nombre germánico Berinhard, “guerrero audaz como un oso”. Este es el nombre del ayudante mudo de El Zorro, quien siempre lo asistiera en sus aventuras. Así se llama también el ratoncito que vive múltiples aventuras al lado de su novia Bianca.
Boris: Procede de báris, “fuerte, violento”, o bien de birislav, “glorioso combatiente”. Boris Yeltsin, político ruso, y Boris Karloff, renombrado actor de los años 50, son algunos de los famosos que llevan este nombre.
Bonifacio: De origen latino. El que hace bien a todos.
Brian: De origen celta. El fuerte.
Bricio: De origen celta. Representa la fuerza.
Buenaventura: De origen latino. El que augura alegría.
Blas: De origen griego. El que balbucea.
Braulio: Aunque impreciso, parece que la raíz de este nombre sea la palabra germánica brand, que significa "espada y fuego".
Bruno: Nombre de origen germánico: brun, “oscuro”, o brunne-brunja, “coraza”. Este es el nombre del multimillonario Bruno Díaz que encarna a Batman para salvar a ciudad Gótica de los villanos.


Caetano: Significa o que veio de Gaeta e indica uma pessoa inteligente e atraente. Se souber aproveitar seus magnetismo, terá muito sucesso, tanto na vida profissional como na vida amorosa.

Caio: Significa feliz, contente e indica uma pessoa ambiciosa e de personalidade forte, que faz tudo o que está ao seus alcance para progredir na escala social

Caled: Significa imortal e predispõe a uma vida longa, saudável e lúcida. Quem tem esse nome, não revela pressa para nada, nem mesmo para decidir a qual das suas muitas namoradas dará seu coração.

Calisto: Significa o mais belo e indica uma pessoa comunicativa, expansiva e sedutora. Essas qualidades lhe permitem se tornar um conquistador, desses que passam de uma aventura amorosa para outra quase sem intervalo. Mas na maturidade essa tendência é refreada ele se revela um excelente pai de família.

Calvino: Significa meio calvo e indica uma pessoa que, de tão tímida, chega a parecer antipática e agressiva. É criterioso nos seus relacionamentos, pois sempre usa a razão para tomar decisões. Os pais precisam, sutilmente, levá-lo a se abrir para o mundo.

Camilo: Significa aquele que nasceu livre ou de família importante (e que por isso podia ajudar nos templos das cerimônias pagãs). Indica uma pessoa que trabalha com amor e dedicação e, portanto sempre se sai bem ao executar suas tarefas.

Candido: Significa puro, ingênuo, inocente. Indica uma pessoa que vê o mundo sem malícia, mas nem por isso se deixa manipular. Prático, paciente e organizado, vence a seu modo os obstáculos que encontra e ganha experiência bastante para apoiar, com conselhos úteis e detalhados, quem recorre a ele.

Carlos: Significa homem e indica uma pessoa que nunca deixa uma oportunidade passar em branco por estar desatento ou por ter medo de riscos.

Cassiano: Esse nome se associa a justiça e designa uma pessoa muito rigorosa nos seus julgamento. Responsável e persistente, luta sem medo contra todas as dificuldades, mas dificilmente entende quem não tem uma determinação e uma honestidade semelhantes às suas.

Cássio: Significa pobre ou distinto e indica uma pessoa com agudo senso de justiça e muita preocupação em conseguir o poder, embora não se preocupe demais com os bens materiais.

Catão: Significa agudo, perspicaz e indica uma pessoa que mergulha profundamente em tudo o que lhe interessa. É determinado, não se contenta com pouco e luta com uma tremenda disposição para progredir. Suas chances de sucesso são enormes e ele aproveita todas elas.

Cauê: Nome de provável origem tupi e talvez associado à bebida fermentada (ka´wi) que os índios tomam. Indica uma pessoa de extrema bondade e inteligência, muito elogiada pelo seu jeito amoroso e um tanto tímido que encanta a todos.

Cedar: Significa negro e indica uma pessoa que, movida pela curiosidade, desenvolve idéias originais e criativas que lhe permitem transpor os obstáculos com alguma facilidade. É muito elegante, e isso pode levá-lo a exagerar no gastos com roupas.

Celso: Significa elevado, nobre e indica uma pessoa que, quando não se deixa dominar pelo orgulho, adquire muito conhecimento e o utiliza para o bem de toda a comunidade. Tende a um acentuado progresso material e espiritual durante toda a vida.

Cesar: significa o que tem cabelos fartos e longos e indica um homem inteligente, com excelente memória e que tem sempre uma idéia brilhante para facilitar seu trabalho. essa sua capacidade lhe traz grandes lucros.

Cícero: Significa plantador de ervilha e indica um líder natural, com capacidade de decidir e dar ordens. Seu estilo de vida provoca muita admiração mas também muita inveja.

Cirilo: Significa senhor e indica uma pessoa dotada de autocontrole e grande capacidade de decisão. Inteligente e equilibrado, geralmente alcança a realização profissional e afetiva

Ciro: Significa sol ou eleito e indica uma pessoa de temperamento alegre e despojado, que leva a vida sem grandes preocupações, pois confia nos seus méritos e nas suas qualidades. Também não dá muita atenção à economia, pois sabe que sempre conseguirá ganhar mais dinheiro.

Claudio: Significa o que anda com dificuldade e indica uma pessoa que, graças ao seu caráter arrebatador e audacioso, consegue dirigir suas energias de modo a atingir seus objetivos sem demasiado esforço.

Cleber: Significa colador de papel de parede. Segurança e determinação são suas maiores virtudes, mas sua discrição é também muito elogiada. Se alguém lhe confia um segredo, ele o leva até o túmulo.

Clemente, Clementino: Significa clemente, bondoso e indica uma pessoa sempre disposta a entender e perdoar as outras. Mas, quando se convence de que alguém é realmente um mau caráter, afasta-se definitivamente.

Clodoaldo: Significa chefe ilustre e indica uma pessoa com capacidade de sobra para liderar as outras, mas que só assume o comando quando é convidada. Em geral, prefere desenvolver atividades individuais, pois tende a confiar mais em si mesmo que em grupos de trabalho.

Clodomiro: Significa ilustre, famoso, renomado e indica uma pessoa que não se desespera nem diante do maior problema, pois sua determinação é suficiente para que ele sobreviva mesmo em tempos difíceis.

Clodovil: Significa guerreiro célebre e indica uma pessoa que pensa grande e sonha alto. Como a sorte geralmente o acompanha, alcança suas metas na vida sem maiores dificuldades. Sua presença é sempre marcante.

Colombo: Significa pombo e indica uma pessoa que procura viver em paz com as outras, muitas vezes abrindo mão de suas pretensões para não quebrar a harmonia do ambiente. Só não abre mão das longas viagens que faz sempre que tem oportunidade.

Conrado: Significa conselheiro prudente. Indica uma pessoa que faz da sua liberdade sua bandeira e, por isso pode ser vista como irresponsável. Mas seguramente não é. Tem consciência dos seus deveres e faz questão de cumpri-los à risca, para não ficar preso à sensação de culpa.

Constante, Constantino: Significa constante, perseverante e indica uma pessoa predestinada ao sucesso, pois está sempre se preparando para aproveitar as boas oportunidades e sabe reconhecê-las, quando elas surgem.

Cosme: Significa ornamento e predispõe a pessoa a se preocupar com beleza e elegância. Quem tem esse nome não só cuida bastante da aparência como pode desenvolver atividades ligadas às artes ou à moda.

Crispim: Significa o que tem cabelos crespos e indica uma pessoa com grande força interior. É muito admirado e elogiado pela capacidade que demonstra de poupar e aplicar bem o seu dinheiro.

Cristiano: Significa cristão e indica uma pessoa positiva, otimista, organizada e com grande capacidade de liderança, derivada da consciência do seu próprio valor.

Cristóvão: Significa portador de Cristo e indica uma pessoa preocupada com sua evolução espiritual mas que precisa tomar cuidado para não se impacientar com quem pensa de maneira diferente da sua.

Custódio: Significa anjo da guarda e indica uma pessoa preocupada com as outras mas que não abre mão dos seus próprios ideais ou dos seus próprios prazeres apenas para satisfazer alguém.


Camilo:Posiblemente se deriva de la voz hebrea Kadmel que significa “mensajero de Dios” o quizá del griego Kadmilos, “nacido de bodas justas”. También hay quienes afirman que este nombre tiene sus raíces en el dios Camilos, padre de los Caribios. Camilo era además el sobrenombre del dios romano Mercurio cuyo cargo dentro de la corte de deidades era el de ministro. Algunas familias romanas que tenían miembros en su familia que fungían de sacerdotes, los llamaron “Camilo”. Entre los famosos conocidos está el cantante español Camilo Sesto. También tiene renombre la aristócrata inglesa Camila Parker.
Caín: De origen hebreo. El que forjó su propia lanza.
Carlos: De origen teutón. Hombre viril de gran fuerza. En inglés: Charles. Otros sinónimos: Carl, Karl, Carlton. Famosos: Charlton Heston, Carlos Mata, Carlos Cámara, Carlota Sosa, Carlos Baute, el príncipe Charles y el rey Juan Carlos.
Calixto: De origen griego. El mejor y el más bello.
Cándido: De origen latino. El puro.
Cannan / Canan: De origen hebreo. El humilde.
Carim: De origen árabe. Generoso.
Carmelo: De origen hebreo. El que es como una espiga tierna.
Casandro: De origen griego. El hermano del héroe.
Casimiro: De origen eslavo. Aquel que predica la paz.
Casto: De origen griego. Puro, honesto, limpio.
Cástor: De origen griego. Brillante.
Cayetano - De origen latino. Natural de Gaeta, antigua ciudad de Italia.
Ceferino - De origen griego. El que acaricia como el viento.
Celestino - De origen latino. Habitante del Reino Celestial.
Celso: De origen latino. Alto, elevado, noble.
César:Las raíces de este nombre están en la voz latina Caesar cuyo significado es “melenudo, de cabello muy largo y abundante”. Uno de los personajes más reconocidos en la historia es Cayo Julio César, emperador romano quien protagonizó notables victorias militares y un tórrido romance con la reina egipcia Cleopatra. A este emperador se le atribuye la famosa frase “la suerte está echada”. Entre los famosos de la actualidad que llevan este nombre, está el torero español César Rincón.
Christóforos: portador de Cristo. Cuenta la leyenda que San Cristóbal se dedicaba a transportar viajeros de un lado a otro de un río y a los niños los cargaba sobre su espalda. Un día quiso hacer lo mismo con un pequeño y frágil niño, pero sintió tal peso que tuvo que hacer un esfuerzo sobrehumano para levantarlo. Ese niño era Jesús.
Cesario: De origen latino. Seguidor del César.
Cicerón: De origen latino. El que planta garbanzos.
Cid: De origen árabe. El señor.
Cipriano: De origen griego. El consagrado a Venus.
Cirilo: Variante de Ciro .
Ciro: De origen griego. El gran Señor.
Colón: De origen latino. El que tiene la belleza de una paloma.
Cono: De origen mapuche. Paloma Torcaza.
Conrado: De origen germánico. El que da consejos, el valiente.
Constancio: De origen latino. El perseverante.
Constantino: Variante de Constancio (ver).
Cornelio: De origen latino. El que toca el cuerno en la batalla.
Cosme: De origen griego. El adornado.
Cuasimodo: De origen latino. El que es igual a un niño.
Custodio: De origen latino. Espíritu guardián, ángel guardián.
Claudio:Claudius es el nombre de una famosa familia romana. La etimología popular asocia este nombre latino con la palabra “cojo” y la razón es, quizá, que Claudius “el cojo” se llamó uno de los césares que gobernó al imperio romano justo después del asesinato del demente emperador Calígula quien, por cierto, era sobrino de Claudius. Reconocido en Venezuela con este nombre, Claudio Nazoa, humorista.
Crisanto: De origen griego. Flor aurea, flor de oro.
Cristóbal: Viene de las palabras griegas Cristos (Cristo) y féro (llevar)
Claus: Variante de Claudio.
Claudio:Claudius es el nombre de una famosa familia romana. La etimología popular asocia este nombre latino con la palabra “cojo” y la razón es, quizá, que Claudius “el cojo” se llamó uno de los césares que gobernó al imperio romano justo después del asesinato del demente emperador Calígula quien, por cierto, era sobrino de Claudius. Reconocido en Venezuela con este nombre, Claudio Nazoa, humorista.
Clemente: De origen latino. El que es compasivo y moderado en su trato.
Cleto: De origen griego. Es que fue escogido para combatir.
Clodomiro: De origen germánico. El de ilustre fama.
Cruz o de la Cruz - De origen latino. Voz que alude a la crucifixión de Cristo.