Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Relevo da Africa



O relevo Áfricano predoinate planatico apresenta consideravel altitude média de 750m.Ocupa as regiões central e ocidental, em sua quase totalidade, planaltos intensamente erodidos, constituidos por rochas muito antigas e limitados por grandes escarpamentos. Ao longo do litoral, situam - se as planicies costeiras, geralmente estreitas , salvo a oeste e nordeste, quando se estendem para o interior .Na porção oriental da Africa encontra-se uma de suas caracteristicas fisicas mais marcantes: falha geologica estendendo-se de norte a sul, em que se sucedem planaltos e depressões relativas.É nessa regiãoque se localizam os maiores lagos do continente, circundados por algumas das mais altas montanhas: Quilinmanjaro (5 895 metros), Quênia (5199 metros) e Ruvenzori (5 109 metros).
Podemos destacar ainda dois grandes conjuntos de terras altas, um no norte, outro no sul, do continente:
* a Cadeia dos Atlas, que ocupa a região sentrional do Marrocos, da Argéria e da Tunísia. Chegam atingir mais de 4 000 metros de altura;
* a Cadeia do Cabo, na África do Sul. É de formação antiga, culminando nos Montes Drakensberg com mais de 3 400 metros de altura.
Completando uma visão do relevo africano, é possível observar ainda a existência de antigos maciços montanhosos em diferentes pontos do continente.
O planalto dos Grandes Lagos assinala o ínicio da inclinação do relevo africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário