Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TUBERCULOSE



A tuberculose é uma doença infecciosa aguda causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista inglês Robert Koch, em 1882.
Normalmente associa-se o termo tuberculose com doença pulmonar. Na realidade, apesar de a tuberculose pulmonar ser a mais comum, ela pode afetar outros órgãos, como rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc. Apesar das inúmeras localizações possíveis da doença, em cerca de 90% dos casos, inicia-se pelos pulmões.
TRANSMISSÃO:
Nos adultos, é mais comum a tuberculose pulmonar, contraída através do sistema respiratório, diretamente (gotículas de escarro) ou através de poeira contaminada.
Nas crianças, via de regra, a transmissão ocorre pela ingestão de leite de vaca contaminado, podendo aparecer a tuberculose pulmonar, a renal, a óssea, na pele, etc.
SINTOMATOLOGIA:
O período de incubação varia de seis semanas até muitas décadas, dependendo das condições de saúde de casa indivíduo.
Na tuberculose pulmonar, geralmente a primeira infecção por bacilos se estabelece sem apresentar sintomas ou com sintomas discretos, como perda do apetite, fadiga, irritação. Muitas vezes, os sintomas assemelham-se aos da gripe ou resfriado comum. Podem surgir febre, tosse seca, sudorese noturna e emagrecimento.
PROFILAXIA E TRATAMENTO:
Na prevenção, principalmente em crianças recém-nascidas, usa-se a vacina BCG (bacilo de Calmet-Guérin). Evitar o convívio com tuberculoso contagiante e só consumir leite pasteurizado ou fervido adequadamente. Talvez a prevenção mais eficaz seja melhorar o padrão de vida da população, as condições de habitação, trabalho, alimentação, etc. Também é importante a descoberta de casos ocultos, através de radiografia (abreugrafia) e teste cutâneo (prova de tuberculina). O tratamento, ao menos ao seu início, é feito num hospital especializado (sanatório). Usa-se um verdadeiro arsenal de antibióticos e, por vezes, métodos cirúrgicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário