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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA




O campo das artes significou para os gregos a grande oportunidade de revelar sua crença no homem, sua capacidade criadora, seu espírito de equilíbrio, simplicidade e harmonia, seu anseio de realização pessoal, seu amor ao belo e à vida, numa palavra, seu “Humanismo”. A arte grega também andou muito ligada à religião; daí a multiplicidade de templos e estátuas dedicados a inúmeros deuses (Religião Politeísta).

A mais importante época das artes gregas, foi o Período Clássico. Conjugaram-se, nele, como fatores do progresso artístico, o enriquecimento das cidades, com a intensificação do comércio e a necessidade de reconstrução de muitas delas, sobretudo “Atenas”, devastada durante a guerra com os persas. Deve-se considerar, além disso, que, em todas as suas épocas, as artes dos gregos primaram pela riqueza e variedade dos temas, não estando subordinadas à religião e ao estado, como as do Oriente.

• Pintura

A pintura no Período Clássico, chegou a conhecer os recursos da perspectiva e do claro-escuro, que dão idéia do volume das coisas representadas. Entre os principais cultores, podemos citar: “Parrásio”, “Zêuxis” e “Apeles”.

• Escultura

A arte grega era uma arte religiosa: os principais monumentos eram os templos, e as esculturas representavam sobretudo imagens dos deuses. A harmonia, a simplicidade, o equilíbrio e uma decoração perfeitamente adaptada ao conjunto, constituíam as marcas da arte grega. Os trabalhos tinham um caráter coletivo, sendo produzidos nos ateliês.

A arte grega desenvolveu-se lentamente a partir do Período Arcáico, com manifestações artísticas em diversas partes da Grécia. Destacaram-se sobretudo a “Jônia” (na Ásia Menor) e a “Magna Grécia” (no Sul da Itália). O século de Péricles, assinalou o apogeu da arte grega, sobretudo com os monumentos da “Acrópole de Atenas” e com as obras-primas do escultor “Fídias”. A perfeição dessa arte pode ser observada também no trabalho dos ceramistas, que cobriam os seus vasos com cenas expressivas de animais ou agrupamentos de pessoas; com o perfeito domínio da técnica da escultura; e com o desenvolvimento definitivo da planta do templo grego. Os principais escultores gregos são: “Fídias”, “Policleto” e “Miron”.

• Arquitetura Grega

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Na arquitetura grega, os templos eram construídos com blocos de pedra talhada, de tal modo ajustados que dispensavam o uso da argamassa. Os templos gregos apresentavam três partes: o vestíbulo, a sala do deus (ou nau) e o tesouro. Três estilos de colunas se destacavam nessas construções: o estilo “Dórico”, o mais simples e sem decoração; o estilo “Jônico”, mais gracioso; e o estilo “Coríntio”, caracterizado por um capitel ornamentado em forma de folhas. O mais famoso templo grego é o “Pártenon”, na Acrópole de Atenas, obra de “Ictínios e Calígrates”, os mais renomados arquitetos gregos. Nesse templo foi esculpida a célebre “Atena Promachos”(combatente), em marfim e ouro.

Antes de Fídias, o grande escultor do século V a.C. foi “Miron”, autor do “Discóbolo” (lançador de disco) e considerado o mestre do movimento. Nessa escultura, o atleta é representado ao completar sua última rotação na fase final do movimento de arremesso do disco. A fidelidade é tanta que têm-se a impressão de que o disco vai sair voando pelo espaço.

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