Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Curiosidades sobre o filme Matrix(the matrix)

Curiosidades relevantes a MATRIX

O nome Neo é um anagrama para “One” (no sentido de “o escolhido”).
(One pode ser tambem traduzido como unico quando escrito The One)

O nome Morpheus é uma alusão ao deus do sono grego.

A nave de Morpheus, Nabucodonosor é uma alusão ao rei da Babilônia que construiu  os Jardins Suspensos da Babilônia.

O nome de Trinity é uma alusão a santíssima trindade e representando os três personagens principais: Morpheus (o Pai), Neo (Filho) e ela (Espírito Santo).

A verdadeira natureza do Agente Smith é deixada explícita em um easter egg no primeiro filme. Na placa do carro dele,“IS 5416?, há uma indicação para um versículo da bíblia, Ísaias 54:16.

Veja, fui eu quem criou o ferreiro (em inglês, é Smith),
que sopra as brasas até darem chama
e forja uma arma própria para o seu fim.
E fui eu quem criou o destruidor para gerar o caos.



A atriz que interpretou o Oráculo no primeiro filme, Gloria Foster, faleceu e foi substituída por Mary Alice nas sequências.

O termo Matrix é inspirado no romance cyberpunk Neuromancer, onde os Jockeys, se conectam a algo com esse nome, que seria como o uma mistura do mundo de Tron e a internet.

O nome Merovíngio é uma referência a uma linhagem de reis que governaram os Francos entre o século V e o VIII, que dominavam a atual França, partes do que é hoje a Alemanha e os países baixos. Alguns afirmam que eles seriam descendentes diretos de Jesus e Maria Madalena.

Zion (Sião), é uma alusão a terra prometida para muitas religiões, e para algumas, o ultimo refúgio para se viver após o Apocalipse. Vários são os significados religiosos da palavra.

A placa que há no núcleo da Nabucodonosor traz a seguinte frase: “Mark III No. 11; Made in the USA; Year 2069.”

A nave Icharus é comandada pelo capitão Ajax. A nome da primeira e uma referência ao filho de Daedalus que tentou voar com asas de cera, muito perto do sol, mas caiu no mar e morreu. Já o segundo, é nomeado em homenagem a herói grego que lutou na guerra de Tróia.

Larry Wachowski agora é conhecido como Lana Wachowski. Ele passou por todos os processos, para a mudança de sexo, algo que durou quase toda a década de 2000.

O Arquiteto foi o programa usado para construir todas as versões da Matrix.

Quando a ultima e atual versão da Matrix foi feita, ela não funcionou corretamente para 1 por cento dos humanos, que eram ejetados dela. Alguns desses sobreviveram e formaram Zion.

Já houveram cinco escolhidos antes de Neo. O Arquiteto lhes dava  a escolha de deixar Zion ser destruída, mas juntar um grupo de sobreviventes para começar uma nova, ou ele ir até a fonte. Todos antes de Neo escolheram a primeira opção, apenas Neo escolheu a segunda.
O propósito do Arquiteto é balancear as equações da Matrix, enquanto o da Oráculo e desbalancear.
A aparência do Arquiteto homenageia duas personalidades: Sigmund Freud, que é considerado um dos arquitetos da era moderna, e de um dos criadores da internet, Vinton Cerf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário