Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2018

PAI BOM DE VOLANTE



Marcelo Augusto de Carvalho

II Timóteo. 4. 6-8.

O que você diria a seus filhos se estivesse à beira da morte? Imagine a cena: você já está bem idoso, e há alguns meses muito doente. Você pressente que não viverá por muito tempo. Um dia, muito mal, você reúne seus filhos em volta de sua cama, e sentindo que esta pode ser a última vez que os verá, quais seriam as suas últimas palavras? O que diria a eles a fim de que ficassem confortados, animados, e estivessem preparados para tocarem suas vidas com sucesso?
A Bíblia apresenta muitas “últimas palavras”. De Moisés, de Estevão, de S. Paulo, e as de Jesus. Incrível é que em todas elas, a nota tônica é: “Quando estiverem passando por problemas, parem para relembrar o que Deus fez por vocês no passado, e assim receberão forças para continuarem avançando sempre”.
Até mesmo Ellen White seguiu este ponto. Suas últimas palavras à IASD foram: “Não devemos temer o futuro. Só o faremos se esquecermos como Deus nos conduziu no passado”.
Você está triste, desanimado, infeliz, inseguro? É hora de parar e meditar em como Deus conduziu os homens no passado. Como Ele conduz de forma maravilhosa as forças da natureza, e como Ele pode te guiar agora.

1-   ELE DIRIGE O MACROCOSMO.
v  Como já vimos, o Universo é incrivelmente grande e complexo.
v  Ele é formado por mais de 100 bilhões de galáxias.
v  Dentro de cada uma delas há milhões de sóis (estrelas) planetas, luas, meteoros, buracos negros, etc.
v  Cada galáxia é infinitamente imensa. A  Via-Láctea, onde moramos, por exemplo: é tão grande que 1 raio de luz, que viaja a 300 mil km/s leva 100 mil anos para viajar de um lado a outro desta única galáxia. Imagine agora se fosse cruzar o Universo todo!
v  Mais fascinante ainda é ver a quantidade de estrelas que há no Céu espacial. Calcula-se que sejam em torno de 10 octilhões de estrelas. Isto é o número 10 acompanhado de 27 zeros!
v  Certo cientista calculou que se o céu começasse a chover ervilhas verdes e os lagos, rios e oceanos se congelasse de sorte que as ervilhas se amontoassem, seriam necessários 250 mil planetas do tamanho da Terra, todos cobertos de ervilhas verdes com 1m e 20 cm de profundidade para se conter 1 octilhão de estrelas.
v  Incrível é que, não nos parece, mas todo o Universo está em movimento. Todas as estrelas, planetas, cometas, as galáxias, tudo está “viajando”, e além de serem velocidades alucinantes, cada astro tem a sua velocidade própria, devido a tamanho, peso, gravidade, localização espacial, etc. Por exemplo, a Via-Láctea viaja junto com outras 30 galáxias próximas.
v  Mais incrível ainda é que Deus colocou um caminho certo para cada astro.  Todos os astros tem a sua órbita, e a seguem perfeitamente.   Deus conduz as estrelas.
v  Não só isto: além de seguirem sua rota, elas jamais fazem um caminho exatamente igual. Por isto disse o profeta que Deus faz novas as suas promessas a cada manhã.
v  Mas, apesar de haverem tantos astros no Céu, cada um com sua órbita, eles nunca batem um no outro. A única explicação: são guiados por alguém a cada instante de sua existência.
v  A Terra e o Sol: A Terra se move através do espaço  girando como um pião, tendo pelo menos 33 movimentos diferentes. Assim girando, movimenta-se numa linha imaginária que a levará a fazer uma volta ao redor do Sol em um ano. Mas ela precisa desviar-se do Sol neste percurso pois possui 40 mil km de diâmetro, senão cairia dentro dele. Sendo que ela exerce atração pelos outros corpos à sua volta como os outros por ela, consegue o desvio exato para que seus ocupantes nada sofram de eventuais conseqüências devido a uma catastrófica aproximação ou distanciamento demasiado do Sol. Isto é: o desvio necessário é de 2,8 milímetros em cada 28 km, ou 1 cm a cada 100 km. Insignificante para astros tão imensos. Mas se a Terra desviasse 2,5 mm em vez de 2,8 mm, ficaríamos tão longe do Sol que morreríamos congelados. Se desviássemos 3,0 mm, ficaríamos tão perto do Sol que morreríamos assados!
v  Deus conduz as estrelas!

2-   ELE DIRIGE O MICROCOSMO.
A)   O Escaravelho.
v  Pequeno besouro que tem umas “pás” em seus 2 pés dianteiros, usados para cavar. Ele cava uma toca de mais de 30 cm de profundidade, perto de uma pilha de adubo animal, enrola o esterco em pequenos rolos, empurra-os para seus buracos e tocas. Quando a fêmea  está para pôr seus ovos, ela ajunta um rolo de esterco, empurra-o para uma toca e põe nela um ovo. Sai andando, cava outra toca, enrola outro rolo de esterco e põe outro ovo. Depois volta e certifica se o esterco está molhado para que quando o ovo chocar as larvas comam o esterco e cresçam até a idade adulta. Todo este processo leva 30 dias. Incrível porém é que no 28º.  dia o inseto sabe ser este o dia certo para que ele abra a bola de esterco e a atire dentro da água. Dessa bola saem animais que são os escaravelhos.  Quem os conduz à esta data? 
B)   As aves.
v  Para as aves migratórias, é imprescindível terem um aguçado sentido de direção, para que possam fazer suas longas viagens, cruzando os hemisférios, para que consigam sobreviver. Mas é incrível analisar como Deus as capacitou:
v  Segundo estudos recentes com aves migratórias bem jovens, muitas espécies de aves não nascem sabendo qual é  a direção sul. Eles aprendem a orientar-se observando o céu noturno durante as semanas e os meses que precedem o outono quando finalmente empreendem sua longa migração para o sul.
v  Já a maioria dos pássaros é dotada de uma incrível sensibilidade às pressões atmosféricas, a ponto de perceberem leves diferenças nas condições do ar que alteram o clima. A aproximação de mau tempo geralmente está associada com frentes climáticas e várias espécies de ventos que aparecem antes, durante e depois dessas frentes. Como os pássaros migram para o norte e para o sul utilizando-se dos ventos, é de primordial ajuda saberem quando os ventos são-lhes favoráveis.  Mais curioso ainda é que esse “barômetro” que possuem está localizado dentro dos ouvidos, e deve ser do tamanho de uma pequena semente de maçã. 
v  O caso mais espetacular, sem dúvida, é o pombo- correio. Eles observam o Sol, usam marcos divisórios sabendo que já estiveram antes em determinados locais, e também possuem no corpo um tipo de dispositivo sensível  ao magnetismo da Terra semelhante ao que a bússola faz. Assim, qualquer pombo correio pode viajar com mais exatidão do que os comandantes de navios e de aeronaves que usam centenas de equipamentos sofisticados.  Porém o pombo faz isto automaticamente. Ninguém precisa ensiná-lo a olhar ao relógio ou à bússola.
v  Deus conduz o vôo das aves!
C)   As sementes.
v  Todas as sementes, ao serem jogadas ao solo, seguem uma direção pré- determinada. Isto se chama geopocentrismo. Você pode colocar a semente de qualquer maneira sobre o solo. Mesmo que o seu princípio gerador esteja apontando para baixo, a pequeníssima raiz faz a volta na semente e cresce para cima, fura o solo, e busca a luz do sol. Ela simplesmente quebra a lei da gravidade!
v  Todas as plantas seguem uma direção também. O tronco, em geral cresce para o alto. Já as raízes crescem para os lados e para baixo, em busca de água e nutrientes. A planta de alfafa pode ter raízes de 9 m de comprimento, e há acácias que chegam a quase 40 m de extensão! Incrível que todas seguem um caminho determinado, fixo, jamais seguido por outras plantas.
D)   Os peixes.
v  Os salmões retornam ao seu próprio rio onde nasceram após passarem anos no mar. Isso é necessário porque os ovos do salmão não podem ser fertilizados em água salgada.
v  Como ele sabe exatamente o rio onde nasceu sendo que de lá saiu há tantos anos? Pelo olfato! Ao retornarem  do oceano, ele encontra correntes que trazem as moléculas do odor familiar e as segue até o lugar de seu nascimento. Estas moléculas são remanescentes de árvores e arbustos, raízes em dissolução, gravetos e folhas de plantas rasteiras, larvas e corpos de insetos mortos, bem como cristais de minerais dissolvidos, areia e pedregulhos. Tudo isto reunido significa “o caminho do lar” para o salmão. Além disso ele usa a posição do sol para encontrar a foz do rio que procura.
E)   O vento.
v  A maioria das pessoas, ao sentirem o vento, pensam que ele sopra aleatóriamente, viaja sem direção ou rumo. Que é fruto do acaso. Mas isto não é verdade. Os cientistas estão descobrindo as leis que regem os ventos.
v  Um exemplo claro disto é a neve. Os flocos de neve precisam de 15 minutos mais uma temperatura de 10 a 15 graus negativos para se formarem. Mas a sua forma e estrutura depende tremendamente do vento e, dependendo deste, o floco de neve poderá ter uma estrutura bem diversa da que teria. Sem dúvida alguma os ventos seguem leis física bem rígidas para que possam cumprir seu papel na natureza.
v  Quem guia o vento em suas eternas viagens?

3-   ELE DIRIGE A HISTÓRIA DO MUNDO.
A)   Colombo.
v  Durante 1260 anos os fiéis cristãos por todo o mundo sofreram terrível opressão papal. Eles queriam seguir o que as Escrituras lhes diziam. Mas a Igreja Cristã, corrompida, pregava enormes heresias, e perseguia e matava a todos que não a obedecessem. Por todo este tempo, milhares de fiéis morreram. Tudo parecia perdido para os que viviam por volta do ano 1400. A Igreja cobrava altas ofertas de pobres e de reis * Matava os leigos e até padres e doutores em teologia como Huss e Jerônimo * Cada vez mais mandava nos reis. Mas estava profetizado que um dia esta opressão acabaria. Deus prepararia um lugar, despovoado, novo, para onde estes fiéis fugiriam e ali formariam uma nação, livre, forte, baseada nos princípios da lei divina, e acima de tudo, garantiria liberdade a todos os seus habitantes. Da mesma forma como era impossível aos russos sonharem com a liberdade política e religiosa nos anos 80, com 70 anos de comunismo, mas isto aconteceu, Deus porveu um lugar de refúgio para seu povo.
v  Primeiro Ele criou a situação.
v  Todas as mercadorias da Europa eram trazidas das Índias, e da Ásia, onde eram trocadas por seus produtos. Mas em 1453, Constantinopla foi tomada pelos TURCOS, que começaram a cobrar impostos para todos os que iam da Europa para as índias.
v  Era,portanto, preciso achar um outro caminho para se chegar lá. Por terra não havia como. Teria de ser por mar.
v  Portugal já conseguira- Bartholomeu Dias e Vasco da Gama viajaram costeando a África, chegaram às Índias. Mas esta viagem era muito longa, e os marinheiros morriam de muitas doenças. Na verdade, a viagem saía mais cara do que pagar os impostos dos turcos.
v  Então surgiu o homem para o momento: CRISTÓVÃO COLOMBO. Ele propunha que era possível chegar ao oriente viajando pelo ocidente. Foi ao rei da Espanha, Carlos V, que comprou a idéia, e conseguiu patrocínio para a expedição. Mas havia muitos empecilhos:
v  A Bússola: equipamento indispensável para a orientação das rotas marinhas, era muito rudimentar e quase primitiva naqueles tempos. Realmente era lança-se à sorte orientando-se com um instrumento tão inseguro.
v  O Atlântico era desconhecido: com quase 83 milhões de km2, era muito pavoroso andar por ele. Tanto que seu  nome vem de Atlântida- suposto continente coberto por suas águas. Eles não sabiam onde começava e terminava este enorme oceano.
v  Eles pensavam que o mundo fosse quadrado: criam que se você fosse para o ocidente, chegaria na quina do planeta, e assim cairia no espaço sem fim.
v  Havia um medo imensurável de monstros submarinos: os marinheiros criam que na linha do equador havia um lugar muito quente, cheio de pântanos e desertos, com águas tão quentes que incendiariam os barcos.
v  Jamais alguém havia feito uma viagem semelhante, e com sucesso. Porém, Colombo decidiu ir.
v  Ao analisarmos as condições desta viagem, só poderemos chegar a uma única conclusão: Deus os dirigiu em tudo!
v  Os navios: Santa Maria, Pinta e Ninã- apesar de serem super modernos para a época, eram imensamente frágeis para tão arriscada viagem. Mesmo rápidos, eram fracos e muito desconfortáveis, de convés arqueado (em formato de V), de difícil locomoção interna. Os marinheiros dormiam muito mal. Deus os protegeu.
v  Saíram da Espanha rumo ao ocidente. O medo, a incerteza do que encontrariam e a vontade de encontrar logo terra à vista era tão grande que a quase toda hora diziam tê-la encontrado, para depois verificarem de não ter passado de aves ao longe ou algas boiando ao horizonte. Houve até um motim na 2º semana, mas foi controlado por Colombo. Mas Deus os guiou!
v  Sem imaginarem o que estava ocorrendo, eles entraram na Corrente das Canárias, um canal que leva qualquer embarcação rumo às ilhas do Caribe. Amyr Clink diz que se um tambor for jogado nesta corrente lá na Europa, em pouco tempo ele chega à América sem muitos problemas.
v  Esta corrente os ajudou a chegarem logo na América, isto é, em 32 dias. Imagine que naquele tempo, de Portugal à África do Sul a viagem era de 4 meses! Esta rapidez evitou motins maiores, a morte de marinheiros por fome, ou mesmo por tempestades. (Naquele tempo era muito comum  doenças como o escorbuto- produzida por falta de alimentos frescos).
v  Eles chegaram no melhor mês do ano para quem chega às Bahamas de navio. Já haviam acabado os furacões e as tempestades constantes no verão do Caribe.
v  Na volta, Colombo achou, sem querer, o curso de corrente que leva os bracos de volta à Europa. Este curso é usado até hoje. É bem certo que se tivesse tomado outro caminho, ele jamais teria contado sua descoberta na Espanha, pois há um círculo na corrente do Golfo onde está o Mar dos Sargaços- lugar de muitas algas, e constante calmaria. Ele teria morrido lá.
v  Isso foi em 1492. 12 de outubro. Imediatamente, milhares de europeus saíram de sua terra natal em direção ao novo continente a fim de colonizá-lo. A História Universal não contém este detalhe, mas nós sabemos que este descobrimento abriu as portas para que os Pais Peregrinos viessem para a América, fundassem os EUA, e ali implantassem um país onde haveria a tão almejada liberdade de culto e adoração. E o mesmo ocorreu com os demais países, inclusive com o Brasil.
v  Deus guiou os acontecimentos, Colombo e seus homens, para que Ele pudesse cumprir Sua Palavra, e dar a seu povo um lugar de repouso e paz.   
B)   Napoleão.
v  O grande sonho de Napoleão Bonaparte era conquistar toda a Europa. fazendo ali o seu grande império mundial.
v  Para isto dirigiu grandes batalhas, destruiu com veloz intrepidez os mais treinados exércitos de então e chegou bem perto de seu objetivo.
v  Mas o plano de Deus para o mundo era que, depois de Roma, jamais um exército ou reino dominaria por completo a Terra. Dan. 2.44. Naqueles dias ninguém tinha dúvida que Napoleão conseguiria o que desejava. Seu general, Berthier, até prendeu e exilou o papa da época, coisa jamais imaginada em séculos passados, devido a grande força política da Igreja Católica em todos os tempos.
v  O último país a ser conquistado era a Rússia. Nesta caminhada, ao leste europeu, um dia um de seus soldados, pulou do cavalo, correu à frente de Napoleão e disse: “Olhe capitão, olhe as cegonhas, olhe as cegonhas!”. Napoleão olhou para o céu, vendo um maravilhoso espetáculo: o céu à sua cabeça estava forrado de cegonhas. Depois de admirar aquela cena, o bravo comandante começou a pensar no que aquele humilde jovem poderia estar querendo lhe dizer. Seria o rapaz um louco, pessoa muito simples, queria chamar a sua atenção, ou estava profetizando alguma coisa. Rapidamente Napoleão esqueceu-se do fato. Mas foram aquelas palavras de aviso não atendido que selaram sua sorte. Chegam à Rússia, os russos, sabendo que jamais poderiam combater com os franceses, saíam de suas cidades e fugiam para os lugares mais frios da nação. Mas nesta fuga, queimavam tudo o que deixavam: as casas, as lavouras, as árvores, tudo. Assim, cansado da viagem e já sem alimentos, o exército de Napoleão foi morrendo, de frio e fome, naquele rigoroso inverno russo. Desta foram, os países vizinhos se uniram, e finalmente venceram Napoleão na sangrenta batalha de Waterloo.  Deus usou o inverno para cumprir seus propósitos na História do mundo.
C)   Hitler.
v  Conquistou toda a Europa de forma arrasadora. Só falta a Inglaterra se render. Para lá dirigiu seus armamentos, e bombardeou tanto a ilha britânica, que em secreto, os ingleses decidiram se render. Haviam sido atacados 4 vezes, e a próxima poderia ser fatal para o país. Não havia como resisti-lo. Porém, em cada investida, Hitler sempre procurava o conselho de um feiticeiro, a quem obedecia em tudo. De maneira misteriosa, no momento desta 5º investida, surpreendentemente o feiticeiro de Hitler lhe disse: “Esqueça a Inglaterra, dirija seus olhos para a Rússia. Tente tomar Moscou”. Hitler obedeceu. Como os alemães não voltaram a bombardear Londres, os ingleses se animaram novamente, reconstruíram seus exércitos, e assim os aliados acabaram de vez com o grande sonho de Hitler: construir o III Reino Alemão. Deus usou um feiticeiro para cumprir Seus planos na história mundial.
* Diz-nos EGW: “Seres celestiais tem tomado parte ativa nos negócios dos homens. Embora os governadores deste mundo não o saibam, em seus conselhos têm os anjos muitas vezes sido oradores. Olhos humanos os tem visto. Ouvidos humanos tem ouvido seus apelos. Nos conselhos e cortes de justiça, mensageiros celestiais tem pleiteado a causa dos perseguidos e oprimidos. Tem eles combatido propósitos e detido males que teriam acarretado ruína e sofrimento aos filhos de Deus...”. Educ. 305.

4-   ELE DIRIGIU NOSSA HISTÓRIA PESSOAL E CONTINUA NOS DIRIGINDO HOJE.
A)   José.
- Aos 10 ou 11 anos teve os sonhos- reinarás sobre seus irmãos. Mas isto não aconteceu logo. Aos 17 anos vendidos. Ele poderia ter duvidado, mas ousou confiar na direção divina. Aos 23 ou 24 preso. Continuou confiando. Aos 28 revelou o sonho do copeiro e do padeiro. Aos 30 anos revelou o sonho do rei, e tornou-se o governador do Egito. Casou-se, e teve sues 2 filhos. Aos 37 anos vê os irmãos novamente, e ali se cumpre a palavra de Deus. Uns 30 anos depois. Aos 39 ele se revela a eles. Qual foi a conclusão final de José: “Deus dirigiu a mim e a vocês para que tudo chega-se até onde Ele desejava. A venda que fizeram, e o meu sofrimento foram dirigidos por Ele para que fossemos salvos ”.
B)   Davi.
- Ungido aos 15 anos de idade. Voltou a ser pastor de ovelhas. Aos 17 matou Golias. Algum tempo depois passou a morar no palácio de Saul, a fim de sossegá-lo. Como era muito valente, foi convidado a fazer parte do exército real. A partir daí, Davi foi perseguido por Saul de forma voraz. Foram mais de 10 anos vivendo em cavernas, e andando como bandido. Davi deve ter pensado: “Será que Deus se esqueceu de mim? Por que ele está permitindo isto?” Mas Deus estava conduzindo sua vida. Como ele não era herdeiro natural do trono, o povo podia desconfiar de sua convocação divina. Por isto, Deus deu ao povo todos estes anos, para que pudessem analisar o caráter de Davi, e no momento certo, aceitá-lo e apoiá-lo como rei. Isto aconteceu quando Davi tinha 33 anos.

APELO: O que devemos fazer então? Salmo 37. 3-5.

v  Nos dias da república o embaixador Kague, certa noite, com grande ansiedade e cheio de temor, não conseguia conciliar o sono, turbado e apreensivo com a condição em que se achava o seu país. Um servo sábio e idoso repousava no mesmo aposento. “Senhor” disse o velho embaixador “permite-me fazer-lhe uma pergunta?” “Perfeitamente”. “Porventura Deus governou bem o mundo antes de sua existência?” “Sem dúvida alguma” respondeu o embaixador. “Governará Ele bem o mundo  depois de sua ausência?” continuou o ancião. “Por certo” respondeu novamente o embaixador. “Então não pode o senhor confiar a Ele a direção do mundo enquanto aqui se achar?”. O embaixador, cansado, virou-se e dormiu tranqüilamente. 

Fonte: 500 ilustrações, 67.

Pr. MARCELO AUGUSTO de CARVALHO SP 11/11/1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário