Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Pai bom de papo


PAI BOM DE PAPO
Marcelo Augusto de Carvalho

COLOSSENSES 1. 15-20

- Aqui está uma belíssima descrição de nosso Deus. É um resumo de tudo o que estudamos até essa noite.
- Mas o que nos interessará hoje é a SUA PALAVRA.
- No princípio, Deus criou o mundo apenas pelo poder de Sua voz. O mundo era um caus sem fim, uma mistura de água, terra e gazes. Mas Ele apenas falou, e o que aconteceu? Bilhões de toneladas de substâncias apareceram, organizaram-se, e passaram a conviver numa perfeita harmonia. Tal é o poder da Palavra de Deus. Nós já vimos quão grande é o poder do nosso Deus, mas vamos fazer agora uma recapitulação dessa sua inigualável característica, para que nossa fé se apodere mais ainda de Sua grandiosa Pessoa.

v  Segundo o Dr. Haroldo Koffins, da Andrews University, para criar só o nosso pequeno planeta, Deus deve ter usado a energia equivalente a irradiação do sol por 44 milhões de anos.
v  O Átomo- quando Deus fez as coisas, Ele elaborou nelas a célula básica que se chama átomo, a parte indivisível da matéria. Tudo, absolutamente tudo é feito de átomo. Em nosso século, os cientistas descobriram a imensa energia que há em cada átomo. Por exemplo: se pegássemos todos os átomos de um bilhete de passagem de trem e retirássemos deles toda a sua energia atômica, teríamos energia para que a locomotiva desse muitas e muitas voltas ao redor da Terra.
- Bem, pelo menos em nosso planeta, Deus não está mais criando, Mas podemos ver e sentir o poder de Sua Palavra a cada momento.
v  Todo e qualquer movimento feito é resultado direto do poder que deus colocou em todas as coisas. A força que empurra as águas de um rio para as cataratas, o bater das asas de uma ave, todos os nossos movimento corporais. (Só para levantarmos, vencemos uma pressão, que está sob nossos ombros, de 1 tonelada).
v  A lei da gravidade que segura os corpos sobre o planeta. Imagine segurar firme, no chão, as bilhões de toneladas de água de um rio, sendo que a Terra gira violentamente, jogando todas as coisas para fora do planeta.
- Bem, não temos o poder da criação entre nós, mas ainda temos a Palavra de Deus e seu poder em nossas mãos- A Bíblia sagrada.
- Incrível foi que Deus condensou o Seu enorme poder em um livro, escrito por homens falhos, com linguagem simples, mas que traduz muito bem a Sua Pessoa.

O QUE A BÍBLIA PODE FAZER POR VOCÊ?

1- Diz-nos exatamente como somos e do que precisamos. Efésios. 6.17.
v  IJ 92-39 O PEIXE ESPADA. O expadarte é peixe marinho, chegando a 4 m de comprimento. Ele tem um enorme bico, parecido com uma espada, parecendo um punhal, de bordos cortante, medindo quase 1/3 do seu tamanho. Quando enfurecido, ataca os maiores peixes e mesmo as baleias. ãs vezes encontra-se o seu bico, quebrado, encravado no casco dos navios.  Em 1826, um expadarte atacou um navio baleeiro com tanto ímpeto que deve ter morrido instantaneamente, pois quando o navio chegou ao porto, todo seu bico foi encontrado intacto, atravessando o casco. Ele atravessara a capa de cobre, uma prancha de 4 polegadas, mais 12 polegadas de madeira de carvalho, mais 2 polegadas de forro de carvalho, e ainda furou um barril e ali ficado enterrado tão firme que não vasou óleo nenhum.  Não existe porém, força espiritual que o homem não vença ao usar ou ser usado pela Espada de Deus- a Bíblia.
v  IJ 88-87 ELIZABETH I.  Quando a rainha Elizabeth se tornou mais idosa, procurava, com dificuldade, ocultar os sinais de sua idade. Ela usava vistosas perucas, enormes golas engomadas e extravagantes vestidos bordados, para desviar a atenção das rugas existentes em seu rosto.  Finalmente, mandou retirar todos os espelhos do seu palácio, pois eles, ao contrário dos moços de sua corte, diziam a verdade acerca de seus olhos.   Muitas pessoas se recusam a ler a Bíblia pela mesma razão: ela fala a verdade a seu respeito. Revela-lhes os pecados e caráter imperfeito. Mas isto não muda muito a coisa. Na verdade só piora o quadro ruim do pecador!

2- Ela é a semente: plantada em nós, podemos então frutificar o que Deus deseja que sejamos. Luc. 8.11.
v  IJ 92-140 As SEMENTES. Contida dentro de cada semente viva está a essência tanto da planta que a produziu como da planta que irá tornar-se. Quando uma semente é produzida, recebe vida da planta que a gerou e retém essa vida por alguns anos. Toda semente vem equipada com seu próprio suprimento inicial de alimento. Quando ela consome todo esse suprimento, tem de buscar seu nutrimento adicional no ambiente. Ela o encontra quando está plantada em bom terreno. Havendo humildade e calor necessário, a planta nasce,  cresce, desenvolvendo suas características programadas, e finalmente produz os frutos tão esperados.    A Bíblia e sua mensagem são a semente que Deus planta em cada coração. Se nós somos o bom terreno, ela pode produzir, e encher a nossa vida de frutos de felicidade e prazer.
- Lembre-se: atrás de uma apostasia há sempre uma Bíblia esquecida!

3- Indica a direção que precisamos tomar. Sal. 119.105.
v  IJ 88-28 O QUADRANTE.  João Davis, um famoso explorador do século 19, aperfeiçoou o quadrante (instrumento para a orientação dos navegadores de sua época). Usando-o, o navegador fica de costas para o Sol, com seu instrumento apontando para o horizonte. O Sol é refletido a partir de um aparelho de observação para os olhos, indicando a direção desejada ao navegador.    Em meio aos tantos caminhos da vida, Deus nos deixou um fiel indicador de direções. A Bíblia tem para nós o a direção e o Caminho certo para chegarmos ao porto seguro.

4- Tem o poder de mudar completamente a nossa vida.
v  500 Ilustrações, pp. 34. Moffat, célebre missionário do século 19, certa vez recebeu a visita de um chefe negro. Este lhe reclamava dolorosamente dizendo: Sr. Moffat, meu cão, guerreiro, voloroso caçador, para mais nada vai me servir. Porque não?- disse Moffat. Olhe para a minha Bíblia- disse o negro. Moffat percebeu a Bíblia estava rasgada, com algumas páginas faltando. Foi meu cão quem as comeu!  Moffat respondeu: Ora, isto certamente não lhe fará nenhum mal, terá talvez uma pequena indigestão.  O Senhor não compreende; ele comeu as páginas da Bíblia, agora ficará tão manso que não mais desejará cassar, matar ou mesmo pular sobre ladrões.

Mas muitos dizem: “Ah, pastor, eu não gosto de estudar a Bíblia. Eu não sinto nenhum prazer nisto. Eu não a entendo, não a compreendo direito”. É que você ainda não achou o caminho certo para o prazer de ler sua Bíblia.

1- Não se precisa sentir prazer para se fazer algo que se necessita. Se preciso, devo fazer.
v  Comer (nem sempre queremos comer, mas o fazemos porque precisamos, e isto mantém nossa vida. Leia sua Bíblia mesmo quando não tem desejo). Estudar (hoje não há lugar para o Ah, eu não gosto de estudar!  Ou estuda ou não terá profissão na vida). Casamento (na maior parte do tempo, nós não estamos envolvidos em uma grande paixão pelo nosso cônjuge; mas é claro que o amamos. Se fosse necessário estar sempre apaixonado para amar, então se estivéssemos em nosso trabalho, naquele dia brigado com nosso companheiro, e aparecesse uma proposta para um programa com outra pessoa, justificar-se-ia a traição).

2- Estudo contemplativo.
v  Em vez do ano bíblico corrido, leia sua porção para cada dia, mesmo que seja só um texto, e medite nele até absorver todo o seu sabor. Lutero às vezes gastava o dia todo numa só palavra da Bíblia. O importante não é ler a Bíblia toda em um anos mas ler a Bíblia todos os dias do ano.

3- Faça um estudo de capítulo por capítulo, de forma cronológica.

4- Faça um estudo bíblico acompanhado pela leitura da série o grande conflito. Estes 5 livros trazem detalhes super interessante para a leitura da Bíblia.

5- Use o processo da memorização.
v  Os valdenses amavam demais a Bíblia. Sabiam que a qualquer momento poderiam ser perseguidos e suas Bíblias, que eram copiadas à mão serem queimadas. Por isto, ensinavam seus filhos a decorarem grandes partes das Escrituras. Havia crianças que chegavam a decorar todo o novo testamento! Assim a Bíblia foi preservada no meio deles por quase 1000 anos.
- Jesus decorava suas passagens prediletas e quando assaltado pela tentação, elas eram usadas para vencer o inimigo.

6- Deus só promete revelar sua preciosa mensagem aos que a lêem com profundo interesse e pesquisa. Ela é preciosa demais para que Ele a revele a leitores ocasionais e descuidados.
* Parábola do tesouro escondido.
v  IJ 88-41 ANTON VAN LEEUWENHOEK.   Certa vez, este famoso cientista holandes recebeu a visita do imperador Pedro, o Czar da Rússia. Anton não esperava por este encontro, ficou até meio envergonhado, e perguntou ao imperador porque viera a seu trabalho. O imperdaor pediu-lhe que lhe mostrasse seu novo trabalho de análises com o microscópio. Anton o levou ao laboratório, e colocando uma gota de água sob uma das lentes, permitiu que seu convidado visse os pequeninos animais movendo-se, alimentando-se e morrendo. Fascinado, Pedro lhe disse: Não sabia e nem imaginava que tais coisas existissem em nosso mundo.    Interessante é notar que há milhões de pequeninos microorganismos espalhados pelo planeta. Mas quem os nota? Os pacientes observadores, os estudiosos, que tomam tempo, para analisarem essas pequenas criaturas de Deus.    Na Bíblia há muitos ensinos que se encontra nas entrelinhas das histórias, nos “furos” da narrativa, mas que um leitor casual nunca conseguirá detectar. Os grandes mistérios de sua Palavra, Deus reservou para os incansáveis estudiosos de sua palavra. Os que se debruçam com ardor sobre o estudo da Bíblia, colherão messes abundantes. Afinal de contas, Deus não deseja entregar tão preciosas verdades a estudantes superficiais. (Para que gastar tempo em jogar pérolas aos porcos?)
v  * IJ 88-39 LEONARDO DA VINCI.  Quando morreu, Leonardo da Vinci deixou mais de 5 mil páginas de esboços com ilustrações sobre como construir aparelhos de todas as espécies. O único problema é que ninguém podia ler o que ele escreveu, porque foi feito numa espécie de código. 400 anos depois descobriu-se que na verdade, tudo fora escrito de maneira invertida. Colocando-se a mensagem frente a um espelho ela se tornava perfeitamente clara!   Muitos acham que a Bíblia não tem nada de interessante. Mas isto lhes acontece porque são preguiçosos, querem tudo mastigado. Só haverá prazer no estudo da Bíblia quando a buscarmos de todo o coração, com avidez de conhecer seus valiosos mistérios.  Sua mensagem não é difícil: nós é que ainda não entramos em sua sintonia.

7- Você acha que já descobriu tudo? A Bíblia é inesgotável pois contém a mente de Deus!
v  Mesmo depois de 6 mil anos de história, e tantos séculos de pesquisas, os homens não descobriram todas as espécies de criaturas que existem em nosso planeta. Há 900 mil espécies de insetos no mundo. Mas os cientistas descobrem de 7 a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir outras 10 milhões de espécies ainda desconhecidas. Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano na Terra. Só os invertebrados correspondem a 95% do mundo animal.   O Guia dos curiosos, 70.
v  Não despreze sua Bíblia. É perigoso fazê-lo.
v  Quando tudo falha pp. 9-12. O jovem marinheiro que jogou sua Bíblia para os tubarões comerem, caiu ao mar, mas um cristão o salvou. 

APELO
1- Troque a programação deste mundo, o barulho que ele apresenta pela calma e suave voz do criador.
v  A Tabela de decibéis diz: casa sossegada 20/ murmúrio 30/ música baixa 40/ conversa em tom normal 60/ televisão 65/ restaurante 70/ tráfego intenso 80/ walkman em volume máximo 110/ show de estádio 120/ avião a jato decolando 130.  A exposição prolongada a 85 decibéis  provoca perda gradativa da audição.   85 dlb-8h/ 90-4h/ 95-2h/ 100-1h/ 105-30m/ 110-15m/ 115-7m.   O Guia dos curiosos, 106.
2- Valorize a Bíblia como o seu maior tesouro.
Riquezas esquecidas. ABF 1.
v  Certo cavalheiro inglês adoeceu e morreu. Após seu sepultamento, o advogado da família reuniu os filhos para a leitura do testamento e partilha da fortuna que deixara.  Cada filho foi recebendo uma parte da herança de seu pai. Mas para a filha mais querida, o pai deixara somente a seguinte mensagem: “Minha Bíblia e tudo o que ela contém”.  A filha ficou muitíssimo decepcionada com o pai. Pegou a velha Bíblia que tantas vezes vira nas mãos dele, e a guardou dentro de um velho baú. Passaram-se muitos anos. Quando chegou-lhe a velhice, agora cansada e doente, depois de desfrutar todos os prazeres do mundo, encontrava-se triste e vazia. Que fazer agora? Lembrou-se então de seu pai, e recordou que todas as vezes que o pai sentia-se assim como ela lia sua Bíblia. Foi o que ela fez. Tirou a Bíblia do velho baú e começou a folheá-la. Qual não foi a sua surpresa quando encontrou entre as páginas da Bíblia cheques de banco com vultuosas somas a ela recomendadas. Ela então entendeu finalmente a mensagem do pai: “Minha Bíblia e tudo o que  ela contém”.  O pai provara-lhe a fé. Se ela tivesse amado a Bíblia, teria encontrado nela sua enorme herança financeira como teria encontrado a paz que buscara.

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO. 08/11/99 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário