Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

COMO MUDAR O RUMO EVITANDO COLISÕES?




Marcelo Augusto de Carvalho

JOÃO 3.1-8.

Nicodemos era um homem de meia idade.
Muito bem letrado para sua época, rico, influente, poderoso. Era um fariseu: conhecia como muitos poucos as Escrituras, ensinava-a ao povo, e lia-a na sinagoga de Jerusalém. (Era um pastor da época).
Como fariseu, era extremamente devoto às formas da lei sagrada: guardava escrupulosamente os 10 mandamentos, era honesto, justo, observava as leis dos anciãos, seguia as 33 observâncias do sábado, e até dizimava a hortelã e o cominho.
Ia todos os dias ao templo adorar, e sacrificar.
Reconhecido por todos como um bom homem de Deus. Quem não queria ser como ele?
Mas atrás daquela capa de santidade, havia, não um caráter corrupto (no sentido de malandragem), mas um coração triste e frustrado de um pecador. Ele era extremamente infeliz. Tudo aquilo que possuía não lhe trazia paz. Não se sentia bem com a sua religião. Havia algo muito forte dentro de si que o atormentava constantemente, impedindo-lhe a felicidade.
Um dia estava no templo. Ele abominava aquela confusão de vendedores ali dentro. Mas que podia ele fazer. Esperava que em algum momento aparecesse alguma autoridade para resolver questão. Naquele dia apareceu. Um jovem galileu entrou no recinto sagrado, e simplesmente expulsou a toda aquela carga de vendedores. Incrível foi que ninguém ousou enfrentá-lo. Ao contemplá-lo, Nicodemos percebeu que seu semblante era mais do que humano. Ele tinha algo de muito especial. Ele era realmente um grande profeta como aqueles do passado.
Ouviu, nos dias seguintes ao ocorrido, notícias a respeito do tal jovem. Ele fazia milagres extraordinários, curava até leprosos, pregava como ninguém, e se dizia o Messias.
Desejoso de resolver suas inquietações do coração, um dia resolveu ir a Jesus. Para não ser caçoado, foi à noite. Jesus não o repeliu.
Incrível é que, ao senta-se ao lado de cristo, aquele homem tão honrado sentiu-se tímido. Ele não admitia, mas estava diante da majestade do Céu!
Envergonhado, com medo de expor sua vulnerabilidade, começou a elogiar a Jesus, e a polemizar Seu Ministério.
Mas Jesus não perdeu tempo. Sabia por que Nicodemos estava ali, e ansiava resolver seus conflitos internos.

Cristo foi ao ponto: “Você precisa nascer de novo”.
Eu sei por que você é infeliz: és um pecador. Todos os seres humanos o são, mas vocês hebreus, e mais ainda fariseus, acham que esta questão já é passada. Por serem filhos de Abraão e ainda separados do povo já estão longe da influência do pecado. Mas este é o erro que está na base de vossa infelicidade. Todos os seres humanos são pecadores por natureza, nasceram assim, e são infelizes porque é isto que o pecado faz com seus ocupados.
v  Explicar a hereditariedade. O DNA- código que determina o funcionamento do corpo. Já nascemos com tudo determinado dentro do DNA, que doenças desenvolveremos.
v  Câncer- nome dado a todas as formas de tumores malignos. A palavra vem do latim câncer, que significa caranguejo. Esse nome se deve à semelhança entre as pernas do crustáceo e os tentáculos do tumor, que se infiltram nos tecidos sadios do corpo.
Os tumores se desenvolvem quando certas células de um organismo se multiplicam de maneira descontrolada em virtude de uma anormalidade nos genes. Forma-se, então, um núcleo celular sólido e uma rede de vasos sanguíneos para sustentá-lo. Através da corrente sanguínea ou linfática, as células malignas atingem outros órgãos e originam novos tumores, processo conhecido como metástase. Em geral, o câncer é uma doença de longa evolução. Até atingir o tamanho aproximado de uma azeitona, que é quando costuma ser diagnosticado, um tumor pode levar alguns anos para ser descoberto. Mas existem os fulminantes, como foi o caso do cantor Leandro (em 3 meses morreu). Existem mais de cem tipos de câncer. Cerca de 90% deles são curáveis se diagnosticados precocemente e tratados de maneira correta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1996 mais de 6 milhões de pessoas morreram de câncer em todo o mundo e cerca de 10 milhões de novos casos foram diagnosticados. Até 2020, pelo menos 15 milhões de pessoas devem desenvolver a doença. Os tipos de câncer mais comuns são os de pulmão, estômago, intestino, fígado, mama, esôfago, boca e colo do útero. No Brasil, o câncer é a terceira causa de morte, depois de doenças circulatórias e de fatores externos (acidente, homicídio etc.).
- Assim é o pecado: nós nascemos com ele. Herdamos esta natureza corrompida de nossa mãe. É difícil imaginar que uma criança de 1 ano, tão linda e graciosa, seja um grande pecador. Mas é. Apenas não desenvolveu suas deficiências. Mas o tempo se encarregará disto!

2- Como é que ele foi aparecer dentro de nós?
- Alguém o colocou ali.
v  Somo como a goiaba, o pêssego, a manga, a laranja. O bicho que há nestas frutas nascem dentro delas. As moscas das frutas fêmeas perfuram as cascas das frutas maduras e lá depositam os ovos que se transformam em larvas. Estas se alimentam da própria fruta até deixarem o interior da fruta e caírem no chão.  Guia dos curiosos 137.

3- Mas nós tentamos nos desfazer, nos livrar do pecado, assim que o percebemos em nossa vida. Mas, adianta?
v  cães belos, e de todos os tipos. De raças incrementadas aos famosos vira lata. Alguns se destacam por seus pêlos lindos, outros pelo focinho charmoso, aerodinâmica arrojada, e há outros ainda por sua velocidade e agilidade. Mas uma coisa é comum a todos: as pulgas. Há mais de 1000 espécies de pulgas diferentes, 1 para cada tipo de animal de sangue quente. Elas existem em aves, animais selváticos, peixes, e até no homem. Tanto assim que no século 16 o povo usava gola de padre para atrair as pulgas a fim de não molestá-los. No século 19 as mulheres levavam dentro de suas bolsas um bastão com garras para coçarem as costas das mordidas das pulgas. Mas hoje não é tão comum as pulgas humanas; elas ficaram mesmo para os cachorros. Interessante portanto, é ver um cão ou gato atormentado por elas. Comendo, dormindo ou andando, ao senti-la, eles tentam a todo custo livrar-se delas. Coçam-se, rolam no chão, fazem de tudo. Adianta?

4- Pior ainda: nós cristãos achamos que a religião é a solução para este nosso mal maior. Vimos à igreja, nos envolvemos com as atividades religiosas, passamos a andar com os cristãos, guardamos a lei divina, os costumes religiosos. Isto tem adiantado? Era esta a enorme frustração de Nicodemos. E Jesus concordou que ela existe mesmo.
v  A vida de um charco. É uma pequena quantidade de água parada, cuja temperatura é a mesma em toda a sua extensão. Forma-se com as enxurradas. Estas empossam. Ali começam a crescer plantas: ao redor e mais tarde no fundo do pequeno lago. Isto chama animais e pássaros que passam a viver ali. Logo o lugar torna-se cheio de beleza e vida. Mas, desde o começo, vão acumulando no fundo sedimentos: lama da chuva, sementes, plantas que nascem; estes vão tomando o espaço da água, e o charco vai então diminuindo, tornando-se cada vez mais raso. Sem a quantidade de água devida, muitos animais morrem. As aves mudam, e sem estas, responsáveis pelo reflorestamento do charco, as árvores também vão desaparecendo, até que tudo volta ao ponto inicia: um lugar deserto, sem vida ou beleza.  Inspiração de 1992, pp.
- Muitos de nós cansamos do estudo da Bíblia, de conhecimentos espirituais ou meramente intelectuais, ou de atividades religiosas. Chega uma hora que todo este conhecimento, bom que seja, nos leva ao fracasso espiritual. Nos mata.

5- Simplesmente, temos de chegar à conclusão que nada do que conheçamos ou fazemos poderá remover o pecado de nós. Ele é indestrutível!
v  O Rato. É a pior praga da humanidade. Vive em toda parte do planeta, e d epreferência nas zonas temperadas. Come o mesmo alimento que o homem (principalmente arroz), e viaja em qualquer meio de transporte. O grande problema é que abriga piolho e pulgas que transmitem a peste bubônica e o tifo. Se comermos alimentos que roeram, podemos adquirir doenças mortais como espiroquetose e o verme da triquina. O rato é tão terrível que, por andar em bandos, ele pode acabar com o alimento de cidades inteiras! Roe chumbo, cimento e alumínio. E alastra-se em pouquíssimo tempo pois sua reprodução é quase que imediata. Na China há 350 ratos por cada habitante. Em campinas 5 por 1 habitante. O maior rato do mundo foi encontrado no rio Tietê. Têm-se tentado exterminá-lo, por meio de inseticidas, venenos caseiros, até radioativos, por ratoeiras, mas sem sucesso. E os cientistas alertam: se houver um guerra nuclear mundial, todos os seres vivos vão morrer, do homem às pequenas algas marinhas. O único ser vivo que resistirá à imensa radiação será o rato!  Inspiração 92

6- Jesus então, apresentou a única solução que há para o pecado: nascer de novo. A conversão!
- Nicodemos estava extremamente entusiasmado com o discurso de Jesus. Percebeu que Cristo lera a sua alma e não se sentira ofendido por isto. Reconhecia que Ele lhe falara a verdade. O pecado realmente o dominava. Mas agora ficou magoado. É que para os judeus, só os pagãos precisavam converter-se pois eles eram pecadores. Mas os filhos de Abraão não! Eram uma raça especial. Imagine ele, Nicodemos, alguém já tão espiritual, bom, precisar batizar-se novamente. Nunca.
v  A carapaça das tartarugas é a própria pele engrossada do animal, que é dura como osso. Elas não conseguem sair dali. Só conseguem colocar a cabeça e as patas para fora. Todo homem natural possui sua carapaça própria, sua natureza pecaminosa. Dela jamais consegue sai. Tira as suas asinhas para fora, mas dela é escravo. Só o poder de Cristo o salvará. 

7- Nicodemos arrazoou: “Ora, terei que voltar à barriga de minha mãe”? Isto é impossível!  Mas Jesus não perdeu tempo com uma pergunta tão sem propósito. Ele apresentou como ocorre este novo nascimento.
v  O nascimento biológico acontece quando o espermatozóide de nosso pai fecunda o óvulo de nossa mãe. Aquela única célula se divide, e as divididas também repetem o processo, formando nosso corpo todo. Durante toda a existência, milhões de processos ocorrerão a cada minuto para que continuemos vivos. Na verdade, nós nascemos biológicamente a cada instante. Basta ver que a cada 5 meses, em média, todo o nosso corpo troca as suas velhas células por novas mais capazes de realizarem o trabalho necessário. realmente não somos a mesma pessoa hoje que fomos ontem de manhã.
- A vida espiritual começa pelo poder do Espírito Santo. Quando Ele toca o nosso coração, se lhe damos ouvido, Ele começa a mudar nossa natureza. Começa a encher nossa vida de boas propensões e tenta dominar a velha natureza pecaminosa.
v  As ondas de rádio. Quando você ouve rádio, seu aparelho capta a estação desejada entre dezenas de sinais que chegam até ele. Tais sinais viajam como ondas invisíveis pelo ar, por outros materiais e até mesmo pelo espaço vazio. As ondas de rádio se movem a 300 mil km por segundo, levando sons e fotos para emissoras e em comunicações privadas. As notícias que antigamente levavam meses para alcançar partes distantes do mundo, agora chegam em menos de 1 segundo, por meio das ondas de rádio emitidas por satélites de comunicação, no espaço. Portanto, esta igreja está repleta de informações no “ar”.  não as vemos pois nosso corpo não tem um receptor na mesma freqüência. Por isto usamos nosso rádio. A FM (freqüência modulada) as transmissões sofrem menos chiados e outras interferências. É uma transmissão mais límpida. O ES se comunica conosco a todo instante. Mas não podemos vê-lo. Nossa mente e consciência podem percebê-lo. São como o nosso rádio. Basta sintonizar bem, e o ouviremos satisfatóriamente. Quanto melhor o fizermos, maior será o raio de transformação!
v  O forno microondas. Na II Guerra Mundial os soldados colocavam sua comida fria em cima da mesa onde estavam os rádios amadores a fim de saberem como estava a guerra em outras partes. perceberam que ficando perto do aparelho, a comida esquentava. Após o término da guerra, foi desenvolvida a tecnologia do microondas, que aquece a comida por meio de ondas de rádio, numa rapidez incrível (As ondas passam por dentro das moléculas dos alimentos liberando energia, esquentando a comida). Se nós permitirmos a ação do ES em nosso corpo, mente e vida, ele transformará todas as partes de nosso viver.  Enciclopédia da Ciência pp- 308.
Ezeq. 36. 26-27. * Um novo coração.
v  Doença de Chagas- doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto Triatoma infestans, conhecido como barbeiro . Seu nome é uma homenagem ao cientista e médico brasileiro Carlos Chagas, descobridor do agente causador e de sua forma de transmissão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1996 cerca de 18 milhões de pessoas no mundo tinham a doença.
Ao picar uma pessoa já infectada pelo parasita, o barbeiro torna-se portador dos tripanossomos. Enquanto pica um indivíduo sadio, o inseto defeca e elimina fezes contaminadas. A vítima, ao coçar o local da picada, espalha as fezes do mosquito sobre o ferimento. Assim, os parasitas penetram na pele e atingem a circulação sanguínea. Nessa fase, os sintomas são raros, podendo incluir forte reação local à picada e febre alta. Se não diagnosticada, a doença evolui para a forma crônica. Os tripanossomos instalam-se nos músculos humanos, em especial no coração. Ao atingir e destruir as fibras musculares, provocam insuficiência e arritmia cardíaca, que podem levar à morte. A prevenção consiste no saneamento básico, no combate ao inseto transmissor e na melhoria das condições de habitação.
Transplante- remoção de órgãos, tecidos ou células de um ser vivo ou morto seguida de sua implantação em outro da mesma espécie ou não do doador. Podem ser transplantados pele, osso, cartilagem, veias, córneas, pulmão, coração, fígado, pâncreas, rim, intestino, medula óssea, células do fígado e células do pâncreas produtoras de insulina. O transplante é indicado nos casos de falência desses órgãos, tecidos e células quando não há a possibilidade de recuperação de suas funções com outros recursos.
O doador pode ser um parente do receptor (doador vivo) ou um indivíduo com morte cerebral confirmada (doador cadáver). É sempre necessário haver compatibilidade sangüínea e imunológica entre o doador e o receptor para evitar a rejeição do organismo ao novo órgão. A rejeição ocorre em cerca de 90% dos transplantes e é bem controlada em 90% a 95% dos casos com o uso de drogas imunodepressoras.

8- Ele nos limpa da natureza pecaminoso, e dos pecados que ela provoca.
- Jesus presenteou como faz isto: a serpente levantada no deserto. As pessoas picadas por tão venenosas cobras precisavam olhar com fé para a serpente de metal que Moisés segurava, e estariam salvas. Nós precisamos ir ao pé da cruz. Todos os dias precisamos contemplar o Salvador. Assim o ES nos transformará em Sua expressa imagem.  Leiamos II Cor. 3.18.
v  Pangolim. Mamífero da Ásia e áfrica. Corpo alongado coberto de escamas, umas sobre as outras, como telhas de uma casa, e pele. Tem cauda comprida, membros curtos, sem dentes, por isto a língua se alonga para a frente. As escamas cortam os inimigos. Alimenta-se de formigas. Vive em ocos de árvores e em tocas. caça à noite. Quando sujo, poderia fazer como o gato: usar sua língua. Mas não. Senta-se num formigueiro, abre as escamas e deixa que elas o limpem. No fim vai a um rio, mergulha, elas se afogam,  e ele volta limpo. Inspiração 92.

9- Tal transformação não será repentina. Assim  como cada um tem um tempo biológico para nascer, todos tem um tempo espiritual para nascerem também.
v  Os animais.  Pombo: 18 dias/ tartaruga: 55 dias/ pato: 28/ avestruz: 42/ porco: 3 meses e ½  / hipopótamo: 8 meses/ baleia: 1 ano/ girafa: 1 ano e 4 meses/ elefante indiano: quase 2 anos.
- Talvez você leve um dia para aceitar e desenvolver esta nova vida. talvez leve 5 ou 10 anos. Muitos se desesperam porque querem ser tão rápidos como os outros. Mas lembre-se: cada um tem o seu tempo. E quem decide isto é o ES.

10- Outros querem produzir os novos frutos logo. Se nascerem hoje, querem na semana que vem estarem plenamente mudados. Se isto não ocorre, frustram-se abandonando a fé. Cada um tem seu tempo para produzir.
Os frutos. 
Não se desespere. Se estás em Cristo, produzirá frutos. Mas eles virão no tempo certo. Talvez você produza paciência daqui a 2 anos, bondade a 5, e amor ao próximo a 20. Mas não se desespere: O Senhor é fiel e completará sua obra em nós. Nicodemos levou 3 anos para decidir-se ao lado de Jesus. E quando o fez, foi muito mais corajoso do que todos os discípulos de cristo.

11- Será fácil a nova vida? Jamais. Por que? Você vai ter que se adaptar a uma nova realidade. Tudo será novo, diferente, sem pecado. Mas Ele pode fazer isto por você.
v  As andorinhas. Em Campinas havia um casarão bem no centro da cidade onde milhares de andorinhas se abrigavam. Quando chegava o inverno no hemisfério sul, elas migravam para o hemisfério norte. Era um espetáculo impressionante vê-las viajando. Mas o crescimento da cidade fez com que elas mudassem seus hábitos, e hoje em dia elas não moram mais ali. Por insistirem em serem o que Deus lhes ordenou, sofreram com a situação, e tiveram que se adaptarem a outros locais para sobreviverem.  O pica pau foi outro exemplo nas florestas americanas. Ele requer uma extensa mata virgem para sobreviver. Quando as madeireiras chegaram a algumas matas, o pássaro sumiu e ficou quase extinto nestas regiões.  Inspiração 92, pp. 64.

APELO: Você não gostaria de passar por esta nova vida em Cristo Jesus?

- Vem prá Jesus – Josué de Castro ou Regina Motta.

FONTE - Fé que opera 1981 Morris Venden CPB

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO 28/03/99 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário