Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

BEM MELHOR DO QUE UM!



Pr. Marcelo Augusto de Carvalho


João 1.11- se Cristo foi rejeitado até por aqueles que O esperavam, não nos pode causar surpresa que Ele assim seja tratado por aqueles que declaradamente são seus inimigos.
I Cor. 2.7- porém esta rejeição se deve a uma equivocada percepção acerca da Pessoa de Deus. Como recebemos muitas informações distorcidas a Seu respeito, criamos barreiras que nos separam dEle. Mas hoje é o tempo de restaurarmos este relacionamento salvador.
João 17.3- A Bíblia assume a posição de que é possível conhecê-lo. Acima de tudo, é necessário, pois somente se O conhecermos encontraremos a nossa felicidade atual e a salvação eterna.
Como podemos conhecer a Deus?
- Lembre-se: nossos falhos métodos de observação não podem detectar a presença de Deus. Ele é um ser muito infinito para que nossa pequena mente possa alcança-lo. Ex- eu não posso colocar a Deus dentro de um laboratório para poder estudá-lo, como os cientistas fazem com qualquer fato que desejam conhecer. Por isto, Ele criou meios para ser possível tal relacionamento.
A existência de Deus.
- Para muitos, é pura paranóia falar, conversar e seguir um ser que nunca alguém tenha visto pessoalmente. Mas nós temos evidências suficientes de que nosso Deus existe.
1-   Criação- Sal. 19.1. Rom. 1.20.
2-   As Escrituras- Gên. 1.1.- A Bíblia não defende ou procura provar que Deus existe. Ela assume que assim ocorre, e chama de louco quem não percebe essa verdade. Sal. 14.1.
-      Neste livro aprendemos como Deus age, quem Ele é, quais são as suas leis, e seus enorme amor manifesto em enviar seu filho para nos salvar.
Os nomes de Deus.
-      Na Bíblia, o nome revela o caráter de seu possuidor, sua verdadeira natureza e identidade.
-      Os nomes hebraicos de Deus, apresentados na Bíblia são:
1-   El e Elohim (Deus)- Gên. 1.1 e Êxo. 20.2- revelam o Seu divino poder, o Todo-poderoso, o Deus da Criação.
2-   Elyon e El Elyon (Altíssimo)- Gên. 14.18-20- focalizam o exaltado ou elevado status divino.
3-   Adonai (Senhor)- Isa. 6.1- Ele é o Legislador poderoso.
4-   Shaddai e El Shaddai – Êxo. 6.3- Ele é a fonte de toda benção e conforto.
5-   Yahweh- Êxo. 15.2- a fidelidade e a graça de Deus na manutenção do concerto.
6-   Eu sou o que sou- inalterabilidade do relacionamento que Ele mantém com Seu povo.
As atividades de Deus.
-      Criador, sustentador do mundo, salvador, estabelece planos, faz predições, concede promessas, perdoa pecados, é digno de adoração, e o supremo legislador. Em pesquisas recentes, os cientistas descobriram um enorme vazio no Universo, inexplicável. Ao analisarem como funciona o complexo sistema das galáxias e tudo o que nelas existe, eles chegaram à conclusão de que há um poder que sustenta a tudo e a todos, pois pela lei que rege tanto o macrocosmo como o microcosmo, tudo está se deteriorando, e o universo já deveria Ter deixado de existir. Esta força invisível só pode vir do Criador.
Os atributos de Deus.
1-   Possui vida em si próprio, isto é, é alto existente- João 5.26. Sempre existiu, a vida veio dEle, ninguém o criou. Ele é a origem de tudo.
2-   Possui vontade independente e poder próprio- Efé. 1.5, Sal. 115.3. Ele é poderoso por si mesmo. Não há ninguém que lhe possa conferir poder pois não há ninguém maior do que Ele.
3-   É Onisciente- Jó 37.16. Conhece tudo: o que passou, o que acontece, o que irá acontecer. Sabe tudo sobre tudo e sobre todos. A Bíblia afirma que Ele conhece todas as estrelas, e as chama pelo seu nome. Pense um pouquinho: quantas estrelas há no Universo? A olho nu enxergamos apenas 6 mil delas. Mas os cientistas calculam haver 10.000.000.000.000.000.000.000.000.000 (10 octilhões) de estrelas. Imagine, mas Deus sabe o nome de cada uma! Ele também conhece o número de fios de cabelo que temos em nossa cabeça. Quanto são? Você sabe? Os cientistas calculam que em um homem médio há 100 mil fios de cabelo. Mas Deus sabe exatamente quantos são! As profecias bíblicas também mostram Sua onisciência, pois quem, a não ser Ele, pode prever o futuro? 
4-   É Onipresente- Sal. 139.7-12. Ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Em suas teorias, Eisntein disse que seres que vivem à velocidade da luz podem estar em quase todos os lugares ao mesmo tempo, devido à rapidez, e tais pessoas não envelhecem, pois estão acima do tempo. Cientistas descobriram os táquions, partículas que viajam tão rápido pelo universo que quase possuem em sua totalidade esse atributo divino: a onipresença. Talvez Deus seja formado por partículas assim, que lhe dão esse poder único.
5-   É Onipotente- Dan. 4.17. Pode fazer tudo o que quiser, sem nenhum impedimento. A criação, não só de nosso mundo mas do imenso universo provam que Ele pode tudo. E quando esteve entre nós, mostrou-nos do que é capaz: dominou o mar enfurecido, curou doenças incuráveis até hoje pela medicina, ressuscitou pessoas e acima de tudo, ressuscitou a Si mesmo, vencendo o invencível: a morte.
6-   É eterno- Sal. 90.2. Sempre existiu e sempre existirá.
7-   É imutável- Mal. 3.16. 
Os atributos citados só Ele tem. Agora veremos Seus demais atributos que qualquer criatura pode Ter ao manter contato com Ele.
- Amor, misericórdia, santidade, justiça, e verdade.

A soberania de Deus.
- Dan. 4.35- Todas as coisas acontecem porque Ele permite, até mesmo o mal. Ele dirige a tudo e a todos.
- Porém é tão equilibrado que Sua vontade consegue respeitar todos os seres inteligentes dentro de Sua vontade, e mesmo assim tudo caminha para o que Ele deseja!
- EX- a Predestinação- Rom. 8.29-30. Ele pode ver antecipadamente todas as decisões individuais que serão tomadas, mas em Sua presciência Ele não determina quais devem ser estas escolhas. Sua predestinação consiste em que Ele fará tudo para que todos sejam salvos, dentro das regras pré-estabelecidas por Ele mesmo.
- Seu conhecimento não interfere nas decisões a serem tomadas, da mesma forma que o conhecimento de um historiador possui dos atos passados não interfere naquilo que as pessoas do passado fizeram.

A singularidade e a pluralidade de Deus.
Deut. 4.35, Gên. 1.26, Mat. 28.19- Ele é único. Cremos em um só Deus , formado por 3 pessoas distintas. A Divindade é como uma perfeita sociedade: Deus é um em propósito, mente e caráter. Porém esta unidade não oblitera as personalidades distintas do Pai, do Filho ou do Espírito Santo. São tão unidos que formam uma só essência: Deus!
1-   Mar. 15.34- possuem relacionamento amorável.
2-   I Jo. 4.8- Eles vivem de modo tão completo para os demais que chegam a experimental completa realização e felicidade. Um vive para enaltecer o outro.
3-   Jo. 3.16- dentro da Divindade, cada um tem a sua função específica. Na encarnação de Jesus, o Pai deu o filho, o Filho desceu à Terra para morrer, e o ES gerou o Filho e ainda conduziu as pessoas à Ele.
4-   A salvação do homem é o foco da atividade divina.

Deus o pai.
- Lembra-se da cena do Sinai: trovões, terremoto, buzinas soando, horror e espanto? Assim é a nossa imagem feita de Deus o Pai. Mas a Bíblia apresenta o Pai de uma forma bem mais atraente. Vejamos:
1-   No AT:
-      um Deus misericordioso- Êxo. 34.6-7- foi assim que Moisés o descreveu quando o viu pelas costas.
-      O Deus do concerto- Gên. 9.1-7, 12.1-3, 15.1- pessoal e amorável, interessado nos assuntos de Seu povo.
-      Um Deus redentor- Êxo. 25.8- o santuário mostrava Sua intensa vontade de salvar o homem caído.
-      Um Deus de refúgio- Sal. 27.1-5- várias vezes Davi sentiu que seu único refúgio na adversidade era o Pai.
-      Um Deus perdoador- Sal.51.1 e 11- foi o que Davi sentiu ao pedir a Deus Seu perdão pelo pecado de adultério e homicídio.
-      Um Deus de fidelidade- Isa. 41.9-10- tudo o que prometeu a Seu servos Ele cumpriu.
-      Um Deus de vingança- Isa. 35.4.
2-   No NT:
-      Pai da criação: I Cor. 8.6.
-      Pai de todos os crentes- Mat. 5.45.
-      Um Deus que deu e dá tudo por seus filhos- Jo. 3.16.

Deus o Filho.
-      João 1.1-14- Ele era Deus mas encarnou-se para nos salvar das conseqüências eternas do pecado.
1-   Ele é Deus.
-      É onipotente- Mat. 28.18. Seus milagres testificam de Seu imenso poder. Ele transformou a água (mineral morto) em suco de uva (produto de origem viva)- só Deus pode fazer tal milagre. E Ele mesmo ressuscitou-se.
-      É onisciente- Col. 2.3.
-      É onipresente- Mat. 28.20. Embora fosse onipresente, ao encarnar-se voluntariamente limitou-se a Si próprio neste aspecto. Foi onipresente neste tempo por meio do ES.
-      É imutável- Heb. 13.8.
-      Existência própria- Jo. 5.26. Ninguém o criou ou lhe concedeu a vida.
-      É eterno- Isa. 9.6.
-      É santo- Luc. 1.35.
-      Sustenta o Universo- Col. 1.17.
-      Ele pode ressuscitar os mortos com Sua voz- Jo. 5.28-29.
-      É o juiz de toda a Terra- Mat. 25.31-32.
-      Ele perdoa pecados, prerrogativa exclusiva de Deus- Mat. 9.6.
-      É igual ao pai, em poder, essência e atributos- Jo. 10.30.
-      É adorado por pessoas e anjos- Mat. 28.17, Heb. 1.6, Fil. 2.10-11.
2-   Ele é homem.
-      Em adição a Sua natureza divina, Ele possui a natureza humana. A aceitação deste ensinamento é crucial na vida cristã. I. Jo. 4.2-3.
-      Nasceu de mulher, reconhecido como figura humana, filho de Davi e Abraão. I Tim. 2.5.
-      Ele foi concebido do ES e não da união sexual homem-mulher. Mas Ele podia reclamar Sua humanidade a partir de sua mãe.
-      Ele achava-se sujeito às leis do desenvolvimento humano. Luc. 2.40 e 52.
-      Sofreu como os homens sofrem- Heb. 5.8.
-      Ele sentiu tudo o que os homens sentem: fome, sede, cansaço, ansiedade, compaixão, ira, tristeza, chorou, chegando até a suar gotas de sangue. E o laço que une todos os distintos homens- a morte- Ele também experimentou.
-      Apesar de possuir a natureza humana, Ele nunca participou dos pecados dos homens.
-      Assumiu a natureza humana com 4 mil anos de pecado. Ele o fez para alcançar os que estavam nos profundos abismos de degradação. Nem por isto envolveu-se com o pecado, e sim com o pecador.
-      Foi tentado em todas as coisas- Heb. 4.15- não enfrentou tentações idênticas àquelas que hoje enfrentamos, mas venceu no conceito básico que alicerça a todas elas: fazer ou não a vontade de Deus em tudo. Em todas as tentações sempre foi sujeito a Deus, e fez Sua vontade sempre.
-      Sofreu por causa das tentações- Heb. 2.18- suas faculdades espirituais estavam livres de qualquer traço de pecado. Sua natureza era, por isto, extremamente sensível. Qualquer contato com o pecado lhe causava dor. A tentação trouxe mais sofrimento a Jesus do que a qualquer outra pessoa.
-      Sofreu tentações muito mais fortes do que qualquer um de nós- a pior de todas foi a de utilizar Seus poderes divinos em Seu próprio benefício.
-      Poderia Ele pecar?- claro que sim, senão não poderia Ele tornar-se verdadeiramente homem, tampouco ser nosso modelo ou exemplo de perfeição.
3-   A fusão das 2 naturezas.
-      a pessoa de Jesus possuía 2 naturezas: a humana e a divina. Ele era 100% humano e 100% divino. E não eram 2 pessoas mas 2 naturezas em 1 só pessoa.
-      Sua encarnação não foi a de um homem que chegou a ser divino, mas Deus tornando-se homem também. Fil. 2.6-7.
-      Quando Cristo entrou no mundo, um corpo foi preparado para Ele. Heb. 10.5. Sua divindade foi então revestida da humanidade. Ele não saiu de Si próprio para assumir outra natureza: mas assumiu em Si próprio a humanidade. Divindade e humanidade se combinaram nEle.
-      Ao encarnar-se, tão pouco deixou de ser Deus, ou sua divindade foi reduzida ao nível da humanidade. Ambas as naturezas continuaram a existir. Col. 2.9.
-      Na cruz, apenas sua natureza humana morreu, mas sua divindade não, pois Deus não morre.
Que grande humilhação Ele se impôs para nos salvar: tornar-se um homem caído!

Deus Espírito Santo.
1-   Ele é uma pessoa. Jo. 16.14.
-      possui personalidade: contende, ensina, convence, dirige a igreja, auxilia e intercede, inspira e santifica.
2-   Ele é Deus. Atos 5.3-4.
-      é Onisciente. I Cor. 2.10-11.
-      Onipotente. I Cor. 12.11.
-      Onipresente. Jo. 14.16.
-      Possui todos os atributos da divindade apresentados na Bíblia sagrada.
-      Esteve presente na criação- Gên. 1.2, Jó 33.4, por todo o VT inspirando os santos homens de Deus no trabalho espiritual de direção do povo de Deus como na inspiração das Escrituras- Jui. 13.25, II Pe. 1.21. E Ele nos ressuscitará quando Cristo voltar- Rom. 8.11.
3-   Seu trabalho.
-      Nos trabalhos da divindade, Ele parece desempenhar o papel de executor. Na criação, o Pai falou, o Filho fez e o ES habitou. Foi Ele quem fez a encarnação de Jesus. Mat. 1.18-20.
4-   Seu trabalho em nosso favor.
-      I Cor. 12.3, Jo. 3. 5-6- somente Ele pode converter os seres humanos.
-      Jo. 14.16- Ele nos assiste em tudo que precisamos.
-      Jo. 16.13-14- só Ele revela a verdade de Cristo.
-      Jo. 14.16-17- só Ele traz a presença de Cristo em nossa vida.
-      Atos 15.28- só Ele dirige a igreja em todos os pontos. Sem Ele, a igreja não existe.
-      I Cor. 12.7-11- Só nEle recebemos os dons espirituais.
5-   Para sermos salvos, e cristãos verdadeiros e frutíferos precisamos aceitar Sua total direção em nossa vida. Como fazê-lo?
- Atos 2.1-2: Ele precisa entrar em nossa vida, mas encher  todos os pontos de nossa existência. Se algum cômodo de nosso viver ainda ficar em nosso poder, Sua atuação ficará limitada. Permitamos que Ele tome conta de tudo!

FONTE: Nisto Cremos, CPB.

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho SP 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário