Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2018

SUPER FIGHT – QUEM VENCERÁ ESSA BATALHA?




Marcelo Augusto de Carvalho

 MAT 4.1

Jesus foi levado pelo ES ao deserto para ser tentado.
Todos nós estamos envolvidos numa grande guerra cósmica.
Houve a primeira guerra que se tem notícias, no Céu, entre Lúcifer e Jesus. Dela vieram todas as demais. Deus não destruiu Lúcifer, mas permitiu que todos pudessem ser alcançados pelos argumentos de ambos os lados, para que escolhessem de que lado vão ficar no final.
Por isto, toda a nossa vida esta mergulhada nesta guerra: Cristo apela a nosso coração para que o recebamos como Salvador. Mas Satanás invade nossa vida, e tenta por todas as forças, nos escravizar de seu lado. Nisto consiste a tentação.
É claro que, como cristãos, e bem conhecedores dos resultados que colhemos se escolhermos o lado de Satanás, nós desejamos ficar do lado de Cristo. Mas as coisas não são tão fáceis assim. Ele não aceita perder 1 só alma para o reino da luz, por isto usa toda a sua inteligência para nos enganar.
v  Você está na selva. Aparece um crocodilo. Como escapar dele? Eles são bastante velozes na terra. Para vencê-los, corra em ziguezague, pois eles não conseguem mudar de direção repentinamente.
v  Os peixes voadores, para fugirem de seus inimigos, saem da água e levantam vôo. Decolam batendo rapidamente a cauda e abrem as compridas barbatanas, que mais parecem asas. Chegam a 6 m do nível do mar, e alguns planam pelo espaço de 50 a 100 metros.  Guia dos curiosos, 61 e 75.
A tentação é algo que nunca devemos estimular, mas que sempre devemos esperar. J. Blanchard.

A Bíblia diz que não podemos vencê-lo por nossas forças, mas usando o poder de Cristo, bem como conhecendo suas técnicas, poderemos Ter muitas vitórias neste árduo caminho. Como todo inimigo, ele tem estratégias de lutas bem definidas e conhecidas. Para vencê-lo, então, temos de conhecer suas táticas. Estudemos então estas estratégias:

1- ELE DIZ QUE NÃO EXISTE / OU QUE, SE EXISTE, É INOFENCIVO.
IJ 92 112 CASCAVEL
v  Diz o povo que a cascavel sempre dá o aviso, antes de armar o bote. No entanto, apenas 4 % das cascavéis agitam o guizo antes de dar o bote. Certa vez um distinto médico de S. Paulo, de férias na praia, encontrou uma bonita cobra. Professor da Faculdade de Medicina, estava certo que a cobra era inofensiva e, pegando-a, colocou-a numa lata e levou-a para mostrar às filhas. Enrolando-a no braço, disse a elas: vejam como é inofensiva. Mas poucos segundos depois, aquela venenosa cobra coral picou-o acima do polegar. Ele pediu calma às filhas, disse que tudo estava bem, era só um arranhão, mas poucos minutos depois ficou sego, e não demorou muito a morrer, sem dar tempo para o socorro.  O diabo será sempre inimigo. Cuidado com ele!
Não existe ordem tão sagrada nem lugar tão secreto nos quais não haja tentação. Thomas Kempis.

2- USA A MÚSICA PARA SEDUZIR.
IJ 92 96  PAVONCINHO
v  O pavoncinho é uma ave pernalta que vive na Europa. Ele vive de comer minhocas. Mas não é fácil cassá-las, pois elas se escondem bem profundamente na terra. Assim, o pavoncinho descobriu o ponto fraco das minhocas: elas são muito curiosas. Toda vez que há vibrações na superfície do solo, elas saem de seu protegido esconderijo, e vêm a superfície para ver o que está acontecendo. Por isto, o pavoncinho fica sobre um perna e com esta pula e bate no chão. Depois de algum tempo, de olhar fixo no chão, começa a correr e a bicar seu almoço predileto: as minhocas.   Satanás está usando toda espécie de sons para atrair não só os jovens mas a todos nós. E quantas almas ele não tem conquistado assim. Você já imaginou um baile, uma festa sem música? Ao som ensurdecedor do rock, os jovens são capazes de fazer de tudo.
- E lembre-se: Satanás não é professor, engenheiro civil, ou pastor. Sua especialidade é música. É claro que usará sempre seu ponto mais forte para nos vencer. Cuidado.
Satanás, como um pescador, põe isca em seu anzol de acordo com o apetite do peixe. Thomas Adams.

3- FAZ-SE COMO UM DE NÓS.  ATOS 20.29.
IJ 88 24  FRANCIS DRAKE
v  Pirata inglês. Ele roubava os navios espanhóis e portugueses colocando em seu navio a bandeira destes países, bem como vestindo seus marinheiros como eles. Ao chegar nos portos da América desta forma, os espanhóis nunca suspeitavam dele pois pensavam serem seus patrícios. Á noite, quando todos dormia, Drake e seus homens assaltavam os ricos navios estrangeiros, levando enormes quantidades de ouro e pedra preciosas para  a Inglaterra. Tudo porque se fazia igual a seus inimigos.  Satanás nunca virá à sua frente dizendo: Eu sou o diabo e vim te tentar! Nunca. Mas ele usa pessoas a quem você ama para te leva ao mau caminho. Talvez um parente, um amigo, ou aquela namorada que você não consegue esquecer. (Ela não é adventista, mas eu a amo!).
A tentação sempre promete mais do que pode dar. J. Blanchard.

4- USA PEQUENOS PECADOS (COMO SE EXISTISSEM PEQUENOS PECADOS!). Cant. 2.15.
IJ 92 58  101  62
v  As pequenas raposas eram os piores inimigos dos vinhedos. Estes eram bem protegidos, tendo no meio uma torre, onde ficava um vigia, incumbido de afugentar os animais daninhos. Mas as pequenas raposas, além de serem mais aptos a penetrarem pelas frestas das cercas, eram menos perceptíveis à distância pelo vigia, provocando enormes estragos nas plantações.
v  -Alguns anos atrás, o Big Bem (relógio do Parlamento de Londres, com 13 t de peso) num dia atrasou-se 4 m e 6 s. Isto foi muito embaraçoso aos londrinos, pois o relógio sempre foi símbolo da pontualidade britânica. Para se Ter uma idéia, durante a II Guerra, muitas bombas caíram perto do prédio onde fica o relógio, e uma delas atingiu o prédio do Parlamento, e mesmo assim o relógio atrasou-se apenas 2 segundos. Uma equipe de peritos então, fez um estudo detalhado do relógio para achar a causa deste atraso, mas nada encontraram de errado. Tudo funcionava perfeitamente. Mas eles continuavam querendo saber o motivo para tal atraso. Até que alguém teve a idéia de analisarem os ponteiro do relógio. Ali encontraram 16 estorninhos empoleirados no ponteiro de minutos do grande relógio. É comum os pássaros fazerem isto ali, mas normalmente 2 ou 3 fazem isto de uma vez, e sempre por pouco tempo, Mas quando os 16 passarinhos de uma vez resolveram pousar sobre o mesmo ponteiro, seu conjunto foi suficiente para diminuir-lhe a marcha. Imagine: o que tantas bombas não conseguiram, 16 pequeníssimos pássaros fizeram.  Lembre-se: não existem pequenos pecados. Todo e qualquer pecado é imensamente nocivo. Por isto, todos precisam ser vencido e evitados.

5- PELA BELA APARÊNCIA DO PECADO.
IJ 92 37  DRÓSERA
v  A drósera é uma planta carnívora. Incrível: um vegetal comer carne! Ao contato de um inseto, a flor da drósera abre-se, fechando em seguida, prendendo o inseto, que é morto digerido pelo líquido ácido da planta. Mas ela não tem mãos para caçar os insetos. Sua técnica é a seguinte: ela tem pelos, cada um dos quais possui uma gota de líquido. Quando o inseto, sedento por água, chega-se nela pensado que saciará ali sua sede, é preso pelos pêlos e envenenado pelo líquido, que não é água, mas o suco gástrico da planta.  E em geral são plantas muito belas e atraentes a qualquer inseto.  Satanás pode usar para vencê-lo a beleza de uma bela jovem, a pompa de um carro, o status de um emprego. Mas quem cai nesta ilusão logo verá quão enganado foi!
São necessárias 2 pessoas para fazer da tentação um sucesso; você é uma delas.

6- CONFUSÃO
IJ 92 9  ARAPONGA
v  Quando uma pessoa acha-se perdida na floresta, ouve ao longe o grito dessa ave que, além do mais, parece ventríloqua. Ela canta em certo lugar, mas está em lugar diferente. Julgam as pessoas terem ouvido um sino badalando e, portanto, estar perto de uma cidade. Caminham na direção do som, mas lá nunca chegam, nem na ave, nem na cidade. Andam então em círculo, acabam nada achando, e muitas vezes seu fim é a morte.    Satanás está procurando confundir a cabeça das pessoas  com muita confusão: são muitos pastores falando diferentemente uns dos outros, são milhares de igrejas cada uma com sua doutrina, são ideologias sinistras por todo lado. Cansadas, as pessoas dizem: É tanto erro que é melhor eu ficar onde estou mesmo.
Diante de tal situação, você dirá: “Puxa, eu me rendo às evidências; parece impossível vencer Satanás. Ele é muito mais inteligente e capaz do que eu”. 

Mas Paulo disse: “Somos mais do que vencedores por aquele que nos amou”.  E João escreveu aos jovens dizendo: “Eu vos escrevi porque sois fortes e vencestes o diabo”. Ex- José venceu o sexo Daniel venceu o apetite Jesus venceu todas as tentações.  Portanto é possível vencer. Qual é o segredo?

7- DAR AS COSTAS AO PECADO. NÃO PASSAR ONDE ELE ESTÁ.  Sal. 1.1.
IJ 92 38  OURIÇO CAIXEIRO
v  Cheio de espinhos por todo o corpo, este bicho brasileiro adora comer goiabas. Sobe na árvore, balança os galhos fazendo as goiabas caírem. Depois sobe sobre elas furando-as e assim as leva para sua toca. Seus espinhos são de cerdas moles e achatadas, de difícil extração quando cravadas na pele. Quando perseguido, não corre pois sabe que não conseguirá fugir. Que faz? Vira as costas e espera pelos acontecimentos. É comum encontrar gatos do mato, cachorros e aves de rapina com numerosos desses espinhos encravados na carne. Seu único inimigo natural é a jaguatirica. Ela o prende, esmaga-lhe a cabeça com os dentes e o devora, sem se ferir.   Nossa primeira maneira de vencer Satanás é dar as costas a todo tipo de pecado. É jamais passar perto de algo que possa ser usado por ele para nos tentar. Muitas pessoas que fogem da tentação geralmente contam para onde se mudaram.

8- LIGAR-SE A DEUS SEMPRE.  Mat. 7.24.
IJ 92 16  A OSTRA NA ROCHA
v  A ostra é vulnerável na ponta. Gaivotas e caranguejos famintos estão sempre à espreita. Por isto, ela sabe que sua única forma de proteção é segurar-se firmemente sobre as rochas da praia. Por Ter um musculoso pé, é capaz de resistir à captura de quase todos os seus inimigos. Quando assim presa, nem animal consegue arrancá-la, para depois devorá-la. O único que consegue tirá-la dali é o homem, com facas bem grandes. Outro modo de proteção é que, por sua forma, quando uma onda grande dá de encontro à rocha, a água em vez de removê-la, pressiona a concha mais firmemente na rocha. Mas isto só acontece se a ostra está na rocha. Se ela flutua para a areia próxima ou substância frouxa, ela se perde na primeira onda que vem e aí é facilmente capturada por seus inimigos. O único lugar seguro para nós é continuarmos firmemente ligados a Cristo, nossa rocha eterna.

9- Não confie em sua capacidade e força naturais. Todos nós não somos mais do que homens, falhos e fracos.
O calcanhar de Aquiles.
v  Tétis segurou seu filho, Aquiles, pelo calcanhar para mergulhá-lo num rio do Egito, cujas águas o tornariam invencíveis. Tétis queria contrariar um oráculo que dizia que seu filho morreria na guerra de Tróia. Muitos anos depois, numa batalha, uma flecha envenenada atingiu o único ponto vulnerável de Aquiles: o calcanhar; justamente o ponto por onde sua mãe o segurou e que não foi imerso no rio.  O Guia dos curiosos 101.
Se você não quer que o diabo o tente com o fruto proibido, é melhor sair do pomar dele. O melhor dos santos pode ser tentado pelo pior dos pecados.  Mattew Henry
v  Os dentes dos roedores nunca param de crescer. Por isso, eles vivem roendo troncos de árvores e pedaços de madeira. Se não o fizessem, os dentes ficariam tão grandes que eles não conseguiriam fechar a boca. Precisamos vigiar a todo tempo, e vencer o nosso pecado a cada instante. Se não o fizermos, ele certamente tomará conta de nossa vida.

10- CHAME A JESUS POR AUXÍLIO ANTES QUE O PROBLEMA NÃO TENHA MAIS SOLUÇÃO.
IJ 88  ROLAND E CARLOS MAGNO
v  Esta corneta pertenceu a meu avô, Carlos Martel - declarou Carlos Magno, ao colocar nas mãos de Roland, o mais refinado cavaleiro de seu exército, uma corneta de marfim. Roland recebeu a antiga corneta e a acariciou reverentemente.
Posso fazê-Ia soar? - perguntou ele.  - Se você conseguir! Ninguém, depois de meu avô, teve força para tocá-Ia. Cuidadosamente, Roland elevou aos lábios a corneta, respirou profundamente e emitiu um som tão alto que o rei pôs as mãos nos ouvidos.
A corneta de marfim é sua - disse Carlos Magno. - Se algum dia você estiver em dificuldade, toque essa corneta, que eu irei ajudá-lo.
Durante os anos que se seguiram, a corneta de marfim acompanhou Roland em inúmeras batalhas, mas em nenhuma delas ele a tocou. Ele se orgulhava muito pelo fato de poder travar suas próprias batalhas sem o auxílio do rei. Certo dia, porém, sobreveio uma grande prova. Roland comandava a retaguarda, enquanto as tropas de Carlos Magno atravessavam as montanhas dos Pirineus. De repente, os sarracenos o dominaram e a seus cavaleiros.
Toque sua corneta! - insistiu seu colega Oliver.
De maneira alguma! - disse o orgulhoso Roland. - Posso resolver sozinho!
Assim que ele acabou de falar, uma centena de cavaleiros avançou para atacar, com espadas reluzentes. Embora eles lutassem bravamente, não puderam competir com os sarracenos. Finalmente, quando metade de seus homens há haviam tombado, com relutância Roland produziu um demorado som com a corneta de marfim.
O som da trombeta percorreu as montanhas, indo até onde Carlos Magno se encontrava em seu cavalo, à frente do exército. Ele girou rapidamente sobre seu cavalo, e ordenou ao seu exército que voltasse em cima do rasto. Mas já era muito tarde. Ele encontrou Roland entre os mortos, com a corneta de marfim ainda na mão.
Quantas vezes você e eu somos como Roland, orgulhosos demais para admitir que necessitamos de assistência. Esforçamo-nos na luta com o pecado e perdemos, quando poderíamos ter vencido com a ajuda de Cristo. A corneta de marfim da oração está em suas mãos. Use-a antes que seja tarde demais!
As tentações estão por toda parte – assim também a graça de Deus.

FONTE - Fé que opera 1981 Morris Venden CPB

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO SET1995 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário