Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O IMPOSSÍVEL BEM POSSÍVEL NÃO SE TORNE IMPOSSÍVEL


Pr. Marcelo Augusto de Carvalho


Hebreus 6.4-6

O QUE É IMPOSSÍVEL EM HEBREUS 6?

EXEMPLOS DOS QUE CAÍRAM NO IMPOSSÍVEL
A) LÚCIFER
B) OS SACERDOTES E PRINCIPAIS DO TEMPO DE JESUS

A CASA VARRIDA. Mat. 12.43-44
- o contexto: Jesus estava falando do pecado imperdoável.
- Para quem contou Jesus esta parábola? Mat. 12.22-45.
1- Ao povo de Israel que vivia em Seu tempo.
2- Aos escribas e fariseus que o rejeitavam como seu salvador. Eles tinham varrido de as vida os pecados aparentes, mas permaneciam incapazes de demonstrar qualquer lealdade, a não ser a si mesmos. 
3- Ao endemoninhado que acabara de ser curado. Uma casa vazia não permanece assim por muito tempo. Rapidamente os cantos e frestas começam a mostrar ajuntamento de pó e insetos.
4- Aos que ouviram com alegria o evangelho, mas não se rederam ao ES. Tais pessoas ainda não cometeram o pecado imperdoável, e Jesus as adverte para que não cheguem a esse ponto.
- O homem liberto de um espírito mau tinha boas intenções. E não contava com o retorno do espírito mau, muito menos junto com mais 7 outros. Dessa forma, não se submeteu ao controle de Cristo. O ES tem de entrar em nossa vida e tomar o controle dos pensamentos e da conduta.
- pior que antes- no caso das enfermidades, as recaídas são muito mais graves do que a enfermidade inicial. A força física, já muito diminuída pela enfermidade, com freqüência é impotente ante o renovado ataque da enfermidade.
- Muitas vezes a recaída ocorre porque o paciente não se dá conta de sua debilidade física e confia demasiado em si mesmo. Quando uma pessoa está se recuperando da enfermidade do pecado, deveria confiar plenamente nos méritos e no poder de Jesus.
- lugares secos- nestes lugares desertos o espírito mau não encontrou seres humanos, por isto sentiu-se intranqüilo por não possuir nova casa.
- volveu- sua ausência era temporária.
- vazia e arrumada- a condição da casa - da pessoa- agora era o mesmo que havia quando ele entrou na pessoa pela primeira vez. A religião cristã não consiste principalmente em abster-se do mal, mas em aplicar a mente e a vida ao bem com inteligência e diligência. Não basta odiar o mal; devemos amar e guardar ardentemente o que é bom. Não basta evitar o mal; devemos buscar ativamente as coisas de cima. 
- O demônio foi despejado. Mas Jesus Cristo não foi convidado a entrar.
- Cristo não oferece apenas a libertação do pecado, mas também o reavivamento e a recriação. Afinal de contas, o cristianismo não é feito só de proibições; é uma força positiva e construtiva para o bem.
- EGW adverte que o conhecimento da Palavra de Deus é a única proteção contra o espiritismo.
- 7 demônios- plenitude- possessão demoníaca era completa.
- Devemos estar cientes de nossa debilidade espiritual, bem como da enorme força e astúcia da antiga serpente, Satanás. Apegados diariamente a Cristo, venceremos.
- EX- Saul. Começou muito bem, mas não guardou as entradas da alma. Um espírito mau o tomou, até levá-lo ao suicídio.
- A religião cristã não aceita entrega parcial, ou estagnação do desenvolvimento da vida como um todo. Precisamos sempre ir além. Sempre crescer no conhecimento, nos dons, nas atividades e na comunhão. Qualquer retrocesso dá lugar ao inimigo para que nos vença.
Analisar os endemoninhados. Ver Como Jesus tratava as pessoas, pp. 73. 
Pensamentos:
- A presença permanente da velha natureza garante que na vida cristã não há vitória sem vigilância.  J. Blanchard.
- Muitos santos, por não manterem rédeas curtas em relação a algum pecado que pensavam haver domado, foram lançados para fora da sela.  William Gurnall.
- Nossos inimigos cercam-nos de todos os lados; assim também deve ser nossa armadura.
- A eterna vigilância é o preço da liberdade.  Thomas Jefferson.
- Nenhum estágio de experiência exclui a necessidade de vigilância.  J. Motyer.

Sabe como descobrir se aquele ovo que está há um tempão na geladeira continua fresco ou não? Coloque o ovo numa vasilha com água e sal. Se estiver fresco, irá para o fundo da vasilha. Do contrário, flutuará parcialmente. Com o tempo, a câmara de ar que existe dentro dos ovos aumenta e os que não são frescos acabam boiando. Não há como esconder o que somos. As provas da vida, vindo hoje ou amanhã revelarão quão bom ou ruim é o nosso caráter.

PASSOS A EVITAR  PARA EVITAR O IMPOSSÍVEL, SEGUNDO EGW
1) DIVERTIMENTOS IMPRÓPRIOS A UM CRISTÃO
"Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido". CPPE 253.
2) A INCOERÊNCIA DO VIVER
"O Espírito é entristecido porque muitos não são sinceros de coração e na vida; sua fé professada não se harmoniza com suas obras". Testemonies 8- 247.
3) A COBIÇA
"Ananias e Safira ofenderam o Espírito santo cedendo a sentimentos de cobiça". AA 72.
4) DÚVIDA DO AMOR DE DEUS E DE SUAS PROMESSAS
"Quando nos inclinamos a duvidar do amor de Deus e a desconfiar de suas promessas nós desonramos e ofendemos Seu Espírito". Testemonies 5-310.
5) NÃO CONTROLAR A IMAGINAÇÃO
"... mas deixais a vossa mente controlar vossa imaginação. Nisto tendes entristecido o Espírito".
6) TEMOR
"Fazem eles bem em ser assim incrédulos? Jesus é seu amigo. Todo o Céu se acha empenhado em seu bem estar, e seu temor e queixas ofendem o Espírito santo". OE 258.
7) INDOLÊNCIA
"Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada da Igreja, o Espírito do Senhor  se manifestará graciosamente. Revelar-se-á o poder divino". OE vol III 308.
8) INDULGENTES COM O EGOÍSMO
"O Espírito de Deus não habitará onde há desunião e contendas entre os crentes. Mesmo quando estes sentimentos não são expressos , eles tomam posse do coração e expulsam a paz e o amor que deviam caracterizar a igreja cristã. Isto é resultado do egoísmo no seu mais amplo sentido... A indulg6encia com o egoísmo certamente entristecerá o Espírito santo". Testemonies 4-221.
9) FALTA DE COOPERAÇÃO ENTRE OBREIROS DE INSTIUIÇÕES
"Estas coisas entristecem o Espírito Santo. Deus deseja que aprendamos um do outro. Independência não santificada coloca-nos onde Ele não pode trabalhar conosco. Com tal estado de coisas Satanás se alegra". Testemonies 7-197.
10) RELAXAMENTO NA OBSERVÂNCIA DO SÁBADO.
"Quando vossas ocupações temporais requerem vossa atenção violais o quarto mandamento sem escrúpulos. Fazeis da observância da lei de Deus um assunto de conveniência obedecendo ou desobedecendo conforme vossos negócios ou inclinações requerem. Isto não é honrar o Sábado como instituição divina e sagrada. Entristeçais o Espírito Santo e desonrais vosso Redentor em seguir este curso negligente". Testemonies 4-248.
11) DUREZA DE CORAÇÃO
"Enquanto eu estava ao lado da cama de meu esposo moribundo, eu compreendi que se os outros tivessem levado suas cargas, ele poderia Ter vivido por mais tempo. Eu então implorei, com agonia da alma, que aqueles que estavam presentes não entristecessem o espírito de Deus pela dureza de coração". Testemonies 5-67.
12) CASAMENTO MISTO - DE FILHOS DE DEUS COM INCRÉDULOS
"Ligar-se a um descrente é colocar-se em terreno de Satanás. O Espírito Santo é entristecido e perde-se a sua proteção". Testemonies 5-364-365.
13) REPRESÁLIA
"Se surgem provações que parecem inexplicáveis não devemos permitir que nossa paz seja roubada. Conquanto sejamos tratados injustamente, não demonstremos paixão. Alimentando o espírito de represália, prejudicamos a nós mesmos. Destruímos nossa confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo".  PJ 171-172.
14) RIVALIDADE ENTRE AS INSTITUIÇÕES ADVENTISTAS.
"Não deve haver rivalidade entre nossas instituições... isto eliminará o espírito missionário. Isto entristecerá o Espírito de Deus...". Testemonies 7-173.
15) OBSERVAÇÕES SEVERAS E SARCÁSTICAS
"Mas o Espírito Santo não habita no coração daquele que é obstinado se outros discordam de suas idéias e planos. Dos lábios da tal pessoa vêm observações severas que entristecem o Espírito e desenvolve atributos que são sat6anicos ao invés de divinos".  Counsels on Stewardship 115.

TORRE DE PISA
* Iniciada em 1173, a Torre de Pisa , desde seu início até hoje, constitui-se uma das maravilhas do mundo chamando a atenção de milhares de pessoas em todo mundo, não pôr sua altura, imponência ou beleza artística, mas pelo erro estrutural de suas fundações.
Alguns afirmam que ela foi construída inclinada de propósito, mas o certo  é que, depois de apenas três de seus oito andares estarem concluídos, já se podia perceber a desigualdade da fundação sobre o solo de uma argila macia. Procurou-se compensar a inclinação construindo os andares posteriores um pouco mais altos no lado inclinado, o que só serviu para afundá-la ainda mais. Somente no século XIV, depois de várias interrupções, a Torre foi concluída, mas já pendente.
A situação ficou mais crítica na década de 60, com  o aumento do consumo de água da cidade, que levou os pisanos a explorar, sem medidas ambientais, poços cavados nas proximidades da Praça dos Milagres. Com esta exploração, a inclinação da Torre foi aumentando drasticamente, a ponto da prefeitura local decretar o fechamento de 11 poços, de 50 a 200 metros de profundidade encontrados num raio de 1000 metros da Torre, isto acontecendo na década de 70.
Estima-se que de l922 até seu fechamento em  janeiro de l990, l8 milhões  de pessoas subiram alegremente os seis lances de escada em espiral dos seus oito andares. Com escadas de l metro de largura, de muito fácil acesso,  oferece uma linda vista panorâmica, de onde pode ser vista a Praça dos Milagres, a catedral, o batistério,  o cemitério, a  própria cidade de Pisa, o rio Arno e , ao longe, o Mar Mediterrâneo. Sua arquitetura simples e bela, que da praça é contemplada diariamente pôr l5 000 turistas, é leve e ornada de pórticos com harmoniosos arcos equilibrados em trinta colunas finas em cada andar. A solidez da estrutura secular é de alvenaria de pedras retangulares.
A forma circular é absolutamente original, pois todas as torres de campanários italianas da mesma época têm formato quadrado. Não se sabe de quem foi o projeto da Torre, pois ninguém assumiu sua autoria, enquanto que os demais edifícios da praça (a catedral, o batistério e o cemitério) são assinados em diversos pontos pôr seus autores.
Em l9ll seus sete sinos pararam de tocar, pois se continuassem, logo a oscilação dos seus 9 500 quilos de metal fundido e o som harmonioso seria, certamente, fatal à famosa Torre inclinada.
Porém, admitem os especialistas que ela pode cair a qualquer momento. É suficiente um vento forte para que ela desmorone, afirmam outro. O pior é que, além de uma inclinação de quase 5 metros em relação à vertical, foi descoberto um ponto crítico na estrutura, que pode ceder de um momento para o outro. Devido também  ao alicerce da Torre não se apoiar de modo igual no terreno, a pressão do peso é maior de um lado, levando os entendidos a concluírem: devido a todos estes fatores, se o angulo de inclinação continuar aumentando no ritmo atual, calcula-se que num dia incerto, entre 200 e l000 anos, a Torre se espatifará no chão da bela praça que a cerca.
Uma observação é precisa aqui: foi dentro da igreja de Pisa, e não jogando objetos pesados de cima da Torre inclinada, que Galileu Galilei (1564-1642) deu um passo importante na compreensão dos fenômenos físicos. Ao contrário do que diz a lenda, Galileu jamais deixou cair alguma coisa de cima do campanário para demonstrar que corpos de massas  diferentes caem com a mesma velocidade. Na verdade, deixava rolar bolas de ferro sobre um plano inclinado armado por ele, eliminando assim a resistência do ar. Na Catedral de Pisa, cidade onde nasceu, Galileu tinha 17 anos quando assistia a uma cerimônia e começou prestar atenção em um lustre oscilante no teto. Usando seus próprios batimentos cardíacos como medida de tempo, observou que o intervalo entre cada oscilação era constante, qualquer que fosse a amplitude do movimento. Depois de repetir a experiência, Galileu sugeriu que essa característica do pêndulo fosse usada nos relógios, tornando-se muito mais precisos desde então. 

Aquele jovem que no início de sua vida ouve falar de Jesus, mas não deseja seguí-lo, é semelhante à esta condenada Torre. Sua vida pode ser excitante a princípio, mas quando as dificuldades lhe aparecerem, não terá alicerce moral para vencê-las.  Poderá até ser famoso, como a torre de Pisa o é, mas pelo mesmo motivo: seu fracasso em querer ser grande.
Porém, aquele que aceita a Jesus como seu Salvador, e decide seguir suas Leis de saúde, de conduta moral e social, bem como familiar, está destinado ao sucesso. Podem vir as piores provações: morte dos pais, frustração na profissão, doença, acidentes ou qualquer outro mal, ele terá forças para vencer qualquer desafio.
Foi assim com Jó. Era tão rico que os entendidos dizem que o homem mais rico do mundo, nos primeiros 50 anos deste século, Rochefeller, seria apenas um chover de Jó. Mas ele havia escolhido servir a Deus em tudo. Em poucos dias, perdeu seus  3 000 camelos, 7 000 ovelhas, 500 juntas de bois, 500 jumentas, e o que lhe era mais caro na vida: seus 7 filhos e suas 3 filhas. Sua esposa o amaldiçoou. Perdeu nos dias seguintes sua saúde, acometido de uma doença que lhe obrigava a se coçar com cacos de telhas. Abandonado e sozinho porém, Jó teve calma e força. E do profundo de sua alma exclamou: Ainda que Ele me mate, nEle confiarei".
Hoje você está escolhendo o que fará de sua vida no futuro. Deseja fracassar ou vencer? Construa sua vida, seu caráter, seus alvos e aspirações baseados na Palavra de Deus. Terá sucesso bem como segurança e paz. Que Deus o ajude!
FONTE- SUPER INTERESSATE, AGOSTO DE 1991.

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho SP 1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário