Pesquisar este blog

domingo, 3 de maio de 2020

GATOS NÃO CAEM DE PÁRA-QUEDAS




Marcelo Augusto de Carvalho


O pai/ o filho matuto/ e a gança.
ü  Em uma fazenda muito distante havia um pai que não queria que seu filho, único filho casasse. Ele achava que o casamento só traria problemas. Criou o garoto sem nunca ver uma mulher com exceção da mãe. Quando jovem, 19 anos, levou o moço à cidade. Que felicidade. Novidades. O filho apontou para uma bela moça e perguntou: Pai, o que é aquilo?  Uma gança, filho. Não se preocupe com isto, viva sua vida e será feliz. Na volta, o filho triste na carroça. O que há querido? Pai, o senhor vai me desculpar mas sinceramente, eu quero uma gança.

Há muitos adultos que se apavoram quando percebem que os filhos estão na fase do namoro. Uns perdem o sono. Outros, devido a tantos problemas, pintam o namoro como se fosse o inferno na terra, desestimulando seus filhos e jovens  a assumirem esse relacionamento tão primordial em suas vidas.
E há jovens tão desacreditados que preferem nem pensar nisto para não sofrerem mais do que já sofreram na vida.
Quero lhes dizer que ainda há esperança. Há muita coisa positiva no namoro, que precisa ser explorada para que um casal possa ser feliz. Se seguir os princípios de Deus neste caso, serem felizes.

QUAL É O IDELA DIVINO PARA QUE COMECE UM NAMORO, PARA QUE ELE SEJA MANTIDO ATÉ O ALTAR, E PARA QUE ELE DURE PELOS PRÓXIMOS 50 ANOS, ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE?

1-   CONHECER-SE. FAZER AMIZADE.
LOGRO  92. 361
ü  Os animais têm métodos definidos de se identificarem e se agruparem em pares. Cor, tamanho, sinais especiais, e faro, separam as fêmeas dos machos, e os animais sabem instintivamente como formar uma família. Mas algumas vezes eles ficam confusos e ocorrem alguns resultados curiosos. Alguns cientistas fizeram experiências  com uma espécie de periquitos para ver como dependeriam da vista para se identificarem mutuamente. Os machos têm uma mancha azul sobre o bico, as fêmeas mancha marrom. Quando a mancha de certa fêmea foi pintada de azul, o macho a tratou como rival. Quando um macho teve sua mancha pintada de marrom  e foi posto numa gaiola com outro macho, foi cortejado como se fosse fêmea. Experimentos posteriores, porém, mostraram que se um casal dessa espécie vivesse junto por algum tempo, mesmo disfarçados se reconheceriam sem necessidade de qualquer sinal. A convivência eliminaria qualquer dúvida.
v O primeiro princípio de um namoro cristão é este começar e se basear em uma sólida amizade. Desta forma dúvidas ou problemas freqüentes costumam nem aparecer. Faça o maior número de amigos possíveis. Destes você poderá escolher alguém muito especial.
v Por isto não cremos no FICAR (ele é absurdamente superficial).

2-   BELA APARÊNCIA NÃO É TUDO. CUIDADO.
IJ 92 135
ü  As mais belas rãs do mundo são tão mortíferas que os nativos da América Central e do Sul utilizam o veneno de seu corpo para envenenar a ponta de suas flechas. A extraordinária beleza dessas rãs, com cores como amarelo, vermelho, verde esmeralda e preto, corresponde a sinais de advertência para todos os predadores. Se um animal faz como presa essa linda rã, o resultado é morte certa.
ü  A rã kokoi, que vive na Colômbia, contém o veneno mais poderoso do mundo. 31 gramas de seu veneno é suficiente para matar um homem instantâneamente.
ü  O pavão macho possui 200 penas longas e coloridas na cauda, tudo para cortejar a fêmea. Moça, cuidado com aqueles que só povoam sua imaginação mas que não povoam seus sonhos e anseios.
ü  O bicho-da-seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir a presença de uma fêmea a 11 km de distância. Há muitos adolescentes desesperados, ou solteirões garanhões assim.
ü  Depois do acasalamento, a viúva-negra simplesmente devora o seu companheiro. Ela pode liquidar assim 25 pretendentes num só dia. Você já leu Provérbios 5 e 7?
v  A beleza é parte importante de um relacionamento amoroso. Até os animais sentem assim. Porque Deus fez assim. Mas só a beleza não pode ser parte fundamental dessa escolha. Namoramos não só com a pele de alguém, mas principalmente com sua personalidade, com suas virtudes mas também defeitos, manias e desejos.
v  Uma boa amizade evita surpresas desagradáveis no futuro.

3-   FEIURA É RELATIVA. ESTA PODE ESCONDER ALGUÉM INCRIVELMENTE CAPAZ.
GALINHOLA  92. 277
ü  A galinhola é uma ave tão feia que parece ser feita de pedaços e partes de outras aves. Mas, toda esta feiura e desproporção tem um propósito.
O longo bico, longo demais para seu corpo rechonchudo lhe serve muito bem para esquadrinhar a terra úmida e fofa à procura de minhocas, sendo muito prático por poder abrir só na ponta.
Localiza minhocas escutando-as, usando para isto seus esquisitos ouvidos que, apesar de ficarem abaixo dos olhos, são muito prático quando fixos ao chão.
Como os olhos estão acima dos ouvidos, ela pode olhar para cima, em todas as direções, inclusive para trás, prestando atenção aos inimigos enquanto escuta as minhocas com seu ouvido grudado ao chão.
Suas penas têm a mesma cor das folhas marrons, paus e sujeira do chão da floresta, dando-lhe o artifício da camuflagem.
v Alguém pode até ser feio aos nossos olhos, ficando longe do conceito de beleza de nossa sociedade. Mas há muitas pessoas que usam estes traços para tornarem tão agradáveis que deixam de serem feias para nós. Na verdade há muito mais pessoas bonitas em nosso conceito sendo feias do que os bonitos estéticamente, que geralmente se tornam insuportáveis nos relacionamentos por seu orgulho e cabeça vazia.

4-   ANALISE O CARÁTER. ELE TEM CUIDADO PELA FAMÍLIA?
IJ 92 154
ü  Há um pássaro na Austrália e Nova Guiné que constrói caramanchões simplesmente maravilhosos para cortejar sua fêmea. Ele não somente exibe penas brilhantemente coloridas para atraí-la, como fazem os demais pássaros, mas torna seu ambiente atrativo valendo da habilidade da arquitetura. Posteriormente a fêmea edifica um outro local para criar os filhotes.
Outro tipo erige mastros, fazendo uma pirâmide de gravetos  de até 1,80 m. Depois erige uma pirâmide menor na base de uma árvore próxima e forma um arco sobre o espaço entre ambas com ramos e gravetos. A seguir esparge flores sobre as paredes do caramachão e também no solo.
v  Seu escolhido não precisa ser rico, Ter posses ou lhe prometer o Céu e a Terra. Lembre-se: Você não é uma mercadoria. Ele não está lhe comprando. Mas é primordial que num estágio avançado de namoro que ele lhe mostre condições de um dia, se continuarem junto, manter a família bem. Isto não é uma exigência, mas uma necessidade da vida.

5-   ANALISE BEM O TEMPERAMENTO DO ESCOLHIDO.
IJ 92 372
ü  O urso cinzento é uma animal curioso. Embora possa facilmente matar um homem, ao encontrá-lo é mais provável que fuja dele. Enquanto caminha, movendo a imensa cabeça de um lado para outro, esse animal capaz de rachar o crânio de um alce com um golpe, fareja constantemente para sondar o perigo. Ele pode ouvir tanto quanto o homem, tem um olfato muito agudo, mas não enxerga bem. Sendo muito curioso, aproxima-se do homem em acampamento, geralmente atacando-o apenas com uma corrida em direção à pessoa para cheirá-la. Entretanto, o urso é imprevisível, havendo ocasiões em que ele mata mediante as reações da pessoa. Os motivos variam de sentir-se encurralado, por Ter filhotes, ou simplesmente sem nenhuma razão aparente. A única coisa a fazer nestes casos é subir numa árvore (em geral não gostam de subir em árvores) bem alta ou entrar num carro e esperá-lo ir embora.
v Conviver com alguém de difícil temperamento é uma tola opção quando você pode escolher não passar por ela. Escolha bem seus amigos e assim conhecerá o temperamento de cada um. Depois decida-se a amar alguém com quem seja possível relacionar-se bem e ser feliz. E lembre-se: escolha para namorar e casar-se não somente um bom marido, mas um ótimo pai para seus filhos. Além de terem de conviver com ele também herdarão o traços de caráter do pai. E como serão?

6-   AME QUEM VOCÊ TEM. NADA DE DESEJAR UMA ILUSÃO.  FIL. 4.11
IJ 92 304
ü  O bico de cada pássaro é perfeitamente adaptado à sua refeição especial.
ü  - Patos e gansos possuem bicos construídos como filtros que lhe permitem escolher o que desejam.
ü  - Pica-paus possuem o primeiro formão do mundo e este instrumento lhes é muito útil para alimentarem-se e fazer ninhos nos buracos das árvores.
ü  - O pelicano tem uma grande rede para peixe junto ao bico e ele a utiliza para pescar seu alimento.
ü  - O cardeal possui um bico muito forte, para partir sementes.
ü  - O beija-flor possui bico de canudinho próprio para sugar o néctar das flores.
v  Escolha alguém próprio para o seu bico. Nada de ilusões interplanetárias. Uma Sharon Stone ou um Tom Cruise fazem parte somente no imaginário. Não fique desejando pessoas que você nunca poderá Ter. Também não fique com alguém (sapo) pensando no (príncipe que virá de cavalo branco).

7-   UMA MAÇÃ OU O POMAR?
IJ 2000 46
ü  Não troque uma coisa maior e mais valiosa (sua felicidade futura) por algo menor (sua amizade com uma pessoa). Todos podiam ver que a namorada de Jake, Kelly, estava tomando todas as decisões por ele- quem poderia ser seu amigo, que roupas deveria usar, como deveria gastar seu dinheiro- e ele obedecia. Não demorou muito e a única amiga de Jake era Kelly. Ele estava a perigo de ser reprovado em várias matérias, e seus sonhos de fazer uma faculdade foram substituídos por sonhos de viajar pelo país de moto com Kelly. Os pais de Jake imploraram para que ele acordasse, mas ele insistia naquele namoro. Eles oraram. Um dia Jake percebeu como havia mudado e quão pouca felicidade sentia. Como podia reaver as amizades que deixara para trás? O que Kelly faria quando ele terminasse com ela? Ele tinha de tentar. E conseguiu. Retomou sua vida novamente, voltando a viver.

8-JAMAIS USE SEU CORPO PARA ALCANÇAR ALGUÉM, OU ALGUMA COISA QUE DESEJA. Léia
CLEÓPATRA, A RAINHA DOS REIS. 69-30 AC
ü  Ano 51 a.C. Cleópatra, aos 18 anos, torna-se rainha do Egito com a morte de seu pai Ptolomeu XII.
Parecia ter olhos grandes, boca pequena e bem desenhada. "Se o seu nariz tivesse sido mais curto, toda a face da Terra teria mudado", disse o matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), pioneiro da Teoria da Probabilidade. O nariz era aquilino . O fato é que a beleza não constituía o seu maior atributo. Plutarco, o historiador romano que viveu um século depois, explicava de outro modo o fascínio que ela exercia: "A presença de Cleópatra era irresistível e havia tal encanto em sua pessoa e no seu modo de falar, misturado com uma força singular que permeava cada palavra e cada gesto, que a todos ela subjugava."
Cleópatra VII Thea Philopator gostava de vestir-se como Ísis, a deusa-mãe, de quem se dizia a reencarnação.
Nascida em 69 a.C., na rica Alexandria cujo porto era o mais importante da época, nada mais natural que Cleópatra se sentisse uma deusa. Dos jardins do seu palácio, ela podia ver algumas das maravilhas legadas ao mundo por seus antepassados: a mais famosa biblioteca da Antigüidade, com mais de 700 mil volumes, e um museu freqüentado por sábios do Mediterrâneo, a féerica agitação do porto, os monumentos e o magnífico farol, construído por Ptolomeu II, uma das Sete Maravilhas do Mundo.
Suas ambições: garantir a riqueza e a independência do Egito e restaurar a glória dos faraós.
Cercada de uma corte corrupta, Cleópatra não tinha escrúpulos. Mandou matar quatro dos cinco irmãos (dois homens e três mulheres) que podiam atrapalhar-lhe os planos. Era porém uma mulher culta. Nas negociações comerciais e nos encontros diplomáticos dispensava intérpretes, sendo a única rainha macedônica a falar o egípcio — além de nove outras línguas.
César se dirigiu ao Egito com suas legiões. A fim de entrar incógnita em Alexandria e conquistar as graças de César, Cleópatra arquitetou um plano ao seu estilo. Detalhe miúdo, ela se fez embrulhar num tapete, colocado nos ombros de um servo. Pode-se imaginar a expressão do ditador romano, ao ver o que continha o tapete desdobrado aos seus pés. Não espanta que a apresentação tenha terminado na cama. Seja como for, no dia seguinte César entregaria o controle do Egito para Cleópatra. Era um presente sujeito a condições. Em troca, a rainha, que mais tarde deu à luz a um filho apropriadamente chamado Cesário Ihe garantiu riquezas para sustentar seus exércitos.
César tinha então 54 anos. Cleópatra, 23. Os dias do conquistador, no entanto, estavam contados. Os inimigos acreditavam que ele pretendia tornar-se rei e instalar o governo do império em Alexandria para ficar junto da amante. Em 44 a.C., num dos episódios mais dramáticos da história de Roma, César foi assassinado por um grupo de republicanos. Sua morte pôs um fim à primeira campanha de Cleópatra pelo poder. Discretamente, retirou-se para o Egito à espera dos desdobramentos que não tardariam, na luta em Roma.
Marco Antônio sobe ao poder. Para consolidar-se, Antônio sonha com uma invasão da Pérsia e, para esse objetivo, convoca todos os aliados da República Romana a um encontro em Tarso, na Síria. É a oportunidade que Cleópatra esperava para voltar à História. Sua entrada é nada menos que triunfal. Baseado nos textos de Plutarco, o dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) imortalizaria acenara peça Antônio e Cleópatra, em que a rainha, adornada como Vênus, aparece na popa dourada de um barco com velas de cor púrpura enfunadas ao vento. Cleópatra se faz abanar com plumas de avestruz por meninos vestidos de Cupido, enquanto, ao som de flautas, oboés e alaúdes, escravos movem ritmicamente os remos de prata. Dado a festas e ostentações, como poderia Marco Antônio resistir? No golpe de misericórdia, Cleópatra, aos 29 anos e no auge de seus encantos, convida o general quarentão para um banquete inigualável. Segundo Plutarco, dai em diante Cleópatra fez o que quis de Marco Antônio: Ela despertou e inflamou paixões até então adormecidas em sua natureza, abafou e finalmente corrompeu quaisquer resquícios de bondade e justiça que ainda subsistissem nele. Na realidade, o general era emotivo, bêbado e mulherengo.
Em 34 a.C., Antônio deu a Cleópatra, como prova de amor, a ilha de Chipre, mais a Líbia e a Síria, a Armênia, a Média (no noroeste do atual Irã) e a Cilícia (sudeste da atual Turquia) — e, é claro, o velho Egito.
Mas em Roma, tais doações foram usadas por Otávio para indispor o populacho contra seu rival. Não tardou que ambos se guerreassem. A batalha de Ácio, no leste da Grécia. em 31 a.C., foi definitiva. Embora seu exército fosse melhor preparado, Antônio não conseguiu furar o bloqueio marítimo montado por Otávio. Cleópatra, ao lado do amante, foi a primeira a reconhecer a derrota e fugir para o Egito. Para não perdê-la, Marco Antônio foi atrás, abandonando os que ainda lutavam — pecado imperdoável para um chefe militar. No Egito, o par formou a sociedade dos "inseparáveis na morte".
Como bom soldado, ele matou-se com a espada. Cleópatra, porém, tinha apego à vida. Prisioneira dos romanos, com 39 anos, apelou para a velha fórmula, tentando seduzir Otávio. Mas este recusou o jogo. Não restou mais nada à rainha senão suicidar-se, fazendo-se picar por uma áspide, pequena cobra venenosa.  
"Cleópatra é capaz de deixar qualquer homem a seus pés, mas homem algum pode ser feliz a seu lado.
Vivendo num ambiente de opulência e sensualidade — a corte dos faraós na faustosa Alexandria — Cleópatra é esculpida como a mulher irresistível que usa o corpo para conseguir o que quer dos homens e depois os descarta.

Aprendemos preciosas lições bíblicas na vida de Ceópatra:

1-   O poder de sedução da mulher é indiscutível. Leia para compreender melhor esta questão o capítulo “Apostasia no Jordão”, de Patriarcas e Profetas, de Ellen White. E ela vaticina: Satanás “emprega agora os mesmos fatores que empregou há três mil anos atrás. Por meio de amizades mundanas, pelos encantos da beleza, pela procura dos prazeres, folguedos, festins ou bebidas, tenta ele à violação do sétimo mandamento”. pág. 483.
2-   Sendo assim, cada mulher precisa saber controlar tal poder, sempre usando-o para o bem. A sedução foi autorizada por Deus para a conquista de um namorado, e para o convívio sexual dos cônjuges dentro do casamento. Fora disto é pecado. Jamais a mulher deve usar tal poder para seduzir os homens, e depois “descartá-los”,  ou mesmo para conseguir seus objetivos de vida. O caminho para o sucesso da vida- seja estudantil, profissional, amoroso ou social- passa pelos critérios divinos, que são a pureza de corações, vencer as dificuldades com persistência, nunca usar a “influência” de outros para conseguir algo, e muita ética. Uma vida que não segue tais requisitos, acabará tão trágica como a de Cleópatra: um desprazer pela vida, falta de sentido existencial, crise de consciência, suicídio.
3-   Jovem: cuidado com quem você escolhe para namorar. Melhor: qual é o seu critério de escolha ao procurar uma moça(o) para namorar? Apenas os atributos físicos, ou junto deles, busca a personalidade total de outra pessoa a complementar a sua? Convido-o a ler a história de Sansão, e também os capítulos 5 e 7 de Provérbios. Que Deus o abençoe.   SUPER, 03-90    

9-NENUM GATO CAI DE PÁRA-QUEDAS
IJ 2000. 30
ü  Dois gatos foram recrutados pela Força Aérea Real da Grã-Bretanha em 1954 e fizeram um salto-teste de pára-quedas, a partir de uma altitude de 350 pés. Por que? Na floresta de Malyan, um forte inglês estava infestado de ratos. Os líderes da guarnição pediram ajuda porque  estes roedores ameaçavam destruir todo o suprimento de alimentos que tinham. Então a força aérea enviou à “batalha” uma pequena equipe de felinos pára-quedistas para colocar um fim aquele problema. Imagine só vários gatos caindo de pára-quedas. Assim o problema foi resolvido.
v  Jovem, gatos não caem de pára-quedas. Todo relacionamento que vale a pena, significativo, especial precisa ser construído, com muita dedicação, esforço, e oração. Somente assim nossa vida pode ser profunda e feliz.
v  CONSTRUA SEUS RELACIONAMENTOS DE FORMA PERMANENTE.

Pr. Marcelo Carvalho 09 fevereiro 2001 Campo Limpo SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário