Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Sobre a parabola de Lucas 16

Quem é fiel no pouco também é fiel no muito. Luc. 16:10.
Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito. Luc. 16:10.
Estudai a instrução que se encontra em Mateus 25:14-46. Comparai esta instrução com o registro de vossa vida. Afaste todo homem o seu orgulho. ...
Para alguns, o desvio da perfeita lealdade nos negócios poderá parecer de pouca importância, mas nosso Salvador não o considera assim: Suas palavras nessa questão são claras e explícitas: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito." Luc. 16:10. O homem que comete fraudes em coisas pequenas, também as cometerá em coisas grandes se lhe sobrevier tentação.
Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor. Mat. 25:23.
Deus está provando a cada um de nós. Ele nos confia talentos, para ver se seremos completamente altruístas no uso que deles fizermos. Ele nos diz com clareza: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito." Luc. 16:10. "Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?" Luc. 16:12.
Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mat. 25:21.
Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Luc. 16:10.
Em todas as particularidades da vida devem ser mantidos os mais rigorosos princípios de honestidade. Estes não são os princípios que governam o nosso mundo, pois Satanás - enganador, mentiroso e opressor - é o dominador, e seus súditos seguem-no e cumprem seus propósitos. Mas os cristãos labutam sob um Senhor diferente, e suas ações devem ser efetuadas em Deus, sem levar em conta todo o ganho egoísta. O afastamento da perfeita eqüidade numa transação comercial pode parecer algo insignificante na opinião de alguns, mas nosso Salvador não o considerou assim. Suas palavras sobre este ponto são claras e explícitas: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito." Luc. 16:10.
Estudai a instrução que se encontra em Mateus 25:14-46. Comparai esta instrução com o registro de vossa vida. Afaste todo homem o seu orgulho. ...
Vivemos hoje no grande dia da expiação. No cerimonial típico, enquanto o sumo sacerdote fazia expiação por Israel, exigia-se de todos que afligissem a alma pelo arrependimento do pecado e pela humilhação, perante o Senhor, para que não acontecesse serem extirpados dentre o povo. De igual modo, todos quantos desejem seja seu nome conservado no livro da vida, devem, agora, nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza pelo pecado e em arrependimento verdadeiro. Deve haver um exame de coração, profundo e fiel. O espírito leviano e frívolo, alimentado por tantos cristãos professos, deve ser deixado. Há uma luta intensa diante de todos os que desejam subjugar as más tendências que lutam pelo predomínio. A obra de preparação é uma obra individual. Não somos salvos em grupos. A pureza e devoção de um, não suprirá a falta dessas qualidades em outro. Embora todas as nações devam passar em juízo perante Deus, examinará Ele o caso de cada indivíduo, com um escrutínio tão íntimo e penetrante como se não houvesse outro ser na Terra. Cada um deve ser provado, e achado sem mancha ou ruga, ou coisa semelhante.
Quem é fiel no pouco também é fiel no muito. Luc. 16:10.
Deus deu à mente humana grande energia, energia para mostrar que o Criador dotou o homem com capacidade para realizar uma grande obra contra o inimigo de toda justiça, força para mostrar que vitórias se podem obter no conflito com o mal. Aos que cumprem o desígnio de Deus para eles, serão ditas as palavras: "Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei." Mat. 25:23. Carta 141, 1902.
Os juízos do Senhor já se acham espalhados pela Terra, como vemos nas tempestades, inundações, tormentas, terremotos, em perigos em terra e no mar. O grande EU SOU está falando aos que anulam a Sua lei. Quando a ira de Deus for derramada sobre a Terra, quem poderá subsistir? É agora o tempo do povo de Deus se mostrar fiel aos princípios. Quando a religião de Cristo estiver mais em desprezo, quando Sua lei for mais rejeitada, então, nosso zelo deve ser mais fervoroso e mais inabaláveis nossa coragem e firmeza. Permanecer na defesa da verdade e da justiça quando a maioria nos abandona, combater os combates do Senhor quando são poucos os campeões - eis o que será a nossa prova. A esse tempo precisamos tirar entusiasmo da frieza dos outros, coragem de sua covardia, lealdade de sua traição. ...
Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor. Mat. 25:21.
pequeninos confiados a nosso cuidado? São os membros mais novos da família do Senhor. Ele diz: "Toma este filho, esta filha, cria-os para Mim e prepara-os para que sejam lavrados 'como colunas de palácio', a fim de que resplandeçam nos átrios do Senhor." Obra preciosa! Importante obra! Vemos, no entanto, mães que suspiram por um campo mais vasto de trabalho, por alguma obra missionária a ser feita. Se tão-somente pudessem ir à África ou à Índia, creriam estar fazendo algo. Assumir, porém, os pequenos deveres diários da vida e cumpri-los fiel e perseverantemente, parece ser para elas algo sem importância. Por quê? Acaso não é freqüentemente porque a obra da mãe é tão pouco apreciada? Ela tem milhares de cuidados e responsabilidades de que o pai raramente tem algum conhecimento. Com demasiada freqüência ele retorna ao lar trazendo consigo os cuidados e as perplexidades dos negócios, que projetam sua sombra na família, e se não encontra tudo a seu gosto no lar, dá expressão a sentimentos de impaciência e de censura. Pode gabar-se do que realizou durante o dia, mas o trabalho da mãe, a seu ver, vale muito pouco, ou pelo menos não é estimado. Para ele, os cuidados que ela tem parecem insignificantes. Só precisa cozinhar, cuidar dos filhos, às vezes bastante numerosos, e manter a casa em ordem. Ela procurou, durante o dia todo, fazer com que o mecanismo doméstico funcionasse suavemente. Embora estivesse cansada e perplexa, procurou falar bondosa e alegremente, ensinar os filhos e conservá-los no reto caminho. Tudo isso custou esforço e muita paciência de sua parte. Ela não pode, por sua vez, gabar-se do que realizou. Parece-se-lhe que não efetuou coisa alguma. Mas não é assim. Conquanto os resultados de seu trabalho não sejam visíveis, anjos de Deus observam a ansiosa mãe, notando os fardos que carrega dia a dia. Talvez o seu nome jamais apareça nos anais da História ou receba a honra e o aplauso do mundo, como pode suceder com o do esposo e pai; mas é imortalizado no livro de Deus. Ela está fazendo o que pode, e sua posição,
Os jovens, especialmente, devem sentir que lhes cumpre exercitar a mente, e aproveitar toda oportunidade de se tornarem inteligentes, para oferecerem serviço aceitável Àquele que por eles deu Sua preciosa vida. E ninguém cometa o erro de se considerar tão bem educado que não tenha mais necessidade de estudar livros ou a natureza. Aproveite cada um toda ocasião com que, na providência de Deus, ele é favorecido, para adquirir tudo quanto é possível na revelação ou no conhecimento. Devemos aprender a estimar devidamente as faculdades com que Deus nos dotou. Se um jovem tem de começar no primeiro lance da escada, não se deve desanimar, mas assentar subir lance após lance, até ouvir a voz de Cristo dizendo: Filho, vem mais para cima. "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21.
exigia-se de todos que afligissem a alma pelo arrependimento do pecado e pela humilhação, perante o Senhor, para que não acontecesse serem extirpados dentre o povo. De igual modo, todos quantos desejem seja seu nome conservado no livro da vida, devem, agora, nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza pelo pecado e em arrependimento verdadeiro. Deve haver um exame de coração, profundo e fiel. O espírito leviano e frívolo, alimentado por tantos cristãos professos, deve ser deixado. Há uma luta intensa diante de todos os que desejam subjugar as más tendências que insistem no predomínio. A obra de preparação é uma obra individual. Não somos salvos em grupos. A pureza e devoção de um, não suprirá a falta dessas qualidades em outro. Embora todas as nações devam passar em juízo perante Deus, examinará Ele o caso de cada indivíduo, com um exame tão íntimo e penetrante como se não houvesse outro ser na Terra. Cada um deve ser provado, e achado sem mancha ou ruga, ou coisa semelhante.
Quão poucos apreciam estas bênçãos! Quão poucos aproveitam seu talento, aumentando sua utilidade no mundo! O Senhor deu a cada um a sua obra. Deu a cada qual de acordo com sua aptidão, e seu legado acha-se em proporção com a sua capacidade. ... Faça o comerciante os seus negócios de modo que glorifique seu Senhor, por motivo de sua fidelidade. Introduza ele sua religião em tudo que faz, e revele aos homens o espírito de Cristo. Seja o mecânico um diligente e fiel representante dAquele que labutava nas humildes carreiras da vida, nas cidades da Judéia. ...
Vivemos hoje no grande dia da expiação. No cerimonial típico, enquanto o sumo sacerdote fazia expiação por Israel, exigia-se de todos que afligissem a alma pelo arrependimento do pecado e pela humilhação, perante o Senhor, para que não acontecesse serem extirpados dentre o povo. De igual modo, todos quantos desejem seja seu nome conservado no livro da vida, devem, agora, nos poucos dias de graça que restam, afligir a alma diante de Deus, em tristeza pelo pecado e em arrependimento verdadeiro. Deve haver um exame de coração, profundo e fiel. ... Há uma luta intensa diante de todos os que desejam subjugar as más tendências que insistem no predomínio. A obra de preparação é uma obra individual. Não somos salvos em grupos. A pureza e devoção de um, não suprirá a falta dessas qualidades em outro. ... Cada um deve ser provado, e achado sem mancha ou ruga, ou coisa semelhante. O Grande Conflito, págs. 483 e 489 e 490.
Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor. Mat. 25:23.
pano e escondido na terra. Fazei pelo Mestre o que puderdes. "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito." Luc. 16:10. O Mestre usará todo talento que Lhe dedicarmos. Vosso mérito é determinado pela fidelidade com que fazeis as coisas pequenas. Todos necessitam aprender nos pormenores da vida diária a construir para o momento e para a eternidade. Então será finalmente escrito diante do nome de cada um, nos livros do Céu, o mais precioso elogio: "NEle, estais aperfeiçoados." Col. 2:10. Manuscrito 63, 1899.
Um dos pecados que constituem um dos sinais dos últimos dias é serem professos cristãos mais amantes dos prazeres do que de Deus. Tratai sinceramente com vosso coração. Examinai cuidadosamente. Quão poucos são os que, depois de um exame fiel, podem olhar para o céu e dizer: "Eu não sou desses que aí se acham descritos. Eu não amo os prazeres mais do que a Deus!" Quão poucos podem dizer: "Estou morto para o mundo; a vida que agora vivo, vivo-a na fé do Filho de Deus. Minha vida está escondida com Cristo em Deus, e quando aparecer Aquele que é minha vida, eu também aparecerei com Ele em glória"! Gál. 2:20.
Devemos aprender a estimar devidamente as faculdades com que Deus nos dotou. Se um jovem tem de começar no primeiro lance da escada, não se deve desanimar, mas assentar subir lance após lance, até ouvir a voz de Cristo dizendo: Filho, vem mais para cima. "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 213.
Ao homem que negociara fielmente com seus talentos, o Senhor disse: "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21. Do que tinha apenas um talento, esperava-se que também fizesse o máximo ao seu alcance. Houvesse negociado com os bens de seu Senhor, e Ele lhe teria multiplicado o talento.
Tem havido, ligados à casa publicadora, os que não sabem e não desejam saber por experiência quanto custou aos seus predecessores desenvolver a obra. Quando estes últimos obreiros aceitaram tomar parte nela, não entraram em parceria com Deus. Não reconhecem os princípios e condições que têm de governar o instrumento humano em cooperação com o divino. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16. Homem algum que não seja participante desse amor que se sacrifica, acha-se preparado para trabalhar por Deus. Muitos andam erradios ao longo do caminho, agarrados ao seu fardo de egoísmo, como se fosse precioso tesouro, cuidando diligentemente de seguir o seu próprio caminho. Quando baterem à porta do Céu, dizendo: "Senhor, Senhor, abre-nos!" (Mat. 25:11) muitos ouvirão as palavras: "Aqui não entrará ninguém senão os que estão em condições de receber a bênção celestial: 'Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor.' Mas te serviste
Se, ao obter conhecimentos, aumentardes vosso amor a vós mesmos e vossa tendência a recusar-vos assumir responsabilidades, será melhor que desistais de educar-vos. Se amardes e idolatrardes os livros, permitindo que se interponham entre vós e vossos deveres, de modo que vos sintais relutantes em abandonar vossos estudos e vossas leituras, para fazer um trabalho necessário, que alguém terá que fazer, deveis então restringir vosso desejo de estudar, e cultivar o amor ao fazer os trabalhos em que não tendes interesse agora. Quem for fiel no pouco, será também fiel nas grandes realizações. Testimonies, vol. 3, págs. 223 e 224.
O desvio da perfeita honestidade nos negócios pode, na estima de alguns, ser coisa de pouca importância, mas não a considerava assim o nosso Salvador. Suas palavras, nesta questão, são claras e explícitas: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito." Luc. 16:10. O homem que assim engana o próximo, em pequena escala, enganará em escala maior se a tentação lhe vier. Uma falsa representação em questões de pouco valor, tanto é desonestidade à vista de Deus como a falsidade em assuntos de maior importância.
Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor. Mat. 25:21.
Deus nos tem dado talentos para que os usemos para Ele. A um dá Ele cinco talentos, a outro dois, e a outro um. O que tem um só não pense em escondê-lo. O Senhor sabe onde está escondido. Ele sabe que não está produzindo nada para Ele. Quando o Senhor vier, perguntará aos Seus servos: Que tendes feito com os talentos que vos confiei? E ao dizerem os que receberam cinco e dois, que ganharam outros tantos, Ele lhes dirá: "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21. Assim dirá Ele também ao que receber um talento mas o aplicar. ...
É a negligência das coisas pequenas, as ninharias, que envenenam a felicidade da vida. A fiel execução das coisas pequenas compõe a soma de felicidade a ser obtida nesta vida. Aquele que é fiel no pouco é fiel também no muito. O que é infiel ou injusto no mínimo sê-lo-á no máximo. Testimonies, vol.2, pág. 700.
Tendes vós confessado a Cristo dizimando fielmente a hortelã, o endro e o cominho? Quando damos o dízimo ao Senhor, não estamos dando senão o que Lhe pertence, cuja retenção é furto e roubo. ... Revela o vosso livro de contas que lidastes fielmente com vosso Senhor? Sois pobres? Dai então o vosso pouco. Fostes abençoados com abundância? Então certificai-vos de pôr de lado aquilo que o Senhor registra como Seu. ... A negligência de confessar a Cristo em vosso livro de contas, separa-vos do grande privilégio de ter o nome no livro da vida do Cordeiro. Manuscrito 13, 1896.
Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito. Luc. 16:10.
Tudo quanto somos ou possamos ser, pertence a Deus. A educação, a disciplina e a habilidade em todo sentido, devem ser usadas para Ele. O capital é Seu, e o aproveitamento são os lucros que de direito pertencem ao Mestre. Quer a importância confiada seja grande quer pequena, o Senhor requer que Seus mordomos façam o que puderem. Não é a importância depositada ou o aproveitamento obtido que traz aos homens a aprovação do Céu, mas a fidelidade, a lealdade a Deus, o amoroso serviço prestado, que trazem a bênção divina: "Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo de teu Senhor". Mat. 25:23. Esta recompensa de alegria não espera até entrarmos na cidade de Deus, mas o servo fiel tem um antegozo dela mesmo aqui nesta vida. Signs of the Times, janeiro de 1893.

Os verdadeiros cristãos são fiéis nas pequenas coisas, lembrando-se de que a Palavra de Deus declara: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito." Luc. 16:10. Uma obediência fiel e firme das palavras de Cristo torna os homens puros de mente, resolutos em propósito, e fiéis em toda situação da vida.
Há pessoas a serem salvas ao nosso redor, e cada um tem uma obra a cumprir a fim de se reconciliar com Cristo. Esta é a obra que deve ser abraçada no ano novo. Estamos vivendo para o tempo e para a eternidade, e desejamos que a luz resplandeça em nosso caminho e em troca desejamos estender essas bênçãos a outros. A única maneira de sermos representantes de Cristo é amando-nos uns aos outros, e se refletirmos a imagem de Cristo, então quando entrarmos pelos portões da cidade, ouviremos dizer: "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21.
Tremo especialmente pelas mães, ao vê-las tão cegas e sentindo tão pouco as responsabilidades que recaem sobre uma mãe. Vêem Satanás trabalhando numa criança obstinada de até mesmo poucos meses de idade. Cheio de maligna paixão, Satanás parece estar tomando posse absoluta. Mas pode haver, talvez, na casa uma avó, uma tia, ou algum outro parente ou amigo, que procurará fazer este pai crer que seria crueldade corrigir a criança; quando a verdade é justamente o contrário, e a maior crueldade é deixar Satanás tomar posse daquela criança tenra e indefesa. Satanás deve ser repreendido. Seu domínio sobre a criança deve ser quebrado. Se for necessária a correção, sede fiéis, verdadeiros. O amor a Deus e a verdadeira piedade pela criança levarão ao fiel desempenho do dever. Review and Herald, 14 de abril de 1885.

Nenhum comentário:

Postar um comentário