Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012

A Bíblia é UMA SÓ; o Sábado é lindo e, a Graça, maravilhosa!

A resposta a seguir foi dada a um irmão que negou a importância do Sábado. Dei-lhe algumas explicações sobre o que escreveu (estão num dos posts), mas, creio ser importante colocar na primeira página do blog para que você tenha acesso mais fácil.
Ótima leitura!
Resposta:
Bom: já que você pretende me mostrar “de um jeito simples que eu estou errado”, pretendo lhe mostrar de modo simples – e de maneira cristã – que você não compreendeu plenamente a mensagem bíblica. Vamos lá:
Realmente, as citações que usei são tanto do Novo (onde Jesus e os apóstolos guardaram o Sábado – e não o domingo) quanto do Velho Testamento. Não sei se o irmão sabe, mas, para Deus não há divisão (me refiro aos livros) entre Velho e Novo Testamento. A BÍBLIA É UMA SÓ. Veja os textos a seguir:
“Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?” João 5:46-47.
Jesus diz que quem crê nos Escritos de Moisés, crê nEle. E mais: o método de ensino bíblico utilizado por Jesus é o uso de Antigo Testamento (pois, nos dias dEle o Novo não existia. Quando Cristo pede para examinarmos a Bíblia, em João 5:39, a Bíblia dEle era o Antigo Testamento!):
“E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” Lucas 24:27.
Veja agora esse texto de Paulo:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” 2 Timóteo 3:16.
O termo “toda” vem do grego “paza” e significa “cada escrito”. Cada escrito da Bíblia – seja do AT ou no NT – é inspirado por Deus Espírito Santo.
E o que diz Pedro? “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.” 2 Pedro 3:15-16.
Se Jesus, Paulo e Pedro (entre outros) usavam o Antigo Testamento e o tinham como regra de fé – também o faço. Quem nega parte da Bíblia não segue plenamente a vontade de Deus.
Portanto, o Espírito Santo me autoriza a usar toda a Palavra de Deus para ensinar um assunto.
Os dois mandamentos
Os mandamentos de Mateus 22:34-40 são o resumo do Decálogo. Quando você observa os quatro primeiros mandamentos está demonstrando seu amor a Deus; ao colocar em prática os últimos seis, está amando o próximo. O resumo da Lei é uma evidência de que ela não foi abolida (por que resumir algo que não está mais em vigor?) Prova disso está na declaração de Cristo em Mateus 5:17 de que Ele veio “cumprir” a lei. O termo grego para “cumprir” é “pleroo” e significa “completar”, “encher”. Ou seja: Jesus não veio tirar um til da Lei (veja Mateus 5:18) e sim dar a ela o verdadeiro e amplo significado.
Não é só pelo fato de Jesus e Paulo lerem a Bíblia no Sábado que usei Lucas 4:16 e Atos 17:2 como argumento. O termo grego para “seu” (“segundo o seu costume”) no original nos transmite a ideia de que, mesmo Jesus e Paulo lendo a Bíblia (lembre-se: o Antigo Testamento) todos os dias, eles guardavam o Sábado de livre e espontânea vontade. Não o faziam isso “porque eram judeus”. Não há como dizer o contrário com base no peso das evidências bíblicas, especialmente quem conhece pelo menos o mínimo do grego bíblico.
Gênesis 2:2
Sinceramente, não sei que problema o irmão vê neste texto. Será que ele contradiz todo o contexto (verso 1-3) que firma que Deus abençoou e santificou o dia de Sábado? Essa atitude de Deus em relação ao Sétimo Dia deveria ser importante para você, um seguir dEle.
A seguir, transcreverei um breve estudo do Prof. de grego (hoje falecido – o Prof. Pedro Apolinário) a respeito do texto:
É um fato aceito por todos nós, deduzível da leitura de Gênesis 1:31 e 2:1, que Deus acabou a sua obra criativa no sexto dia: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”. Gênesis 1:31. “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército”. Gênesis 2:1.
Veja também Êxodo 20:11: “porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”.
O verso 2 do segundo capítulo parece contradizer esta crença ao declarar: “E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra…”
Creem alguns comentaristas que há aqui uma deficiência de linguagem, pois a leitura dos dois versos anteriores de Gênesis 2:2 nos evidencia que a obra já estava concluída no sexto dia. A pobreza dos tempos verbais em hebraico talvez seja responsável por esta aparente divergência. O sentido do original devia ser este: “estando já acabada a obra no sétimo dia”.
O mui conhecido e digno de crédito comentarista Adão Clarke (é Metodista) assim se expressou sobre este verso:
“É voz geral da Escritura que Deus terminou toda a criação em seis dias e repousou no sétimo, dando-nos um exemplo de que trabalhemos seis dias e no sétimo descansemos de toda atividade manual. É digno de nota que a Septuaginta, a Siríaca e a Samaritana dizem sexto dia, em vez de sétimo; e isto deve ser considerado certo”. Ele conclui suas explicações aventando a hipótese de ter havido uma confusão no hebraico entre os números 6 e 7 por serem muito parecidos.
O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia afirma sobre Gênesis 2:2:
“Têm sido feitas várias tentativas para resolver a aparente dificuldade entre os versos 1 e 2; um declara que a obra de Deus foi terminada no sexto dia e o outro no sétimo. A Septuaginta e a versão samaritana têm escolhido o caminho mais fácil para resolver o problema, substituindo com a palavra ‘sexto’, a palavra ‘sétimo’ do texto hebraico… ‘Acabou’ Yekal (hebraico). Alguns eruditos, começando por Calvino têm traduzido Yekal como ‘havia acabado’, o que é gramaticalmente possível…”
Fonte: Pedro Apolinário. Leia e Compreenda Melhor a Bíblia, págs. 126 e 127.
Acréscimo meu:
A Bíblia Nova Versão Internacional tem uma ótima tradução para esse verso: “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.”
No início do quarto mandamento, a Palavra de Deus continua com o imperativo: “Lembra-te…”. Não ignore a voz de Deus, irmão. Não se esqueça do único mandamento dEle que serve como uma bandeira no tempo para reafirmar que Ele é o Criador e que o evolucionismo não tem a verdade.
A graça de Jesus e a lei
Não me veja como um “legalista” irmão, pois, não acredito (e nenhum adventista informado) em salvação pelas obras. Creio que o Sábado é um memorial do Criador (Êxodo 20:8-11) e procuro exaltar a Deus em todos os dias da semana, mas, de forma especial no dia que Ele abençoou e santificou (pois é separando 24h que temos mais tempo para isso). Aceito o Senhorio dEle em minha vida mesmo que guardar o Sábado num mundo pós-moderno seja “nadar contra a correnteza”.
Pela graça de Cristo sigo confiante na Salvação e, quando tenho meus tropeços, vou a Ele (Hebreus 4:14-16) e conto com o perdão gratuito do Salvador (1 João 1:9). Todavia, não posso me esquecer de que, mesmo não sendo salvo PELAS obras (Efésios 2:8, 9), sou salvo e transformado pelo Espírito Santo PARA praticar boas obras (Efésios 2:10). Não como maneira de ser salvo, mas, por estar salvo.
Esse é o processo de santificação, “sem o qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).
Lembre-se irmão que, mesmo sendo salvos pela fé em Jesus, somos julgados pelas obras (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12). Isso é uma contradição bíblica? De modo algum. As obras demonstram o tipo de fé que temos: se ela é operante ou não. Por isso, o apóstolo nos orienta a obedecermos a Deus (lembrando que é Ele quem efetua em nós o querer e o realizar – Filipenses 2:13) pela fé:
“E que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações” Romanos 16:26.
Vamos continuar em nossas considerações, pois, podemos aprender muito um com o outro. O Espírito Santo nos guiará nesse amistoso diálogo.
Um abraço,
Leandro Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário