Pesquisar este blog

domingo, 24 de novembro de 2013

CONSEQÜÊNCIAS DA EXPANSÃO ROMANA





A expansão romana exigiu uma nova forma de administrar as terras conquistadas e, no plano interno, trouxe profundas modi¬ficações na sociedade.
A partir da conquista de terras fora da península Apenina, Roma passou a agrupar os territórios anexados em províncias, cujo sistema de exploração sofreu profundas trans¬formações. Enquanto na expansão inicial dava-se ênfase à conquista das terras incorporadas ao ager publicus, às alianças políticas e ao fornecimento de soldados, na fase pos¬terior da expansão romana destacava-se a cobrança de tributos anuais, em espécie ou moeda, o pagamento de indenizações de guer¬ra, a exclusividade na exploração das minas e principalmente o recrutamento de escravos entre a população dominada.
Nas regiões dominadas ficavam o exér¬cito e os governadores, que controlavam o poder civil e militar. A arrecadação dos im¬postos provinciais era arrendada pelo Estado romano a particulares - os publicanos - que se tornaram um poderoso grupo, de gran¬de importância nas lutas sociais travadas no final do período republicano.
A expansão romana provocou transfor¬mações radicais na vida econômica e social de Roma, sem, no entanto, alterar sua estru¬tura política.
Roma continuava sendo uma cidade-es¬tado governada pela aristocracia, através do seu principal órgão político - o senado. A camada aristocrática havia alterado sua com¬posição, com a incorporação dos plebeus ricos, mas não havia alterado suas concepções nem seus objetivos de controle exclusivo do poder. Mesmo essa nova aristocracia - a nobilitas - só muito lentamente recrutava novos quadros entre as camadas de maior renda, os équites ou cavaleiros, que passavam a ser conhecidos como "homens novos", dis¬criminados pela oligarquia que tradicionalmente controlava o poder.
Por outro lado, os plebeus, como já vi¬mos anteriormente, sofreram profunda estra-tificação interna, e os tribunos da plebe, pertencentes às camadas plebéias ricas, afas¬tavam-se cada vez mais das camadas popu¬lares.
Os pequenos proprietários, devido à mobilização permanente para a guerra, foram prejudicados e passaram a ter dificuldades de readaptação na vida agrícola, o que levou grandes contingentes populacionais a migrar as grandes cidades, enquanto outros grupos de pequenos proprietários arruinados passaram a trabalhar como camponeses contratados por grandes proprietários – os coloni.
A concentração de propriedades rurais levou ao aparecimento do latifúndio. Havia, portanto, em Roma, capital abundante nas mãos da aristocracia e mão-de-obra disponí¬vel, principalmente com o aumento do nú¬mero de escravos. A especialização agrícola, com produção voltada para o mercado, pas¬sou a dominar a vida econômica romana.
Foram essas transformações que geraram tensões, responsáveis pela crise da República: disputa entre a aristocracia da cidade de Roma e as elites provinciais; tensões no interior do exército, que necessitava do recrutamento dos camponeses, mas cuja ação só beneficiava os senadores e os éqüites; tensões de caráter étnico e cultural, agravadas pela escraviza¬ção das populações submetidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário