Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2018

CORAÇÃO DE PAI



CORAÇÃO DE PAI
Marcelo Augusto de Carvalho

JOÃO 1.1-3

- O mistério da encarnação de Jesus é tão profundo que, nem nesta vida, e nem no porvir, entenderemos completamente este seu tão grande amor.
* Ele era Deus.
* Estava com Deus.
* Criou o mundo.
* Dominava o Universo.
- Mas, ao ver a miséria em que o homem mergulhara diante do pecado de Adão, Ele deixou toda a Sua imensa glória, para morrer por nós.
14
* Tornou-se carne (rebaixou-se a um espermatozóide), a (uma gestação), a (um parto), a (usar fraldas), a ter como primeiro berço (uma manjedoura). * Ele tomou a forma humana, com 4 mil anos de pecado, para poder ficar entre nós!
FIL. 2.5-8. Não só isso.
* Tornou-se um servo de Deus, obedecendo-lhe em tudo.
* Tornou-se um servo dos homens, servindo-lhes em suas necessidades.
* Humilhou-se tanto, que aceitou a pior de todas as mortes, a morte de cruz.
O que diz-nos EGW sobre a encarnação de Jesus?
- Foi para manifestar essa glória que Ele veio ao mundo. Veio à Terra entenebrecida pelo pecado, para revelar a luz do amor de Deus, para ser “Deus conosco”.
- Foi um sacrifício voluntário.
- Contemplando o mundo, o Filho de Deus viu sofrimento e miséria. Viu, com piedade, como os homens se tinham tornado vítimas da crueldade satânica. Olhou compassivamente para os que estavam sendo corrompidos, mortos, perdidos. Estes tinham escolhido um dominador que os jungia a seu carro como cativos. Confundidos e enganados, avançavam, em sombria procissão rumo à ruína eterna - para a morte em que não há nenhuma esperança de vida, para a noite que não tem alvorecer. Agentes satânicos estavam incorporados com os homens. O corpo de criaturas humanas, feito para habitação de Deus, tornara-se morada de demônios. Os sentidos, os nervos, as paixões, os órgãos dos homens eram por agentes sobrenaturais levados a condescender com a concupiscência mais vil. O próprio selo dos demônios se achava impresso na fisionomia dos homens. Esta refletia a expressão das legiões do mal de que se achavam possessos. Eis a perspectiva contemplada pelo Redentor do mundo. Que espetáculo para a Infinita Pureza!
- O Rei da Glória muito Se humilhou ao revestir-Se da humanidade. Rude e ingrato foi o Seu ambiente terrestre. Sua glória foi velada, para que a majestade de Sua aparência exterior não se tornasse objeto de atração. Esquivava-Se a toda exibição exterior.
- Riquezas, honras terrestres e humana grandeza nunca poderão salvar uma alma da morte; Jesus Se propôs que nenhuma atração de natureza terrena levasse homens ao Seu lado. Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que O seguissem. O caráter do Messias fora desde há muito predito na profecia, e era Seu desejo que os homens O aceitassem em razão do testemunho da Palavra de Deus.
- Os anjos maravilharam-se ante o glorioso plano da redenção. Observavam a ver de que maneira o povo de Deus receberia Seu Filho, revestido da humanidade.
- Maravilhamo-nos do sacrifício do Salvador em permutar o trono do Céu pela manjedoura, e a companhia dos anjos que O adoravam pela dos animais da estrebaria. O orgulho e presunção humanos ficam repreendidos em Sua presença. Todavia, esse passo não era senão o princípio de Sua maravilhosa condescendência. Teria sido uma quase infinita humilhação para o Filho de Deus, revestir-Se da natureza humana mesmo quando Adão permanecia em seu estado de inocência, no Éden. Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça havia sido enfraquecida por quatro mil anos de pecado. Como qualquer filho de Adão, aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade. O que estes resultados foram, manifesta-se na história de Seus ancestrais terrestres. Veio com essa hereditariedade para partilhar de nossas dores e tentações, e dar-nos o exemplo de uma vida impecável.
- Permitiu Deus que viesse Seu Filho, impotente criancinha, sujeito à fraqueza da humanidade. Permitiu que enfrentasse os perigos da vida em comum com toda a alma humana, combatesse o combate como qualquer filho da humanidade o tem de fazer, com risco de fracasso e ruína eterna.
- Da amargura que cabe em sorte à humanidade, não houve quinhão que Jesus não provasse. Não faltou quem procurasse lançar sobre Ele desprezo por causa de Seu nascimento, e mesmo na infância teve de enfrentar olhares desdenhosos e ruins murmurações.
- Você pode me dizer: “Mas, sinceramente, eu não sinto esse amor hoje. Eu não me sinto amado por Deus agora”. Eu quero lhe provar que Deus te ama, de verdade.

1-  VOCÊ FOI ESCOLHIDO PARA NASCER.
v  Os cientistas conseguiram descobrir como acontece a reprodução, mas jamais conseguirão explicar como ele nos escolheu, conduzindo o corpo de nossos pais, a menstruação de nossa mãe e o desejo deles em terem um intercurso naquele dia exato quando fomos fecundados! Lembre-se de Salmo 139- Ele decidiu que nasceríamos antes mesmo da fundação da Terra!

2-  ELE NÃO TE ABORTOU! Ele já sabia como você seria, mas permitiu que você viesse mesmo assim.
v  Os testes de DNA. Feitos de uma substância comum a todos os seres, o DNA, os genes carregam informações necessárias à formação e ao desenvolvimento do ser vivo. Mas também comandam a destruição: todas as pessoas, sem exceção, trazem dentro dos genes pelo menos 5 ou 6 que podem ser causa de doenças. E a ciência já é capaz de dizer, pelo menos, em que parte do conjunto de genes encontram as falhas fatais que conduzem a 1000 doenças. Em muitos casos, basta analisar o sangue de uma pessoa - ou até fios de seu cabelo - para  saber se, dentro de suas células, esconde-se uma doença. Você pode me dizer que este avanço científico é ótimo, mas poderá trazer sérios problemas a todos.  Por exemplo: vamos dizer que um hospital está para investir milhares de dólares na formação de um de seus médicos. Mas, ao fazerem o teste genético, descobrem que ele terá o Mal de Parkinson. Como esta doença afetará o principal recurso do médico para operar seus pacientes, seus braços, é claro que o hospital não fará tal investimento. Além de discriminar a pessoa, ela sofrerá a doença anos antes de possuí-la.  Deus sabia quem seríamos. Ele conhecia todos os nossos erros e fracassos, nossos vícios e más tendências antes de nascermos. Mas nem assim nos abortou!   Super out. 94
v  Na antiga URSS, os médicos abortavam as crianças que eles percebiam que nasceriam defeituosas.
v  IJ 92 40. Luc. 12.6- Porque Jesus usou o exemplo do pardal para demonstrar seu amor por nós?  O pardal, diferentemente do que nos parece, é uma das criaturas mais egoístas e más que há na natureza. Originário da Àsia, adaptou-se rapidamente a todo o ecosistema do território nacional, sendo encontrado por toda parte. Vigoroso e rixento, alimenta-se de sementes, e acidentalmente de insetos. Porém, é prejudicial à lavoura, e forte concorrente de seus familiares mais fracos. É excessivamente briguento e egoísta. Onde ele domina, não aceita outros pássaros do seu tamanho. Sem cessar, ele atormenta seus pretensos rivais e, para eliminá-los de vez, lança mão de recursos baixos. Vai ao ninho desses, joga ao chão os ovos ou mata os pintainhos e toma posse da casa alheia. Desta forma elimina da região o passaredo alegre.  Mesmo sendo tão mal, Jesus afirmou que Deus sustenta o pardal. Mesmo que sejamos maus como os pardais, Jesus nos ama. Deus sua vida por nós.  

3- ELE TE PROTEGEU ATÉ HOJE.
- As inúmeras doenças que atacam nosso corpo a cada minuto. Ex- na pele, no estômago. Ele cuida.
- Os perigos da vida, os acidentes que poderiam te acontecer, ele te protegeu.
v  OS OSSOS:  o recém nascido tem 300 ossos, mas com o crescimento, muitos deles se fundem, chegando a 206 na vida adulta, completando todos o seu desenvolvimento aos 22 anos de idade. O maior osso de nosso corpo é o fêmur. Numa pessoa de 1,80 m ele mede 50 cm. O menor osso de nosso corpo é o estribo, no ouvido, com 0,25 cm. Os ossos representam 14% de nosso peso total.  O Guia dos curiosos 98.
v  O CORAÇÃO: quem o sustenta por tanto tempo sem parar? O coração bate 70 vezes por minuto/ 100 mil por dia/ 3 milhões por mês/ 37 milhões por ano. Em apenas 1 minuto, ele faz girar os 5 litros de sangue por todo o organismo, movimentando 400 litros de sangue por hora. Isto tudo com um peso de apenas 280 a 340 gramas.  O Guia dos curiosos 99.
v  OS MOVIMENTOS: todos os nossos movimentos começam pela ordem que sai do cérebro, passa pelos neurônios chegando a cada membro envolvido a realizar a tarefa desejada. Imagine que esta informação viaja a uma velocidade de 385 km/h, isto tudo dentro de você!  O Guia dos curiosos, 100.

4- ELE TE AMA, MESMO QUE VOCÊ NÃO SEJA UM VENCEDOR!
- Elias no Carmelo, e Elias na caverna. Abandonou Deus a Elias em sua hora de provas? Oh, não! Ele não amava menos Seu servo quando este sentiu-se abandonado de Deus e dos homens, do que quando, em resposta a sua oração, flamejou fogo do céu e iluminou o topo do monte.  PR 166.
- A Igreja: deus a ama, mesmo defeituosa como é. EGW
- Maria Madalena. João 20. 1-8. Ele atrasou a festa no céu por causa dela.
v  MARTIN FROBISHER e a GRAFITE  IJ 88-27. O ano era 1576. Martin Frobisher se pôs em pé nas praias da Ilha Baffin e olhou para a paisagem desolada e improdutiva. Nada havia  anão ser neve, gelo e rochas. Ele se abaixou para ver mais de perto as lisas pedras escuras que lhe ficavam aos pés. - Seria uma maravilha se elas possuíssem algum valor - pensou ele. Pegando uma delas, levou-a de volta à Inglaterra para mostrar o que havia encontrado ao rei. Logo a pedra preta despertou muitos comentários, e uma suspeita de que fosse outro tipo de ouro. Uma mineradora foi criada para trabalhar a pedra. Frobisher foi enviado em uma segunda expedição da qual retornou com 200 toneladas desta pedra. Voltou terceira vez com 15 navios lotados. Mas desta vez recebeu uma triste notícia: a pedra não servia para nada. Assim toda sua carga teve de ser jogada ao mar.  Mas esta atitude era um grande engano. 200 anos depois Abraão Werner descobriu que aquelas pedras nada mais eram do que grafite. Hoje, o grafite é um dos minérios mais valiosos e utilitários do mundo. Dele se fazem desde lápis até o núcleo dos reatores atômicos, como também na fabricação de diamantes.   Você e eu podemos parecer pedras pretas em uma praia sem qualquer valor. Mas Deus sabe que temos um imenso valor e utilidade, mesmo que os outros não reconheçam esta realidade. Se nos entregarmos a Ele, Ele nos fará jóias cintilantes em Seu reino, agora!

5- SE VOCÊ FOSSE O ÚNICO PECADOR, ELE VIRIA SÓ POR VOCÊ.
- Eva: se apenas Eva tivesse pecado, Jesus sairia do Éden, morreria por ela, e a traria de volta ao paraíso. Para Deus, não somos seres descartáveis.
- A ovelha perdida.  O pastor foi atrás daquela única ovelha errante, arriscando sua vida para salvá-la.
v  CLEÓPATRA IJ 88-73  Quando Marco Antônio chegou ao Egito, Cleópatra ofereceu-lhe um suntuoso programa de boas vindas a ele. Ele viu que os hóspedes em seu palácio se assentavam em sofás ornamentados com púrpura e ouro. Os servos abanavam os hóspedes com penas de avestruz, enquanto os músicos tocavam flauta e lira. Cortinas de seda com fios de ouro impediam a entrada do calor do deserto. Ela então lhe ofereceu o referido banquete que lhe custou o equivalente a 300 mil dólares! Ela usou 2 brincos de pérolas, as maiores do mundo naquela época. Cada pérola valia 22 mil dólares. Em um dado momento, ela as tirou das orelhas, fez sinal a um criado, que colocou em sua frente um copo com vinagre, onde ela depositou as pérolas que começaram a dissolver-se. Ela passou então a beber a primeira pérola. Antes que ela destruísse a segunda pérola, um general arrebatou-lhe o copo da mão e não permitiu que ela praticasse tal desperdício.    A parábola da pérola preciosa nos mostra que Deus nos avalia como se fôssemos as pérolas mais caras do mundo dando tudo o que tem para nos resgatar e nos ter para sempre consigo.
v  ARANHA MÃE  IJ 92-182  As aranhas mães desprovidas de teias, ao botarem seus ovos, os enrolam em seda e os transportam em seu corpo, amarados em seu abdome, enquanto ela realiza suas atividades diárias. Ela quase nunca os abandona. E mesmo quando caça, e precisa, os amarra em um raminho ali por perto. A aranha mãe lutará ferozmente para defender seu invólucro de ovos ou seus filhotes. Só lutará, porém, se eles estiverem em seu poder. Ao lhe serem retirados os ovos ou os filhos, deixa de lutar por eles e, certamente, logo os esquece para sempre.    Deu nunca se esquece de nós, mesmo que o rejeitemos.  Isa. 49.15.

ELE SÓ TE PEDE UMA COISA: QUE VOCÊ O AME ASSIM TAMBÉM.
- Todos nós teremos que provar se amamos ou não a Deus. Todos. Nossa vida dirá isso. Ele nos salvou. Devemos aceitar seu perdão. Mas para um dia estarmos no Céu, precisamos provar o que dizemos. Isto faremos, através dos anos, de nossas escolhas, de nosso sacrifício por Ele.
PAULO provou seu amor pelo Mestre.  II Cor. 11. 23-29
- Seus sofrimentos por Cristo demonstravam seus reais sentimentos por Ele.

SUNDAR SIGH- o apóstolo dos pés sangrentos.

APELO: Não diga que o amas. Prove!

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO. 10/11/99 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário