Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

ELE NÃO PODIA VOLTAR ATRÁS




Marcelo Augusto de Carvalho

MATEUS 3.1 e 2.

v  Um gato vadio, fugindo de um cão irado, subiu a um orelhão. Depois que o cão, vendo-se frustrado, foi embora, este, em meio à escura noite  pôs-se a miar alto e plangentemente. Logo apareceu à janela um cidadão nervoso que  procurou afugentar o animal. Não conseguindo aquietá-lo, chamou os bombeiros para que tirassem o gato do poste telefônico e trouxessem a tranqüilidade aos que dormiam àquela hora da noite. Vieram os bombeiros e depois de muita movimentação, com quase toda a população vizinha despertada, eles conseguiram restaurar a paz.
- E toda esta comoção simplesmente porque o gato não havia aprendido a voltar atrás. Mas os gatos não são as únicas criaturas que não aprenderam a voltar atrás. Os seres humanos se encontram em idêntica situação.
- Herodes: não quis voltar atrás quando percebeu a morte de J. Batista.
Muitos dizem: Eu sei que devo me arrepender- bebo, fumo, às vezes pego alguma coisa lá da minha firma, do meu chefe, sou orgulhoso, egoísta, tenho até 1 amante. Sei que isto é errado, aprendi com meus pais, e sei que se não mudar de vida irei me perder. Porém NÃO TENHO VONTADE DE MUDAR! FAÇO ISTO E APESAR DE NÃO DECLARAR AOS OUTROS EU GOSTO! NÃO SINTO DESEJO DE MUDAR E SINTO QUE NEM SE QUISER NÃO CONSIGO ME MUDAR!  QUE FAREI DIANTE DA MENSAGEM DO BATISTA?

A Bíblia fala que existem 2 tipos de arrependimento:  II COR. 7.10.

1. O ARREPENDIMENTO SEGUNDO O MUNDO
- Baseado no comportamento- QUERO ME ARREPENDER POR ALGO QUE FIZ.
- Pode até mudar a vida, mas muda apenas os atos (nunca o interior, as intenções), e ainda temporariamente.
- Você muda seus atos errados, mas lá por dentro continua o mesmo. E é só desaparecer o que está te provocando ameaça, volta a ser como era antes.
- Produz tristeza, isto é, apenas remorso, tristeza pelo que você perdeu ou passou, vergonha, decepção, e até mesmo mais rebeldia guardada.
Porque ocorre?
- Se arrepende por ter sido pego com a mão na massa! Não dá para dizer que não foi você! Detalhe- ESPERA ATÉ SER PEGO EM FLAGRANTE!

EXEMPLOS:
- A criança que fez arte na casa dos outros: os pais a mandam que conserte e peça desculpas ao dono. O faz, mas fica muito mais com vergonha do que arrependida.
- Quando seus filhos brigam: você os manda pedir desculpas. O fazem, mas 1 rosna para o outro. Estão constrangidos, pois sabem que se não o fizerem apanham do pai!
- Você quando é multado por excesso de velocidade: fica nervoso, se arrepende, mas do quê? Da multa ou por ter andado acima do permitido?
- O homem e a luz:
v  Certa vez um homem entrou em uma Igreja Católica e começou a orar bem alto, dizendo: “Ah! Senhor! Se não fosse aquela luz! Ah! Senhor! Se não fosse aquela luz!”- e não parava de repetir esta frase. O padre, preocupado com sua ovelha, que demonstrava, a seus olhos, uma devoção muito grande, lhe disse: “Irmão, o que ocorre contigo? Por que repetes tanto esta frase? O que foi que te fizeram?”. Ele respondeu: “É seu padre, se não fosse aquela luz, ninguém tinha me descoberto, e eu não teria sido preso!”. Chorava, não arrependido do que fizera, mas porque descobriram que estava roubando.

Este não pode ser 1 arrependimento genuíno. Por 2 razões:

1. NÃO MUDA VOCÊ- apenas te dá 1 cara lavada para esconder suas reais intenções. Todos vêem sua cara triste e se comovem, mas lá por dentro está arquitetando sua vingança!  Você é simplesmente 1 hipócrita.

2. VOCÊ TENTA FABRICAR SEU ARREPENDIMENTO- tenta  conscientizar-se  que está errado. Porém, a Bíblia nos que o arrependimento é 1 DOM DE DEUS. Nunca conseguiremos nos arrepender! Temos 1 natureza pecaminosa, e nossa única inclinação é pecar. GOSTAMOS DE PECAR E NÃO QUEREMOS MUDAR. Porém quando vamos a Deus Ele nos dá o arrependimento!
EX- Muitas vezes nos encontramos no lugar do homem cuja buzina do carro não funcionava. Assim, ele foi até a oficina providenciar o concerto. Porém, na portaria da garagem havia 1 cartaz que dizia: “Buzine para ser atendido”.

2- O ARREPENDIMENTO SEGUNDO DEUS.
- Baseado numa relação com Ele e não em atos- em nossa amizade.
- Muda sua atitude- atos, as intenções, por dentro e por fora.
- Porém tal mudança é estimulada por amar alguém, e não por medo do que sofrerá. UMA COISA É ARREPENDER-SE APÓS TER SIDO DEMONSTRADO SUA CULPA: OUTRA É CONFESSAR-SE CULPADO ANTES QUE TENHA SIDO ACUSADO, OU DESCOBERTO.
- Neste tipo de arrependimento, você VAI A DEUS, apesar de seus pecados, E ANDA COM ELE TODOS OS DIAS- LÊ SUA BÍBLIA, ORA, ANDA COM ELE. E assim, dEle, recebe o perdão.
COMO OCORRE?
- Não se arrepende de maus atos que praticou (isto é remorso), mas do que ELES CAUSARAM A QUEM VOCÊ AMA.

PODEMOS VER ESTA EXPERIÊNCIA NA VIDA DE   PEDRO.
Pedro foi 1 dos primeiros discípulos a quem Jesus chamou. Ele era 1 pessoa muito simples, não tinha quase nenhuma leitura nem estudo. Porém tinha talentos natos- ERA 1 LÍDER POR NATUREZA, RESOLUTO, BOM ORADOR, DE FÁCIL PENETRAÇÃO ERA SEU CORAÇÃO ETC...
Porém tinha 1 grave defeito- ERA EGOÍSTA. Sempre procurava seus interesses pessoais acima de tudo. Tanto foi isto que para se tornar discípulo, Cristo teve que fazer o milagre da PESCA MARAVILHOSA, convencendo-o que Jesus sustentaria sua família e suas necessidades se ele o seguisse.
Apesar disto, Cristo o chamou. E não só isto: Pedro tornou-se 1 dos AMIGOS MAIS ACHEGADOS DE JESUS. Os maiores milagres, os maiores sermões, as maiores demonstrações de poder de Jesus, Pedro presenciou como CONVIDADO ESPECIAL DE CRISTO- ANDOU SOBRE O MAR, VIU A TRANSFIGURAÇÃO, VIU A FILHA DE JAIRO SER RESSUSCITADA, VIU JESUS SOFRER A AGONIA NO Getsêmani  e tanto outros fatos importantes do ministério de Jesus.
Por 3 anos e meio andaram juntos como bons amigos. E Jesus nunca o destratou por seu egoísmo, mesmo sabendo do que se passava em seu coração.
Uma noite porém, Jesus foi preso por 1 grande multidão de ladrões. Pedro procurou defender seu grande mestre. Afinal de contas, era SEU MESTRE! Mas Jesus nada fez para salvar-se. Vendo esta atitude de Jesus, que fez Pedro? FUGIU, E ACONSELHOU AOS OUTROS DISCÍPULOS QUE FIZESSEM O MESMO!
Depois que a turba levou a Jesus para ser julgado e morto, Pedro e João criaram mais coragem que os outros discípulos e foram até onde Jesus estava, na sala do Sinédrio. João entrou, mas Pedro ficou lá fora, numa rodinha tentando se aquecer na fogueira.
Tentou se disfarçar- riu, brincou, falou alto, mas 1 das mulheres o reconheceu. Perguntou- “És 1 deles”. Com medo de que fosse preso ou pelo menos gozado, Pedro negou. Novamente negou, e foi mais adiante na terceira vez: Negou, xingou e ainda jurou que não conhecia este tal de Jesus. Neste momento, Jesus que estava apanhando dentro da sala, olhou para fora e deu de encontro ao olhar de Pedro. Pedro ficou mudo! Por que? APESAR DE Tê-LO NEGADO, O OLHAR DE JESUS PARA ELE ERA DE AMOR E COMPAIXÃO. QUERIA DIZER: “ ESTOU MUITO TRISTE PELO QUE ME FEZ. BEM AGORA QUE PRECISO TANTO DE 1 AMIGO. MAS AINDA ASSIM EU TE AMO!”
Aquele olhar fez Pedro pensar em toda sua vida: Ele se lembrou de quando Jesus o chamou à beira mar ( sabia que Jesus sabia de seus interesses, mas nem assim o enxotou). Da noite no lago quando ele quis dar 1 de bonzão sobre os colegas; porém Jesus o socorreu e o perdoou. Jesus havia lavado seus pés a poucas horas, mesmo ouvindo seus absurdos protestos. Lembrou-se de como Jesus o havia avisado de que o negaria, mas ele jurou: “Nunca te deixarei”. E agora? Lembrou de Jesus suando gotas de sangue no Getsêmani, de como pediu para que orassem por Ele, porém Pedro dormiu. E agora contempla Jesus: Ele foi surrado, cuspido, e julgado. Colocaram-lhe 1 roupa de zombaria e 1 coroa de espinhos que lhe encheu o rosto de sangue. Neste momento em que Ele mais precisava de 1 amigo, Pedro o traíra. Justamente Jesus, AQUELE QUE HAVIA SIDO SEU REAL E ÚNICO AMIGO NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS EM SUA VIDA.
Não pôde mais agüentar a cena. Levantou-se e correu sem parar. Cruzou toda Jerusalém, desceu ao Getsêmani, e foi ao lugar onde Jesus havia orado. Ali confessou sua culpa e desejou morrer. NÃO PODIA SUPORTAR O FATO DE TER MAGOADO SEU TÃO AMADO MESTRE.
PEDRO ARREPENDEU-SE ALÍ DE SEU ENORME EGOÍSMO, E PARA SEMPRE FOI DIFERENTE.

Só assim ocorre o arrependimento- ROMANOS 2.4.
- Só nos arrependemos quando vamos a DEUS, SOMOS SEUS AMIGOS,  E ANDAMOS COM ELE.
- Assim, vemos a MALIGNIDADE DE NOSSOS PECADOS, E QUANTO ELES FEREM O CORAÇÃO DE DEUS. Aí nos arrependemos pois tal sentimento brota do amor que ELE NOS DÁ.
O RESTO É FACHADA, HIPOCRISIA.
OBSERVAÇÃO- SÓ PODE SENTIR ISTO POR ALGUÉM QUANDO SÃO AMIGOS E QUANDO PASSARAM UM BOM TEMPO JUNTOS. Nunca nos sentimos comovidos pelo mau que praticamos por alguém desconhecido!

VOCÊ AINDA NÃO O AMA?
v  Em uma pequena cidade havia uma garota por nome  de TALITA, de 5 anos de idade. Faceira, inteligente, esperta, gostava muito de fazer amigo. Porém tinha uma amiga em especial, com quem sempre brincava. Ia à casa da amiga para brincarem. Um dia a mãe da colega ouviu-a dizer: Não ando com minha mãe. Não gosto dela. Por que? Ela é muito feia. Olhe só o rosto dela: todo cheio de rugas, o cabelo duro e a boca revirada para fora. NÃO GOSTO MESMO.
A mãe da colega ficou preocupada com aquilo e disse: vamos conversar.
Um dia a chamou no canto. Perguntou, e ela respondeu. Vou contar-lhe uma história: Há anos havia nesta cidade uma mulher que havia acabado de ganhar um bebê. Meses depois perdeu o esposo. Assim teve que ir morar num barracão que amigos lhe fizeram. Ali vivia. Para sustentar-se lavava roupa para fora. Um dia deixou o bebê dormindo e foi até a mercearia da esquina buscar mais sabão. Quando voltou, não se sabe como, a casa estava pegando fogo! Se lembrou do bebê. Chamou vizinhos. Mas não dava para entrar. Muito fogo. Que fez ela? Pegou um cobertor molhado e entrou no barraco. Enrolou a criança e a trouxe para fora. A CRIANÇA SE SALVOU, PORÉM A MÃE FICOU COM SEU CORPO TODO DEFORMADO. HORRÍVEL. SABE QUEM É ESTA MULHER ? SUA MÃE, E AQUELE BEBÊ VOCÊ. A menina entendeu o recado. Saiu apressada, correu pela rua e foi voando até em casa. Chegando alí, correu ao tanque- a mãe estava trabalhando, e sem a mãe esperar, ela deu um salto, pulou no colo da mãe abraçou-a quase soluçando, e disse: MAMÃE, VOCÊ É A MULHER MAIS LINDA DESTE MUNDO. EU ADORO VOCÊ!

O ARREPENDIMENTO É UM PROCESSO POR TODA A VIDA. Hoje não sinto arrependimento por muitos erros que cometi. E alguns que eu conheço, me arrependo bem pouco. À medida que andamos com Jesus, o arrependimento vai aumentando, tornando-se cada vez mais forte, mais genuíno.

FONTE - Fé que opera 1981 Morris Venden CPB

- Foi o Seu amor – Fernando Iglesias.

APELO: ANDE COM DEUS- LEIA A BÍBLIA, ORE, ANDE COM ELE. ARREPENDER


Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO ABRIL 1997 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário