Pr. Marcelo Augusto
de Carvalho
- A Igreja de Deus neste mundo
nada mais é do que seus fiéis seguidores- aqueles que vivem Suas leis, andam
com Ele todos os dias, e estão dispostos a morrerem a não perderem esta santa
comunhão por causa de algum pecado.
- A Igreja sempre esteve presente
em todos os momentos da história da Terra, em todos os tempos.
- No princípio em Abel, Sete,
Enos e todos aqueles patriarcas de Gênesis 5.
- Mesmo na mais escura época de
trevas espirituais do mundo antigo, Deus encontrou homens que não se mancharam
com o pecado: Enoque, Matusalém e Noé.
- Mesmo Cão e seu filho, e sua
descendência terem uma vida de erros, Sem e sua descendência escolheram
perseverar no Senhor.
- Após a queda de Babel, Deus
escolheu um homem, fiel e justo, para fazer de seus descendentes a nação santa,
o povo que levaria o Evangelho a todo o mundo: Abrão.
- Mesmo na família de Abrão,
houve fiéis e infiéis, e Deus continuou sendo louvado pelos primeiros: Isaque,
Jacó, José e seus irmãos.
- No Egito, houve aqueles que,
apesar de escravos, não perderam a visão celestial, à semelhança de Anrão e
Joquebede.
- Deus continuou sendo servido
por Moisés, Arão, Josué, Calebe, e tantos outros que não adoraram a Baal, e nem murmuraram à entrada de Canaã.
- No tempo dos juízes, havia uma
anarquia geral entre o povo de Deus, mas havia também pessoas que jamais
perderam os valores espirituais: Rute, Noemi, Boaz, Manoá, os tantos juízes, e
demais nunca mencionados.
- De Samuel até a monarquia,
quando os filhos de Eli semearam idolatria e imoralidade entre o povo, sempre
houve fiéis como Jessé, que guiou bem sua casa.
- No tempo dos reis, que durou
mais de 500 anos, de Saul até o cativeiro babilônico, houve muitos reis maus,
tanto em Israel, como em Judá.
Tão maus que seus pecados levaram o país à derrocada final.
Mesmo neste tempo onde ocorriam tantos assassinatos no poder, sedições e
enganos, houve fiéis como os 7 mil no tempo de Elias, a serva de Naamã, os
professores das escolas dos profetas, o bom rei Josafá, Ezequias, Josias, e os
tantos profetas que deixaram seus livros nas Escrituras.
- Nos dias de Jesus, mesmo a
religião judaica tendo caído num emaranhado de leis frias e sem significado,
havia homens que tinham o coração fervendo pela verdade, e que cumpriram a
vontade do Senhor: Zacarias, Maria, Simeão, Ana, Nicodemos, Simão Cirineu,
Jairo, Zaqueu, Bartimeu, Dimas, e tantos outros.
- A Igreja apostólica também teve
seu grande papel na história bíblica. No primeiro século, venceu todos os seus
inimigos, políticos, doutrinários, distância para pregar o evangelho, e cumpriu
sua missão alcançando a todos em sua geração.
- Do século VI ao século XVI, as
trevas espirituais imperaram por todo o mundo romano. As pessoas não tinham
acesso à Bíblia, e por isto criam em muitas tolices, e a moral era mera
formalidade hipócrita. Mas sempre houve homens puros de coração: Wicleff, Huss,
Lutero, e os amados valdenses e
huguenotes.
- No pós reforma, Deus continuou
tendo sua Igreja, pelos metodistas, pelos tantos missionários que forraram o
mundo com seu sangue de mátires no séculos XVIII e XIX.
O que a Bíblia especifica quanto
à Igreja de Deus, e sua base como organização e funcionamento?
1-
A Igreja é como um corpo. Efé. 2.16.
- esta idéia salienta a unidade e
a função que cada membro exerce nesta sociedade.
- sendo um corpo, a Igreja é o
organismo através do qual Ele compartilha de Sua plenitude.
- por este meio, a Igreja, Ele
concede vida espiritual, e graça poder a cada crente genuíno.
- como todos os órgãos do corpo
tem sua função e capacidade para exercitá-la, Deus fez a cada crente, dando-lhe
função na Igreja e capacidade para realizá-la.
2-
A Igreja é como uma família. Efé. 3.15.
- somos uma família por adoção e
pelo novo nascimento. Rom. 8.14, Jo. 3.8.
- Deus é nosso Pai- Gál. 4.6, e
nos relacionamos como irmãos- Tia. 2.15.
- Devemos praticar o
companheirismo- socialização, comunhão com Deus, e a procura do bem dos outros
irmãos.
- A Igreja é uma família
interessada pelas pessoas, onde estas são amadas, respeitadas e reconhecidas
como alguém.
- Lugar onde se reconhece que
todos dependem de todos.
- Onde os talentos são
desenvolvidos, e as pessoas crescem.
- Onde cada um é suprido, e
vela-se um ao outro.
- A unidade é buscada
respeitando-se a individualidade.
3-
A Igreja é o pilar e alicerce da verdade. I Tim.
3.15.
- A Igreja vela e protege, com a
própria vida, as verdades reveladas por Deus.
- Mas nunca se esquece que a
REVELAÇÃO da verdade é progressiva, podendo aparecer novas nuâncias de muitas
verdades a medida que os crentes estudam a palavra de Deus.
- Estas novas verdades devem ser
examinadas Segundo as Escrituras, e aí então aceitas ou rejeitadas.
4-
A Igreja é um exército- militante e triunfante.
Efé. 6.12.
- somos chamados a combater por
Cristo contra o inimigo da verdade.
- mas a Igreja é feita de
pecadores, pessoas falhas e débeis como quaisquer outras.
- sempre houve e sempre haverá
joio no meio do trigo- infiéis no meio de fiéis.
- a Igreja terá de lutar até o
fim do mundo, e principalmente no fim, contra as mentiras de Satanás. Apoc.
12.12-17. Por isto ela é militante, mas será triunfante quando Cristo voltar.
5-
Há a Igreja visível e a invisível.
- a visível é a organizada para o
serviço, mensurável, que todos podem enxergar plenamente.
- a invisível é composta por
filhos de Deus em todo o mundo, mas que possuem um pouco apenas de Sua verdade.
Porém, são extremamente fiéis àquilo que conhecem. Rom. 2.14.
A Igreja como organização tem:
1-
Membros- devem refletir claramente o caráter de
Jesus, e terem passado pelo novo nascimento. Devem aceitar os ensinos das
Escrituras, e o chamado de pregarem o Evangelho a todo o mundo.
2-
Obediência a Deus e ao Estado. Rom. 13.4-7. Mat.
22.21. Devemos obedecer a constituição de nosso país, pagar os tributos
devidos, como também se assim fazemos, merecemos as garantias que a lei, como
cidadãos, nos oferece. Porém, todas as leis civis estão abaixo da expressa
vontade divina, a qual devemos obedecer em todo momento.
3-
Momento de reunião e adoração. Heb. 10.25. Este hábito mantém aceso o amor
fraternal como a fé em momentos difíceis.
4-
O dever de instruir seus membros no conhecimento
das Escrituras. Mat. 28.20. Por isto temos as Lições da Escola Sabatina, as
Meditações Matinais, as aulas de Ensino Religioso, e os Estudos Bíblicos para
não membros.
5-
Administração das ordenanças divinas. A Igreja é
o instrumento de Deus para administrar o batismo, a Ceia do Senhor e o
lava-pés. Também, realizamos o casamento religioso, mas ele não é bíblico, o
que não deixa de ser uma boa prática.
6-
O governo da Igreja na Terra fica a cargo de:
- O
ES é o supremo dirigente da Igreja.
- Os
anciãos: são os líderes espirituais, os que pastoreiam a igreja local, sustenta
os membros mais fracos na fé, admoesta os desobedientes, alerta contra
ensinamentos que causam divisão ou heresias na Igreja, e é um exemplo de vida
para todos.
- Os
diáconos: instituídos para permitir que os apóstolos tivessem mais tempo para
seu ministério, eles servem para os assuntos temporais da Igreja, como também
para pregarem o Evangelho. Atos 6.
7-
A disciplina da Igreja.
a)
No tratamento de ofensas particulares. Mat.
18.15-18.
b)
No tratamento de ofensas públicas. Ofensas
flagrantes e rebeldes, que trazem vergonha para a Igreja, devem ser
imediatamente tratadas com o desligamento do ofensor do corpo de membros.
Depois de Ter sido informado, esta disciplina remove o mal como ajuda o pecador
a pelo menos estabelecer um critério moral para sua ação. I Cor. 5.4-7.
c)
A pessoas que causam divisões na Igreja. Rom.
16.17, II Tess. 3. 6,14-15- deve ser evitado. Se continuar neste caminho, deve
ser excluído. Tito 3.10-11.
d)
Devemos amar a todos os membros, com todos os
seus erros e defeitos, mesmo que não os suportemos pessoalmente. Imitemos o
exemplo de Cristo.
A HISTÓRIA DA IGREJA ADVENTISTA.
- Surgiu em cumprimento das profecias
de Apocalipse 10-11.
- Desde 1792 houve um grande
despertamento religioso por todo o mundo devido a onda dos Movimentos
Missionários protestantes. Isto foi iniciado por William Carey- missionário na
China. Ele traduziu a Bíblia, integralmente ou em partes para 40 línguas
diferentes.
- Dezenas de Sociedades Bíblicas
foram fundadas nos países mais avançados de então, esparramando as Escrituras
pela Terra.
Guilherme Miller (1782-1849)-
nasceu em Pittsfield, Massachussets, EUA.
- Dedicou-se á leitura e ao
estudo desde pequeno.
- Em 1803, casou-se com Lucy
Smith, mudou-se para Poultney, trabalhando ali como fazendeiro.
- Em 1812 participou como
voluntário da Guerra deste ano, entre britânicos e americanos.
- Por influência de amigos,
tornou-se deísta- filosofia que crê em Deus apenas como criador, mas que se
afastou de sua criação deixando-a à sua sorte.
- Após a morte de seu pai,
mudou-se para junto de sua mãe em Low Hampton , e freqüentava a igreja local,
Batista, apenas por cortesia para com seu tio pastor ali.
- Como era muito letrado, quando
seu tio viajava, era ele quem lia os sermões.
- Um dia, em 1816, no meio de um
sermão que lia, Miller foi profundamente tocado, sentindo a necessidade de um
Salvador pessoal. Converteu-se.
- Por 2 anos, dedicou-se
intensamente ao estudo e a meditação das Escrituras, usando para entendê-la
apenas a concordância de Cruden.
- Deste estudo, ele formulou seus
20 artigos de fé, verdades que ele sozinho encontrara na Bíblia.
- Em 1831, no Sábado de 13 de
agosto, achava-se profundamente impressionado com a convicção de que deveria
pregar aos outros suas conclusões bíblicas. Mas não queria ir.
- Não conseguindo silenciar sua
consciência, fez um acordo com Deus: Se Deus me abrir o caminho, se me chamar,
eu irei a qualquer lugar e pregarei.
- 30 minutos depois, seu sobrinho
Irving, chegou á sua casa, depois de percorrer 25 km , com o convite de seu
cunhado dizendo: venha pregar para nós em Dresden amanhã.
- Miller relutou com Deus, mas
finalmente foi. Assim em 14 de agosto de 1831, numa cozinha, aos 50 anos de
idade, Miller prega seu primeiro sermão, sendo baseado em Daniel 7 e 8, dando
início ao movimento adventista.
- E não parou mais. Miller pregou
milhares de vezes a mensagem que encontrara, por quase todo os EUA, até 1838, quando
a ele, se uniram outros pastores, como: Josias Litch, Carlos Fitch, José Bates,
Josué Himes.
- De 1840- 1842 houve o período
das grandes assembléias gerais, que marcaram a expansão do movimento, a
definição e propagação de sua mensagem.
- 1842-1843 houve as grandes
reuniões campais, realizadas em tendas e em grandes pavilhões, com o objetivo
de consolidar ainda mais a fé no advento de Cristo.
- 22 de outubro de 1844 (uma
Terça –feira). Mais de 50 mil pessoas esperaram Jesus voltar nesta data. Como
ele não veio, houve um terrível desapontamento para estes fiéis adventistas.
- Ao estudarem de novo a Bíblia
com muita oração e sinceridade, perceberam seus equívocos. A data estava
correta: neste dia, no décimo dia do sétimo mês do ano judeu- que corresponde a
22 de outubro de nosso calendário, depois de 2.300 anos após o decreto de
Artaxerxes de 457 AC- chegando a 1844, o santuário seria purificado. O erro foi
que não a Terra, como pensavam, mas o santuário celestial seria purificado.
- Muitos abandonaram a fé. Outros
tornaram-se fanáticos, continuando a marcar datas para a volta de Jesus. Porém
um pequeno grupo manteve-se fiel.
- A maioria dos adventistas foram
expulsos de suas igrejas. Agora estavam unidos por sua fé, mas ainda não tinham
um templo, ou igreja aonde se unirem juntos. Mesmo assim não queriam formar
outra igreja.
- Porém, algumas coisas pesaram a
se organizarem como igreja:
a)
o grande desapontamento mostrou-lhes que, se
estivessem melhor organizados, teriam tido menos apostasias naquela ocasião.
b)
Não sabiam nem quantos eram.
c)
Às vezes uma igreja estava com 4 pastores,
enquanto outra não tinha nenhum.
d)
O povo oferecia-lhes dinheiro, e alguns recebiam
muito, outros, poucos.
- Em 1853 foram outorgadas as
primeiras credenciais.
- Em 1859 iniciaram-se as Assembléias
Regionais Anuais, e o plano financeiro de doação sistemática.
- Em 1861 organizou-se a
Associação de Michigan.
- Em 20-23 de maio de 1863, em Batlle Creek ,
Michigan, organizou-se definitivamente a IASD e as Associações.
No Brasil.
- Por volta de 1890 chegaram
algumas publicações adventistas nos portos de Santa Catarina. Não eram
aproveitadas por ninguém. Então eram usadas por um comerciante a fim de
embrulhar suas mercadorias quando as vendia aos fregueses. Estes leram estas
“embalagens” e começaram a guardar a nossa fé.
- Em 1895, em Piracicaba, SP,
houve o primeiro batismo- Guilherme Stein Jr.
- Em 1896, em Curitiba, PR,
fundou-se a primeira escola adventista.
- Em 1900 iniciou-se no RG a Casa
Publicadora Brasileira, depois transferindo-se para Santo André, SP, hoje
situada em Tatuí, mesmo Estado.
- Em 1915, em SP, fundou-se nosso
mais importante colégio- o IAE, formando pastores e obreiros para dirigirem a
obra neste país.
- Em 1943, a 23 de setembro,
iniciou-se o maior meio de propagação de nossa fé já realizado em nosso país- a
Voz da Profecia, sob a direção de Roberto Mendes Rabello.
- Em 1973 iniciaram-se as demais
faculdades que hoje temos no IAE
Deus continua ao leme desta obra
e a conduzirá assim até seu fim.
MARCELO CARVALHO
1998
História
da Igreja Adventista
Igreja Adventista do Sétimo Dia
(o nome adventista é uma referência à sua crença no advento, segunda vinda de
Jesus), surgiu entre as décadas de 1850 e 1860 concomitantemente nos Estados
Unidos e na Europa.
O padre Jesuíta chileno Manuel
Lacunza que nasceu em 1731, escreveu um livro singular – La Venida Del Mesias em
Gloria y Majestad. Conhecido desde 1785, o livro do padre Jesuíta foi impresso
em 1812. Esta publicação agitou os meios religiosos, e foi precursora do
movimento Adventista dos que crêem na segunda vinda de Jesus.
No início do século passado, no
seio das igrejas evangélicas, o movimento alastrou-se, tendo como foco o
advento, ou o retorno pessoal de Jesus.
Daí surgiu a palavra Adventista,
caracterizando uma das crenças fundamentais da Igreja.
Dentro deste movimento, uma
atenção especial foi dada ao estudo da Bíblia, tanto do Novo como do Velho
Testamento.
Surgiu também a compreensão do
dia do repouso Bíblico de acordo com Êxodo 20, bem o relato do Velho Testamento
e confirmado por nosso Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento. A observância do
quarto mandamento da Lei de Deus como uma homenagem semanal ao Criador e ao
Salvador que vai voltar a terra, caracterizou também a nova igreja que surgia
na metade do século passado tomando forma legal em 1863, nos Estados Unidos.
No Brasil, a mensagem Adventista
chegou através de impressos que ingressaram nas colônias de imigrantes alemães
e austríacos, nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Um livro bem conhecido, “Der
Grosse Kampt”(O grande Conflito), em alemão, chegou às mãos do jovem Guillerme
Stein Jr, na época noivo de Maria Krahembuhl.
Este livro descreve a história
universal sob o enfoque religioso e bíblico, dando, além do vislumbre do
passado, uma projeção quanto ao futuro, em termos proféticos, tendo como base
especialmente os livros de Daniel e Apocalipse.
Após sua leitura, este jovem
resolveu unir-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia, e foi batizado no Brasil,
em 1895, nas proximidades de Piracicaba, estado de S. Paulo.
Nesta ocasião outros batismos
também ocorreram em
Santa Catarina entre as pessoas batizadas estava Guillerme
Belz .
Guilherme Belz nasceu na
Pomerânia, Alemanha, em 1835. Veio para o Brasil e estabeleceu-se na região de
Braunchweig (hoje Gaspar Alto), a cerca de 18 quilômetros de
Brusque. Certa ocasião, ao voltar das compras na Vila de Brusque, notou algo de
especial nos papéis envolvidos nas mercadorias. O papel de embrulho trazia um
texto escrito em alemão. A
leitura do impresso deixou Belz pensativo por várias semanas, até que, ao
visitar o irmão Carl, descobriu que este havia comprado um livro do alcoólatra
Frederich Dressler - livro que "coincidentemente" tratava, dentre
outras coisas, do mesmo assunto do folheto. O livro era o Comentário Sobre o
Livro de Daniel, de Urias Smith e também estava escrito em alemão.
Nascido em família cristã
Guilherme tinha o hábito de ler a Bíblia. Depois de pesquisar profundamente a
Palavra de Deus aos cinqüenta e quatro anos Guilherme decide-se pela fé
Adventista e se torna uns dos primeiros a ser batizado no Brasil. Belz e sua
família tornaram-se missionários voluntários na região onde moravam, no
interior de Santa Catarina. Pouco tempo depois, algumas famílias já se reuniam
para estudar a Bíblia.
Em maio de 1893, por designação
da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o missionário Albert B.
Stauffer chegou ao Brasil. Juntamente com outros missionários, Stauffer
espalhou a literatura adventista em Indaiatuba, Rio Claro, Piracicaba e outras
localidades. Assim, os primeiros interessados na mensagem Adventista, em São Paulo , foram
surgindo, o mesmo crescimento aconteceu no Estado do Espírito Santo, onde
Stauffer espalhou vários exemplares do livro O Grande Conflito, da escritora
Ellen White.
Os adventistas que viviam em São Paulo e no Espírito
Santo, estavam totalmente alheios a existência dos irmãos de Santa Catarina que
há alguns anos professavam a mesma fé.
Em agosto de 1894, chegou ao
Brasil outro missionário adventista: Willian Henry Thurston. Willian,
acompanhado da esposa Florence, veio dos Estados Unidos com a missão de
estabelecer um entreposto de livros denominacionais no Rio de Janeiro, para
atender aos missionários no Brasil. Thurston trouxe duas grandes caixas de
livros e revistas impressos em inglês, alemão e pouca coisa em espanhol. Na época,
não havia nada publicado em português, pois a Casa Publicadora Brasileira só
iniciaria suas atividades a partir de 1900.
Para chegar ao seu destino,
muitos impressos eram despachados nos navios, outros nos barcos fluviais a
vapor (ou mesmo a remo), outros ainda em carros de boi, em lombo de burro e, às
vezes, em alguns lugares, nas costas dos missionários.
Em 1896 o casal Stein começa a
trabalhar no Colégio Internacional de Curitiba, Paraná, a primeira instituição
educacional Adventista do Brasil.
Desenvolvimento
Cronológico Resumido da Igreja Adventista no Brasil:
1884 - O pacote contendo dez
revistas Arauto da Verdade, em alemão, chega a Brusque, SC.
1890 - Surgem os primeiros seguidores
da fé Adventista no Brasil.
1893 - Albert B. Stauffer,
primeiro missionário enviado ao Brasil pela Liderança Mundial da Igreja
Adventista, chega em São
Paulo.
1894 - (1) Albert Bachmeier
encontra Adventistas em Brusque e em Gaspar Alto ;
(2) W. H. Thurston chega ao Rio de janeiro com dois caixotes de livros, estabelecendo naquela cidade um depósito de livros.
(2) W. H. Thurston chega ao Rio de janeiro com dois caixotes de livros, estabelecendo naquela cidade um depósito de livros.
1895 - (1) Pastor Frank H.
Westphal chega ao Rio de janeiro em fevereiro. Acompanhado
por Albert Stauffer, inicia uma viagem realizando batismos em São Paulo e terminando
com a cerimônia batismal de Gaspar Alto, em junho;
(2) Em oito de junho de 1895, a primeira igreja
adventista do Brasil é estabelecida com a inauguração de seu templo na cidade
de Gaspar Alto, Santa Catarina;
(3) No mês de julho, os irmãos
Berger chegam ao Brasil para colportar;
(4) Pastor H. F. Graf chega ao
Brasil em agosto e, em dezembro, realiza o batismo em Santa Maria do Jetibá,
no Espírito Santo;
(5) É criada a Missão Brasileira
da Igreja Adventista.
1896 - (1) Pastor Spies chega ao
Brasil e batiza 19 pessoas em
Teófilo Otoni , Minas Gerais; (2) Em julho começa a funcionar
o Colégio Internacional de Curitiba, PR, a primeira escola particular
adventista.
No ano 2000, a Igreja Adventista
do Sétimo Dia é uma comunidade mundial. Ela reúne mais 11 milhões de membros e,
outros milhões, que a consideram seu lar espiritual.
HISTÓRIA CRONOLÓGICA DA IASD NO
MUNDO
1844: Em março daquele ano, cerca de quarenta pessoas começaram a observar o
Sábado em Washington, New Hampshire. Ali alguns pastores adventistas conheceram
a verdade do Sábado nesse mesmo ano. Um deles, T. M. Preble, foi o primeiro que
comunicou esta verdade, por meio da imprensa, aos adventistas.
1845: Um artigo de Preble sobre o Sábado, escrito em East Weare , New Hampshire,
datado de 13 de fevereiro de 1845, em Portland, Maine, atraiu a atenção de José
Bates.
1846: O primeiro documento publicado por uma pessoa relacionada com esta
denominação foi um folheto datado de 8 de abril de 1846 e se dirigia ao
“remanescente disperso”. Foi escrito por Ellen G. Harmon. Foram impressos 250
exemplares custeados por Tiago White e H. S. Gurney. Com a data de 8 de maio de
1846, José Bates publicou o primeiro panfleto intitulado The Opening Heavens
(Os Céus se Abrem). Tinha 40 páginas. Em agosto de 1846, José Bates publicou um
panfleto de 48 páginas, intitulado The Seventh Day Sabbath, a Perpetual Sign (O
Sábado do Sétimo Dia, um Sinal Perpétuo), acerca do qual Tiago White disse na
Review and Herald, vol. 2 p. 61: “Confirmou-nos acerca do tema”. “No outono de
1846 começamos a observar o Sábado bíblico, assim como a ensiná-lo e
entendê-lo” (Ellen G. White, Testimonies for the Church, vol. 1, p. 75).
1848: Primeira reunião geral dos observadores do Sábado, os dias 20 e 21 de
abril, em Rocky Hill ,
a doze quilômetros de Middletown, Connecticut, com 30 pessoas presentes.
1849: O primeiro periódico The Present Truth (A Verdade Presente) quinzenal,
fundado por Tiago White, saiu do prelo em julho, em Middletown, Connecticut.
Foram publicados 11 números até o de novembro de 1850. No total, 88 páginas: de
10 x 20 cm .
Foi impresso o primeiro hinário, de 48 páginas, com 50 hinos sem música.
1850: Em novembro, iniciou-se como periódico mensal a Second Advent Review
and Sabbath Herald, em Paris, Maine; a comissão editora era composta de José
Bates, S. W. Rhodes, J. N. Andrews e Tiago White; este último era o redator.
1851: A Review and Herald foi publicada por algum tempo em Saratoga Springs ,
Nova York.
1852: A 6 de maio, o primeiro número do vol. 3 da Review and Herald foi
impresso em Rochester, Nova York, em um prelo manual, com tipo comprado graças
às primeiras contribuições gerais dos crentes no “segundo advento”. O custo
total do prelo e do material foi de US$ 652,93; a contribuição para este fim de
US$ 655,84 dólares.
Em
agosto daquele ano apareceu em Rochester, Nova York, o nº 1 do Youth’s
Instructor, especialmente dedicado à Escola Sabatina.
1853: Fixou-se o preço para a assinatura da Review and Herald, que foi
publicada semanalmente durante aquele ano. Foram organizadas as primeiras
Escolas Sabatinas regulares em Rochester e Buck’s Bridge, Nova York, onde
também iniciou-se a primeira escola paroquial da denominação.
1854: O Pr. J. N. Loughborough fez as primeiras vendas de publicações adventistas
do sétimo dia em uma reunião de tenda, em Rochester. O conjunto
das publicações à venda custava então 35 centavos de dólar.
1855: Em uma reunião realizada em Battle Creek , Michigan, a 23 de setembro,
resolveu-se mudar a sede da obra para Battle Creek. O primeiro número da Review
publicado ali levava a data de 4 de dezembro.
1859: Foi adotada a “doação sistemática baseada no dízimo”, em uma reunião
geral dos observadores do sábado celebrada de 3 a 6 de junho, em Battle Creek ,
Michigan.
1860: A 1º de outubro foi adotado o nome de “Adventistas do Sétimo Dia”, como
nome da denominação. Até então a mensagem e a obra eram distinguidas pelas
palavras: “do segundo advento”.
1861: A 3 de maio foi inaugurada The Review and Herald Seventh-day Adventist Editorial
Association (Associação Editorial Adventista do Sétimo Dia Review and Herald).
Pela primeira vez foram nossas igrejas formalmente organizadas. A Associação de
Michigan foi a primeira a ser organizada, a 5 de outubro de 1861.
1862: A Associação de Michigan foi a primeira a estabelecer um sistema
regular de pagamento para os pastores, cujos salários eram fixados por uma
comissão examinadora de contas.
1863: Organizou-se a Associação Geral do Adventistas do Sétimo Dia, a 21 de
maio, com a presença de 20 delegados de seis associações, e foi nomeada uma
junta executiva de três membros.
1864: O governo norte-americano reconhece os adventistas do sétimo dia como
não combatentes, e os designa aos serviços dos hospitais durante a guerra
civil.
1865: Aparece a primeira publicação sobre saúde How to Live (Como Viver), de
Ellen G. White.
1866: Em 1º de agosto aparece o primeiro número de Health Reformer
(Reformador da Saúde); seu redator foi o Dr. H.S. Lay. A 5 de setembro foi
aberto o primeiro sanatório adventista, em Battle Creek ,
Michigan, sob a direção do Dr. H. S. Lay.
1868: Foi organizada a primeira sociedade missionária de publicações em South Lancaster ,
Massachusetts. J. N. Loughborough e D. T. Bourdeau iniciam a obra na
Califórnia, a 13 de agosto.
1870: A 6 de novembro é organizada a primeira sociedade missionária de
publicações de uma associação, a de Nova Inglaterra.
1872: Os adventistas iniciam seu primeiro periódico em outro idioma além de
inglês. Era o Advent Tidende (Revista Adventista) em dinamarquês-norueguês,
editado pelo Pr. J. G. Matteson, nas dependências da Review and Herald, Battle
Creek, a 3 de junho, sob a responsablidade da junta da Associação Geral e
dirigida pelo Prof. G. H. Bell. Estabelecida a primeira escola primária adventista,
em Battle Creek ,
MI.
1874: Incorpora-se a 11 de março a Sociedade Educacional Adventista do Sétimo
Dia. Nesse ano foi fundado o colégio de Battle Creek, que iniciou sua obra
escolar com treze professores e 279 alunos matriculados. O custo total do edifício
foi de US$ 53.341,95. O primeiro número de Signs of the Times (Sinais do
Tempos) foi editado em Oakland, Califórnia, a 4 de junho. Saiu de Boston para a
Europa o primeiro missionário oficial enviado a um campo estrangeiro, Pr. J. N.
Andrews.
1875: A 1º de abril foi incorporado em Oakland, Califórnia, a Pacific
Seventh-day Adventist Publishing Association, com um capital subscrito de US$
2.900,00.
1877: É organizada na Califórnia a primeira Associação de Escolas Sabatinas
abrangendo um Estado.
1878: É organizada a Associação Geral da Escola Sabatina, e são recebidas as
primeiras contribuições da Escola Sabatina.
1879: É aberta a segunda instituição de saúde: a Rural Health Retreat, em Santa Helena ,
Califórnia.
1880: Celebra-se o primeiro batismo de adventistas na Inglaterra a 8 de
fevereiro, quando J. N. Loughborough batizou seis pessoas em South Hampton. O
primeiro colportor regular adventista foi Jorge A. King: o primeiro livro de
subscrição foi sobre Daniel e Apocalipse; o primeiro comprador, D. W. Reavis.
Na Dinamarca é organizada a primeira associação adventista da Europa. É
estabelecido um sanatório em Skodsborg, perto de Copenhague, sob a direção do
Dr. J. C. Ottosen. Era patrocinado por membros da realeza e outros notáveis
europeus. Chegou a ser um dos maiores da denominação.
1882: Outras escolas são abertas: o colégio de Healdsburg na Califórnia, a 11
de abril (inaugurado a 2 de outubro), e a escola da South Lancaster,
Massachusets, a 19 de abril (incorporada a 12 de dezembro de 1883).
1883: É publicado o primeiro Yearbook (Anuário) da denominação adventista do
sétimo dia.
1884: Inicia-se em
Battle Creek , Michigan, o primeiro curso para enfermeiros
entre os adventistas.
1885: Inicia-se na Europa a obra dos colportores remunerados por comissão.
1886: L. R. Conradi é enviado à Rússia como o primeiro missionário adventista
a um país não protestante.
1887: São enviados os primeiros missionários para a África: D. A. Robinson,
C. I. Boyd e outros.
1889: A 21 de julho é organizada a Associação Nacional de Liberdade Religiosa
em Battle Creek. O
nome é mudado mais tarde para torná-la internacional, e em 1901, chega a ser um
departamento da Associação Geral.
1890: O primeiro navio missionário Pitcairn é construído e lançado à água
para levar a mensagem às ilhas do Pacífico do Sul. Saiu de S. Francisco a 20 de
outubro. Em julho é publicado o periódico Our Little Friend (Nosso Amiguinho).
1894: É organizada a primeira União, a Australasiana. Inicia-se a obra em
terras pagãs, em Matabelelândia, África do Sul.
1895: A Srta. Geórgia Burrus chega à Índia em janeiro para iniciar a obra em
favor das mulheres. F. H. Westphal vai como primeiro pastor adventista para a
América do Sul e se estabelece na Argentina.
1896: Ellen G. White põe a pedra fundamental do primeiro edifício escolar em
Cooranbong, Austrália. Ela permaneceu nove anos naquele país. Chegam os
primeiros missionários ao Japão, a 19 de novembro.
1899: Começa a funcionar a Christian Braille Foundation em Battle Creek ,
Michigan, que em janeiro de 1900 edita os primeiros 75 exemplares de
publicações para cegos.
1901: Na Assembléia da Associação Geral daquele ano, foram feitos planos para
a organização de Uniões em todo mundo. Um plano baseado no sistema de
orçamento, ou fusão dos recursos, foi adotado para a expansão das missões e
para fortalecer a obra nas associações mais fracas. Em Nashville, Tennessee,
estabelece-se a Southern Publishing Association.
1903: A sede da denominação dos adventistas do sétimo dia muda-se para
Washington, D.C., a 10 de agosto.
1905: Estabelece-se em
Loma Linda um centro de educação médica, o Colégio de Médicos
Evangelistas, que recebeu a aprovação inicial em 1909.
1907: Em Mount Vernon ,
Ohio, é organizado o departamento de jovens da Associação Geral.
1908: É publicado a primeira Devoção Matinal. A Associação Geral adotou o
plano da Recolta Anual, com base nas experiências feitas desde 1903 por Jasper
Wayne, de Iowa.
1909: É organizada a escola por correspondência para ajudar os estudantes
isolados a obterem uma educação cristã.
1910: No fim desse ano foi adotado um fundo geral de jubilação para sustentar
os obreiros incapacitados e afastados, bem como as viúvas e filhos necessitados
dos obreiros falecidos.
1913: A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) adota a organização por
Divisões.
1916: Organiza-se a Divisão Sul-Americana da IASD.
1917: Funda-se a Divisão do Extremo Oriente (reorganizada em 1931) e a
Divisão Sul-Asiática da IASD.
1920: Organiza-se a Divisão Sul-Africana da IASD.
1922: Estabelece-se a Divisão Australasiana e a Inter-americana da IASD.
1928: Funda-se a Divisão Central Européia (reorganizada em 1948), a Divisão
Norte Européia (reorganizada em 1951), e a Divisão Sul Européia da IASD.
1934: Estabelece-se nos Estados Unidos o Seminário Teológico Adventista, para
estudos superiores.
1942: A Voz da Profecia, programa radiofônico adventista, inaugura uma
transmissão que abrange toda a América do Norte.
1948: Começa a publicação da revista Listen, com a finalidade de partilhar
instrução científica para evitar o consumo do alcoolismo e o vício de
narcóticos.
1950: Inicia-se o Clube de Desbravadores para jovens adventistas, na América
do Norte.
1951: Publica-se a primeira edição da revista Life and Health (Vida e Saúde)
para cegos. Em outubro acrescenta-se uma escola de odontologia ao Colégio
Médico de Loma Linda. Organização da Divisão do Oriente Médio da IASD, com as
missões do Levante e do Nilo.
1952: Centenário da Escola Sabatina, departamento da IASD.
1955: É criado o Chapel Records da Pacific Press, para produzir discos e
fitas magnéticas especialmente destinados à música religiosa. A Escola Sabatina
arrecada 100 milhões de dólares para as missões. O número de adventistas
ultrapassa o seu primeiro milhão.
1957: É criada a Universidade Adventista de Potomac, em Takoma Park , MD,
mudada parcialmente para Berrien Springs, Michigan, em 1959. Atualmente se
chama Universidade Andrews.
1959: Publicações inter-americanas se mudam de Brookfield, Illinois, para
Mountain View, Califórnia.
1961: É criada a Universidade de Loma Linda, em Loma Linda , Califórnia,
abrangendo o que foi o Colégio de Médicos e os cursos superiores do Colégio de La Sierra.
1970: A IASD alcança 2 milhões de membros.
1971: A Rádio Adventista Mundial inicia sua operação em Portugal.
1972: É inaugurado o Centro de Assistência Social Adventista em Viena na
Áustria, onde centenas de casas são atendidas diariamente, com o objetivo de
cuidar de pacientes recém-saídos do hospital, ou mães incapacitadas com
crianças pequenas.
1978: Número de membros da IASD ultrapassa os 3 milhões.
1982-1985: É lançado o programa “Mil Dias de Colheita”, campanha evangelística da
IASD no mundo, no período de junho de 1982 a junho de 1985, com o objetivo de pregar
a Palavra de Deus a um milhão de pessoas: mil pessoas em cada dia dos mil dias
de colheita.
1985: Australianos celebram 100 anos na igreja de Avondale enquanto a de Cabo
Verde comemora 50 anos. Grande igreja é dedicada em Praga, Tchecoslováquia. A
ADRA dá assistência no terremoto do México.
1986: Número de membros da IASD ultrapassa os 5 milhões.
1987: A Rádio Adventista Mundial alcança metade do planeta, e o Hospital Ile
Ile ,da Nigéria, retorna às mãos dos adventistas. Em Mali, na tribo de Bambara,
a ADRA constrói um Centro Evangelístico de palha e taipa por US$ 2,50, e a
Divisão Inter-Americana ultrapassa a marca de um milhão de membros.
1988: Hospital das Guianas difunde pelo rádio mensagens sobre saúde, e a
França é anfitriã da Convenção de Comunicação de locutores das rádios
adventistas da Europa. Congresso na Dinamarca atrai jovens de 20 países, e o
Centro Ecumênico do Canadá recebe livros adventistas.
1989: A Associação Geral muda-se para Silver Springs, Maryland. Austrália
hospeda representantes de 19 países para o II Seminário da Associação
Internacional de Alimentos Saudáveis em New South Wales.
1990: Organizada a Divisão Euro-Asiática da IASD. O projeto da Missão Global
foi votado a ser implantado pela igreja mundial por ocasião da Associação da
Conferência Geral reunida em Indianápolis, nos Estados Unidos. Esse projeto tem
como objetivo atingir áreas geográficas sem presença adventista até o ano 2000.
1991: Os crentes da Albânia encontram a fé após 50 anos de isolamento e a
igreja estabelece presença oficial na antiga Cambodia. A presença da IASD nas
ilhas de Barbados e a faculdade adventista de enfermagem da Califórnia celebram
100 anos de existência. Na União Soviética a igreja imprime 100 mil Bíblias, e
uma série de conferências atrai mais de mil pessoas por noite na Romênia. 10
igrejas inauguram escolas em Nova York. Número de membros da IASD ultrapassa
os 7 milhões.
1992: Adventistas estabelecem presença em Zanzibar, Tanzânia, e é fundada na
Polônia a Associação de Liberdade Religiosa. Em Malawi, os adventistas iniciam
um Programa de Emergência de Alimentação, e a Inglaterra celebra o bicentenário
das missões.
1993: Número de membros da IASD ultrapassa os 8 milhões. Acontece o primeiro
batismo na Mongólia. O colégio de Heldeberg, na África do Sul, faz 100 anos. O
evangelismo na Ucrânia resulta em 297 batismos, e em Moscou (Rússia) mais de 10
mil visitantes assistiram o final da série de conferência com Mark Finley.
1994: É dedicada a primeira igreja na Albânia, e o Paradise Valley Hospital,
na Califórnia, completa 90 anos de ministério. Museu adventista é inaugurado em
Fridensau, Alemanha. A igreja adventista de Laos na União Sudeste Asiática
reabre após 33 anos de forte perseguição política. ADRA inicia um Hospital
Distrital para os Refugiados da Ruanda.
1995: A IASD se estabelece em Sri Lanka. Os escritos da Sra. White ficam à
disposição na Internet pela primeira vez. Um novo Centro de Saúde é aberto na
Colômbia, e a construção do novo Centro de Câncer na Flórida é iniciada. É
organizada a primeira igreja de fala inglesa no Egito. O número de membros da
IASD ultrapassa os 9 milhões.
1996: Centenário da Igreja Adventista de Crespo, Argentina, considerada a
primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul.
1997: Fundada a primeira igreja adventista na Mongólia, onde a conversão ao
cristianismo implica no abandono da nacionalidade. Número de membros da IASD
ultrapassa os 10 milhões. Na Divisão Sul-Americana 131.151 pessoas uniram-se à
IASD, divididas assim: Brasil - 80.651; Peru – 28.245; Bolívia – 7.668; Chile –
5.071; Argentina – 4.788; Equador – 3.238; Paraguai – 1.097 e Uruguai – 393.
Igreja comemora 100 anos na Islândia. Quase 7 mil pessoas foram batizadas na
Coréia, aumentando o número de adventistas para aproximadamente 150 mil.
Inaugurado o primeiro templo adventista na cidade de S. Petesburgo, Rússia,
embora houvesse presença adventista desde 1880.
1998: Adventistas ampliam presença na Internet, através de viagens
missionárias virtuais, programas evangelísticos, recursos de treinamento e
informação. A Rádio Mundial Adventista começa a transmitir suas mensagens em
ondas médias para a China, gerando uma igreja no Vietnã. A IASD comemora 50
anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e os Adventistas nas Ilhas
Fiji atingem o número de 17 mil. Comemora-se o Centenário do Ministério da
Mulher e o primeiro encontro do Ministério da Mulher na Tailândia, com a
participação de duas divisões e 13 países. A revista Message, cujo nome
original era Gospel Herald, direcionada para os negros da América do Norte,
comemora 100 anos. No Batismo da Primavera 26.720 juvenis e jovens uniram-se à
IASD na América do Sul. Inaugurada, na Universidade Andrews, a escultura em
homenagem a seu patrono, John N. Andrews.
1999: Centenário de Fridensau, Alemanha, primeiro colégio fundado na Europa.
150 anos do Ministério de Publicações (1849-1999). 40 mil pessoas se uniram à
IASD como resultado da Net 98.
A Aviação Mundial Adventista prepara aeronave para atuar
em Roraima (fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela). Pastor adventista na Inglaterra
é escolhido como pregador do ano.
2000: Centenário da Casa Publicadora Brasileira.
MARCELO CARVALHO 1998
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