Pesquisar este blog

domingo, 25 de novembro de 2018

O FÃ CLUBE DE DEUS


 


Pr. Marcelo Augusto de Carvalho


Amós 3.7.
- O plano de Deus para com o homem era que possuíssem um relacionamento aberto, franco, sem nada que os separasse. Uma relação pessoal de amizade e respeito. Porém, com o pecado, o homem foi separado de Deus, nunca mais podendo vê-lo nem relacionar-se intimamente.
- Para amenizar esta separação, Deus criou 2 sistemas bem distintos: a ORAÇÃO E O DOM PROFÉTICO. Pela oração o homem expressa seus sentimentos a Ele, e por meio dos profetas Deus comunica Sua mensagem ao homem.
- De Adão até Jacó Deus falou com e por meio dos patriarcas, os pais das famílias que desejavam esta comunhão. O pai era o sacerdote da família.
- De Jacó em diante Deus falou ao mundo por meio de Seu povo Israel. Mas mesmo entre eles, Deus usou um meio mais direto: os profetas.
- Estes homens, todos escolhidos por Deus, recebiam dEle suas mensagens e as passavam ao povo, oralmente ou as escreviam tanto para as pessoas de seu tempo como para os fiéis dos tempos futuros. Por isto hoje temos a Bíblia sagrada. II Ped. 1.21.
- Deus falava com eles por meio de visões e sonhos. Núm. 12.6.
- Os profetas eram tão importantes a Israel que na época dos reis houve 40 reis e 120 profetas mencionados nas Escrituras, uma média de 3 profetas para cada rei! Porque? Sem profecia o povo se corrompe. Prov. 29.18.
- Deus enviou profetas até mesmo no exílio babilônico e na volta do povo à Jerusalém.
- Porém, houve um dia que O PROFETA  desceu à Terra. Jesus foi o maior, pois revelou inteiramente quem é o Pai.
- Na era cristã, Deus falou pelos apóstolos I Cor.12.28, depois pelos mártires da Igreja em todas as épocas, pelos reformadores desta Igreja, e por tantos homens santos que deram sua vida para que a mensagem do Evangelho fosse levada a todo mundo. II Ped. 1.21 e Heb. 1.1-3.
- É claro que por muitos séculos, pela Idade Média, não houve quase profetas no sentido total das funções (pregar e profetizar) pois quando a lei de Deus é abandonada por seus filhos (como foi o caso) cessa o Dom de profecia temporariamente. Sal. 74.7-10.
- Mas o Dom de profecia surgiria nos últimos dias entre o povo de Deus. I Cor. 1.4-7. O tempo do fim, segundo a grande profecia de Daniel 7, 8 e 9 começou justamente em 1798.
- Ora, se cremos que a IASD é um seguimento da igreja cristã que vem até nós através dos séculos, é natural que esperemos que esta igreja também possua um profeta, pois uma das marcas da verdadeira igreja é o Dom profético. Apoc. 12.17, 19.10.

- Diante daquela enorme decepção de 1844, os adventistas estavam atônitos e não sabiam o que fazer. Haviam descoberto a raiz de seu equívoco doutrinário na profecia de Daniel 8.14, pelo fiel estudo da Palavra, mas agora não sabiam que direção certa seguirem como movimento.
- Por isto Deus enviou profetas. Ele mesmo os escolheu.
a) Guilherme Foy: batista de Boston. Recebeu seu chamado em 1842. A primeira visão que recebeu não contou a ninguém pois não lhe foi ordenado fazê-lo, em janeiro deste ano. Em fevereiro teve a mesma visão, recebendo ordem para publicá-la, e o fez. A terceira visão ele não compreendeu, por isto não a passou à frente, não recebendo mais o Dom profético.
b) Hazem Fozz: adventista de Portland. Teve uma visão de 3 plataformas antes da decepção de 1844. Foi-lhe advertido da dificuldade que teria como mensageiro, mas ordenou-se-lhe que comunicasse a visão. Teve medo e não o fez. Foi-lhe repetida a visão e a ordem. Recusou-se novamente a obedecer. Na terceira visão foi-lhe dito que o Dom havia sido concedido a outra pessoa. Assustado, reuniu os irmãos e tentou relatar a visão mas esqueceu-a .
c) Ellen G. Harmon. Em dezembro de 1844, aos 17 anos, ela estava ajoelhada humilde e tranqüilamente em oração junto com 4 irmãs na fé, em casa da Sra. Haines em Portland, no Maine, EUA. Ali, em sua primeira visão, foi mostrada a jornada do povo do advento da decepção de 1844 à cidade de Deus. Segui-se pronta ordem para ela ir e relatar aos outros o que lhe fora revelado. Obedeceu imediatamente.
- Trabalhou assim por mais 70 anos, escrevendo 25 milhões de palavras de conselho, exortação e ajuda ao povo de Deus, morrendo em 1915, aos 87 anos, deixando uma vasta e reconhecida obra missionária.
- E hoje, ao vermos o imenso avanço e prosperidade deste movimento, podemos ver claramente que em muito devemos à direção desta profetiza usada por Deus, bem como a fé deste povo nas palavras do profeta enviado. II Crôn. 20.20.
a) Nem sempre foi facilmente aceita e ouvida. No início era vista por muitos como “uma menina visionária”. Por volta de 1843, por causa de tantos fanáticos e que se diziam profetas, a liderança do movimento adventista decidiu não confiar em qualquer visão, sonho ou revelação particular.
- Em 1847, um crente escreveu a Tiago White dizendo que não cria nas visões de Ellen, pois cria serem apenas divagações religiosas.
- Mas o tempo e as ocorrências das visões e sonhos mostraram ser ela uma enviada de Deus.
- José Bates era um experiente navegador, e por causa disto, interessava-se por qualquer artigo sobre astronomia. Interessou-se muito na descrição de Lord John Rosse quanto à “abertura no céu” publicada em certo jornal da época, em 1845. Em novembro de 1846, ele assistiu a uma conferência dos adventistas. Neste tempo ainda não estava convencido da veracidade das visões de Ellen. Certa ocasião havia interrogado-a quanto ao que ela sabia acerca de astronomia, achando-a tão ignorante como a maioria de nós nesse assunto, e ficou decepcionado ao saber de que ela nunca havia lido um livro ou artigo sobre o assunto. Porém, em uma tarde nas reuniões, ele a viu em visão, e ficou espantado com o que ela dizia. Ela descreveu com extrema exatidão as luas e as características de Júpiter, Saturno e a referida abertura no céu que ele havia lido com tanto interesse. Isto bastou para José Bates. Creu no Dom de profecia de Ellen.
- O Dr. Brown de Parkville, Michigan, era um médico espírita que dizia poder controlar Ellen em visão, caso tivesse a oportunidade, a fim de desmascará-la totalmente. Em um Sábado, 12 de janeiro de 1861, ao fim do culto neste lugar Ellen foi tomada em visão. Logo foi chamado o Dr. Brown a fim de que provasse sua jactância. Antes de ele haver chegado à metade do exame, voltou-se mortalmente pálido, e tremendo como uma folha. Ele disse: “ Ela não respira”. E dirigiu-se rapidamente para a porta. Mas os irmãos lhe disseram: “Volte e cumpra suas palavras. Tire-a de sua visão”. Porém ele tentou sair forçosamente, e dizia: “Só Deus sabe o que acontece com ela: deixem-me sair desta casa, por favor”.
b) Ela foi uma profetiza verdadeira pois suas profecias se cumpriram. Deut. 29.29, Jer. 28.9.
- Em 24 de março de 1849 Ellen previu que as pancadas que as irmãs Fox, do Estado de Nova Iorque, ouviam e entendiam, tornar-se-iam um engano mundial, sendo uma nova cara do espiritismo. Lembre-se que naquele tempo na América não havia médiuns, transes ou mensagens de espíritos, nenhum grupo organizado de espíritas. Era portanto uma predição muito ousada. Hoje vemos o espiritismo por toda parte do planeta, prendendo juízes, médicos, cientistas, redatores, escritores, poetas, educadores, estadistas e até mesmo cristãos.
- A partir de 1902 Ellen advertiu da vindoura destruição de S. Francisco e Oakland. O terrível terremoto de S. Francisco aconteceu em 1906 matando milhares de pessoas.
- Em 1910 Ellen advertiu que em breve romperia uma enorme guerra onde milhares morreriam, navios seriam afundados, milhares de incêndios destruiriam várias cidades importantes, haveriam muitos desastres em estradas de ferro, muitos acidentes e colisões de forma geral. Em 1914, explode a I Gerra Mundial, destruindo boa parte de nossa civilização até 1918.
- Em 1856, ao final de uma reunião de obreiros, ela disse que alguns que ali estavam estariam vivos na volta de Jesus, e outros mortos. Todos aqueles morreram até mesmo ela. Ela se enganou? Não. Há profecias condicionais nas Escrituras, como as de Jonas a Nínive. Se o povo de Deus tivesse pregado a mensagem, com certeza Cristo já teria voltado. Mas fomos infiéis, por isto ele ainda não veio. Jer. 18.7-10. Evangelismo, pp. 695-696.
c) Ela foi uma guia ao movimento adventista nos momentos de crise. Oséias 12.13.
- Repetidamente Ellen White dirigia palavras de incentivo, algumas vezes de condenação e outras de reprovação à igreja, colocando a obra na direção desejada pelo Senhor.
- Leia em Crede em seus profetas, pp. 83-86, CPB- a visão de Salamanca.
d) Seus escritos estiveram sempre em harmonia com a Bíblia.
- ela exaltava o verdadeiro Deus- Deut. 13.1-4 (História da Redenção), ensinava obediência à lei de Deus II Crôn. 24.19-20(O maior discurso de Cristo), cria e ensinava que Jesus veio em carne- I Jo. 4.2-3 (Desejado de todas as nações).
e) Sua vida e obra produziram frutos e glória e Deus e exaltação de Sua obra.
- 70 anos são um período bem longo para que, diante de olhares bem críticos, as pessoas cheguem à conclusão de o profeta é verdadeiro ou não. Diante de tantos, cépticos, duvidosos, incertos  e suspeitosos, e outros bem hostis, quaisquer falhas, erros ou incoerências seriam expostos com grande satisfação pelos adversários. Ellen viveu em vários lugares- Nova Inglaterra, Michigan, Suíça, Austrália e Califórnia. Viajou extensivamente pelos EUA, Europa, e Austrália, porém o fruto de sua vida atestam-lhe a piedade, sinceridade, zelo e diligência e coerência de seu viver.
- Tudo o que a IASD veio a ser- as milhares de igrejas por todo o mundo, as tantas escolas de I e II graus, as faculdades e os alunos que estas comportam, o valor dessas propriedades, os hospitais e clínicas, os médicos institucionais, as casas editoras, as milhares de publicações periódicas, o sistema da colportagem, as escolas sabatinas, a organização mundial da conferência geral- tudo isto testifica deste Dom maravilhoso de Ellen White, pois estas instituições foram fruto de seus conselhos e orientações enquanto estava viva, como por meio de seus livros deixados.
f) A natureza prática de suas mensagens.
- Ao chegar à Austrália, insistiu com os irmãos dali para que construíssem um colégio para a juventude adventista australiana. Ele descreveu a eles como deveria ser este colégio e quantas bençãos a igreja ganharia com esta instituição. Aqueles irmãos achavam que isto era impossível, e mesmo desnecessário, pois o governo lhes oferecia boas escolas aos filhos. Mas decidiram tentar. A quantia de dinheiro que arrecadaram era muito baixa, e o lugar que conseguiram avaliar foi comprovadamente testado como improdutivo para o plantio, e consequentemente para a instalação de tal colégio. Ellen disse: “Comprai este terreno. Deus me mostrou que nele  haverá um esplêndido colégio, e que esta terra se tornará extremamente produtiva em nossas mãos”. Eles obedeceram. E até hoje este colégio, já centenário, é uma imensa benção na vida de tantos alunos, como continua produzindo o necessário para as necessidades do colégio.
g) Deus revelou segredos por meio de Ellen White.
- ainda na Austrália, por volta de 1891, Ellen recebeu uma visão sobre os obreiros adventistas daquele país. Entre eles havia um chamado Faulkhead. Era comerciante de muito êxito, possuía talentos fora do comum, sendo apreciado pela igreja. Mas era MAÇOM, e líder em 5 ou mais sociedades secretas. Devido à sua capacidade financeira, tornou-se tesoureiro da Publicadora adventista da Austrália.
- após a visão, Ellen sentou-se e a escreveu, levando 50 páginas para conter toda a situação.
- 1 ano depois ela então pôde apresentar-lhe a situação. Após uma reunião da direção da obra naquele lugar, ele foi falar com ela pois sabia que ela queria falar-lhe. Antes disso, porém, ele havia sonhado com ela, sendo-lhe revelado que Deus já apresentara a Ellen seu problema. Mas foi mesmo assim pois tinha muita consideração por ela. Interessante que apesar disso, ele não cria muito nas visões dela.
- Frente a frente, ela lhe expôs a situação, revelando-lhe o que vira na visão- o que ele falava nestas reuniões, onde se sentava, a espécie de assento em que se sentava, o cargo que ocupava na loja, e a atitude que manifestava em transações comerciais. Fez-lhe vários sinais maçons, conhecidos apenas pelos participantes da seita. Estarrecido ao ver a autenticidade de tais revelações, ele se convenceu da veracidade da visão, e converteu-se.

Apelo- II Crô. 20.20.

MARCELO CARVALHO 1998




Nenhum comentário:

Postar um comentário