Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de abril de 2020

OS ASTROS – CHAMADO PELO NOME




Marcelo Augusto de Carvalho

GÊNESIS 1.14-19.

No quarto dia então, Deus criou os grandes astros: o Sol, a Lua e as Estrelas.
Vamos estudar a formação de cada um deles na ordem em que a Bíblia os apresenta e aprender as lições espirituais que cada um nos ensina.

O SOL

ü  O Sol é uma estrela média que se encontra a 150 milhões de km da Terra.  Tem um diâmetro de 1.392.000 km, cerca de 109 vezes o da Terra, e seu volume é de 1 milhão e 300 mil vezes maior que o de nosso planeta.
ü  Toda luz, calor e energia deste Sistema provém dele, bem como a energia usada na Terra- como eletricidade, carvão, gasolina, fogo e vento.
ü  Ele é imprescindível para a manutenção como a ordem do Sistema, pois é a sua gravidade que faz com que os planetas se movam e se mantenham em suas órbitas. Por possuir 99% da massa de todo o Sistema Solar, ele possui muita gravidade, a qual atrai os planetas: se isto não ocorresse, os astros se perderiam pelo espaço sem fim e se não se movessem eles imediatamente cairiam dentro do Sol. É tanta gravidade que um homem de 60 kg na Terra pesaria em torno de 1 tonelada e 700kg, isto é, 28 vezes mais se fosse ao Sol.
ü  Mas coisas estranhas acontecem no Sol; a Terra gira uma vez cada 24 h, e tudo sobre ela gira nessa mesma velocidade. Mas partes do Sol giram em diferentes velocidades. Por exemplo; se você vivesse no Equador do Sol, faria uma rotação total a cada 25 de nossos dias, mas se vivesse perto dos pólos levaria 33 de nossos dias para fazer o mesmo percurso.
ü  Uma pergunta é importante agora: sabemos que o Sol aquece todos os astros de nosso sistema, mesmo aqueles que estão muito distantes; como consegue emitir tanta energia?
ü  Na parte mais quente do Sol, seu núcleo, onde reina uma temperatura de l5 milhões de graus centígrados, ocorrem reações nucleares produtoras de energia. Ele é formado de átomos de hidrogênio, mas como sua gravidade é muito grande, estes átomos são empurrados um contra o outro para se unirem. Esta união é muito violenta: eles se chocam com tanta força que se transformam em átomos de Hélio, liberando muito calor e energia. Assim a luz solar é irradiada para os pontos mais distantes do Universo.
ü  O incrível é que o alcance dos raios solares pelo espaço sem fim é de pelo menos l2 bilhões de km. Mas para produzir energia para aquecer e iluminar toda esta extensão, o Sol se decompõe à razão de 4 milhões e 200 mil toneladas  por segundo. Incrível! Mas o interessante é que ele é tão imensamente grande que apesar de decompor-se tanto, levará l50 bilhões de anos para consumir 1% de sua massa.
ü  - Para termos uma idéia de sua energia liberada a cada instante, comparemos o Sol a uma lâmpada bem grande. Geralmente não compramos lâmpadas com mais de 300 watts. Mas, quando pensamos no Sol como uma lâmpada, precisamos esticar nossa imaginação. O Sol brilha com a energia de 380 septilhões de wats. Estes 380 levam 24 zeros, ou seja, 380 milhões de milhões de milhões de milhões.(380.000.000.000.000.000.000.000.000.).
Mas a mais importante lição a ser aprendida é que se o Sol não desse sua  energia ele simplesmente ficaria cada vez mais quente, e então explodiria. Dando luz e calor é a maneira como o Sol continua brilhando e produzindo mais calor e luz. Ele sobrevive porque dá.

ü  O mesmo ocorre conosco. Recebemos a cada dia, pela leitura da Bíblia, pelas experiências da vida, aos sábados na Escola Sabatina e no culto o Evangelho de Jesus. Ele é maravilhoso para nossa vida; mas uma coisa é certa: se não começarmos a dividi-lo com os outros, ele nos destruirá a vida. Ficaremos tão cheios dele que entupirá nossas percepções e aí seremos estéreis para a vida. Foi o que ocorreu com os judeus; conheciam muito sobre Deus, mas nunca o dividiram com ninguém. Quando Ele veio, estavam tão entupidos que não o reconheceram e assim o mataram.
ü  Quanto de Jesus você tem divido com seus amigos?

A LUA

ü  A Lua é o satélite natural da Terra. É controlada pelo nosso planeta e dá voltas em torno dele.
ü  Tem um diâmetro de 3.476 km, e está a mais ou menos 384.300 km da Terra.
ü  É um astro silencioso, pois não tem ar, vida, água, plantas ou animais. O lado oposto ao Sol é sempre extremamente escuro e frio, devido a ter uma gravidade bem menor do que a da Terra, ocasionando-lhe dois efeitos bastante interessantes:
ü  Não tem condições de manter uma atmosfera em torno de si, assim está sujeita a grandes variações de temperatura; durante o dia pode chegar a mais de l00 graus centígrados, caindo á noite ate 173 graus negativos.
ü  Um homem de 60 kg na Terra pesa apenas 10 kg lá.
ü  Quanto maior é o planeta mais luas ele tem. A Terra tem apenas uma, mas os planetas maiores tem mais. Marte e Netuno possuem 2 cada um. Urano tem 5, Saturno 10 e Júpiter 13. As únicas exceções sem luas são Mercúrio e Vênus. A nossa Lua é uma das maiores com cerca de um quarto do diâmetro da Terra.
ü  A Lua é também o astro mais estudado com o único visitado pelo homem pessoalmente. Entre 1960 e 1972, 17 missões Apolo foram desenvolvidas para conhecê-la sendo que em 20 de julho de 1969 pela primeira vez o homem pisou em sua superfície. Doze astronautas já estiveram lá, trazendo cerca de 400 kg de rochas para serem examinadas.
ü  Mas apesar de ser muito menor que a Terra, a Lua exerce uma forte atração sobre ela. Um exemplo disto são as marés; elas sobem e descem na praia duas vezes por dia, seguindo a atração exercida pelo Sol e pela Lua. Outro exemplo são as aves que podem usar a luz da Lua para se orientarem á noite pelas estrelas como alguns peixes. Há casos de peixes que esperam sentir a luz da Lua em determinados dias do ano para desovarem nas praias seus ovos.
v  Esta é a lição que a Lua nos deixa: apesar de pequena, ela exerce sua atração sobre os outros astros, e, apesar de não possuir luz própria é a única fonte forte de luz que temos á noite. O mesmo caminho devemos seguir. Quer sejamos grandes ou pequenos, temos nosso papel a desempenhar neste mundo e por isto não podemos nos acovardar.
ü  Sejamos uma força, mesmo que pequena, para o bem da humanidade. Lembra-se da pequena serva de Naamã? Da irmã de Moisés? Do garoto que deu seus pães e peixes para Jesus alimentar a multidão? Do sobrinho de Paulo que o salvou da morte? Do pequeno Jesus que ensinou os escribas no Templo? Sejamos luzes que apontam um caminho melhor neste mundo de trevas e desgraças sem fim.

AS ESTRELAS

ü  As estrelas, sem dúvida não foram criadas no quarto dia. Já existiam quando Deus criou a Terra. Moisés, ao escrever o relato da criação, colocou didaticamente cada objeto criado em seu dia mais adequado, e este foi o caso das estrelas. Sabemos disto, pois ao captarem a luz das estrelas, os cientistas concluem que elas duraram centenas de anos, até milhares e milhões de anos para chegarem até nós. Portanto, já existiam quando de lá saíram, como também, o relato da criação que encontramos em Gênesis não é da formação do Universo e sim de nosso planeta.
ü  Uma estrela é um corpo celeste formado por um enorme globo gasoso incandescente. Na verdade são outros sóis semelhantes ao nosso.
ü  Suas dimensões são classificadas em:
estrelas anãs- 10 vezes inferiores ao tamanho do nosso Sol, médias- dimensões aproximadas ao nosso Sol, gigantes- de 10 a 100 vezes maiores que o nosso Sol, as supergigantes- centenas a milhares de vezes maiores que o nosso Sol.
ü  Para termos uma idéia do tamanho dessas estrelas gigantes, peguemos o exemplo de Beteugeuse. Ela está a 600 anos luz da Terra e tem 640 milhões de km de diâmetro. Um homem que na Terra tenha 1,80 m de altura, em relação com o tamanho de seu planeta, se fosse a Beteugeuse, teria em relação a este planeta o seguinte tamanho: 98 km de altura! Seu polegar teria 3 km de comprimento, e de igual modo seus cílios.
ü  A única estrela vista durante o dia da Terra é o Sol, mas á noite é possível observar 6.000 delas a olho nu. Existem, no entanto, trilhões delas no Universo, a maioria situada a distâncias tão grandes que é impossível percebê-las. A estrela mais próxima da Terra é o Sol, cerca de 15 milhões de km, mas as outras estão tão longe que usamos a medida anos-luz para medir estas distâncias. Um ano luz é o percurso que a luz percorre em um ano, ou seja, 9,44 trilhões de km. Assim sendo, se fôssemos à estrela mais próxima de nós sem contarmos o Sol, seria esta a chamada Próxima de Centauro, levaríamos 4,3 anos luz. Isto é, percorreríamos 40.592 trilhões de km, andando á velocidade de 300.000 km por segundo sem parar durante 4 anos e três meses.
ü  Mas, apesar de séculos de estudos, muito pouco sabemos sobre as estrelas. Mas uma coisa é certa: são muito belas e existem aos milhares. À ordem de Deus a Abraão de contar as estrelas, concordamos com ele de que seria impossível fazê-lo. Os astrônomos têm usado fórmulas matemáticas para fazerem este cálculo e estimam que as estrelas devem chegar a  no mínimo 1 octilhão de estrelas (a quadragésima oitava potência de dez). Seria o número 1 acompanhado de 27 zeros (1.000.000.000.000.000.000.000.000.000). James Snelling, naturalista de Battle Creek, Michigan, estima que se o céu começasse a chover ervilhas verdes e os lagos, rios e oceanos se congelassem de sorte que as ervilhas se amontoassem, seriam necessários 250 mil planeta do tamanho da Terra, todos cobertos de ervilhas verdes mais de l metro e 20 centímetros de profundidade para se conter 1 octilhão de ervilhas. Este é, portanto, o número aproximado de estrelas pelo espaço.
v  Uma lição tremenda aprendemos aqui: o salmista afirma que  Deus sabe o nome de cada estrela, as chama por eles  as mantém no Universo, Salmo l47.4. Isto nos mostra como Deus é minucioso a carinho no trato com suas criaturas. O mesmo faz conosco; ele nos conhece pelo nome, sabe de todas as nossas particularidades, desejos, anseios, frustrações como prazeres, e deseja nos auxiliar em tudo. Como Ele consegue se são milhões de criaturas am todo o Universo? Eu não sei, mas Ele o faz.
v  Quando esteve na Terra, Jesus fez uma intrigante declaração: Mateus 10.30. Quantos fios de cabelo você tem? Já contou? Aposto que não sabe, mas um louco acabou contando e constatou o seguinte: há cerca de 100 mil cabelos em uma cabeça em condições normais. Além disso há cerca de 30 mil fios de barba num homem. Calcula-se que diariamente perdemos cerca de 75 cabelos. Por isto é difícil sabermos quantos fios temos hoje, mas Deus o sabe. E sabe de muitas outras coisas bem mais importantes de nossa vida do que cabelos.  Agora basta de nossa parte confiarmos em Seu desvê-lo e descansarmos em Seu amor. Assim seremos felizes por toda a nossa vida. Creia no amor de Jesus!

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO ABRIL 1997 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário