Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2020

OS PEIXES E AS AVES- É POSSÍVEL SER FELIZ EM CASA?




Marcelo Augusto de Carvalho

GÊNESIS 1.20-23

- No quinto dia Deus começou a povoar a Terra com seus mais ilustres habitantes.  Criou Deus pela Sua Palavra os peixes e as aves.
- É interessante notar que os primeiros animais criados foram os “grandes animais marinhos”, os maiores animais que já existiram. É difícil harmonizar isto com a pretensa evolução de toda uma vida orgânica desde os diminutos seres unicelulares.

OS PEIXES

- São seres que vivem praticamente só na água.
- São exotérmicos (sangue frio)- a temperatura do seu corpo varia de acordo com o ambiente. Quanto mais frio o ambiente, menos ativos eles são. A maioria tem mandíbulas. Seus corpos são aerodinâmicos e normalmente cobertos por escamas. Absorvem o oxigênio dissolvido na água através das guelras.
- O que nos espanta é a variedade com a qual Deus os criou.  Fez os :

ü  PEIXES ÓSSEOS- 21.000 tipos. Vivem na água do mar e doce.  Têm esqueleto ósseo, e uma bexiga natatória, cheia de gás, que funciona como bóia interior. O corpo em geral é coberto escorregadias e achatadas, e as guelras ficam escondidas atrás de uma aba. Destacamos o Celecanto, Peixe dipnóico, Birchirs, Esturjão, Espátula, Enguia elétrica, Arenque, Anchova, Salmão, Truta, Carpa, Perca, Merlim, Peixe-espada, Atum, Bacalhau, Peixe-voador, Esgana-gato e o Cavalo-marinho.
ü  PEIXES SEM MANDÍBULAS- 70 tipos. Vivem no mar e possuem esqueleto de cartilagem. É o grupo das lampréias e feiticeiras.  Como o nome diz, não têm mandíbulas ou nadadeiras duplas, e suas guelras têm aberturas como portinholas, em vez de fendas. As lampréias adultas são parasitas de outros peixes; os filhotes filtram partículas de alimentos da água.
ü  PEIXES CARTILAGINOSOS- 700 espécies. A maioria são predadores que vivem em águas salgadas. Têm forma aerodinâmica e nadadeiras duplas, a pele é coberta por escamas placóides (em forma de dentes) que tornam sua textura áspera. Os mais conhecidos são os tubarões e as arais.
ü  Como Moisés não especificou claramente as espécies criadas no quinto e no sexto dia como a ciência concebe hoje, fica difícil dividirmos os animais marinhos criados em um ou em outro dia. Por isto, coloco aqui todos juntos, pensando em todos aqueles que vivem na água ou nos parecem peixes, sem me preocupar com o dia em que foram criados, e sim pelo fato de serem criados por Deus.
ü  CNIDÁRIOS- 9.500 espécies. Vivem principalmente no mar. Destacamos os Corais, Águas-vivas, Anêmonas marinhas e as hidras.
ü  VERMES ACHATADOS- 10.000. Plateomintos de vida livre, Fascíolas e Tênia.
ü  MOLUSCOS- 90.000. Aquáticos como terrestres.  Lesmas, Caracóis, Mexilhões, Polvos, Lulas, Sépias e o quitão fazem parte desta família.
ü  VERMES ANELÍDIOS- 12.000. Aquáticos como terrestres, temos; a Minhoca terrestre, a Sanguessuga, os Poliquetos e outros vermes marinhos.
ü  EQUINODERMOS- 6.000. Todos marinhos. Temos: Bolachas-do-mar, Estrelas-do-mar, Ouriços-do-mar, Pepeinos-do-mar, Lírios-do-mar e Serpentes-do-mar.
ü  PEQUENOS FILOS- 3.000. Cnetóforos, Rotíferos, Vermes e nemertíneos.
ü  ESPONJAS- 5.000. Principalmente marinhas.
ü  BRIOZOÁRIOS- 4.000. Também principalmente marinhos.
É claro que esta lista não é completa, mas nos dá uma idéia do que Deus criou.

 

AS AVES


- Depois de encher os mares e rios com os peixes, Deus encheu o céu  com os pássaros com seu variadíssimos estilos de vôo, canto e plumagem. Realmente são um espetáculo a parte para qualquer um que contemple o céu.
- Há cerca de 9.000 espécies de pássaros. 
- São os únicos animais de penas. Também têm asas e bicos.  São endotérmicos (de sangue quente): a temperatura de seus corpos não muda com as variações de temperatura externa. Como seu corpo é sempre quente, está sempre pronto para voar. Vivem em todo lugar: nas cidades, nas florestas tropicais como nos campos gelados.
- Seu esqueleto é delicado; seus ossos são porosos (ocos), mas reforçados por suportes, representando 5% de seu peso total. Os músculos da asa são ancorados por uma aba óssea, a carena, que sai do peito.
- As penas são de queratina, mesma substância dos nossos cabelos e unhas. A plumagem de um pássaro pode conter mais de 10 mil penas de tipos diferentes! As penas precisam de cuidados constantes, e por isto os pássaros usam o bico como pente para manter as barbas, e bárbulas juntas e também para remover piolhos e parasitas. Trocam de penas, uma a duas vezes por ano.
- Os pássaros não têm dentes, por isto os alimentos duros são estocados em uma câmara especial, a moela. Os pulmões são muito mais complicados do que o dos mamíferos e dos répteis. Quando um pássaro inspira, o ar flui em bolsas de ar. Depois, passa através dos pulmões e em outras bolsar de ar, antes de ser expirado.
- O filhote de passarinho se desenvolve fora do corpo da mãe, dentro do ovo. É protegido por uma casca dura que impede que a água escape, mas que permite que o oxigênio entre.  Todos os pássaros botam ovos, mas nem todos fazem ninhos. Alguns pássaros marinhos usam a beira dos penhascos, já alguns pássaros terrestres procuram um buraco simples. Os que constróem ninhos complicados usam muitos tipos de materiais: folhas, ramos, lama, pêlos, teias de aranha e até saliva. Interessante é que um pássaro não aprende a fazer ninhos- ele os faz por instinto.
- O bico é osso coberto por uma camada córnea (de chifre). O osso não se altera, o chifre cresce. A forma do bico serve ao modo como seu dono se alimenta. Pássaros com hábitos alimentares especiais têm bicos diferentes.
- Entre eles destacamos: Mergulhão, Albatroz, Petrel, Pingüim, Pelicanos, Ganso-patola, Cormorão, Garça, Cegonha, Patos, Gansos, Cisno, Águia, Falcão, Abutre, Faisão, Perdiz, Gaivota, Lavandeira, Pombo, Andorinha, Papagaio, Cuco, Coruja, Beija-flor, Abelheiro e o conhecido “Papa-légüas”.

Bem, mas que lições podemos aprender com os peixes e as aves? Gostaria de enfocar por meio destes interessantes animais o que Deus nos ensina sobre o seu ideal de educação no lar.
É claro que este capítulo servirá muito bem aos pais, mas creio que a você juvenil e jovem também, pois um dia desenvolverá esta enorme tarefa de educar e guiar seus filhos no caminho do Senhor.
Logo ao criar o homem, a primeira ordem de Deus a ele foi a de formar uma família. Para isto, Deus lhe concedeu um privilégio que nem a anjos foi dado: o da reprodução. O homem tem a oportunidade de participar com Deus do ato criador, ao reproduzir-se em novos seres gerados em seu corpo por meio da união conjugal. Isto é simplesmente extraordinário. Mas a tarefa não se resume apenas a reprodução; a educação dos filhos é ainda muito mais majestosa e gratificante do que qualquer outra atividade humana. Para ela, Deus deixou alguns princípios básicos, que se seguidos sob Sua orientação, trarão as maiores alegrias na vida de um homem e uma mulher.

1) Para haver um lar equilibrado e sadio em todos os seus aspectos é preciso a presença e a convivência de um PAI.
Você pode até me dizer que este princípio é lógico e nem precisaria ser mencionado aqui. Concordo com você, mas isto se vivêssemos a 50 anos atrás. Hoje a sociedade moderna está querendo formar lares sem a presença de um dos genitores, principalmente da figura do pai. As mulheres de hoje estão pensando em recorrer aos homens apenas para que estes gerem seus filhos; logo que se tornam grávidas, não fazem a menor questão que estes cumpram sua missão como pais, vivendo dentro do mesmo lar com seus filhos. Esta é a maior causa de desajustes no comportamento dos filhos, bem como seus padrões de vida para o futuro. Por isto eu te digo: Estamos Procurando Pais.
* Em muitas espécies de peixes, o macho é que forma o ninho e mais tarde cuida da incubação dos ovos dos filhotes. Provavelmente o melhor preparador de ninho no mundo dos peixes é o esgana-gato, um peixe pequeno, sem escamas, que dispõe de espinhos na frente da cauda superior.
O macho desta espécie de peixes vale-se da boca e de uma secreção pegajosa para formar seu ninho, preparado de gravetos e folhas. O ninho é oco, tem uma só entrada e é preso em troncos submersos ou outro fundamento. Quando o ninho está completado, o macho conduz uma fêmea ou mais fêmeas para dentro da estrutura a fim de que sejam ali depositados os ovos. Depois as fêmeas se retiram, o macho fertiliza os ovos, e ele vigia o ninho até que os filhotes surjam e cuida deles até que possam cuidar de si próprios.
Alguns machos de espécies de peixes sul-americanos carregam os ovos na boca até que a ninhada desponte. Esses machos não se alimentam durante o período de incubação. Quando os filhotes aparecem, o pai põe-se a espantar os inimigos mantendo a boca aberta para que os pequenos peixinhos possam refugiar-se nela em segurança.
v  Da mesma forma como o pai é imprescindível para a formação de um lar e na educação dos filhos, assim o é para com a mãe. Ela não somente é necessária para o papel de gestante, amamentação e protetora dos filhos em seus primeiros anos de vida como também é sem dúvida, a maior influência na vida de seus filhos.

* Nas mesmas águas em que o bebê Moisés foi abrigado dentro de um cestinho, os filhotes de crocodilo do rio Nilo estão abrigados de maneira singular e fascinante. Primeiramente a mamãe crocodilo arrasta-se até a margem, encontra um lugar de seu gosto, cava um buraco de 30 cm e ali desova. Cuidadosamente cobre os ovos com a terra e fica nas proximidades do ninho por 3 meses. O calor do sol tropical assa a terra que cobre os ovos, até que fique quase tão dura como uma pedra, de tal forma que quando os crocodilinhos saem dos ovos, eles ficariam presos por debaixo desta terra se sua mãe não estivesse do lado de fora para socorrê-los. Eles emitem ganidos, os quais ela escuta e então abre o ninho para deixá-los sair.
À medida que cada nenê emerge do ninho a mamãe crocodilo o toma gentilmente entre seus agudos dentes e o engole.  Um por um desaparecem, mas estão todos vivos e bem guardados numa bolsa que a mãe tem na garganta. Depois que todos os 20 ou mais filhotes estão seguros dentro de si, ela se arrasta para a água, onde solta seus filhotes sob o teto protetor de seu lar aquático.
* O mesmo amor e carinho quase humano por seus filhotes possuem as baleias. Mesmo a baleia azul, a maior do mundo, que pode pesar mais de 150 toneladas, agem assim com seus enormes bebês, que já nascem com 7 metros de comprimento. Os estudiosos descobriram que a mamãe baleia permanece perto de seu bebê todo tempo, muitas vezes tocando-o e acariciando-o com suas barbatanas que são usadas tanto quanto usamos nossos braços.
Quando chega a hora de mamar, o filhote enrola sua língua em forma de cone para beber o leite da mãe, ou simplesmente a mãe esguicha o leite diretamente na boca dele. Incrível é que este chegar a beber até 450 litros de leite num só dia!
* Embora algumas espécies de animais nasçam e quase imediatamente se tornam adultos não dependendo assim dos pais para sobreviverem, como é o caso dos pássaros megapódios do Pacífico Sul, a quase totalidade das espécies de todo o mundo precisam dos pais para aprender e viverem bem em seu ecosistema. E uma regra em todos os zoológicos do mundo é básica: quanto mais tempo um filhote fica com seus pais e aprende, tanto mais esperto será. Uso aqui o exemplo do elefante, que apesar de não ser uma ave ou peixe, cabe bem neste momento.
* Um filhote de elefante nasce com apenas um terço do tamanho do cérebro de um adulto. Seu cérebro só se desenvolveu o bastante para operar seus órgãos vitais, mas não para impedí-lo de tropeçar sobre sua tromba. Ele é muito desajeitado, e por isto leva muitos meses de paciente treino por parte da mãe elefante até que o filhote aprenda a viver com aquele nariz tão comprido. Até que isto aconteça, toda vez que ele beber, precisa ajoelhar-se e colocar o rosto embaixo da água. Os elefantes novos passam pelo menos os primeiros l0 anos de sua vida sendo treinados por sua mãe. E no caso desta morrer, ela é tão imprescindível que sua irmã mais velha ou parenta mais chegada toma a responsabilidade de educar e proteger seu filho, como ela o faria.
v  Querido pai e mãe, dê a seu filho o direto inalienável de ter seus queridos pais junto dele.

2) A sagrada tarefa de educar os filhos é única e exclusivamente dos pais. Jamais devem os pais entregarem seus filhos para serem educados pelos avós, tios, professores e até mesmo babás.
* Tal verdade aprendemos com a oropêndula e o molotropo-gigante, aves primas da família dos melros. A oropêndula constrói seu magnífico ninho que parece uma cesta pendurada, que balança como pêndulo. Construído a 90 cm do galho, faz parte de algumas colônias. O molotropo não constrói ninho, mas põe seus ovos no ninho da oropêndula e deixa que esta crie seus filhotes. Para tornar o ovo mais atrativo para a oropêndula, a senhora molotropo põe um ovo que é quase do mesmo tamanho e formato de sua hospedeira.
Porém, ter que criar estes filhos “adotivos” torna-se uma boa para a oropêndula, pois ela os usa para seu benefício. Há um tipo de moscas que atacam e devoram os filhotes da oropêndula logo que nascem. Porém quando há um ovo de molotropo em seu ninho, logo que este eclode devora os ovos e as lagartas da mosca, salvando assim os futuros filhotes da oropêndula.
v  Muitos pais inexperientes ou até muito ocupados entregam seus filhos a outros para que sejam educados por estes. Que tragédia para os pais e para tal filho. Todos nascemos à imagem e semelhança de nossos pais, isto é, herdamos em nosso caráter muitas virtudes e defeitos de nossos pais. Por isto, apenas eles estão realmente habilitados a estimularem o crescimento de nossas virtudes e a correção de nossos defeitos, pois ao observarem nosso comportamento vêem seu caráter espelhado em nós. Jamais um avô, professor ou uma babá poderá fazê-lo. E poderão até, com muita boa vontade e amor, passar experiências e mesmo valores que não se aplicam á realidade de tal criança. Pais, não percam a áurea oportunidade de educarem os filhos que Deus vos deu. O vosso tempo passará em breve, e jamais voltarão tais momentos.

3) Faça do seu lar um lugar de proteção e abrigo para seus filhos diante das fortes tentações e ameaças do mundo.
* A maior parte dos membros da família do cuco constróem seus ninhos como qualquer pássaro normal, com exceção do cuco comum e do cuco indicador. O cuco comum deposita um ovo no ninho de outro pássaro, geralmente menor, deixando seu filhote aos cuidados dos pais adotivos. Quando o pequeno cuco sai do ovo, expulsa todos os outros pássaros para fora do ninho. Ou a mãe adotiva não percebe a diferença ou seu instinto maternal sobrepuja-lhe o desejo de manter sua própria espécie. O fato é que ela continua a alimentar o intruso como se fora seu próprio.
O mesmo ocorre com o cuco indicador. A fêmea deposita seus ovos nos ninhos dos pica-paus, seus parentes próximos. Ao nascer, o cuco indicador possui ganchos afiados em seu bico, os quais usa para matar os outros filhos do ninho ganhando toda a atenção dos pais adotivos.
v  Nosso lar precisa ser construído de tal forma que dê aos filhos condições de vencerem as más influências de amigos, colegas e até mesmo de parentes indevidos. Devem ser desenvolvidas no lar normas elevadas de caráter, princípios de vida desde a mais tenra idade, sem jamais deixar de haver a constante vigilância semi-independente dos filhos aonde quer que estejam- na escola, com os amigos, em passeios e demais atividades. O mundo está cheio de lares nos quais os pais não vigiaram contribuindo para que amigos levassem seus filhos à ruína total.

4) Para haver sucesso na educação tem de haver diálogo, muito diálogo entre pais e filhos.
* Os animais, como muito bem sabemos, se comunicam entre sí, por 3 meios diferentes: latidos, ganidos e rosnados.
- Um ganido é um som feito por um animal que deseja mostrar que é menor do que realmente é. É um som agudo, emitido geralmente com a cabeça e cauda abaixadas. - Um rosnado é um som feito pelo animal que deseja controlar a situação, ou mostrar quem é o maior em um grupo. Geralmente é um som grave, ameaçador, que procura desencorajar o desafiante.
- E o latir é simplesmente um som na tentativa de um diálogo, ou troca de informações entre alguns animais.
Interessante é que até as minúsculas pulgas se comunicam. Elas, como inúmeros animais muito pequenos, se comunicam, seja por som ou por odor. Segundo estudos recentes, elas usam sons de alta freqüência, tão agudos que não conseguimos escutar. Há um grupo de minúsculos cabelos numa certa área localizada no abdome da pulga. Este conjunto de pêlos funciona como uma antena, e ao captar sons de alta freqüência, os tais cabelos vibram muito rapidamente, o que leva a pulga a mudar seu comportamento.
v  Se até as pequenas pulgas e tantos outros animaizinhos se comunicam, imagine a comunicação que é necessária em nosso lar. Deve haver não só conversa informal, mas conselhos, abertura de todos os membros para ouvirem o que um tem a dizer ao outro, troca de experiências, cânticos, leituras e etc. Quanto mais os pais dialogarem com seus filhos, explicando-lhes o desenvolvimento natural da vida e seu crescimento físico, psicológico e social, mais feliz e tranqüila será sua existência. Quem de nós não possui gostosas recordações ao se lembrar dos cultos de sexta-feira á noite com toda a família reunida, ou as festas de natal e ano novo, onde ceamos com nossos parentes, os pais contaram-nos histórias muito impressivas, e nos alegramos em abrir os presentes. O incrível é que muitos pais se orgulham em serem fechados; pensam que esta é a forma ideal para se manter o respeito e o equilíbrio de sua privacidade em relação aos filhos. Há muitos pais que vivem de cara fechada, rosto sempre amuado, emburrado. Tal comportamento será destrutivo, levando seu filho à separação completa e total desprezo pelos pais quando atingir a adolescência. Lembre-se: se você está sempre disposto a conversar com as pessoas na rua, no ônibus, ou com seu chefe tão nervoso e mau humorado, reserve esta disposição para falar com seu filho. Você não irá se arrepender.

5) Seus filhos nascem com um enorme potencial para se desenvolverem. Mas para que alcancem sucesso na vida e sejam felizes é necessário que VOCÊ saiba conduzí-los segundo suas capacidades.
* Vou lhe perguntar uma coisa: um papagaio sabe o que está falando? Considere Alex antes de dar sua resposta. Alex, um papagaio africano cinzento, foi o aluno de cientistas que pesquisavam sobre a comunicação animal. Alex aprendeu mais do que simplesmente repetir palavras à toa. Os cientistas descobriram que ele podia aprender a reconhecer objetos e cores e mencioná-los. Um dos treinadores mencionava o nome de vários itens e os entregava ao seu colega enquanto Alex observava. Quando ele casualmente repetia o nome de algum daqueles objetos mencionados, recebia este objeto para brincar com ele. Mais tarde, ele soube mencionar o nome de todos os itens que lhe foram apresentados, em qualquer ordem. Alex também sabia dizer qual era a cor de cada item. Alex também aprendeu a dizer não. Se lhe ofereciam um objeto que ele não queria, em vez de falar o nome- que ele sabia dizer- Alex respondia “Não”. Ele também dizia não quando um estranho tentava segurá-lo. Também aprendeu a dizer outras coisas como “eu quero voltar”. Ele era um papagaio esperto, muito mais esperto do que alguém pensava que um papagaio pudesse ser, e agora ninguém sabe com certeza o quanto os pássaros podem aprender ou quanto podem compreender.
v  A maior riqueza que os pais podem possuir em sua vida não é seu carro nacional ou importado, sua bela casa em um bairro rico, ou tal sua enorme quantia de dinheiro guardada na poupança. Seus filhos são o maior e mais promissor bem que possuem. Eles têm a capacidade em si mesmos de mudarem o mundo, revolucionarem gerações, ou então destruírem sua própria existência. O que poderia ter pensado Joquebede ao olhar para o pequeno Moisés? Para o benefício de todo o mundo ela viu nele alguém que fora escolhido por Deus para uma tremenda obra, e por isto não só guardou sua vida, mas nos l2 anos que teve para educá-lo, estimulou suas habilidades naturais, bem como corrigiu seus defeitos de caráter, preparando-o assim para assumir as mais altas responsabilidades do mundo de então. Ela, uma humilde escrava soube direcionar a capacidade natural de seu filho. E que sucesso esta educação alcançou!  Moisés foi juiz, escritor, músico, legislador, profeta, líder do povo de Deus e acima de tudo, servo fiel ao Deus Jeová.
v  Querido pai: procure estar atento as capacidades inerentes de seu filho e direcione-o no caminho adequado `a sua realidade. Estude seu caráter, comportamento, dê ouvidos ao que seus professores dizem dele, aceite críticas e elogios; somando tudo isto, ao agir em conformidade com seus talentos, você levará seus filhos ao pleno desenvolvimento, bem como ao prazer das realizações de sua vida.

6) Cultive desde cedo a capacidade de memorização em seus filhos.  Estimule-os neste sentido fazendo-os decorarem pequenos versos da Bíblia, ou suas histórias preferidas dos personagens bíblicos, músicas infantis e espirituais.
- Se desde cedo é colocado em sua mente tal conteúdo, em sua juventude tal criança encontrará força moral e espiritual para vencer seus desafios bem como as tentações de Satanás. Jesus Cristo venceu as tentações do inimigo com as palavras das Escrituras, não por tê-las decorado naqueles 40 dias de jejum no deserto, mas as havia aprendido quando pequeno aos pés de sua laboriosa mãe.
* Apesar de não ser uma ave nem um peixe, o morcego ensina-nos uma preciosa lição quanto à memória: ele só consegue sobreviver pois  desenvolve muito bem tal capacidade desde cedo. Os morcegos dependem completamente de sua habilidade de se movimentarem no escuro, pois vivem em cavernas bem escuras e caçam sua alimentação sempre à noite. Devem ser capazes de evitar árvores, fios, prédios e outros obstáculos enquanto procuram comida. Eles não são capazes de ver como nós mas usam o sonar- sinais que são emitidos e refletidos- para saberem o que existe em seu caminho. Como não podem gastar todo seu tempo se preocupando para não esbarrar em obstáculos, desenvolvem uma memória fantástica.
- Alguns morcegos foram soltos num quarto escuro contendo uma confusão de fios através dos quais tinham que voar para obterem comida. Levou algum tempo até que os morcegos aprendessem onde estavam os fios, mas depois que aprenderam a localização de cada, parecia que voavam sem hesitação evitando cada obstáculo. Para provar se eles haviam aprendido onde estavam os fios ou se ainda estavam usando o sonar para encontrarem seu caminho, todos os fios foram retirados e substituídos por feixes de células fotoelétricas, como estas que se usam em portas que se abrem automaticamente quando você corta o feixe de luz. A descoberta admirável que fizeram foi que mesmo num quarto sem fios, os morcegos ainda evitavam os lugares onde havia fios anteriormente. Haviam memorizado a localização de cada obstáculo tão bem que poderiam voar num quarto cheio de fios imagináveis sem cortar um único feixe de luz da célula fotoelétrica.
v  Nossos filhos precisam aprender desde cedo a reconhecer tanto o caminho do Senhor como as ciladas do inimigo para evitarmos instintivamente o fracasso de nossa vida.

7) Precisamos aprender a ouvir nossos filhos por outros meios de comunicação que não seja a fala.
v  Todo e qualquer problema, dificuldade ou apreensão na vida de uma criança mais cedo ou mais tarde será revelada ao seu mundo exterior, mas na maioria das vezes isto será comunicado pelo seu comportamento agressivo ou passivo demais, por constantes doenças pelo corpo, por sonolência contínua, notas baixas na escola sem haver motivação para melhorá-las e muitos outros sintomas possíveis. Estes podem estar demonstrando a frustração da criança em relação à sua vida: separação ou briga constante dos pais, medo de enfrentar o crescimento normal da vida, as dificuldades financeiras do lar, problemas de relacionamento com colegas, medo da morte e tantos outros problemas. Cada pai deve estar atento à vida de seu filho e saber ouvi-lo, mesmo que ele num o procure para abrir seu coração e contar seus dilemas.  Ouça-o através de seu comportamento, atitudes e maneira de encarar a vida.

* Algumas plantas nos dizem quando estão com muita sede. Um botânico australiano descobriu isto não faz muito tempo, ouvindo a mamona. O que diz a mamona? Simplesmente “Click”. Mas só isto já é o suficiente.
Ele usou um microfone especial capaz de ouvir dois fios de cabelo humano se chocarem, e que produzem um som como se duas toras se chocassem. Nas plantas ele observou o seguinte: em cada planta há pequenos tubos que são células chamadas xilemas que conduzem água das raízes para as folhas. Quando há bastante água no solo, estes tubos se enchem, e a planta puxa literalmente água para cima, das raízes para às folhas. Durante secas prolongadas, quando deixa de existir água no solo em volta das raízes, os tubos se esvaziam. Porém, a planta continua tentando retirar água das raízes embora não haja alguma. A planta exerce tanto esforço nessas condições que os tubos se quebram sob essa pressão. Ao quebrarem produzem um estalo que é captado pelo microfone do tal cientista como um “Click”.
v  É um meio bastante incomum de se ouvir algo pedindo água, mas é assim que as plantas o fazem. O mesmo ocorre com seus filhos. Aprenda a ouvi-los na freqüência em que estão e será muito mais fácil ajudá-los em suas dificuldades.

8) Os filhos devem adquirir gosto pelo trabalho e a realizá-lo desde bem pequenos.
- O trabalho doméstico deve ser ensinado desde que a criança já tenha condições de recolher seus brinquedos, bem como arrumar sua cama e seu quarto. E principalmente na adolescência devem ser levado ao trabalho profissional a partir dos 12 anos, mesmo que seja em funções simples, e de meio período diurno. Assim faziam os israelitas sob total aprovação e ordem de Deus que até mesmo Seu Filho, Jesus ordenou tal disciplina. É triste vermos como no mundo moderno, principalmente na civilização Ocidental, os pais estão criando os filhos para serem parasitas na sociedade: as crianças não aprendem  trabalho doméstico- é comum hoje moças e rapazes se casarem sem qualquer conhecimento sobre cozinhar, passar, lavar e até mesmo de cuidarem de seus futuros filhos( quando estes já não estão encomendados!). Os adolescentes, com a ausência dos pais em casa, pois estão trabalhando, ficam no lar assistindo filmes impróprios, na companhia de colegas duvidosos, ou mesmo pelas ruas procurando o que fazer, sendo que poderiam estar desenvolvendo suas capacidades num trabalho que para eles poderia ser altamente promissor.
* Recorro aqui ao exemplo de um inseto, a formiga. Incrível, mas existem algumas formigas preguiçosas no mundo, sendo uma delas as formigas teleuto. Este tipo pode ser o exemplo máximo de um parasita social no mundo dos insetos. Elas vivem nos Alpes suíços, e degeneraram a tal ponto que não somente não trabalham, mas dificilmente se movem. Por alguma razão ainda desconhecida, as teleuto são cuidadas e sustentadas por uma grande formiga hospedeira. Gastam a maior parte do tempo montadas nas costas de suas anfitriãs, e chegam a desenvolver abdomens côncavos para facilitar a subida às costas das hospedeiras. Inicialmente quando os cientistas descobriram esta formiga preguiçosa, formularam a teoria de que originalmente as teleuto teriam sido escravagistas fortes e sadias; contudo, com o tempo, por estarem sempre sendo cuidadas por seus escravos, perderam sua força, seu tamanho, e, por fim, até sua importância na colônia. Assim foi que os cientistas concluíram que essa estranha formiga havia chegado ao fim de seu desenvolvimento como uma espécie, e lhe deram o nome científico de Teleutomyrmex, que significa “formiga final”.
v  Se os filhos não aprenderem a trabalharem desde cedo o mesmo fim terão em sua vida: serão eternos dependentes de seus pais, dominados por amigos mais capazes e perderão suas capacidades naturais a tal ponto de cedo na vida já não terem mais o que produzir nem oferecer ao mundo. Leve seu filho a amar o trabalho.

9) Permita que seu filho passe por dificuldades e provações. Deixe que as tempestades naturais da vida exijam dele uma solução. Dê a seu filho a oportunidade de crescer e se desenvolver.
* Um milionário da Austália reuniu uma coleção de 20.000 espécies diferentes de borboletas, chegando a ser a maior e mais completa coleção do mundo. Sendo contra a matança indevida de qualquer criatura terrestre, ele as colecionou em filme, e assim conta ele que adora passar sua tarde de folga contemplando estas maravilhas da natureza.
- Há muitos pais que pensam que os filhos devem ser bichinhos de pelúcia, ou então bibelôs: seres que devem ser colocados na estante apenas para serem observados, estimados e apreciados, tanto agora como quando ficarem de idade. Jamais! Deus fez cada um com capacidades incríveis, mas que só se desenvolverão pelo contato direto com a realidade da vida, seja ela doce ou amarga. Para tal desenvolvimento é necessário que não haja super-proteção dos pais.
* Exemplo semelhante vemos com a extinção da ave dodó, natural da Ilha Maurício, no Oceano Índico, Esta ave é o símbolo da imbecialidade desde que o último exemplar morreu, porque não foi capaz de pressentir o perigo ou mesmo tentar sobreviver. O dodó era grande e desajeitado, mas até os colonos europeus chegarem à ilha, nada tinham a temer; o dodó não tinha nenhuma razão para desenvolver o senso de perigo. Através dos anos ele tornou-se tão manso que foi uma presa fácil para os colonos. Em pouco tempo já não existia mais nenhum.
v  Há muitos pais que estão sempre por perto para protegerem ou resolverem qualquer problema de seus filhos. Brigam por eles contra seus colegas, defendem-os contra os professores, justificam seus erros diante das leis estabelecidas, criando seres altamente inseguros e despreparados para a vida. Não é necessário ser ausente, nem tão pouco super-protetor. Se você ama seu filho permita-o viver.

10) Não se esqueça que seus filhos foram dados a você mas por pouco tempo. Na verdade moram em sua casa, mas estão apenas de passagem. Um dia, quando você menos esperar, eles estarão saindo de sua casa para formarem seu próprio lar.  Mas será que foram preparados para isto?
* É conhecido de todos nós o tratamento especial que a águia dá a seu filhote. Cuida muito bem dele em suas primeiras semanas de vida. Porém, aos perceber que já está bem gordinho e com músculos bem fortes para realizar seu primeiro vôo, ela o empurra para fora do ninho, que está a muitos metros de altura, lá nas mais altas montanhas da Terra, e não permite que ele volte para casa. Durante estas próximas semanas, ela o ensina a caçar e a viver em seu meio ambiente, e depois o abandona à sua sorte. Cruel? Nunca. Ele precisa viver por si só para ser realmente uma águia.
v  Estimule e permita que seu filho vá aos poucos se tornando independente de você. Ele só chegará ao pleno desenvolvimento de suas faculdades, bem como à realização de sua vida se você permitir que ele seja um adulto responsável por si mesmo. E isto começa desde cedo.

11) O último e com certeza mais importante ponto da educação vem agora: mesmo que seus filhos possuam traços de caráter cheios de defeitos, eles podem ser transformados.
* Os pardais caseiros possuem qualidades nada elogiáveis: são mesquinhos, não muito atrativos, o único som que produzem é um chilreeio desafinado, e ainda são os pássaros que apresentam a maior hostilidade entre as aves. Constróem ninhos relaxados em quase todos os lugares em que conseguem amontoar um punhado de capim. Expulsam outros pássaros mais gentis dos seus ninhos; matam não somente os filhotes e mesmo os pais de outras espécies, mas ocasionalmente também atacam e matam os do próprio gênero. São uma praga nos alimentadores de pássaros, onde comem em demasia, esparramando os restos por todo lugar, enquanto enchem o ar com seu tagarelar barulhento. Porém, em diversas ocasiões, ovos de pardais foram colocados em ninhos dos pacíficos e maravilhosos canários. Quando os pardaizinhos saem do ovo, acreditam ser canarinhos- assim aprendem a cantar como canários e muitas vezes até se tornam mais afáveis como os canários. Chegam a alterar seu comportamento natural herdado.
v  Seus filhos podem mudar. Esta é uma realidade que deve encher seu coração de alegria. Mas para isto é necessário uma coisa: pedir a Deus socorro e ajuda em cada momento da educação de seus filhos. Os pássaros recorrerem a tal atitude quando atacados. Os passarinhos agressivos, que geralmente desempenham o papel de patrulheiros numa colônia,  são os que gritam quando percebem perigo. Pássaros como o gaio e o cardeal, quase sempre gritam quando são pegos por uma pessoa. Fazendo assim estão tentando trazer outros pássaros para atacar e expulsar seus captores, e mesmo tentando avisar outros pássaros do perigo que ronda a região.
v  Muitos pais não pedem ajuda a Deus na educação de seus filhos, pois isto exige uma confissão: a de que eles não possuem capacidade suficiente para educarem seus filhos sozinhos. Pais: reconheçam vossa humana limitação e procurem a cada dia a orientação divina na educação de vossos filhos. Ele pode ajudar-vos a resolverem o maior milagre na vida de vossos filhos: a conversão. E nesse caso só Ele.

SEU LAR PODE SER VITORIOSO!

- Quero deixar convosco uma promessa que vem do mar. Imaginemos uma bela praia, num dia de sol, com suas espumadas ondas a baterem na areia. Cada pequena onda de cerca de um metro, a rolar numa praia de 2 quilômetros, libera cerca de 35.000 HP(cavalos-força), isto é, uma enorme avalanche de água a bater e a castigar esta proteção natural dos continente. O incrível é imaginarmos que o mar, com toda esta força, é vencido e controlado por minúsculos grãos de areia. Mas como isto é possível? Simples: os grãos de areia são infinitamente pequenos e nenhuma força possuem para lutar contra as poderosas ondas, mas as dominam pois, quando a onda chega, joga a água sobre a areia; a água faz grudar os grãos de tal forma  que mesmo os maremotos param diante de tal união.

v  Sua família pode estar passando problemas neste momento. Satanás promete lutar de maneira especial contra os lares, pois sabe que este é a base da sociedade. Porém, se mantermos nosso lar sempre unido, nem mesmo as ondas do inferno ou os dardos inflamados do inimigo conseguirão desfazer nossa querida família. Que Deus o abençoes para isto.

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO  ABRIL 1997 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário