Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

"DIA DO SOL"

Editos reais, concílios gerais e ordenanças eclesiásticas, apoiadas pelo poder secular, foram os passos por que a festividade pagã alcançou posição de honra no mundo cristão. A primeira medida de ordem pública impondo a observância do domingo foi a lei feita por Constantino. (Ano 321 de J. C.) Este edito exigia que o povo da cidade repousasse no "venerável dia do Sol", mas permitia aos homens do campo continuarem com suas fainas agrícolas. Posto que virtualmente um estatuto pagão, foi imposto pelo imperador depois de ser nominalmente aceito pelo Cristianismo.
Como a ordem real não parecia substituir de modo suficiente a autoridade divina, Eusébio, bispo que procurava o favor dos príncipes e era amigo íntimo e adulador de Constantino, propôs a alegação de que Cristo transferira o Sábado para o domingo. Nenhum testemunho das Escrituras, sequer, foi aduzido em prova da nova doutrina. O próprio Eusébio, inadvertidamente, reconhece sua falsidade e indica os verdadeiros autores da mudança. "Todas as coisas", diz ele, "que se deveriam fazer no sábado, nós as transferimos para o dia do Senhor." Robert Cox, Sabbath Laws and Sabbath Duties, pág. 538.
A LEI DE DEUS
I
Não terás outros deuses diante de Mim.
II
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; pois Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que Me amam e guardam os Meus mandamentos.
III
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, pois o Senhor vão, inocente o que tomar o Seu nome em vão.
IV
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e fuás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não Farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Pois em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há. mas ao sétimo daI dexansou. Por isso abençoou o Senhor o dia de sábado, e o santificou.
V
Honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
VI
Não matarás
VII
Não adulterarás
VIII
Não furtarás
IX
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
X
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu escravo. nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20: 3-17
A LEI DE DEUS
Como Foi Mudada Pelo Homem
I
Amar a Deus sobre todas as coisas.
II
Não tomar o Seu santo nome em vão.
III
Guardar os domingos e festas.
VI
Honrar pai e mãe.
V
Não matar.
VI
Não pecar contra a castidade.
VII
Não furtar.
VIII
Não levantar Falso testemunho.
IV
Não desejar a mulher do próximo.
X
Não cobiçar as coisas alheias.
O Catecismo Católico
(Segundo o Catecismo da Doutrina Cristã - Pelo Pe. João Batista Monti).
"Pergunta: - Você tem alguma outra maneira de provar que a Igreja (Católica) tem poder para instituir dias festivos por preceito?
"Resposta: - Se ela não tivesse semelhante poder... não teria podido substituir a observância sábado, o sétimo dia, pela observância do domingo, o primeiro dia da semana, uma mudança para a qual não existe autorização escriturística," Doctrinal Catechism, p.174 (Católico Romano).
"Prove somente pela Bíblia que eu estou obrigado a guardar o domingo sagrado. ' Não existe semelhante lei na Bíblia. É uma lei da santa Igreja Católica. A Bíblia diz: "Lembra-se do dia do Sábado para o santificar." A Igreja Católica diz: 'Não. Por meu poder divino, eu anulo o dia do sábado e te ordeno guardar como sagrado, o primeiro dia da semana. E aqui, a humanidade toda se submete em obediência plena de respeito à autoridade da santa Igreja Católica." Thomas Enright, CSSR, President, Redemptorist College (Católico Romano), Kansas CitY, Mo., Feb.18, 1884.

Nenhum comentário:

Postar um comentário