Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2018

PROMOÇÃO IMPERDÍVEL POR TEMPO LIMITADO!




Marcelo Augusto de Carvalho

ATOS 16.30-31

- Há milhares de igrejas, programas de rádio, TV, livros e revistas que prometem: TEMOS O CAMINHO DA SALVAÇÃO. VENHA E LEVE-A!
- E todos a estão procurando! 
- Você veio aqui por quê? Nós ASD vimos aqui todos os dias com que finalidade? Sermos salvos.
Mas, uma pergunta é necessária neste momento: O QUE É SALVAÇÃO? COMO SER SALVO?

A Bíblia apresenta 2 tipos de salvação:

FARISEU.
- Os judeus de Jerusalém e vizinhança iam todos os dias ao templo para adorarem ou sacrificarem. Haviam vários pátios (gentios, mulheres, homens, sacerdotes). Para cada um 15 degraus, assim o templo ficava lá em cima. Jesus estava pregando no pátio dos gentios, aquele que ele limpara dos cambistas.
- O fariseu foi ao seu lugar, olhou para cima, e se orgulhou de si mesmo. Pensou: “Ah, Deus, o Senhor deve olhar aí de cima e sentir um prazer imenso em ver-me. Sou melhor do que todos aqui!”.

A) Baseada no comportamento.
Se lhe perguntasse “Qual é a sua definição de cristão”? – qual seria a sua resposta? Em geral, aquela que todos nós damos: Um cristão é alguém que segue a Jesus, guarda Seus mandamentos, é honesto, é um exemplo, é um bom pai de família, fiel dizimista e guardador do Sábado, freqüenta a igreja e a ajuda segundo seus talentos, etc... Igualzinho ao fariseu: o cristão faz e isto e faz aquilo. Todo o conceito de salvação baseado em algo comportamental.
Principalmente para nós que nascemos ASD, fomos acostumados a responder diante de nós mesmos e diante de nossos irmãos da igreja 4 grandes perguntas:
O QUE? Fomos criados à base do o que? – o que fazer e o que não fazer para conseguirmos a salvação!
Respostas normais: ir à igreja todos os cultos sem faltar em nenhum principalmente no de Quarta-feira, ler a Bíblia, orar, nunca deixar de estudar a lição da escola sabatina (ah se você disser 6). / jamais ir ao Morumbi (e se passar perto tem de virar o rosto), nunca ir ao cinema, jamais ao teatro, se você comer carne lembre-se que EGW diz que quem tiver 10 g de carne no estômago não vai para o Céu, quem toma Coca-Cola vai ficar tão preto quanto ela no inferno, e ai de você se jogar futebol!  Alguns tem até um manual de classificação de coisas puras e impuras.
DE QUE? Passamos semanas de oração inteiras para saber o que havia de errado com isto e com aquilo.
Perguntas normais: qual é o problema de se ir ao cinema? E ao teatro? Qual é a diferença entre assistir um filme em casa e ir no cinema? Assistir um jogo pela TV e no estádio? Ver um filme pornô e contar uma piada bem suja?
POR QUE? É o melhor tipo de pergunta para se preencher o tempo da lição na classe da ES. Queremos saber a razão de fazer todas estas coisas que a igreja nos ordena.
Perguntas normais: Por que não posso jogar truco? Usar saia no joelho? Usar cabelo comprido se Jesus usava? Escutar rádio? Jogar fliperama?
Respostas normais: Porque está na Bíblia. Porque EGW disse (nos testemunhos secretos). Por que é assim, pronto e acabou!
QUANDO? Quando tudo o que aprendemos irá acontecer?  Por isto as paredes de nossa casa e de nossa igreja estão cheias de gráficos para nos explicar o nosso futuro. E alguns até brigam quando as datas não estão precisas como eles imaginam que devam ser.
Perguntas normais: Em que ano Jesus voltará? De 2000 jamais passará? O que vem primeiro, a chuva serôdia ou a perseguição?
COMO? Como será isto ou aquilo?
Como carregar a Bíblia quando vou para a igreja: na mão ou debaixo do braço? Na perseguição irão arrancar os meus olhos pr.? O selo da besta será um cartão magnético, uma tarja invisível, raios infra-vermelhos, bloqueio da conta bancária ou o que?  Como viveremos no tempo de angústia? As autoridades irão entrar em nossa casa e nos matar, ou será meio que no cinema (vão esperar o culto para fuzilarem todo mundo)?
Jovem, você mesmo já percebeu que perdeu anos de sua vida lutando com estas perguntas que, por mais sinceras que pareçam, não te levaram a lugar algum. Seu coração continua vazio, pior – confuso, perdido. Todas estas questões só te deixou mais frustrado e perdido do que estava. Por que?
A vida cristã não pode ser baseada no que fazemos ou deixamos de fazer. A vida cristã não é algo, mas é alguém.
Leia agora Luc. 19. 1-3. Zaqueu, aquele imenso pecador como eu e você, não estava preocupado com o que fazer ou não fazer/ nem de que forma fazer as coisas/ muito menos saber as razões do porque fazer/ jamais de quando iria ocorrer isto ou aquilo/ e o como fazer não era nem de longe sua prioridade. Ele queria saber QUEM ERA JESUS.
Este é o ponto central da vida cristã. Ela se baseia em andar com alguém e jamais no que fazemos ou deixamos de fazer.  QUAL É O FOCO CENTRAL DE SUA RELIGIÃO?

B) Basta fazer tudo correto que Deus me salva.
O fariseu tinha uma lista de coisas boas que ele precisava fazer uma uma lista enorme de coisas que ele devia evitar. E ainda haviam os pecados pessoais que ele sabia que precisava vencer. Aí ele media sua espiritualidade por fazer ou não fazer tais coisas. O dia em que não fazia nada de errado ele ficava muito feliz. Chegou a um nível espiritual altíssimo. Sentia Deus em sua vida. Mas o dia em que caia em vários pecados, que tragédia. Sentia-se mal, perdido, vazio. Sua religião era centralizada no que ele era ou deixava de ser. O foco de sua atenção era o seu umbigo!
VOCÊ JÁ SE SENTIU ASSIM? Quantos jovens já me procuraram quase desesperados dizendo: Pr. Sinto-me perdido. Sinto um vazio imenso dentro de mim. Eu já fui bem melhor. Quando me batizei tudo era uma grande festa. Eu adorava ir na igreja, lera  Bíblia, obedecer meus pais, guardar o Sábado. Mas não sei o que me aconteceu. Agora sinto-me frio, quase gelado. Como eu gostaria de voltar aquele “primeiro amor”.
O SEU FOCO CONTINUA NA DIREÇÃO ERRADA! Lembre-se de Pedro sobre as águas? Ele pediu para andar sobre o mar, e Jesus lhe concedeu. Pedro andou um tempão sobre elas. Era algo impossível. Os egípcios definiram o impossível em sua língua e escreveram este conceito sobre as paredes das pirâmides: um homem andando sobre as águas. Mas Pedro, que conhecia este conceito, conseguiu atingi-lo. Por que? Em quanto Pedro olhou para Jesus fixamente, ele andou sobre as águas, e andaria km mais se mantivesse seu olhar em Jesus. Mas, de repente, ele deixou de olhar para o Mestre e começou a olhar para ele mesmo. Sentiu que era poderoso, alguém importante. O que aconteceu? Afundou tanto que entrou água até no cerebelo.
PARA QUEM VOCÊ ESTÁ OLHANDO? PARA VOCÊ MESMO OU PARA JESUS?

C) Vou a Deus com minhas boas ações e as troco por sua salvação.
E enquanto tiver boas ações para trocar com Ele estou salvo.
Você já observou a reação das pessoas quando lhes perguntamos: “O irmão crê que hoje está salvo?”. É natural a preocupação em mostrar-se duvidoso quanto a salvação. Parece ser até charmoso dizer que “Estamos no caminho” ou “Quase lá”. As pessoas respondem: “Bem Pr. Hoje eu garanto que estou salvo. Tenho certeza de que se Jesus viesse hoje eu estaria salvo. Agora amanhã é diferente. Acho que se continuar do jeito que estou, eu serei salvo amanhã também”.  Voltamos ao velho problema: eu sei que estou salvo hoje porque sinto que hoje tudo está bem. Fiz tudo conforme o combinado, e tanto quanto eu me lembre, não pequei, estou agora na igreja fazendo tudo o que Deus requer. E como desejo continuar bonzinho assim para sempre, a salvação será certa para mim.

EM QUE VOCÊ BASEIA SUA SALVAÇÃO? NO MOMENTO EM QUE VIVE AGORA OU NA SALVAÇÃO QUE DEUS TE OFERECE POR MEIO DE JESUS, O NOSSO SALVADOR?
Para finalizar: O QUE ME SALVA: O QUE FAÇO DE BOM OU O QUE JESUS FEZ DE BOM NO MEU LUGAR? OU AS 2 COISAS JUNTAS?
Meu amigo, absolutamente nada de bom que você possa fazer em sua vida pode lhe assegurar ou causar sua salvação. A única coisa boa que te salva são as coisas boas que Jesus fez no seu lugar. E sabe como se chama isto?: JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.

- Somos todos pecadores. Nascemos assim. Somos maus por natureza. Aquela bela criança de 1 ano, inocente, linda, já tem o germe do pecado. Basta o tempo passar, e sua natureza colocará as “manginhas de fora”. É só crescer, ficará safado.
Tudo o que fazemos de bom é mau aos olhos de Deus. Por que? Todas as nossas boas ações estão misturadas com o egoísmo. Nossas intenções estão sempre manchadas por maus desejos.
v  A sua velha vizinha. Você mora numa daquelas casas americanas. Muitos jardins em volta. Do outro lado da rua mora uma velha bem caquética. Ela não pode cuidar do jardim, que vira uma selva. Sua mãe lhe pede para ajudar a velha, mas você se recusa insistentemente. Fica a tarde toda vendo “Rá-tim-bum” mas nunca vai. Um dia para na porta da casa dela um carro, desce uma super gata. Você se apaixona pela menina. ‘Pergunta aos vizinhos sobre ela: “É a neta”. Você a espia a todo instante. Não sabe o que fazer para que ela o veja. Um dia sua mãe diz de novo. “Ah, que boa idéia”. 6h da manhã vai lá, toca a campainha, fala com a velha e começa a trabalhar. Faz bastante barulho prá ver se a menina vem vê-lo. Lá pelas 9h, ela vem, com uma bandeja e um copo de suco. Você para, braço sobre o cabo da enxada, limpa o suor, valoriza, e toma o suco. Conversam. “Foi de mais”. Trabalha agora com mais empenho. Lá pelas 18h termina. E ainda consegue que ela saia com você para tomar um sorvete de jiló.
- VOCÊ FEZ UMA BOA AÇÃO? É CLARO QUE SIM! Todos o elogiarão. Mas o motivo foi puro?  Jamais.
- Amamos nossa família pois é a nossa- se não fosse, a atropelaríamos!
- Para Deus o único que realmente faz o que é certo é aquele que é certo por dentro quanto por fora.

NOSSOS BONS HÁBITOS NÃO PODEM COMPRAR A SALVAÇÃO, POIS PARA DEUS, NADA VALEM.
v  Já viu aquelas pessoas que guardam o dinheiro debaixo do colchão esperando um dia trocá-los por uma fortuna? Quando vão contar o dinheiro, ele nada vale.
- Efésios 2.1- A Bíblia diz que estamos mortos em nossos pecados. Isto é, somos um CADÁVER ESPIRITUAL..
Se você pudesse para todo comportamento pecaminoso exatamente agora, isto o tornaria uma pessoa salva, justa? Não, apenas e somente o tornaria bem comportado. Por que?  Porque mesmo assim você seria um cadáver, doente por dentro, podre e malcheiroso por fora.  O fato de não mais pecar apenas o tornaria a pessoa mais correta do mundo, mas jamais lhe traria à vida de novo!
- Você já viu aquelas pessoas que não querem saber de Deus, alguns são até ateus, outros contrários a todo tipo de religião, mas que insistem em viver uma vida muito pura, educada, e bem ordenada. São ótimos pais de família, responsáveis no trabalho e fiéis à causa pela qual labutam. Aí dizemos: são melhores do que muitos da igreja! Olhe só que exemplo!  Por que falamos assim? Por que ainda baseamos a nossa religião e a dos demais no comportamento. Ou no que é certo ou errado a ser feito. Mas a vida cristã é muito mais profunda do que ajudar o lar de velhinhas da cidade com boas somas de dinheiro. Nosso bom comportamento apenas nos dá uma vida longe da polícia e das fofocas de nossa família, mas jamais nos levará para o Céu.
E lembre-se: Não adianta tentarmos nos salvar. É só desilusão.
v  Numa pequena cidade de interior, o telefone do médico da localidade tocou. Eram 2 h da madrugada. “Venha, é uma emergência”.  Ele saiu correndo. No meio do caminho apareceu um homem encapuzado no meio da pista. Ele parou o carro. O homem apontou-lhe uma arma e o tirou do carro. Ele lhe implorou, explicou que ia para o hospital por causa de uma emergência mas nada adiantou. Ele ficou ali esperando alguém lhe dar carona. Quase 1 hora depois apareceu um caminhão de bóias frias que o levou até o hospital. Ao entrar na recepção, a atendente disse: “Não é preciso correr. Ele já morreu”. “O que posso fazer? “.  Console o pai do rapaz. Ele viu o boné de lã na mesa da recepção e já gelou: vira aquele boné aquela noite. Ao entrar no quarto, o rapaz morto sobre a cama, viu aquele senhor que roubara seu carro. Em seu desespero havia tomado o carro do médico para ir ao hospital. Mas sem o médico, o filho morreu.
- Toda vez que tentamos nos salvar, atrapalhamos a Deus em seu processo de nos salvar.
- Você pode chegar para mim então e dizer: Pr. Não entendo mais nada! Passei a vida toda baseando minha salvação sobre estes conceitos que o senhor acabou de apresentar e pelo que vi foi tudo em vão. Mas e agora? O que farei?

Qual é caminho certo então para a salvação?
Calma, eu também passei por este dilema, mas louvo ao Sr. Jesus que me ajudou a compreender o que preciso para ser salvo. Veja o que Ele mesmo diz.  COMO SER SALVO?

1- ACEITAR O QUE ELE FEZ NA CRUZ POR MIM.

PUBLICANO
- Ele era mau. Sabia que fazia coisas erradas. Reconhecia isto. Pediu, suplicou, implorou a salvação. “Senhor, salva-me”. Ele desceu salvo. O fariseu perdido.
- a salvação verdadeira aceita que nada pode fazer para se salvar. Vai a Deus e pede misericórdia, não baseado no que faz de bom, mas no
GRANDE AMOR QUE DEUS TEM POR NÓS.  E recebe.

A HISTÓRIA DE BARRABÁS
- Bem cedo na vida, ele juntou-se ao exército de libertação do país, e assim tornou-se um guerrilheiro. O grande objetivo de sua vida era libertar Israel do domínio de Roma. Foram muitas batalhas. Um dia, em uma destas sedições, ele acabou matando pessoas. Foi preso. Depois de muito tempo na prisão, veio a sentença: Morte de cruz. Ele sabia que este seria o seu fim mesmo, e por isto aguardou a execução com a frieza de um terrorista. Um dia foi chamado por Pilatos. Estranhou aquilo, pois já estava condenado. Porém, qual não foi sua surpresa ao chegar diante do tribunal de Pilatos e ver ali Jesus. Não entendeu a história. Já ouvira falar de Cristo e sabia ser Ele um homem de Deus. Porque estava sendo condenado à morte. Viu que Jesus não falava nada. Poderia facilmente se livrar das acusações. 1 palavra, 1 argumento, e pronto. Mas Jesus se calou. Quando Pilatos deu chance ao povo de escolherem o preso solto, todos escolheram Barrabás. Assim foi solto.  Atônito ele voltou para casa, e deve Ter pensado: Por que ele não se livrou de sua condenação já que poderia fazê-lo?
- Jesus tomou seu lugar. Poderia Ter-se salvado, com uma só palavra. Mas ele quis morrer no lugar de Jesus Barrabás.
- A primeira parte de nossa salvação é aceitar o fato de que Jesus, antes que tivéssemos nascido ou sequer pedido este favor a Ele, Ele tomou nosso lugar na cruz. Por causa de nossa natureza pecaminosa e dos pecados que cometemos, nós merecíamos morrer ali. Mas Ele tomou a nossa condenação eterna sobre Si e assim não precisamos mais temer a morte eterna.  S. JO. 3.16.

ACEITE ESTE FATO E SAIRÁ DAQUI SALVO.
Lembre-se: Nenhum pecador jamais foi salvo por Ter dado o coração a Jesus. Não somos salvos por termos dado algo a Deus, mas sim pelo que Deus deu a nós. A . W. Pink.
I COR. 5.21- a maior mensagem do evangelho é que Jesus quer fazer conosco uma TROCA. Ele viveu uma vida perfeita. Ele morreu sobre a cruz mas ressuscitou. Por isto vem a nós e diz: Filho, você está perdido. Tem uma vida toda errada, e morrerá eternamente. Vamos então trocar de vida. Você me dá a sua vida destruída e eu lhe dou a minha vida, santa e imaculada. Você me dá os seus pecados, sua infelicidade, seus problemas do dia dia e a sua condenação eterna. Assim, de agora em diante, você será uma pessoa salva, santa e transformada, e além disso, terá a ressurreição como garantia dessa nossa troca.  Ei, o que você está esperando? FAÇA ESTA TROCA JÁ!

2) A SEGUNDA PARTE DE NOSSA SALVAÇÃO É “TER O FILHO” - I JO. 5.12. - quem tem Jesus tem a salvação. Quem não o tem, está para sempre perdido. O QUE É TER JESUS?   O QUE É ESTE NEGÓCIO DE ACEITÁ-LO?
* Um dia eu chego a você e digo que tenho uma esposa. O que isto significa? Ora, que um dia conheci uma bela jovem (Felizberta), me apaixonei por ela e por isto eu parti prá cima e a conquistei. Um dia nos casamos, formamos nossa família, e desde nosso primeiro encontro vivemos sempre juntos. Portanto, divido toda a minha vida com minha esposa. A casa, o carro, o dinheiro (que é bem pouco), passeamos juntos (vamos à Santos, na praia do Gonzaga, pobre é fogo), torcemos um pelo outro, temos filhos juntos.
TER JESUS É ESTAR A TODO INSTANTE COM ELE, POR MEIO DA ORAÇÃO, ESTUDO DA BÍBLIA, E FALANDO DELE AOS OUTROS.
- O mais maravilhoso de tudo é que ao Ter Jesus, além de Sua companhia e bondade, de todos os bens que vamos desfrutar, nós ganhamos gratuitamente a SALVAÇÃO. Quem tem Jesus, TEM A VIDA ETERNA.
* Imagine que no meu bairro há uma moça com alguns parafusos a menos, ou só um parafuso. O sonho dela é Ter uma super máquina: nadar de Voyage 82 branco, caindo aos pedaços. Um dia ela me vê andando no bairro. Deseja o carro. Mas, eu sou o dono deste carro. Pode me matar, me roubar, me seqüestrar. Mas vai para a cadeia. Que faz? Casa comigo. Enquanto for minha esposa, terá o Voyage. Se separar de mim, cabô a mamata.
- Enquanto tenho Jesus, estou salvo. Se o deixar, estou perdido.
Lembre-se: Deus não salva expectadores!

3) MAS LEMBRE-SE: PARA CONTINUAR SALVO, É PRECISO CONTINUAR ANDANDO COM JESUS. PORTANTO, JAMAIS SE SEPARE DELE.
v  Me caso. Faço tudo certinho: noivo, festa, cerimônia, lua de mel. Mas depois a garota volta para sua cidade natal, RJ e eu continuo a minha vida aqui em SP. Pergunto: Nós nos casamos um dia? Ë claro que sim. Eu até tenho um certificado lá na parede do meu quarto que diz isto. Mas continuo casado com ela? É óbvio que não. O que autentica os relacionamento é a convivência. Se esta não acontece, é porque não existe relacionamento.
ANDE TODOS OS DIAS COM JESUS, E VOCÊ ESTARÁ SEMPRE SALVO.
FINALIZANDO, VOCÊ PODE ME DIZER: TENHO MEDO DE QUE DAQUI A ALGUM TEMPO, SATANÁS ME PEGUE DE NOVO PELO PÉ, ME ARRASTE AO PECADO, E ACABE COM A MINHA VIDA. Que ele me separe de Jesus, aí sei que estarei perdido. Que faço?

4- Não é preciso temer. Você tem alguém que te socorrerá sempre.
v  Um menino de 6 anos entrou na escola. Há meses ele sonha com isto. Tudo pronto: a mala (de astronauta) a lancheira, os cadernos, os livros, tudo! No primeiro dia, para incentivá-lo mais, a mãe lhe prometeu: todo dia vou lhe dar esta moeda para você comprar o lanche. (Como era o meu lanche na escola: pão com banana). Na classe dele havia alguns grandões, repetentes. UM era muito mau: batia em todos: croc, pontapés, socos, intimidava. Quem não obedecia, ele acabava. Reparou no pequeno todos os dias comprando sua merenda. A partir de amanhã você me dará a moeda. Se não der, eu te quebro no meio. Foi para casa arrasado. Ele era bem orgulhoso. Aquilo era um abuso. Não comeu, não dormiu. No outro dia, olhava lá para o fundo, e o grandão fazia aquela cara de mau. Teve de dar a moeda. 1 dia, 1 semana, 1 mês. Suas notas até baixara na escola. Mas um dia, sentado no rodador, teve sua grande idéia. Contratou o outro grandão da classe, que era muito bonzinho. Mas o que ganharei com isto? Eu te darei por 1 mês a minha moeda. Mas o que eu quero ver é a revanche. Eu quero deixá-lo no chão. Foi voando para casa. Não dormiu à noite só pensando em como seria a luta, o melhor enfoque, o melhor soco. Mal podia esperar. Olhava lá pro fundo, e pensava: É hoje que você vai perder estes dentões horríveis (tinha dentes encavalados). Na merenda, ele pediu o lanche todo confiante. Você não vai me dar a moeda. Nem hoje nem nunca. Partiu para cima. O bonzinho veio, Os 2 rolaram pelo chão. Ele pensou: não vou perder esta! Aproveitou o melhor ângulo, e sentou a mão. Foi capim, mato, poeira por todo lado. O monitor veio, 3 dias de suspensão. Voltou prá casa todo sujo, rasgado, cheio de arranhões, mas feliz. Mãe pode assinar e me dar o castigo. Eu venci meu inimigo.

- Fonte – Fé que opera 1981 Morris Venden CPB

- Fernando Iglesias. FONTE

APELO: COM JESUS VOCÊ VENCERÁ SEMPRE SATANÁS. JAMAIS SEPARE-SE DESTE AMIGO! 

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO ABRIL 1997. SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário