Pr. Marcelo Augusto
de Carvalho
- Por que fez Deus “lembradas as
Suas maravilhas”? Sal. 111.4.
- Qual foi a ordem divina no
Sinai aos homens? Êxo. 20.8-11. Tivesse sido o Sábado universalmente
guardado, os pensamentos e afeições dos homens teriam sido dirigidos ao Criador
como objeto de reverência e culto, jamais tendo havido idólatra, ateu ou
incrédulo. CS 473.
- O Sábado foi criado para
benefício do homem. Mar. 2.27-28. Deus
viu que as necessidades do homem requeriam um dia de repouso dos trabalhos e
cuidados, que sua saúde e vida seriam prejudicados sem um período de abandono
do trabalho e ansiedade dos seis dias.
Testemonies, Vol. 1, pp. 532.
- O Sábado foi guardado antes do
Sinais, pois: foi santificado pelo
Criador- Gên. 2.1-3; foi guardado por
Israel no deserto antes de chegarem no Sinai- Êxo. 16; e Deus disse
“Lembra-se”, mostrando que o Sábado já existia quando Deus escreveu esta lei em
tábuas de pedra no Sinai.
- Jesus guardou o Sábado. Luc.
4.16.
- Os discípulos guardaram o
Sábado na morte de Jesus. Luc. 23.54-24.1.
- Os discípulos guardaram o
Sábado até mesmo 30 anos depois da morte de Jesus. Atos 13.14,42,44; 16.12,13;
17.2; 18.3,4,11.
- Que marca o início e o fim do
Sábado? Lev. 23.32.
- Que evidência temos que Deus
deseja que haja uma reunião de culto nos sábados? Lev. 23.3.
- Como devemos guardar o
Sábado? Preparar tudo de consumo na
Sexta-feira; fazer o culto de pôr-do-sol em família; descansar mas não passar
todo o tempo na cama; assistir o culto na igreja; Ter contato com a Natureza
para tornar as horas agradáveis às crianças; terminar o Sábado com cântico e
oração.
- Como podemos saber que o Sábado
de hoje é o mesmo que foi abençoado na criação?
Ele foi identificado por Jesus; é identificável no calendário judaico,
sendo observado assim desde os tempos de Abraão e patriarcas antes dele; é
identificado pelo costume cristão da guarda do Domingo de hoje.
- Na Nova Terra guardaremos o
Sábado. Isa. 66.23.
- Qual é o selo de Deus em Seu
povo? Êxo. 31.13.
- Que fará Deus com seus filhos
antes de Sua volta? Apoc. 7.1-14.
- Quais são as referências
Bíblicas ao Domingo? Mat. 28.1; João
20.1; Mar. 16.2; João 20.19; Mar. 16.9; Atos 20.7; Luc. 24.1; I Cor. 16.2.
- Os primeiros seis desses oito
textos referem-se à ressurreição de Jesus. Porém nenhum indicação de especial
santidade se acha ligada a esse primeiro dia da semana. E Cristo não fez qualquer afirmação de que
algum significado especial se ache ligado a esse dia.
- A ressurreição de Cristo é um
fato primordial no cristianismo, e por isto, Jesus deixou um memorial a esta
data: a santa ceia. João 13.
* A primeira medida de ordem
pública impondo a observância do Domingo foi a lei feita por Constantino, no
ano 321. Este edito exigia que o povo da cidade repousasse no “venerável dia do
Sol”, pois ele e tanto outros de seu reino adoravam este astro, neste dia. Mas
permitia-se aos homens do campo continuarem com suas lides agrícolas. Porém tal
edito foi imposto pelo imperador depois de ser nominalmente aceito pelo cristianismo.
CS 622.
* O bispo Eusébio, um grande
adulador de Constantino, propôs a alegação da transferência do Sábado para o
Domingo dizendo que Cristo o ordenara. Porém, ele mesmo afirmou: “Todas as
coisas que se deveriam fazer no Sábado, nós as transferimos para o dia do
Senhor”. CS 622.
* Durante algum tempo o Sábado
continuou a ser considerado como dia de repouso. Lenta e seguramente, porém, se
foi efetuando a mudança. Aos que se achavam em cargos sagrados era vedado
proceder, no Domingo a julgamento em qualquer questão civil. Logo depois,
ordenava-se a todas as pessoas, de qualquer classe, abster-se do trabalho
usual, sob pena de multa aos livres, e açoites no caso de serem servos. Mais
tarde foi decretado que os ricos fossem punidos com a perda da metade dos bens;
e, finalmente, que, se se obstinassem, fossem escravizados. As classes
inferiores deveriam sofrer banimento perpétuo. CS 622-623.
* A ausência de autoridade
escriturística para a guarda do Domingo ainda ocasionava não pequenas
dificuldades. O povo punha em dúvida o direito de seus instrutores de deixarem
de lado a positiva declaração de Jeová, para honrar o dia do Sol. A fim de
suprir a falta de testemunho bíblico, foram necessários outros expedientes.
Pelos fins do século XII, na Inglaterra, um defensor do Domingo trouxe consigo
um rolo que dizia provir do próprio Deus, e conter a necessária ordem para a observância do Domingo, com
terríveis ameaças para amedrontar o desobediente. Este documento- fraude tão
vil como a instituição que apoiava, dizia-se haver caído do Céu, e sido achado
em Jerusalém, sobre o altar de S. Simeão, no Gólgota. Mas, em realidade, o
palácio pontifical de Roma foi a fonte donde procedeu. CS 624.
* No século XVI um concílio papal
declarou: “Lembrem-se todos os cristãos de que o sétimo dia foi consagrado por
Deus, recebido e observado, não somente pelos judeus mas por todos os outros
que pretendiam adorar a Deus, embora nós, os cristãos, tenhamos mudado o seu
Sábado para o dia do Senhor [Domingo]. CS 625.
- Obedeçamos a Palavra de Deus
hoje.
FONTE: Princípios de vida, pp.
141-149. CPB.
MARCELO CARVALHO 1998
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