Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O MELHOR DIA DA SEMANA




Pr. Marcelo Augusto de Carvalho


- Por que fez Deus “lembradas as Suas maravilhas”? Sal. 111.4.
- Qual foi a ordem divina no Sinai aos homens?  Êxo. 20.8-11.  Tivesse sido o Sábado universalmente guardado, os pensamentos e afeições dos homens teriam sido dirigidos ao Criador como objeto de reverência e culto, jamais tendo havido idólatra, ateu ou incrédulo. CS 473.
- O Sábado foi criado para benefício do homem. Mar. 2.27-28.  Deus viu que as necessidades do homem requeriam um dia de repouso dos trabalhos e cuidados, que sua saúde e vida seriam prejudicados sem um período de abandono do trabalho e ansiedade dos seis dias.  Testemonies, Vol. 1, pp. 532.
- O Sábado foi guardado antes do Sinais, pois:  foi santificado pelo Criador- Gên. 2.1-3;  foi guardado por Israel no deserto antes de chegarem no Sinai- Êxo. 16; e Deus disse “Lembra-se”, mostrando que o Sábado já existia quando Deus escreveu esta lei em tábuas de pedra no Sinai.
- Jesus guardou o Sábado. Luc. 4.16.
- Os discípulos guardaram o Sábado na morte de Jesus. Luc. 23.54-24.1.
- Os discípulos guardaram o Sábado até mesmo 30 anos depois da morte de Jesus. Atos 13.14,42,44;  16.12,13;  17.2;  18.3,4,11.
- Que marca o início e o fim do Sábado? Lev. 23.32.
- Que evidência temos que Deus deseja que haja uma reunião de culto nos sábados? Lev. 23.3.
- Como devemos guardar o Sábado?  Preparar tudo de consumo na Sexta-feira; fazer o culto de pôr-do-sol em família; descansar mas não passar todo o tempo na cama; assistir o culto na igreja; Ter contato com a Natureza para tornar as horas agradáveis às crianças; terminar o Sábado com cântico e oração.
- Como podemos saber que o Sábado de hoje é o mesmo que foi abençoado na criação?  Ele foi identificado por Jesus; é identificável no calendário judaico, sendo observado assim desde os tempos de Abraão e patriarcas antes dele; é identificado pelo costume cristão da guarda do Domingo de hoje.
- Na Nova Terra guardaremos o Sábado. Isa. 66.23.
- Qual é o selo de Deus em Seu povo? Êxo. 31.13.
- Que fará Deus com seus filhos antes de Sua volta? Apoc. 7.1-14.
- Quais são as referências Bíblicas ao Domingo?  Mat. 28.1; João 20.1; Mar. 16.2; João 20.19; Mar. 16.9; Atos 20.7; Luc. 24.1; I Cor. 16.2.
- Os primeiros seis desses oito textos referem-se à ressurreição de Jesus. Porém nenhum indicação de especial santidade se acha ligada a esse primeiro dia da semana.  E Cristo não fez qualquer afirmação de que algum significado especial se ache ligado a esse dia.
- A ressurreição de Cristo é um fato primordial no cristianismo, e por isto, Jesus deixou um memorial a esta data: a santa ceia. João 13.
* A primeira medida de ordem pública impondo a observância do Domingo foi a lei feita por Constantino, no ano 321. Este edito exigia que o povo da cidade repousasse no “venerável dia do Sol”, pois ele e tanto outros de seu reino adoravam este astro, neste dia. Mas permitia-se aos homens do campo continuarem com suas lides agrícolas. Porém tal edito foi imposto pelo imperador depois de ser nominalmente aceito pelo cristianismo. CS 622.
* O bispo Eusébio, um grande adulador de Constantino, propôs a alegação da transferência do Sábado para o Domingo dizendo que Cristo o ordenara. Porém, ele mesmo afirmou: “Todas as coisas que se deveriam fazer no Sábado, nós as transferimos para o dia do Senhor”.  CS 622.
* Durante algum tempo o Sábado continuou a ser considerado como dia de repouso. Lenta e seguramente, porém, se foi efetuando a mudança. Aos que se achavam em cargos sagrados era vedado proceder, no Domingo a julgamento em qualquer questão civil. Logo depois, ordenava-se a todas as pessoas, de qualquer classe, abster-se do trabalho usual, sob pena de multa aos livres, e açoites no caso de serem servos. Mais tarde foi decretado que os ricos fossem punidos com a perda da metade dos bens; e, finalmente, que, se se obstinassem, fossem escravizados. As classes inferiores deveriam sofrer banimento perpétuo. CS 622-623.
* A ausência de autoridade escriturística para a guarda do Domingo ainda ocasionava não pequenas dificuldades. O povo punha em dúvida o direito de seus instrutores de deixarem de lado a positiva declaração de Jeová, para honrar o dia do Sol. A fim de suprir a falta de testemunho bíblico, foram necessários outros expedientes. Pelos fins do século XII, na Inglaterra, um defensor do Domingo trouxe consigo um rolo que dizia provir do próprio Deus, e conter a necessária  ordem para a observância do Domingo, com terríveis ameaças para amedrontar o desobediente. Este documento- fraude tão vil como a instituição que apoiava, dizia-se haver caído do Céu, e sido achado em Jerusalém, sobre o altar de S. Simeão, no Gólgota. Mas, em realidade, o palácio pontifical de Roma foi a fonte donde procedeu. CS 624.
* No século XVI um concílio papal declarou: “Lembrem-se todos os cristãos de que o sétimo dia foi consagrado por Deus, recebido e observado, não somente pelos judeus mas por todos os outros que pretendiam adorar a Deus, embora nós, os cristãos, tenhamos mudado o seu Sábado para o dia do Senhor [Domingo]. CS 625.
- Obedeçamos a Palavra de Deus hoje.
FONTE: Princípios de vida, pp. 141-149. CPB.

MARCELO CARVALHO 1998



Nenhum comentário:

Postar um comentário